SóProvas


ID
2790136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Tendo em vista que a participação do Brasil na promoção de esforços de integração na América do Sul se dá sob diferentes formas e instâncias e envolve iniciativas político-diplomáticas e o engajamento em mecanismos regionais e sub-regionais de integração econômica e de cooperação, julgue (C ou E) o item seguinte, relativos a esse tema.


Embora o Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS) tenha sido concebido para, entre outros objetivos, consolidar a América do Sul como zona de paz, temas centrais para a segurança regional, como a luta contra o narcotráfico e o enfrentamento da delinquência associada aos ilícitos transnacionais não se afirmaram em sua agenda, tendo sido assumidos em conselhos específicos da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL).

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    O artigo 4 do Estatuto do Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS) estabelece como um de seus objetivos “consolidar a América do Sul como uma zona de paz”. Também há, no âmbito da UNASUL, o Conselho Sul-Americano sobre o Problema Mundial das Drogas (anteriormente chamado Conselho Sul-Americano de Luta contra o Narcotráfico) e o Conselho Sul-Americano em matéria de Segurança Cidadã, Justiça e Coordenação de Ações contra a Delinquência Organizada Transnacional.

     

    O Estatuto do CDS não menciona o combate às drogas ou o enfrentamento aos ilícitos transnacionais como áreas de sua competência. Por essa razão, considerando que a expressão “não se afirmaram em sua agenda” faz referência ao fato de que esses temas não estão formalmente incluídos entre os objetivos gerais (artigo 4) e específicos (artigo 5) do CDS, o item está certo.

     

    (Prof. Bruno Rezende)