SóProvas


ID
2790229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

A respeito das mudanças na atual política externa dos Estados Unidos da América (EUA), julgue (C ou E) o item a seguir.


O governo saudita lidera uma coalizão militar que tem combatido o grupo aliado do Irã que luta para manter-se no poder no Iêmen desde 2015. Donald Trump obteve a aprovação do Congresso norte-americano para prestar ampla ajuda militar aos sauditas na luta pelo controle do Iêmen, o que inclui o envio de centenas de soldados e de aviões armados com mísseis equipados com ogivas nucleares.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

     

    Quem apoia o atual governo iemenita é a Arábia Saudita, que acusa o governo iraniano de apoiar os rebeldes Houthis. Além disso, não houve aprovação congressual para participação norte-americana em campanha militar no Iêmen, e não há registro de uso de mísseis com ogivas nucleares no conflito. Portanto, a Arábia Saudita apoia o governo central, de maioria sunita, e o Irã apoia rebeldes Houthis.

     

    (Prof. Bruno Rezende).

  • GABARITO: ERRADO

    A guerra no Iêmen é uma proxy war entre Arabia Saudita e Irã: os sauditas lideram uma coalização apoiando o governo iemenita de base sunita, enquanto os iranianos apoiam os rebeldes houthis, uma minoria xiita do país que visa garantir mais direitos para essa minoria no país.

    Os Estados Unidos são um um grande parceiro comercial e militar da monarquia saudita, possuindo acordos que envolvem somas vultosas nas áreas comercial e militar. O governo Trump recebeu muita pressão interna para que parte dessa parceria fosse revista após denúncias de que a coalizão saudita está bombardeando hospitais e escolas no Iêmen, além da morte suspeita do jornalista saudita Jamal Khashoggi. O fato é que Trump não cedeu às críticas e reafirmou a participação americana no comércio de armas com a Arábia Saudita, PORÉM o acordo versa sobre venda de armamento e não envio de soldados americanos para lutar na guerra, e também não existe nenhum indicio de misseis nucleares envolvidos no conflito.

  • Gabarito errado.

    Interpretando o primeiro período do item: o governo saudita apoia os dirigentes do Iêmen contra os rebeldes houthis, estes, por sua vez, são apoiados pelo Irã.

    O resto é pura viagem na maionese.