SóProvas


ID
278944
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MTur
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Ainda no atinente ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal e ao Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A letra (B) conseguiu 92 marcações.

    Não está correta pois, segundo o Decreto nº 1.171/94:

     XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

     j) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva;


    e não "todos os seus deveres éticos" conforme disse a questão.
  • Resposta: Alternativa "e"
    Decreto 6.029/07


    Art. 7o  Compete às Comissões de Ética de que tratam os incisos II e III do art. 2o:

    II - aplicar o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto 1.171, de 1994, devendo:

    c) apurar, mediante denúncia ou de ofício, conduta em desacordo com as normas éticas pertinentes;

    Art. 11.  Qualquer cidadão, agente público, pessoa jurídica de direito privado, associação ou entidade de classe poderá provocar a atuação da CEP ou de Comissão de Ética, visando à apuração de infração ética imputada a agente público, órgão ou setor específico de ente estatal. 
  • D) § 1o  A atuação no âmbito da CEP não enseja qualquer remuneração para seus membros e os trabalhos nela desenvolvidos são considerados prestação de relevante serviço público.
  • LETRA B

    Tá legal, então infiro que quando um servidor exerce seu direito de greve, pode praticar condutas que vão de encontro a Ética e a Moral pública!! Muito bom!!! Servidores Públicos, quando entrarem em greve, os senhores possuem a liberdade de praticar o enriquecimento ilícito, deturpar documentos público e até mesmo praticar injúria contra os cidadãos.... HUuuuooooooooo

  • E) A Comissão de Ética Pública pode apurar casos de infração ao Código de Conduta da Alta Administração Federal tanto com base em provocação de qualquer cidadão quanto de ofício, isto é, por iniciativa própria.

    Estranho, porque o Dec.6029/2007 diz que a CEP  "deve apurar". Vejamos:

    Art. 4o  À CEP compete: II - administrar a aplicação do Código de Conduta da Alta Administração Federal, devendo: c) apurar, mediante denúncia, ou de ofício, condutas em desacordo com as normas nele previstas, quando praticadas pelas autoridades a ele submetidas;


    B) Mesmo durante o exercício do direito de greve, o servidor continua obrigado a cumprir todos os seus deveres éticos.

    Estranho também pois a ética é reflexiva, e portanto, abrangente.

    Pensei também: Se, para fins de apuração do comprometimento ético, a definição de servidor público é bem abrangente (Dec.1171, XXIV), por que o servidor em greve, que nem se desvincula do serviço público, poderia se afastar de diretrizes éticas?


    Se puderem me ajudar eu agradeço.

    Que o Amor de Deus ilumine todos.




  • A questão B esta errada? Nossa instalou-se o caos. Qual é a parte dela que ta errada? seria a parte que fala em cumprir todos os seus deveres éticos?
    Sendo assim ele esta desobrigado de cumprir alguns deveres? Alguém pode me dizer quais são os que não estão obrigados a cumprir durante o exercicio da greve? Acho que foi infeliz quem elaborou essa questão...

     

  • Acertei pelo simples fato de que, se ele ainda é obrigado a cumprir todos os seus deveres éticos, ele não poderia cessar os afazeres, neste caso, não caracterizaria greve.
    Já a outra assertiva "só ha duas que ensejá duvidas", não contem vícios no seu enunciado.

  • Considerei a alternativa b como correta baseado no paragrafo 2 da lei 1171

    "O servidor público não poderá jamais deprezar o elemento ético de sua contuda."

    Porém, se analisarmos a Seção II (Dos principais devedores do Servidor Público)

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    a) desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular;

    Ora, se ele sempre desepenhar as atribuições do cargo, nunca haverá greve.

  • Acaba não mundão, rs.

    Se a letra B tá errada, a letra E tá mais errada ainda." A comissão de Ética Pública DEVE apurar casos de infração..."

    A questão diz PODE APURAR, na verdade DEVE.

    DEVER é uma coisa PODER é outra.

    Em relação a questão B, se deveres éticos estiver ligado a exercer suas atribuições do cargo, tudo bem ai sim tá errado, porque ai não existiria a greve, mas se analisarmos os deveres éticos de uma forma mais geral, onde mesmo em greve o servidor deve se manter probo e honesto, ai a questão tá e MUITOOOO certa.

  • Por incrivel que pareça, a questão não foi anulada (link do concurso da época: http://inscricao.universa.org.br/ProcessoSeletivo.aspx?id=88fa64)... também optei por B, mas segundo a banca FUNIVERSA, a correta é a E... vai entender...

  • Gabarito "E"

    Marquei a alternativa "B" porque estudei no decreto 1171/94 no seu inciso II que: "O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta."

    Seria interessante, portanto, a banca se manifestar e dizer quais são os comportamentos antiéticos que o servidor púbico poderia adotar no período de greve.

  • Acho que essa questão é pegadinha do malandro, caberia anulação, ou já é possível tocar o terror da antiética quando estivermos de greve?

  • Com essa questão eu aprendi que: entrar em greve significa partir pra loucura. Massa!


  • Essa cabe anulação ou então o servidor público pode tocar o zaralho quando estiver de greve pode fazer tudo, essa pegadinha ai não vale, marquei B)  por causa do decreto nº 1171.


  • Pessoal a questão está certíssima! Vcs estão vendo chifre em cabeça de cavalo, não adianta brigar com o examinador. Vamos à explicação: na alternativa "B" diz que durante a greve o servidor continua obrigado a cumprir TODOS os seus deveres éticos . Vamos lá no Decreto 1.171/94 diz

     " XI - o servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento..." . 

    Vc já viu servidor em greve cumprir ordem de seu superior que não está em greve? Tem tb a assiduidade, vcs já viram servidor em greve ir trabalhar?? Então, se em greve ele não cumprir apenas um desses deveres já não pode marcar como correta a alternativa que diz que ele continua cumprindo TODOS os deveres. Todos são todos minha gente, qual a dificuldade em entender isso???

    Depois teve um que comentou que na letra "E" deveria estar escrito "DEVE apurar" ao invés de "PODE apurar". Foi um comentário infeliz porque  a questão diz que PODE a Comissão apurar tanto por provocação de qualquer cidadão, como tb PODE apurar de ofício. Ou seja ela não DEVE sempre apurar de ofício nem sempre por provocação , é um ou outro, por isso o PODE. Existem as duas opções. Vamos estudar interpretação de texto!

  • Então o indivíduo deve ser ético em todos os momentos, inclusive na vida pessoal, mas no momento da greve pode fazer o que quiser ? Banca viajou demais...

  • tem examinador que acha que trocar o texto de lei por outras palavras torna a questão errada, o que não é o caso da questão, pois a B está correta sim. Como o colega Paulo citou "O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta." 

  • Durante a greve eu não posso ser ético? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Aaahhh, vai lavar a casa da cachorra, ow!

  • GALERA,

    Questão super SUBJETIVA...

  • QUESTÃO PASSÍVA DE ANULAÇÃO DEVIDO À POSSIBILIDADE DE DUPLA INTERPRETAÇÃO!

  • essa foi excelente kkkkkkk

  • Ainda que seja descabido, é o que temos visto em instituições de ensino federais...

  • É por isso que o povo bebe.