SóProvas


ID
27886
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em 1984 a inflação no Brasil atingiu percentuais acima de 200% a. a.. Alguns economistas defendiam o ponto de vista de que tal situação era causada pelo chamado "conflito distributivo". Segundo os proponentes desse diagnóstico,

Alternativas
Comentários
  • Inflação inercial e conflito distributivo: As análises econômicas do período em estudo apontavam sempre para a existência de uma inflação inercial, ou seja, uma inflação onde os mecanismos de indexação tenderiam a propagar a inflação passada para o futuro. Isso provocava uma série de conseqüências, dentre elas, as oscilações do salário real. De acordo com uma interpretação estilizada do processo inflacionário brasileiro, o salário real dependeria exclusivamente do padrão de distribuição de renda, que seria rígido no curto prazo. Mudanças na regra de indexação afetariam apenas a taxa de inflação, não alterando o nível do salário real. Um choque de oferta causaria apenas uma constante elevação da taxa de inflação e constante queda no salário real, o que chamamos de conflito distributivo de rendas. Atualmente, sabemos que a inflação inercial vivida da época poderia ter sido eliminada com fixação de preços relativos com base nos preços médios e a supressão dos mecanismos de indexação que atrelavam a inflação futura à inflação passada.Agora daí assumir a letra (B) como certa é quase que saltar um abismo de conhecimento.
  • "No diagnóstico destes economistas, a inflação se originava de um processo de reajuste de salários e preços que não teria fim.

    Isso porque os trabalhadores viam os preços aumentando e exigiam reajustes. Os emrpesários, por sua vez, para concederem o reajuste precisavam remarcar os preços para não verem suas margens de lucro esmagadas.

    Assim sendo, o que era proposto era um "pacto social", em que os empresários se comprometeriam a não ajustar os preços e os trabalhadores a não exigirem reajustes.

    A grosso modo, era isso!

    Assim, sendo, um pacto entre a sociedade, com o governo representando o interesse de todos de maneira equilibrada, poderia dar fim ao processo inflacionário.

    A crítica a esta proposta poderia ser feita em forma de metáfora: num estádio lotado, você não consegue fazer todos sentarem ao mesmo tempo e parmanecerem assim."