SóProvas


ID
2790235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

As teorias das relações internacionais têm a finalidade de formular métodos e conceitos que permitam compreender a natureza e o funcionamento do sistema internacional, bem como explicar os fenômenos mais importantes que moldam a política mundial.

J. P. Nogueira e N. Messari. Teoria das relações internacionais: correntes e debates. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005, p. 2.

A respeito do assunto abordado no fragmento de texto precedente, julgue (C ou E) o próximo item.


Embora o realismo seja uma tradição teórica da área de Relações Internacionais que apresenta uma grande diversidade, é possível afirmar que, para os realistas, os Estados são os atores centrais das relações internacionais, as quais se caracterizam pela anarquia e, sobretudo, pela cooperação para sobreviver.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

     

    Para o Realismo, certamente os Estados são atores centrais, certamente as RI se caracterizam pela anarquia; o problema está em "sobretudo". É possível haver cooperação para a perspectiva realista, ainda que sempre autointeressada, com vistas a sobreviver. Mas afirmar que o status dessa cooperação é superior ao da anarquia nessa construção teórica certamente é incorreto, visto que é a própria ausência de um ente superior ao Estado a característica definidora do próprio sistema internacional e orienta a ação dos Estados.

     

    (Prof. Felipe Estre).

  • Para garantir a sua segurança os Estados podem cooperar ou competir, mas na perspectiva realista a ênfase geralmente está no último movimento, pois se entende que as alianças não são permanentes.

  • A anarquia e a desconfiança mútua, características das teorias realistas, dificultam processos de cooperação para sobrevivência. ERRADO.
  • Para realistas, de fato, o sistema internacional é sempre anárquico devido à ausência de uma autoridade central, ausência de um poder de polícia. Há ali, certa incerteza em relação ao destino das nações, porque não há ninguém mantendo a ordem, assim Estados só poderiam contar com a autoajuda.

    A questão está correta quando afirma que os estados são atores centrais das relações internacionais.

    Todavia, os realistas acreditam que só há cooperação quando existe interesse: desfeito o contexto de interesse, a cooperação é desfeita. A cooperação é sempre momentânea, pontual e atende à lógica de poder. Na verdade, para eles a busca pela sobrevivência está no centro das relações internacionais, o que leva à desconfiança, que por sua vez, gera a lógica da autoajuda (ideia de que os Estados só podem confiar em si próprios).

    REALISMO -->SEGURANÇA: Política de poder; Equilíbrio de poder; Guerra 

    IDEALISMO (LIBERALISMO) --> LIBERDADE: Cooperação; Paz; Progresso

    PS: São os idealistas os maiores adeptos à ideia de que com cooperação, livre comércio e pela razão, menos conflitos existiriam.

  • A sobrevivência do Estado enquanto ente internacional se dá pelo aumento de poder que o próprio Estado busca, aumento de poder este associado ao poder bélico-militar. Não existe cooperação para sobrevivência, mas a cooperação se dá para realizar o interesse particular do Estado, na visão realista.