SóProvas


ID
2790145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

A crescente exposição do Estado e da sociedade brasileira às dinâmicas internacionais tem, como contrapartida, entre outras, a maior importância conferida às questões de segurança nos planos regional e global. A respeito desse assunto, julgue (C ou E) o item a seguir.


Apesar da reconhecida centralidade das instâncias e instrumentos multilaterais de alcance global para o enfrentamento ao narcotráfico, o sistema interamericano propicia importantes espaços e instrumentos para a participação do Brasil nos esforços internacionais voltados para o compartilhamento de boas práticas e a realização de projetos voltados para aquele fim.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    Para além do tratamento multilateral da questão do enfrentamento ao narcotráfico - consubstanciada, por exemplo, na Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional (Convenção de Palermo) e na atuação da Comissão sobre Drogas Narcóticas (CND) e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) -, há também, no plano regional, iniciativas de cooperação e coordenação nessa matéria.

     

    A Assembleia-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) estabeleceu, em 1986, a Comissão Interamericana para o Controle ao Abuso de Drogas (CICAD), e os membros da OEA aprovaram, em 2010, a Estratégia Hemisférica sobre Drogas. Trata-se, portanto, de exemplos de "espaços e instrumentos (...) para o compartilhamento de boas práticas e a realização de projetos voltados [ao enfrentamento ao narcotráfico]" no sistema interamericano, como afirma o item.

     

    (Prof. Bruno Rezende)

  • Não entendi a afirmação "Apesar da reconhecida centralidade das instâncias e instrumentos multilaterais de alcance global para o enfrentamento ao narcotráfico" onde as instancias são centralizadas? há um esforço global nesse sentido com mecanismos nacionais e multilaterais para o feito. Boiei, se alguem puder ajudar, agradeço!

  • Araponga, pelo que eu entendi, a centralidade aqui se refere não a uma concentração de instâncias e instrumentos num determinado ponto, mas à importância primordial das instâncias e instrumentos multilaterais de alcance global para o enfrentamento ao narcotráfico. A questão afirma que, apesar dessa importância maior dos mecanismos globais, o sistema interamericano não fica de fora, e também propicia espaços e instrumentos para a realização de projetos ligados ao enfrentamento ao narcotráfico.