Territorialização refere-se ao processo de dominação e apropriação do espaço, para então, através do exercício de relação de poder, ser construído o território, este a partir de instrumentos materiais, culturais, jurídicos, econômicos, em conjunto, ou por vezes, separados e dicotômicos, porém baseados na territorialidade, nos símbolos de um território (HAESBAERT, 2005).
O conceito de desterritorialização é complexo e não há consenso, mas pode ser definido como toda forma de desocupação de locais originalmente explorado por determinados grupos. Por exemplo, o êxodo rural, que empurra milhares de famílias para as cidades em busca de oportunidades e melhores condições de vida é um tipo de desterritorialização.
Haesbaert (2005) alude que a desterritorialização pode ser um mito, pois sempre que ocorre uma desterritorialização, há simultaneamente, como resposta, processos de reconfiguração territorial.
A reterritorialização pode ser definida como a reocupação dos espaços "abandonados", e, para muitos autores, ocorre quase simultaneamente à desterritorialização, haja vista que novos grupos ocuparão estes locais.
Na medida em que agrupamentos sociais abandonam ou são forçados a deixarem determinados territórios, como processos de desterritorialização, que podem ser naturais ou não, acontecem novos processos de territorialização, pois esses mesmos grupos passam a ocupar novos recortes territoriais, ocorrendo assim um processo de reterritorialização. Com isso, esses agrupamentos sociais constroem novos elos com o local onde se inserem, configurando novas territorialidades.
RESUMO
Territorialização, desterritorialização e reterritorialização (TDR) é processo bastante dinâmico e que ocorre durante todo o tempo, pois vários grupos sociais, ocupam, desocupam e reocupam espaços no território global a todo instante. Muitas vezes em razão da circulação de capitais.
1 como os grupos humanos se apropriam do espaço (territorialização)
2 como as tecnologias desestruturam essa posse do território (desterritorialização)
não há consenso, mas pode ser definido como toda forma de desocupação de locais originalmente explorado por determinados grupos
3 como redes de exploração se apropriam desses espaços (reterritorialização), pode ser definida como a reocupação dos espaços "abandonados", e, para muitos autores, ocorre quase simultaneamente à desterritorialização, haja vista que novos grupos ocuparão estes locais.
e como esse processo gera uma massa de despossuídos.
Leia mais: https://professorabel.webnode.com.br/news/territorializacao-desterritorialuzacao-e-reterritorializacao-entre-redes-e-os-aglomerados-de-exclusao/