SóProvas


ID
279016
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MTur
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito de investimentos societários no país, com base na legislação societária – Lei n.º 6.404/1976, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) INCORRETA: Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo: 
    III - em investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza,  não  classificáveis  no  ativo  circulante,  e  que  não  se  destinem  à  manutenção  da  atividade  da companhia ou da empresa;

    b) INCORRETA:  Art.243 § 1o  São coligadas as sociedades nas quais a investidora tenha influência significativa.  
    §  5o   É  presumida  influência  significativa  quando  a  investidora  for  titular  de  20%  (vinte  por  cento)  ou mais do capital votante da investida, sem controlá-la.

    c)  INCORRETA:  Art. 243 §  5o   É  presumida  influência  significativa  quando  a  investidora  for  titular  de  20%  (vinte  por  cento)  ou
    mais do capital votante da investida, sem controlá-la. 

    d) INCORRETA:    Art. 248.  No balanço patrimonial da companhia, os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras  sociedades  que  façam parte  de  um mesmo  grupo  ou  estejam sob controle comum  serão  avaliados pelo método da equivalência patrimonial, de acordo com as seguintes normas:

    II - o valor do investimento será determinado mediante a aplicação, sobre o valor de patrimônio líquido referido no número anterior, da porcentagem de participação no capital da coligada ou controlada

    § 1º Para efeito de determinar a relevância do investimento, nos casos deste artigo, serão computados como parte do custo de aquisição os saldos de créditos da companhia contra as coligadas e controladas.

    e) CORRETA: Art. 243    § 1o  São coligadas as sociedades nas quais a investidora tenha influência significativa.

  • Pergunta que merece anulação. Só se caracteriza a coligação se a investidora tiver influência significativa SEM DETER O CONTROLE, caso em que a empresa será controlada. São dois requisitos, portanto: influência significativa e ausência de controle.