SóProvas


ID
2787832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que diz respeito à economia da cultura e à preservação do patrimônio cultural, julgue o próximo item.


O interesse da economia pela cultura é motivado pelos gastos diretos e indiretos públicos no setor cultural e pela receita gerada a partir de produtos e serviços prestados em atividades culturais. Excluem-se, portanto, os gastos privados do conceito de ativo cultural.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado, e uma outra questão ajuda a responder.


    CESPE - 2017

    As periferias enquanto espaço social são lugares de construção cultural cotidiana influenciadas pela cultura de massas, que é parte da indústria cultural, e retroalimentam esse setor da economia quando suas manifestações culturais são apropriadas e transformadas em produtos consumidos em escala local, regional e global. GAB: CERTO.

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre ativos culturais.

    Os ativos culturais representam todas as expressões culturais de um povo, independentemente da forma como foram ou estão sendo produzidas. Este conceito incorpora tanto valores tangíveis quanto intangíveis.

    Assim, teatros, museus, obras de arte, etc., são considerados ativos culturais. Para criar ativos culturais são exigidos gastos. Estes gastos podem vir tanto do setor público (um museu público, por exemplo) quanto do setor privado (para a criação de um teatro, por exemplo).

    Portanto, tanto gastos públicos quanto privados entram no conceito.


    Gabarito do Professor: ERRADO.