SóProvas



Questões de Integração Regional


ID
232111
Banca
FCC
Órgão
TCE-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Essa iniciativa foi executada durante os anos 80, com recursos do Governo brasileiro e do Banco Mundial. Abrangeu a área de influência da rodovia BR-364, entre Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO), e teve, entre outros objetivos, contribuir para a maior integração nacional e aumentar a produção da região bem como a renda de sua população, reduzindo as disparidades de desenvolvimento intra e inter-regionais.

O texto refere-se

Alternativas
Comentários
  • Programa Integrado de Desenvolvimento do Noroeste do Brasil (Polonoroeste), executado durante os anos 1980, com recursos do Governo brasileiro e do Banco Mundial, sob a coordenação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Abrangeu a área de influência da rodovia BR-364, entre Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO), e teve como objetivos principais:

     

    "contribuir para a maior integração nacional; promover a adequada ocupação demográfica da região noroeste do Brasil, absorvendo populações economicamente marginalizadas de outras regiões e proporcionando-lhes emprego; aumentar a produção da região e a renda de sua população; reduzir as disparidades de desenvolvimento intra e inter-regionais; assegurar o crescimento da produção em harmonia com as preocupações de preservação do sistema ecológico e de proteção às comunidades indígenas".

     

    Dentre as ações do programa, incluiu-se a implantação de dezenas de projetos de colonização agrícola, como o de Machadinho, visando o assentamento de pequenos agricultores sem-terras para a prática de agricultura familiar.

    extraído de http://www.machadinho.cnpm.embrapa.br/conteudo/polono.html

  • Gabarito Letra B
     

    Projetos de desenvolvimento socioeconômico do Estado de Rondônia

    POLAMAZONIA

    Início: 1974

    Finalidade: Destina-se à pesquisa dos recursos minerais. Centrado nas regiões de Carajás (PA), devido à extração do minério de ferro; de bauxita e alumínio no rio Trombetas, em Oriximiná (PA); e de cassiterita em Rondônia.

     

    POLONOROESTE (Programa Integrado de Desenvolvimento do Noroeste do Brasil)

    Início: 1981

    Finalidade: assegurar o crescimento da produção em harmonia com as preocupações de preservação do sistema ecológico, melhorar a integração da região aos centros já modernizados do sul, além da preservação das comunidades indígenas e extrativistas.

     

    PLANAFLORO (Projeto Agropecuário e Florestal de Rondônia)

    Início: 1986

    Finalidade: implantar uma abordagem mais aperfeiçoada para o manejo, a conservação e o desenvolvimento dos recursos naturais do Estado, tais como:

    (a) implementar políticas, regulamentos e programas de investimentos destinados a promover o desenvolvimento sustentável de Rondônia

    (b) conservar a biodiversidade de Rondônia;

    (c) proteger e fazer valer as fronteiras de todas as Unidades de Conservação, Áreas Indígenas, florestas públicas e reservas extrativas, bem como controlar e prevenir o desflorestamento, o transporte de madeira e as queimadas de florestas em Rondônia que sejam contra as leis brasileiras;

    (d) desenvolver sistemas agrícolas integrados em áreas apropriadas para agricultura permanente e para agroflorestas;

    (e) apoiar investimentos prioritários em infra-estrutura socioeconômica e serviços para implementar o  zoneamento agroecológico de Rondônia;

    (f) consolidar a capacidade técnica e operacional das instituições de Rondônia. A execução do projeto deveria encerrar-se no final de 1996. Apesar dos resultados obtidos, muitos problemas foram encontrados para a execução do plano.

    à O PLANAFLORO foi estruturado em torno do ZSEE (Zoneamento Sócio-Econômico Ecológico)

     

    ZSEE (Zoneamento Sócioeconômico Ecológico)

    Início: 1989

    Finalidade: orientar a implementação de medidas e elevação do padrão socioeconômico das populações, por meio de ações que levem em conta as potencialidades, as restrições de uso e a proteção dos recursos naturais, permitindo que se realize o pleno desenvolvimento das funções sociais e do bem-estar de todos, de forma sustentável.

    Além disso, visando a um ordenamento territorial que conciliasse desenvolvimento econômico e preservação ambiental.


    PAS (Programa Amazônia Sustentável)

    Início: 2008

    Finalidade:

    (a) Valorizar a diversidade sociocultural e ambiental da Amazônia;

    (b) Ampliar a presença do Estado na Amazônia para garantir maior governabilidade sobre processos de ocupação territorial e de usos dos recursos naturais e maior capacidade de orientação dos processos de transformação socioprodutiva;

    (c) Ampliar a Infra-estrutura regional
    (d) Assegurar os direitos territoriais dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia
    (e) Combater o desmatamento ilegal

    bons estudos


ID
443209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito do território brasileiro, sua formação e suas características
sociais, julgue os itens que se seguem.

Os espaços geográficos brasileiros surgiram com a inserção do país no nascente capitalismo europeu do século XV e XVI.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo que seja no seculo XV, alguém puder explicar o gabarito fico muito agradecido.

  • As Grandes Navegações, também conhecidas como Expansão Marítima, foram o processo de exploração e navegação do Oceano Atlântico que se iniciou no século XV e estendeu-se até o século XVI. Nesse período, os europeus descobriram novos caminhos marítimos para alcançar a Ásia. Além disso, chegaram pela primeira vez a terras até então desconhecidas por eles, como o continente americano, local ao qual chegaram em 1492.

  • O período das grandes navegações corresponde ao mercantilismo, cujas principais características são: intervenção estatal na economia, o pacto colonial (comercio direto metrópole-colônia). Indo de encontro a essa face, esses fatores contradizem os princípios capitalistas e liberais que estão fundados no "Estado mínimo", a livre iniciativa e livre concorrência. Desse modo, acredito que o enunciado da questão não foi bem desenvolvido e ainda agrega uma contradição evidente.

  • "Inserção do país no nascente capitalismo europeu do século XV e XVI"

    Seculo XV e XVI nao existia um pais, e sim uma terra tomada por indios que a partir do sec XVI foi "colonizada" por portugueses, como pode a questão afirmar que existia um país e estar certa?

  • Isso ocorreu NO século XVI no Brasil e não no século XV o gabarito da questão está totalmente equivocado .

  • A questão trata de espaço geográfico. O território brasileiro começou a tomar forma em 1494 (Século XV) com o tratado de Tordesilhas, nesse período, mesmo ainda não sendo uma colônia, já participava da economia da Europa, Portugal explorava e vendia pra outros países do continente.

  • seria as "capitanias hereditárias" a resposta pra a questão estar correta?


ID
517492
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a questão regional brasileira, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Lembrar da região concentrada = sudeste + sul →proposta por Milton Santos

    Gab: E

  • Sudeste e Sul passam a ter um processo de integração muito expressivo. --> Correto! Sudeste + Sul + Centro-oeste = Centro-Sul proposto por Pedro Pinchas Geiger nas divisão dos Complexos Geoeconômicos. Essas regiões se integram sendo o coração econômico do país. Integração do Sudeste industrial-financeiro com o Sul agrícola-industrial mais a expansão da agropecuária moderna no Centro-oeste(MAPITOBA). Também pode-se levar em consideração a transferencia da capital federal para Brasília.

  • Consequência da descentralização industrial ocorrida no Brasil a partir da década de 1970


ID
594058
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil faz fronteira com dez países da América do Sul, entre os doze existentes. A paisagem das fronteiras políticas, descortinada por um mapa como esse, não é um cenário observável na natureza. O espaço natural – formado por cordilheiras montanhosas, planaltos e planícies, depressões e vales fluviais – não abrangem as linhas demarcatórias denominadas fronteiras. Neste caso, podemos admitir que a noção de fronteira esteja associada a:

Alternativas
Comentários
  • Boiei total, acho que todas as opções estão corretas...AJUDA LUCIANO! Se puderem peçam comentário do professor...

  • Menos errada d

    Os limites relacionam-se com a ideia de divisão e, em geral, são assentados por acordos e tratados entre dois ou mais países. Por meio desses acordos, são criados os traçados, que podem ser definidos por características naturais ou artificiais. 


ID
636757
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A questão metropolitana é complexa e multifacetada. Considerando a realidade das transformações na estrutura socioespacial da Região Metropolitana de Belo Horizonte, é INCORRETO afrmar que ocorreu:

Alternativas
Comentários
  • Quando se fala de integração das regiões ou fluxos refere-se a regiões funcionais e não regiões homogêneas.

    Gabarito B


ID
655075
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A União Européia representa o mais complexo e avançado estágio de integração entre países.

Acerca da integração da Europa, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA LETRA A:

    •  a) O Tratado de Maastricht tinha por objetivo promover a união econômica e monetária e adotar uma política externa e de defesa comum.
    • CORRETA. São 3 pilares:
    • 1º - Comunitário
      2º - Política Externa e de Segurança Comum (PESC)
      3º - Cooperação policiais e judiciárias
       
    •  b) O Tratado de Maastricht visava impulsionar a união econômica e fomentar uma política de restrição à integração dos países do Leste.
    • ERRADO, dentro do período do Tratado (até o Tratado de Lisboa) ingressaram os 3 países bálticos (lituânia, estônia e letônia), República Tcheca, Eslováquia, Bulgária e se considerar como leste também a Grécia.
    •  c) O Tratado de Roma tinha por meta a constituição do Mercado Comum Europeu, por meio da criação de uma moeda única e da integração dos países do Leste.
    • Errado, os Tratados de Roma de 1957 criou a Comunidades Econômica Eurpéia (CEE) e a Comunidade Européia do Átomo (EURATOM)
    •  d) O Tratado de Roma objetivava a formação da Comunidade Européia do Carvão e do Aço, através do estímulo à cooperação econômica e a alianças políticas.
    • Errado, foi o Tratado de Paris de 1951 que criou a CECA.
  • O comentario de Leonardo é riquissimo. Penso que ele deve ser  embaixador, diplomata ou historiador dos bons!!! Fico feliz por ter pessoas assim tao gabaritadas contribuindo pro sucesso desse site e, claro, dos nossos estudos. 

ID
689170
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação ao atual processo de regionalização do espaço paraibano é correto afirmar:

I - Na definição das Mesorregiões (Mata, Agreste, Borborema e Sertão), o critério utilizado é a região geográfica, que tenta sintetizar o quadro natural e os aspectos sócio-econômicos.

II - As microrregiões têm, na sua maioria, a rede urbana como um importante elemento definidor.

III - A criação da Mesorregião da Borborema pelo IBGE separa oficialmente o Cariri e o Seridó do Sertão, regiões histórica, cultural e ecologicamente idênticas.

IV - A regionalização oficial do IBGE não considera a identidade regional, motivo pelo qual alguns municípios ficam fora das regiões nas quais a população tem o sentimento de pertencimento.

Estão corretas apenas as assertivas

Alternativas

ID
712924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue os itens de 100 a 104, a respeito do processo de integração de espaços no mundo

Tem-se verificado a tendência à expansão das fronteiras da União Europeia, onde se consolida, cada vez mais, a interação entre os países-membros sob a forma de união aduaneira.

Alternativas

ID
722830
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Zoneamento Ecológico-Econômico é um importante instrumento regional de organização do processo de ocupação socioeconômico, que se destina a identificar potencialidades locais e a orientar investimentos governamentais, conforme a vocação natural de cada região. Sobre o zoneamento em pauta, assinale a afirmação INCORRETA

Alternativas

ID
806095
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nestas últimas décadas, está ocorrendo no Sudeste brasileiro um fenômeno muito importante: a formação de uma megalópole, isto é, a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A- integração espacial de áreas metropolitanas.

    Megalópole: conurbação de duas ou mais regiões metropolitanas, é um fenômeno de país desenvolvido. 

    • Processo de metropolização: sp->campinas ou sp->rj, mas não existe megalópole no Brasil ainda. 
    • Conurbação: união de duas ou mais áreas urbanas que os limites se tornam imperceptíveis (não tem distinção do começou e do fim, união física). Superposição ou encontro de duas ou mais cidades em razão de seu crescimento. 

ID
835186
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 11, consi- dere as informações a seguir.


A disputa pelo mercado global regionalizou-se a partir da formação de blocos econômicos. Muitos países uniram-se formando blocos regionais para terem melhor proveito comercial. Na concretização desses acordos, é possível identifcar diferentes estágios, tais como:


I. a eliminação e/ou redução de tarifas alfandegárias entre os países membros.

II. o estabelecimento, entre os países membros, de regras comuns de comércio com os países exteriores ao bloco.

III. o fuxo comercial de capitais, de mão de obra e de serviços entre os países do bloco.

IV. a garantia da concessão de múltiplas cidadanias para as populações que integram o bloco.


Estão corretos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • A garantia da concessão de múltiplas cidadanias para as populações que integram o bloco não é uma etapa de processo de integração regional. Geralmente, em estágios mais avançados de integração, se prevê a possibilidade de livre circulação de pessoas nacionais de países membros dos blocos e isso geralmente significa o direito de habitar nesses países e ser titulares de direitos civis. Entretanto, isso não inclui a concessão de cidadania, que, normalmente, é um direito dos nacionais de cada Estado, e não de estrangeiros. A assertiva I normalmente se aplica ao nível mais básico de integração regional: a zona de livre comércio. A assertiva II normalmente se aplica ao nível intermediário de integração: união aduaneira (ex: MERCOSUL). Por fim, a assertiva III normalmente se aplica ao nível mais avançado de integração regional: mercado comum, cujo exemplo mais significativo é a União Europeia.


    A alternativa correta é a letra (E), pois somente a assertiva IV é falsa.


  • O fluxo de mão-de-obra não é comum a todos os blocos econômicos, mesmo os mais antigos e consolidados. Dizer que é essa uma das etapas/estágio de concretização é generalizar os diferentes tipos de blocos, como se todos fossem passar obrigatoriamente por essa etapa. O item III está incorreto. Resposta correta: A. 


ID
1084276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito da formação e configuração atual do território brasileiro, julgue os próximos itens.

Atualmente, o território brasileiro, do ponto de vista da integração, é mais articulado do que no século passado, dada a maior presença de redes urbanas em diferentes regiões.

Alternativas
Comentários
  • A questão está certa. Durante mais de quatro séculos, o Brasil concentrou sua população e economia na região litorânea ou em áreas não muito distantes do litoral, como na zona da mata nordestina e nos interiores de Minas Gerais e São Paulo. As partes central e norte do Brasil eram escassamente ocupadas. A partir de meados do século XX, começou a haver política direcionada para a ocupação efetiva do interior do Brasil, sendo que a construção de Brasília é o maior símbolo dessa fase. Atualmente, existem grandes cidades no interior do Brasil que propiciam um dinamismo econômico e social que não existiu durante a maior parte da história do país. Exemplo dessas cidades são Brasília, Manaus, Goiânia, Belém, Fortaleza, dentre outras. 





  • Antes a população era restrita ao litoral.
  • Rede Urbana é o conjunto articulado de cidades e grandes centros urbanos, que se integram em escalas mundial, regional e local por meio de fluxos de serviços, mercadorias, capitais, informações e recursos humanos. Essa rede estrutura-se por meio de uma hierarquia, em que as cidades menores costumam ser relativamente dependentes das cidades maiores e economicamente mais desenvolvidas.

  • crreto

  • Cheio de metrópoles globais.


ID
1407070
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O território do Brasil já passou por diversas divisões regionais. A primeira proposta de regionalização foi realizada no início do século XX e depois dela outras propostas surgiram, tentando adaptar a divisão regional às características econômicas, culturais, físicas e sociais dos estados. Sobre essa temática, julgue os itens a seguir:

I. Com as mudanças da Constituição de 1988, ficou definida a divisão brasileira que permanece até os dias atuais. O estado do Tocantins foi criado a partir da divisão de Goiás e incorporado à região Norte; Roraima, Amapá e Rondônia tomaram-se estados autônomos; Fernando de Noronha deixou de ser federal e foi incorporado a Pernambuco.

II. A primeira proposta de divisão regional do Brasil surgiu em 1913, para ser utilizada no ensino de geografia. Os critérios utilizados para esse processo foram apenas aspectos físicos - clima, vegetação e relevo. Dividia o país em três regiões: Setentrional, Norte Oriental, Meridional.

III. Em 1940,o IBGE elaborou uma nova proposta de divisão para o país que, além dos aspectos físicos, levou em consideração aspectos socioeconômicos. A região Norte era composta pelos estados de Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí e o território do Acre. Goiás e Mato Grosso formavam com Minas Gerais a região Centro. Bahia, Sergipe e Espírito Santo formavam a região Leste. O Nordeste era composto por Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro pertenciam à região Sul.

IV. Conforme a divisão regional de 1945, o Brasil possuía sete regiões: Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro- Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul. Na porção norte do Amazonas foi criado o território de Rio Branco, atual estado de Roraima; no norte do Pará foi criado o estado do Amapá. Mato Grosso perdeu uma porção a noroeste (batizado como território de Guaporé) e outra ao sul (chamado território de Ponta Porá). No Sul, Paraná e Santa Catariana foram cortados a oeste e o território de Iguaçu foi criado.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • RONDONIA VIROU ESTADO EM 1981

  • I. Com as mudanças da Constituição de 1988, ficou definida a divisão brasileira que permanece até os dias atuais. O estado do Tocantins foi criado a partir da divisão de Goiás e incorporado à região Norte; Roraima, Amapá e Rondônia tomaram-se estados autônomos; Fernando de Noronha deixou de ser federal e foi incorporado a Pernambuco.


    III. Em 1940,o IBGE elaborou uma nova proposta de divisão para o país que, além dos aspectos físicos, levou em consideração aspectos socioeconômicos. A região Norte era composta pelos estados de Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí e o território do Acre. Goiás e Mato Grosso formavam com Minas Gerais a região Centro. Bahia, Sergipe e Espírito Santo formavam a região Leste. O Nordeste era composto por Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro pertenciam à região Sul. 

    IV. Conforme a divisão regional de 1945, o Brasil possuía sete regiões: Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro- Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul. Na porção norte do Amazonas foi criado o território de Rio Branco, atual estado de Roraima; no norte do Pará foi criado o estado do Amapá. Mato Grosso perdeu uma porção a noroeste (batizado como território de Guaporé) e outra ao sul (chamado território de Ponta Porá). No Sul, Paraná e Santa Catariana foram cortados a oeste e o território de Iguaçu foi criado.

  • Essa banca foi muito esquizofrênica nessa prova de Geografia, numa questão cobra geopolítica como prova de doutorado e na outra cola nos itens um texto do "Brasil Escola"... Triste.

  • Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/brasil/divisao-regional-brasileira.htm

     

  • Acertei com o pouco que conheco
  • Por eliminação, considera-se a afirmativa I certa, mas o Vinícius está certo: O Território Federal de Rondônia foi elevado à categoria de Estado Federal em 1981, de modo que, a rigor, a afirmativa I estaria errada, pois ela vem falando das alterações introduzidas pela Constituição de 1988.

  • questão mal formulada, não especifica se a regionalização é oficial ou proposta por pesquisadores.

  • O Erro da assertiva II está em afirmar que dividia o país em 3 regiões, quando na verdade são 5 regiões, a saber: Sententrional, Norte Oriental, Oriental, Central e Meridional.


ID
1601014
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A regionalização, ao propor identificar parcelas do espaço articuladas ou dotadas de relativa coerência que sirvam como instrumento para a prática do geógrafo, revela ao mesmo tempo articulações ligadas, indissociavelmente, à ação concreta de controle, produção e significação do espaço pelos sujeitos sociais que as constroem, no entrecruzamento entre múltiplas dimensões, como a econômica, a política e a cultural.

HAESBAERT, R. Regional-global. Dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010, p. 171. Adaptado.

As articulações com as ações de controle do espaço, reveladas no processo de regionalização, associam, especificamente,
o conceito de região ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Quando a frase diz ''ação concreta de controle'' e ''múltiplas dimensões, como a econômica, a política e a cultural.'' certamente está ligada ao território. 

  • É um território que, pelo clima, solo, vegetação, produção econômica e outras características próprias, se diferenciam dos territórios próximos. É uma área delimitada, demarcada, estabelecida.

  • C

    É o território, pois envolve poder econômico, político e social e ação de controle.

  • Os principais conceitos da Geografia, nesse sentido, são: lugar, paisagem, região e território.

    Lugar: está ligado a espaços que nos são familiares e que fazem parte da nossa vida. 

    Paisagem: em algumas análises, a paisagem é diretamente definida como o “aquilo que a visão alcança” ou como o “mundo conforme a sua aparência externa”.

    Região: na Geografia, a região refere-se a uma porção superficial designada a partir de uma característica que lhe é marcante ou que é escolhida por aquele que concebe a região em questão. Assim, existem regiões naturais, regiões econômicas, regiões políticas, entre muitos outros tipos.

    Território: na maioria das abordagens geográficas, o conceito de território está relacionado com uma configuração de poder. É portanto, uma área apropriada, uma porção do espaço geográfico onde uma relação hierárquica estabelece-se.

     

    Alternativa C


ID
1601080
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na escala macrorregional, a Amazônia Ocidental é uma grande área sob o comando de Manaus, enquanto Belém domina a Amazônia Oriental. Mas a centralidade dessas duas capitais é restringida pela influência de outras cidades. No caso de Manaus é São Paulo, cidade mundial cuja hegemonia alcança Rondônia e Acre.


                                                  BECKER, B. A urbe amazônida. Rio de Janeiro: Garamond, 2013, p. 47.


No caso de Belém, sua área de influência vem-se confinando ao longo da Belém-Brasília devido ao seguinte fator geográfico:


Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta C.
    A rodovia Belem-Brasília foi construída em uma época em que o estado de Goiás (incluindo o atual Tocantins) necessitava de um elo com o restante do Brasil, ou seja, o seu surgimento foi preponderante para o desenvolvimento da região.

  • C

    Belém domina a área por onde passa a rodovia BR-153, que se torna a Belém-Brasília nessa região.

  • (OBS: BR-153 é a famosa BR do DJ Wagner kkkkkk)

     

    Alternativa C


ID
1654519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma das atribuições da ciência geográfica perante o contexto social é fornecer análise espacial integrada a respeito dos fatos que ocorrem no espaço geográfico. Tal demanda leva ao geógrafo o desafio de entender as abordagens envolvendo o lugar, a paisagem, o território, entre outras unidades espaciais. Com base nesse assunto, julgue o item subsequente.

Considerando a paisagem, o espaço e o lugar, este último pode ser considerado o mais fundamental deles, pois focaliza o espaço e a paisagem em função das intenções e experiências humanas.

Alternativas
Comentários
  •   O conceito de lugar é muito utilizado por autores que preferem fazer uma abordagem compreensiva da Geografia. De forma geral, o lugar pode ser descrito como uma determinada área entendida pela razão humana, ou seja, um espaço percebido. Seu conceito baseia-se em um espaço afetivo, um local onde uma determinada pessoa possui certa familiaridade ou intimidade, como uma rua, uma praça ou a própria casa.

       Diante do exposto, a afirmativa está correta.

  • Questão passível de anulação. O conceito geográfico mais importante é o espaço! Os conceitos: paisagem, lugar, território e região servem para explicar o espaço geográfico. 

  • O conceito de lugar é muito utilizado por autores que preferem fazer uma abordagem compreensiva da Geografia. De forma geral, o lugar pode ser descrito como uma determinada área entendida pela razão humana, ou seja, um espaço percebido. Seu conceito baseia-se em um espaço afetivo, um local onde uma determinada pessoa possui certa familiaridade ou intimidade, como uma rua, uma praça ou a própria casa.

       Diante do exposto, a afirmativa está correta.
     

    -  Sávia Cordeiro

  • onde vc esta? tal lugar ...já diz tudo espaço e...

  • Espaço é subconjunto de Lugar.

    GAB. CERTO

  • É como já comentei aqui no Qconcurso Caio, a falta de referência nas questões da CESPE induzem a erro, pq em se tratando de teoria, nem sempre há consenso. Para o concurseiro, é importante conhecer como a banca pensa. A CESPE sempre cai para a abordagem pós-estruturalista, e para essa escola a assertiva está correta, mas para outras escolas não.


ID
1726438
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os diferentes tipos e níveis de relações estabelecidas entre os povos em situação de fronteira internacional no Brasil foram avaliados pelo Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira do Ministério da Integração Nacional, que criou uma tipologia das interações fronteiriças.

De uma forma geral, no caso da divisa Brasil-Paraguai, as relações e organizações sociais predominantes permitem uma classificação de suas interações nos seguintes tipos: 

Alternativas

ID
1726444
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma das mais complexas e desafiadoras áreas de fronteira no país é a região do cone sul-mato-grossense e um dos motivos para tal é o fato de que

Alternativas

ID
1726462
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

De uma forma geral, os jovens brasileiros, adultos e em idade de trabalhar, que emigram de suas colônias na fronteira com o Paraguai em direção aos estados de Mato Grosso do Sul (especialmente para Campo Grande), Paraná (sobretudo Fóz do Iguaçu) e São Paulo (capital) partem em busca de emprego no setor:

Alternativas
Comentários
  • Brasileiros com menos privilégios emigram para o paraguaí em busca de emprego, para isso, submetem-se à cargos com pouca qualificação técnica.

    LETRA D

    APMBB

  • alguem sabe me informar se consigo colar ou fazer pergunta nesse site


ID
1896232
Banca
FUNRIO
Órgão
Prefeitura de Itupeva - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

TEXTO

                                         DENGUE E VISTORIA


      As equipes de combate ao Aedes aegypti já vistoriaram 18,6 milhões de imóveis em todo país. O balanço é do segundo ciclo de campanha de caça ao mosquito, iniciado este mês. Mas nem todo mundo atendeu ao chamado dos agentes de saúde: muitos imóveis visitados estavam fechados ou os moradores não abriram suas portas. Até agora, a vistoria só aconteceu de fato em 33,4% do total de 67 milhões de residências que deveriam ser monitoradas.

      Nesse segundo ciclo de visitas, os agentes já visitaram 22,4 milhões de imóveis. Desses, 3,8 milhões não foram vistoriados, de acordo com informações do Ministério da Saúde. A abrangência das visitas também foi divulgada. Dos 5.570 municípios brasileiros, 4.438 já registraram as visitas no Sistema Informatizado de Monitoramento da Presidência da República (SIM-PR), segundo o novo balanço, concluído no dia 24. Os agentes de saúde encontraram focos de larvas de Aedes aegypti em 3,2% dos locais visitados.

A sigla PR se refere à Presidência da República; a sigla abaixo que não está corretamente ligada a um estado brasileiro é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C 

     

     

    PA - Pará 

    PR - Paraná

  • GABARITO:   "C"  PA – Paraná.
     

    Tá de Brincadeira que a FUNRIO cobrou uma questão dessas para PROCURADOR...

    Deve ter sido para não zerar!

    Tentando confundir o PARÁ (PA) com o PARANÁ (PR) ..

    Ai você estuda 1 , 2, 3 até mais anos para um concruso descente e se depara com uma questão dessas que o "concorrente" que não estudou a sério igual você, também acerta!


    É complicado meus caros...
    Fé na missão, vamos nessa!

  • Essa foi de graça.

    Paraná = PR

  • não pode ser.... deve ser brincadeira ou apenas testar a paciência do candidato que passou horas estudando regência ou coisa do tipo....

  • que questão de merda foi essa!?

     

  • Essa é nível ultra hardcore.

  • Meu sobrinho de 5 anos acertaria essa questão de geografia. Ele mora no PR.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk não creio

  • Questão Crefisa !  

  • E teve 140 erros até agora. 

  • o_O , sério ?

  • Não digo da dificuldade, mas sim da ridicularidade do assunto cobrado por essa questão, que ao meu ver, nada tem haver com aquele candidato que se preparou de verdade para a matéria de portugues.

  • nível "marrequinho da Sendas"

  • Questão mais do que ABSURDA , ela é tosca 

  • -"Moço que preguiça de fazer questão".
    -"Vou colocar essa aqui do livro do meu filho certeza que não vai ser sorteada kkkkkkkk"

  • 113 erros?

  • essa banca é comédia demais, uma hora ela viaja nas questões de interpretação, outra hora ela bota questão de geografia inserida em português e assim vai... Acho que esses examinadores devem fazer essa porra dessa prova fumando um e rindo da cara da galera

  • Se fazem a prova difícil demais vocês reclamam, se fazem uma questão errada reclamam mais (como se não fosse anular)... Aí vem uma questão dessa de graça e alguns reclamam da mesma forma, concurseiro é isso mesmo. Não existe isso de "a questão éstá fácil demais", qualquer questão tem que estar fácil para quem estuda, independente do nível da prova!

  • Prova para procurador: aquele que procura as coisas perdidas dos outros servidores. 

  • Paraná - PR

  • O MAIS PREOCUPANTE É O NÚMERO DE ERROS

  • Ai que vcs se enganam, pode parecer obvio mais garanto p vcs que muita gente não sabe esse tipo de coisa.


ID
1928545
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Apesar de ser estratégica para a integração sul-americana, a Faixa de Fronteira configura-se como uma região pouco desenvolvida economicamente, historicamente abandonada pelo Estado, marcada pela dificuldade de acesso a bens e serviços públicos, pela falta de coesão social, pela inobservância de cidadania e por problemas peculiares às regiões fronteiriças.

(Ministério da Integração Nacional. Faixa de fronteira, 2009. Adaptado.)

Sob o ponto de vista do território brasileiro, configuram exemplos de problemas peculiares às regiões fronteiriças

Alternativas
Comentários
  • A extensão da fronteira brasileira com os seus vizinhos latino-americanos chega a mais de 15 mil quilômetros, o que dificulta o controle e fiscalização dessa área. A falta da presença do Estado na região fronteiriça provoca diversos problemas como a entrada ilegal de migrantes, o tráfico de pessoas, o tráfico de drogas, comercialização de produtos ilícitos e falsificados, biopirataria, entre outros.
     A resposta correta é a letra D. 

  • O Brasil possui uma das maiores fronteiras do mundo com 23.086 km de fronteiras, sendo 15.719 km de fronteiras terrestres, é de se imaginar que o maior problema ligado a essas regiões é a falta de fiscalizações, principalmente sabendo que ao longo de toda a fronteira há apenas 23 postos oficiais de fiscalização da Polícia Federal, da Receita Federal e do Ministério da Saúde. Então, temos problemas diariamente com a entrada de estrangeiros clandestinos, de drogas e armas, assim como, o trafico de animais silvestres na região amazônica.

    Resposta Correta: Letra D

  • A extensão da fronteira brasileira com os seus vizinhos latino-americanos chega a mais de 15 mil quilômetros, o que dificulta o controle e fiscalização dessa área. A falta da presença do Estado na região fronteiriça provoca diversos problemas como a entrada ilegal de migrantes, o tráfico de pessoas, o tráfico de drogas, comercialização de produtos ilícitos e falsificados, biopirataria, entre outros.

     A resposta correta é a letra D. 


ID
1941265
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A região Centro-Oeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Sobre ela, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D 

     

     

    (a) A 1° região em superfície territorial é a região NORTE 

    (b) Tocantins pertence a região norte do País 

    (c) O Distrito Federal também pertence a região centro-oeste do País 

    (d) GABARITO 

    (e) Tocantins pertence a região norte e Minas Gerais pertence a região Sudeste. 

  •  a) Região Norte: Região de maior extensão territorial, com uma área de 3 853 327 quilômetros quadrados, abriga os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins, possui a menor densidade demográfica do país. Sua população total é de 15.864.454 habitantes.

     

     b) Região Centro-Oeste: abriga os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

     

     c) Região Centro-Oeste: abriga os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

     

     d) É formada pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal.

     

     e) Região Centro-Oeste: abriga os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

  • O Distrito Federal localiza-se na Região Centro-Oeste do território brasileiro, cuja capital, Brasília, abriga a sede do Executivo federal, a Câmara dos Deputados, o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal.

    O Distrito Federal não é um Estado e nem possui municípios, é um território autônomo composto por 30 Regiões administrativas (cidades-satélites); exceto Brasília, a capital federal e sede do governo do Distrito Federal.

  • Tem duas alternativas corretas. Letra C também está correta, já que o Distrito Federal não é estado.

  • Na verdade a alternativa não diz que o Distrito Federal é um estado, mas sim que além dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a região Centro-Oeste também é formada pelo Distrito Federal, que justamente não é um estado.

    Ou seja, a região Centro-Oeste é formada pelos estados e pelo Distrito Federal.

  • a)   A região Norte é a maior em termos territoriais. ITEM INCORRETO.

    b)  É composta pelos seguintes estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. Item incorreto.

    c)   ITEM INCORRETO.

    d)  ITEM CORRETO.

    e)   ITEM INCORRETO.

    Resposta: D

  • As cinco regiões do Brasil:

    Região Norte: Acre, Tocantins, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará e Amapá

    Região Nordeste: Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão;

    Centro-Oeste:  Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal;

    Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo;

    Região Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina;

  • A questão requer conhecimento das regiões do Brasil e seus respectivos estados.

    A)     Região Norte tem a maior extensão territorial.

    B)     Tocantins é um estado da região Norte.

    C)     E também pelo Distrito Federal.

    D)    É formada pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal.

    E)     Tocantins é um estado da região Norte e Minas Gerais da região Sudeste.

    Gabarito: Letra D.


ID
1968769
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Dentre as tentativas de integração econômica no continente americano, destaca-se a presença do MERCOSUL, caracterizado por ser um bloco

Alternativas
Comentários
  • GAB A

    MERCOSUL- mercado comum do Sul (OBSERVAÇÃO: mercado comum do sul é um objetivo futuro, que significa que pessoas, bens, capitais e serviços passarão) 

    -O lema oficial do Mercosul é "NOSSO NORTE É O SUL" e sua sede está localizada em Montevidéu, Uruguai. 

    -Fundadores: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina (os mesmos da guerra do Paraguai). 

    -Objetivo principal propiciar um espaço comum que gerasse oportunidades comerciais e de investimentos mediante a integração competitiva das economias nacionais ao mercado internacional. FONTE: MERCOSUL - Página oficial (mercosur.int) 

    • Foi criado oficialmente em 1991, na tentativa de aumentar a oferta de emprego e renda, melhorar a produtividade e intensificar as relações econômicas entre os países. 


ID
1974961
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA:

A dinâmica regional brasileira expressa as grandes tendências econômicas e demográficas de apropriação e valorização do território. O processo de integração nacional, impulsionado pela modernização industrial do Sudeste, não encontra a tradução precisa da divisão regional oficial. Essa lacuna foi preenchida pela proposta de divisão regional do país em três complexos regionais. A proposta, elaborada em 1967, pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, assentou-se em critérios diferentes daqueles que haviam orientado os técnicos do IBGE na delimitação das macroregiões oficiais. O geógrafo Pedro Pinchas Geiger baseou-se no:

Alternativas
Comentários
  • Questão mal escrita.

  • Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs uma divisão regional do país, em três Regiões Geoeconômicas ou Complexos Regionais.

    Esta proposta se baseia no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização. Dessa forma, ela busca refletir a realidade do país e compreender seus mais profundos contrastes. De acordo com Geiger, são três as regiões geoeconômicas: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.

    Essa organização regional favorece a compreensão das relações sociais e políticas do país, pois associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas e culturais.

    Diferentemente da divisão proposta pelo IBGE, os complexos regionais não se limitam apenas às fronteiras entre os Estados. Nessa regionalização, o norte de Minas Gerais, por exemplo, encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território mineiro está localizado no Centro-Sul.

    Essa organização regional é muito útil para a geografia, pois oferece uma nova maneira de entender a história da produção do espaço nacional.

  • Divisão de Pedro Geiger:

    Amazônia

    Nordeste

    Centro-sul

  • *A PRIMEIRA REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL FOI FEITA EM 1916 E FOI SE MODIFICANDO, para ser utilizada no ensino de geografia. Os critérios utilizados para esse processo foram apenas aspectos físicos – clima, vegetação e relevo. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Central, Norte Oriental, Oriental, Meridional.

    A PRIMEIRA REGIONALIZAÇÃO DO IBGE FOI EM 1940, levou em consideração os aspectos socioeconômicos, além dos físicos, era dividido em NORTE, CENTRO, NORDESTE, ESTE, SUL.

    em 1970, uma nova divisão oficial definiu o norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul, que se configura até hoje.

    - 1988 - IBGE - ATÉ OS DIAS ATUAIS - 5 regiões e NENHUM território (adequações da divisão de 1970)

    Critérios: Naturais e Socioeconômicos;

    Norte- sul – nordeste- centro oeste e sudeste.

    *Respeita os limites dos estados.

    Os limites das regiões sempre coincidem com os limites estaduais – não há estados em mais de uma região.

    Pedro Pinchas Geiger - 3 Regiões( 1967)

    Complexos Regionais sócios-econômicos.

    1.       Critérios: Econômicos, históricos e sociais.

    (1)    Amazônia, (2)Nordeste e (3)Centro Sul.

    *Não respeita os limites dos estados.

                   

    Milton Santos - 4 Regiões ( 1999)

    1.       Critérios: Técnicos, científicos e informacionais

    Região Amazônica, Região Nordeste, Região Centro-Oeste e Região Concentrada.

    -Não respeita o limite dos estados e regiões.


ID
2017627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca da formação territorial brasileira, julgue (C ou E) o item a seguir.

A partir da segunda metade do século XIX, a produção e o território se mecanizaram, de forma que às técnicas das máquinas circunscritas à produção sucederam as técnicas das máquinas incluídas no território.

Alternativas
Comentários
  • Correta.

    Esta afirmação encontra-se no capítulo II do livro: SANTOS, Milton. e SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

  • Certo. 

     

    A produção e a mecanização do território brasileiro só foram ocorrer, de fato, a partir dos anos 1930, devido às políticas industriais de Getúlio Vargas. No entanto, desde o século XIX, mesmo que de forma incipiente, foi possível observar pequenos focos de industrialização, principalmente devido à acumulação primitiva de capital dos cafeicultores (que possibilitou futuros investimentos na indústria), e devido à Tarifa Alves Branco, que ainda durante o império, aumentava os impostos de importação no Brasil.

     

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-de-geografia-cacd-2016-primeira-fase-corrigida-e-comentada/

  • Entendo a questão, como, primeiro vieram as máquinas incluídas no território, mecanizando-o, que iniciou-se principalmente na segunda metade do século XIX, que depois é substituído pelas máquinas que circunscrevem à produção que foi após a mecanização do território, o que parece mudar a partir da Segunda Guerra Mundial.

    "O fim do século XVIII e, sobretudo, o século XIX vêem a mecanização do território: o territó; rio se mecaniza. Podemos dizer, junto com Max. Sorre (1948) e André Siegfried (1955), que esse momento é o momento da criação do meio técnico, que substitui o meio natural. Já, hoje, é insuficiente ficar com essa categoria, e é preciso falar de meio técnico-científico-informacional, que tende a se superpor, em todos os lugares, ainda que diferentemente, ao chamado meio geográfico. A partir, sobretudo, do fim da Segunda Guerra Mundial, generaliza-se a tendência. Desse modo, as re­modelações que se impõem, tanto no meio rural, quanto no meio urbano, não se fazem de forma indiferente quanto a esses três dados: ciência, tecnologia e informação (M. Santos 1988). Isso traz, em consequência,mudanças importantes, de um lado na composição téc nica do território e, de outro lado, na composição or­gânica do território, graças à cibernética, às biotecno-logias, às novas químicas, à informática e à eletrônica.Isso se dá de forma paralela à cientifização do trabalho. O trabalho se torna cada vez mais trabalho científico e se dá também, em paralelo, a uma informatização do território. Pode-se dizer, mesmo, que o território se informatiza mais, e mais depressa, que a economia ou que a sociedade. Sem dúvida, tudo se informatiza, mas no território esse fenómeno é ainda mais marcante na medida em que o trato do território supõe o uso da informação, que está presente também nos objetos. Os objetos geográficos, cujo conjunto nos dá a configuração territorial e nos define o próprio território, são, cada dia que passa, mais carregados de informação." (Milton Santos - Técnica e Espaço)

  • Gabarito: CERTO

    "O texto dessa questão é retirado diretamente da página 35 do livro "O Brasil: território e sociedade no início do século XXI", de Milton Santos e Maria Laura Silveira. O argumento fundamental aqui é ue no período em tela (segunda metade do século XIX) implantam-se no território maquinário produtivo (o texto do livro dá o exemplo das usinas de açúcar), bem como o maquinário associado à circulação por meio da implantação das ferrovias e da navegação a vapor".

     

    Livro: 1.600 Questões Comentadas

  • primeiro que eu nem entendi oq a questão estava perguntando kkkk

  • Meu Deus, século XIX? Eu, quando li mecanização, relacionei com industrialização, mas eu estava errada. Entendi graças ao comentário da Lívia.

  • A crise política do Brasil se inicia com umas questões "PIFAS" para um cargo de DIPLOMATA.

    Até seu amigo que fica no Bar o dia inteiro acertaria essa. Questão dada é questão acertada.

    GAB. CERTO

  • Agricultura brasileira é tema recorrente e devido ao crescimento de sua participação na composição do Produto Interno Brasileiro vem se tornando uma atividade cada vez mais importante para o país e justamente por isso deve ser estudado com atenção. Sobre a modernização agrícola brasileira julgamos a afirmativa a seguir.

    Análise do item:

    Com o aumento dos preços e consumo de café no Hemisfério Norte a produção brasileira foi se modernizando a ponto de se tornar a atividade mais intensiva em técnica do país durante quase um século, o que confirma e explica melhor a afirmativa. 

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO





  • Significado de Sucederam:

    Sucederam vem do verbo suceder. O mesmo que: aconteceram, intercorreram, ocorreram, sobrevieram, seguiram, assumiram.

  • Para alguém vir até os comentários só para dizer que acertou e que a questão é fácil. Deve ser bem pequeno mesmo...


ID
2026468
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Europa Ocidental: a construção da unidade
A criação da República Federal Alemã (1949) reativou o temor francês do ressurgimento do nacionalismo alemão. Foi nessa atmosfera confusa e carregada que, em maio de 1950, foi apresentado o plano do ministro do exterior, Robert Schuman, de integrar as siderurgias francesa e alemã. O Plano Schuman previa a instituição de uma autoridade comum, supranacional, com poderes para coordenar o reerguimento da produção de carvão e aço nos dois países. Outros países poderiam aderir à iniciativa. O Tratado da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço - CECA foi assinado em 1951.
Adaptado de MAGNOLI, Demétrio. O mundo contemporâneo. São Paulo: Atual, 2004.

A criação da CECA deu origem a um conjunto de iniciativas de integração no continente europeu, dentre elas, as raízes da própria União Europeia.
O conceito fundamental nesse processo de integração entre Estados-Nacionais é:

Alternativas
Comentários
  • o processo de integração entre Estados-Nacionais é marcado pelo conceito de soberania compartilhada, fruto direto da idade contemporânea, da globalização e da aproximação e interdependência econômica entre os países.

    o processo de integração entre Estados-Nacionais é marcado pelo conceito de soberania compartilhada, fruto direto da idade contemporânea, da globalização e da aproximação e interdependência econômica entre os países.


ID
2153167
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Canal do Panamá é uma obra de engenharia das mais grandiosas. Tem 77 quilômetros de extensão e liga o oceano Atlântico ao Pacífico. Suas eclusas, que são uma espécie de elevador, levantam as embarcações até o lago Gatún, de onde se pode ir para um ou outro lado do continente. A construção dessa passagem que encurtaria as viagens, evitando as rotas mortíferas que passavam pelo cabo Horn ou pelo estreito de Magalhães, começou em 1881, mas os trabalhadores morriam como moscas por conta das febres tropicais, houve problemas de engenharia, e o projeto foi abandonado. Os Estados Unidos resolveram retomar o trabalho em 1904 e em dez anos terminaram as obras. O Canal foi inaugurado em 15 de agosto de 1914.
Adaptado de sindprevs-sc.org.br.

Passados mais de cem anos, o Canal do Panamá ainda impressiona os que observam seu funcionamento.
No contexto de sua inauguração, essa obra possuía o seguinte caráter estratégico:

Alternativas
Comentários
  • A questão menciona a construção do Canal do Panamá no final do século XIX e início do século seguinte. Os EUA assumiram a construção do referido canal com a ideia de expansão do comércio capitalista internacional, uma vez que liga os oceanos Atlântico e Pacífico.


ID
2286034
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre as características distintivas entre regiões homogêneas e funcionais, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Na Geografia quantitativa, a região passa a ser pensada como uma divisão de área definida a partir de critérios de homogeneidade e/ou de relações funcionais. Os “belts” ou “cinturões” da agricultura norte-americana são exemplos de regiões homogêneas (cinturão do trigo, cinturão do milho, etc.), enquanto as regiões de influência de cidades são exemplos de regiões funcionais.

     

    Região homogênea é aquela baseada na integração do território a partir de características uniformes. Os padrões estabelecidos podem ser a estrutura produtiva, a disponibilidade de recursos naturais, os aspectos físicos, e outros

     

    O termo Região Funcional não está relacionado com a função exercida por cada região (função industrial, comercial...) e sim com a área de influência de um local sobre o outro através do nível de relacionamento existente (fluxos).

     

    Gabarito D


ID
2286061
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A regionalização como forma de leitura geográfica do mundo tem sido um instrumento pedagógico que ressalta as diferenças e as variações entre realidades socioespaciais.

As afirmativas a seguir apresentam regiões do mundo e os aspectos que lhe são próprios, à exceção de uma. Assinale‐a.

Alternativas
Comentários
  • Qual é o erro da letra C?

    As maiores densidades populacionais do planeta se encontram lá.

    Os fluxos comerciais com o exterior são gigantescos, alguns dos maiores exportadores mundiais estão lá.

    O único país da Ásia do Pacífico que não se integra ao sistema capitalista mundial é a Coreia do Norte. Trata-se de uma exceção quase irrelevante frente a outros países que ocupam posições centrais nesse sistema, como Japão, Coreia do Sul, Taiwan, China.

  • anula já

  • Vejo que a questão torna-se certa ao analisar-mos Japão e China, tão somente; mas ao acrescentar-mos a Rússia, essas "elevadas densidades populacionais" torna-se forçada. (população atual: 144,3 milhões (2016) Banco Mundial)

  • Pessoal, questão no mínimo desatualizada.

    Vejamos:

    Sul da África: riquezas minerais, como o urânio e o diamante; a África do Sul, como potência regional emergente, é a economia mais desenvolvida do continente africano.

     

    Depois de perder a liderança para a Nigéria em 2014, África do Sul cai para 3º lugar entre maiores economias do continente; moeda fraca é grande responsável. (16 maio 2016, 17h43)

     A África do Sul, que já foi a maior economia do continente africano, perdeu o segundo lugar para o Egito e agora está em terceiro.

    A conclusão é de um post recente da consultoria KPMG com base em dados atualizados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em abril.

    A liderança segue com a Nigéria, alçada ao posto há dois anos após uma revisão estatística revelar que seu PIB era quase duas vezes maior do que se imaginava.

    https://exame.abril.com.br/economia/africa-do-sul-perde-posto-de-segunda-maior-economia-africana/

  • Acho que é letra C, pois além da Coreia do Norte, a China apresenta o socialismo chinês. Já que o capitalismo não é só um regime econômico, envolve relações políticas. 

  • A letra C está incorreta, além da Coreia do Norte existe a China (parte dela) Socialista.

    Porém a letra E também está errada, Africa do Sul deixou de ser a maior potencia do continente Aficano.


ID
2389462
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Santos (2001), propôs uma divisão regional do território brasileiro baseada, simultaneamente, numa atuação marcada pela difusão diferencial do meio técnico-científico informacional e nas heranças do passado. Assim, com sugestão para um debate, reconheceu a existência de quatro Brasis. Julgue os itens a seguir.

I) A região concentrada abrange os estados do sudeste e sul, em que a constituição do meio mecanizado se deu de forma pontual e pouco densa, apresentando aglomerações numerosas sendo sua urbanização, de modo geral, raquítica.
II) Região sudeste, em que apresenta as maiores taxas de urbanização e industrialização do país.
III) A região Centro-oeste é constituída pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, e é uma área de “ocupação periférica” recente.
IV) A Amazônia é uma região de rarefações demográficas herdadas e baixas densidades técnicas.
V) O Nordeste apresenta numerosos núcleos urbanos em virtude da baixa mecanização do território, sua densidade é relativamente importante, mas a taxa regional de urbanização é baixa.

Assinale a alternativa que contem as afirmações CORRETAS.

Alternativas

ID
2412052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação aos processos de regionalização no Brasil e no mundo, julgue o item subsequente.

Na década de 40 do século XX, quando se estabeleceram as primeiras divisões regionais oficiais, o sudoeste industrial exercia amplo domínio sobre as demais regiões do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • A primeira proposta de divisão regional do Brasil surgiu em 1913, para ser utilizada no ensino de geografia. Os critérios utilizados para esse processo foram apenas aspectos físicos – clima, vegetação e relevo. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Central, Norte Oriental, Oriental, Meridional.

  • A região Sudeste só passa a fazer parte da divisão oficial em 1969. Na década de 1940, os estados de industrialização mais avançada estavam divididos entre as regiões Sul e Leste. Tampouco cabe falar em "sudoeste industrial", como aparece na questão.

  • Em 1970, o Brasil recebeu o desenho regional atual. Foi criada a região Sudeste, composta pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, sendo agrupados a Minas Gerais e Espírito Santo. O Nordeste recebeu Bahia e Sergipe. Todo o território de Goiás, ainda não dividido, pertencia ao Centro-Oeste. Mato Grosso foi dividido alguns anos depois, dando origem ao estado de Mato Grosso do Sul.

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-processo-divisao-regional-territorio-brasileiro.htm

  • acredito que o erro da questão esteja também  em " amplo domínio sobre as demais regiões do Brasil " uma vez que nesse período verifica-se o conceito  de "arquipélagos econômicos", dado a inexistência de uma integração Nacional, tal qual vai ocorrer na segunda metade do século XX, quando o CentroSul passa exercer papel de centro em relação ao Norte Nordeste  (periferia), este fornecedor de matéria prima e mercado consumidor, aquele como centro dispesor de produtos induatrializados.

  • Sudoeste. Não.

  • Tá tudo errado.

    1. A divisão é dos anos 70.

    2. O domínio da região sudeste é do tempo da rep. velha.

    3. A região é sudeste.

  • (...) É, entretanto, apenas no início da décadade 40 que a questão da divisão regional ganha novas contribuições teóricas e metodológicas, responsáveis pela elaboração da primeira divisão oficial do Brasil em Grandes Regiões.

     

    No final da década de 30 e princípios dadécada de 40, o IBGE, através de seu órgão especializado, o Conselho Nacional de Geografia -CNG- encetou uma campanha no sentido de que fosse adotada, para fins práticos e, sobretudo, estatísticos, uma única divisão regional para o País, exceto para alguns casos muito específicos.Tal campanha encerrou-se com a Circular n° 1 de 31 de janeiro de 1942 da Secretariada Presidência da República, determinando que fosse adotada em todos os ministérios. 

     

    (....)

     

    A proposta apresentada por Fábio deMacedo Soares Guimarães, de modo semelhante à de Delgado de Carvalho, servia-se da posição geográfica para nomear as Grandes Regiões e encontrava,também, o embasamento para definir as mesmas nas condições naturais do território. Prevalecia, dentro de um quadro de inter-relações das condições físicas, principalmente do clima, da vegetação e do relevo, a noção de fator dominante - a chamada nota característica da região

     

    A primeira divisão regional oficial sofreria duas alterações, devido às modificações ocorridas na divisão territorial do País. A primeira, em 1942/1943, ocorreu com a criação de novas unidades político-administrativas - os territórios federais - que passaram a fazer parte da União Território de Fernando de Noronha (1942), incluído na Região Nordeste; Guaporé, Rio Branco e Amapá(1943), incluídos na Região Norte; Iguaçu (1943), incluído na Região Sul; e Ponta Porã (1943), incluído na Região Centro-Oeste.

     

    A segunda modificação ocorreu em1946, com a extinção dos Territórios Federais de Iguaçu e Ponta Porã. 

     

    Assim, após essas alterações realizadas por determinação constitucional, em 1943 e 1946, a divisão regional assim se apresentava:

     

    Região Norte:

    Estados do Ama-zonas e Pará, Territórios do Acre, Amapá,Rio Branco e Guaporé;

     

     Região Nordeste:

    Ocidental- Estados do Maranhão e Piauí;

    Oriental -- Estados do Ceará, Rio Grande do Norte,Paraíba, Pernambuco e Alagoas eTerritório de Fernando de Noronha;

     

    Região Leste:

    Setentrional - Estados de Sergipe e Bahia;

    Meridional - Estados de Minas Gerais, EspíritoSanto, Rio de Janeiro e Distrito Federal (a partir de 1960, transformado em Estado da Guanabara). 

     

    Região Sul:

    Estados de São Paulo,Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; e

     

    Região Centro-Oeste:

    Estados de Mato Grosso e Goiás (e, a partir de 1960, o Distrito Federal).

     

    Esta primeira divisão regional oficial pode ser considerada, sob o ponto de vista da abordagem metodológica, como empirista, visto ter sido o conhecimento do real, do objeto, no caso, o Território Nacional, que serviu de base para a referida divisão. 

     

    https://pt.scribd.com/doc/71352659/A-divisao-regional-brasileira

     

  • A primeira divisão regional no Brasil foi elaborada em 1942. As unidades federadas foram agrupadas em macrorregiões.

    Porém, em 1970, uma nova divisão oficial definiu o norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul, que se configura até hoje.

  • Como os atuais estados do Sudeste foram os maiores beneficiados no período da industrialização do Brasil, especialmente São Paulo e Rio de Janeiro, temos que, na regionalização de 1941 do IBGE, o Sul seria a principal região em termos industriais.

    Observe que nem na classificação de 1941 nem na de 1945 há o Sudoeste, o que também torna o item incorreto.

    Resposta: Errado

  • é Sudeste. Nao sudoeste.

  • A atual regionalização do Brasil é fruto do avanço de pesquisas anteriores que defenderam diversas formas de dividir o país em regiões no passado. As regiões servem para efeito de estudos científicos, fins educacionais e de planejamento governamental. Em seu estudo, é necessário conhecer quais são as regiões, suas principais características e a diferenciação entre elas.
    Análise do item:

    O Brasil já possuiu diversas formas anteriores de regionalização já que este processo está ligado principalmente a administração do território. Assim, desde as capitanias hereditárias, passando por divisões mais recentes chegamos ao século XX onde foram produzidas várias formas de dividir o país. Na década de 40 se produziu uma regionalização que substituiu a anterior de 1913 e nesse momento o atual sudeste ainda não era plenamente industrializado e não exercia um domínio tão grande assim sobre a economia nacional.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO


  •  em 1942, à agregação de Unidades da Federação em Grandes Regiões definidas pelas características físicas do território brasileiro e institucionalizadas com as denominações de: Região Norte, Região Meio- Norte, Região Nordeste Ocidental, Região Nordeste Oriental, Região Leste Setentrional, Região Leste Meridional, Região Sul e Região Centro-Oeste. Em consequência das transformações ocorridas no espaço geográfico brasileiro, nas décadas de 1950 e 1960, uma nova divisão em Macrorregiões foi elaborada em 1970, introduzindo conceitos e métodos reveladores da importância crescente da articulação econômica e da estrutura urbana na compreensão do processo de organização do espaço brasileiro, do que resultaram as seguintes denominações: Região Norte, Região Nordeste, Região Sudeste, Região Sul e Região Centro-Oeste, que permanecem em vigor até o momento atual.


ID
2412058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação aos processos de regionalização no Brasil e no mundo, julgue o item subsequente.

Atualmente, divide-se a economia mundial em países desenvolvidos, emergentes e menos desenvolvidos, sendo os conceitos de emergente e subdesenvolvimento similares.

Alternativas
Comentários
  •  Países subdesenvolvidos possuem significativos problemas sociais e expressiva desigualdade social, além de limitada capacidade de autonomia e desenvolvimento tecnológico e estrutural já os emergentes são aqueles países que apresentam quadros de crescimento econômico prósperos e características socioeconômicas que diferenciam esses países das demais economias periféricas. E por isso não podem ser considerados similirares/parecidos. 

  • De maneira mais simples... os países emergentes são aqueles subdesenvolvidos que apresentam, pelo menos em tese, as mais altas taxas de crescimento econômico. Dentro desse contexto, destacam-se os BRICS (Brazil, Russia, India, China and South Africa).

  • ERRADO

    Atualmente, divide-se a economia mundial em países desenvolvidos, em desenvolvimento e países subdesenvolvidos. O erro da questão está em afirmar que os conceitos de emergente e subdesenvolvimento são similares. Na verdade o conceito de emergente e em desenvolvimento é que são similares.

    O termo "país emergente" bastante utilizado na década de 1990, descrevia países em desesenvolvimento: entre eles, países da América Latina, do Leste Europeu, do Sudeste Asiático e da África. Na década de 1980, eles eram chamados de países do terceiro munto. Hoje esse países são classificados como países em desenvolviento (países recentemente industrializados) e países subdesenvolvidos (paises menos industrializados)

    Educa Brasil

  • emergente tá começando a engatar e o subdesenvolvido ainda tá no limbo.



    PM_ALAGOAS_2018

  • Desenvolvimento e emergente são conceitos similares.

  • Sobre a diferenciação de países com base em critérios econômicos julgamos a afirmativa a seguir.

    Análise do item:

    A antiga nomenclatura que diferenciava desenvolvidos de subdesenvolvidos atribuía as nações um status permanente de desenvolvimento econômico não retratando os processos de modificação estrutural pelos quais os países passam e podem alterar suas situações. Assim, são consideradas nações emergentes as que conseguem melhorar seus indicadores socioeconômicos enquanto a nomenclatura subdesenvolvido caiu em desuso sendo substituída pelo termo nação em desenvolvimento.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO


  • O Brasil outrora era um País Emergente de fato. Hoje é só em teoria.


ID
2412136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    No atual período histórico, caracterizado pela forte internacionalização do modo de produção capitalista, importantes transformações de ordem técnica, política e econômica têm promovido intensa reestruturação produtiva e regional do Brasil e do mundo. A intensificação do poder das empresas transnacionais sobre o espaço mundial é uma dessas manifestações.

Iná Elias de Castro. Política pública e conflito no espaço urbano.

In: GEOgraphia, ano 18, n. º 36, 2016 (com adaptações).

Considerando esse texto, julgue o item a seguir. 
A divisão regional do Brasil em cinco macrorregiões de planejamento é uma referência para o ensino de geografia atualmente. Entretanto, para a compreensão das dinâmicas atuais de uso e reorganização do território nacional, é necessário abordar as novas regionalizações, como a divisão por complexos regionais (Amazônia, Nordeste e Centro-Sul) e a divisão em quatro regiões (Concentrada, Centro-Oeste, Amazônia e Nordeste).

Alternativas
Comentários
  • Ao contrário da divisão regional oficial, esta regionalização não foi feita pelo IBGE. Ela surgiu com o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger no final da década de 60, nela o autor levou em consideração o processo histórico de formação do território brasileiro em especial a industrialização, associado aos aspectos naturais.

    A divisão em complexos regionais não respeita o limite entre os estados. O Norte de Minas Gerais encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território mineiro encontra-se no Centro-Sul. O leste do Maranhão encontra-se no Nordeste, enquanto o oeste encontra-se na Amazônia. O sul de Tocantins e do Mato Grosso encontra-se no Centro-Sul, mas a maior parte desses estados pertencem ao complexo da Amazônia. Como as estatísticas econômicas e populacionais são produzidas por estados, essa forma de regionalizar não é útil sob certos aspectos, mas é muito útil para a geografia, porque ajuda a contar a história da produção do espaço brasileiro.

  • Denominar uma região de "Concentrada" é correto?

     

  • CORRETO!

  • Nunca li sobre a denominação de "concentrada" para uma região. Questão interessaante. 

  •  

     

    Sobre a classificação de Milton Santos, que menciona a Região Concentrada:

    http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1551&evento=5

  • Em 1979, o geólogo Milton Santos prôpos uma nova divisão das regiõs do Brasil, tendo em vista de que a abordagem anterior separavam as regiões devido ao seu clima e vegetação. Hoje, vendo que a maioria dessas regiões perderam grande parte das  suas vegetações características, Milton Santos, nessa nova abordagem apontou como  CONCENTRADA (  REGIÕES- SUL E SUDESTE),  essas que concentram  os meios: técnicos-científicos e infomacionais, como também as que detem  a  maior parte da economia do país.

    Exemplo:  São Paulo que é responsável, sozinho, por 33,1 % de todo o PIB Nacional.

    REGIÕES CONCENTRADAS ( RIO GRANDE DO SUL, SANTA CATARINA, PARANÁ, SÃO-PAULO E MINAS GERAIS ).

  • Primeiro - Uma das várias regionalizações existentes sobre o território brasileiro é a regionalização geoeconômica, que divide o país em três grandes complexos regionais: o Centro-Sul, o Nordeste e a Amazônia.
    Essa divisão caracteriza-se por não considerar a divisão política entre estados ou municípios, obedecendo somente a critérios econômicos e sociais. Tal divisão é importante no sentindo de facilitar a compreensão acerca das relações de ligação e interdependência no território brasileiro.
    .
    Segundo - O critério principal da regionalização proposta por Milton Santos e Maria Laura Silveira foi o “meio técnico-científico-informacional”, isto é, a informação e as finanças estão irradiadas de maneiras desiguais e distintas pelo território brasileiro, determinado “quatro brasis”: - Região Amazônica - inclui os estados do Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia. Baixas densidades técnicas e demográficas. Região Nordeste - inclui os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia - primeira região a ser povoada, apresenta uma agricultura pouco mecanizada se comparada à Região Centro-Oeste e à região Concentrada. Região Centro-Oeste - inclui Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do sul e Tocantins,apresenta uma agricultura globalizada, isto é, moderna, mecanizada e produtiva. Região Concentrada - inclui Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é a região que concentra a maior população, as maiores indústrias, os principais portos, aeroportos, shopping centers, supermercados, as principais rodovias e infovias, as maiores cidades e universidades.
    .

    Leia mais: http://www.getulionascimento.com/news/complexos-regionais/
    Leia mais: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1551&evento=5

  • Vivendo e aprendendo com uma questão como essa. Acompanhando...

  • Gab: Certo


    I) IBGE (5): Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste

    II) COMPLEXOS GEOECONÔMICOS (3): Nordeste, Amazônia e Centro-Sul

    III) MEIO TÉCNICO CIENTÍFICO-INFORMACIONAL (4): Amazônia, Nordeste, Centro-Oeste e Concentrada

  • Pedro Pinchas Geiger - divisão por complexos regionais.

    Amilton Santos- Meio Técnico-científico.

    GAB. CORRETO

  • 3 IMPORTANTES DIVISÕES PARA SE LEVAR PARA PROVA.

    · IBGE (1988) – Critérios fisiógraficos OFICIAL

     ↳ (5 macrorregiões – Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-Oeste)

    · COMPLEXOS GEOECONÔMICOS – Pedro Pinchas Geiger

     ↳ (3 Macrorregiões – NordesteS, AmazôniaS, Centro-Sul)

    · MEIO TECNICO-CIENTIFICO-INFORMACIONAL – Milton Santos

     ↳ (4 Macrorregiões – Amazônia, Nordeste, Centro-Oeste, Concentrada)

  • A questão elaborada pela banca pede para o candidato julgar a afirmação sobre as regionalizações brasileiras e os critérios utilizados na divisão regional do Brasil.
    Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato saiba quais são as regionalizações mais conhecidas do Brasil e quais os critérios utilizados em divisões regionais elaboradas para analisar o país de forma mais específica, como a divisão feita por complexos regionais (Amazônia, Nordeste e Centro- Sul) e a divisão em quatro regiões (Concentrada, Centro-Oeste, Amazônia e Nordeste).
    A divisão regional do IBGE, que é bastante utilizada em livros didáticos e em assuntos administrativos do país, atualmente divide o Brasil em cinco regiões: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. 
    Entretanto, essa regionalização não considera alguns critérios e diferenças específicas, como por exemplo, a região Oeste do Maranhão que tem o clima, a vegetação e sua economia mais vinculada à Região Norte. Outro exemplo é a região Norte de Minas, que tem um clima seco, e a vegetação da caatinga, bastante presente na Região Nordeste. Portanto, tendo em vista essas particularidades, outras regionalizações foram propostas no intuito de analisar mais especificamente, considerando o conceito de região, critérios socioeconômicos e físico-naturais presentes em todo o território brasileiro.
    Uma dessas regionalizações propostas é divisão do Brasil em complexos regionais que foi criada pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, na década de 1960. Essa divisão considerou os aspectos naturais e socioeconômicos do país, dividindo o mesmo em três regiões: Região Amazônica, Região Centro-Sul e Região Nordeste, conforme contido no mapa abaixo:
    MAPA DOS COMPLEXOS REGIONAIS


    Complexos regionais do Brasil - Regiões geoeconômicas - Geografia -  InfoEscola
    Fonte: Infoescola

    Nessa regionalização nota-se que a Região Amazônica engloba toda a região Norte, a região centro-oeste do Tocantins, a porção centro-norte do Mato Grosso e a faixa oeste do Maranhão. Essa divisão leva em conta a grande abundância e diversidade natural encontrada na Floresta Amazônica, uma extensa rede fluvial e a predominância de atividades como o extrativismo mineral e vegetal, as indústrias (presentes em grande parte na Zona Franca de Manaus) e a agropecuária.
    Já a Região Centro-Sul engloba toda a Região Sul e Sudeste, Goiás, Mato Grosso do Sul, a maior parte de Minas Gerais, a porção centro-sul do Mato Grosso e o Sul do Tocantins. Essa divisão caracteriza-se por ser a região mais povoada e desenvolvida economicamente e industrialmente, onde situam-se os grandes centros de gestão política e econômica, e grande parte da infraestrutura de transporte do país que conta com vários aeroportos, rodovias, ferrovias e portos.
    Por fim, temos a Região Nordeste que engloba quase toda a região homônima da regionalização proposta pelo IBGE, além da porção leste do Maranhão e o extremo norte de Minas Gerais. Essa região se caracteriza por ser a primeira área a ser explorada pelos europeus, uma economia que atualmente se baseia na agropecuária, no forte turismo litorâneo e na industrialização presente em cidades médias da região. 
    Outra regionalização que leva em conta outros critérios presentes no território brasileiro, é a divisão em "quatro brasis" proposta pelos geógrafos Milton Santos e pela professora Maria Laura Silveira, no ano de 2001, conforme contido no mapa abaixo:
    MAPA DOS "QUATRO BRASIS" PROPOSTA POR MILTON SANTOS E MARIA LAURA SILVEIRA

    Fonte: Cola da Web.

    O principal critério utilizado é o "meio técnico-científico-informacional" presente no país. Para os autores que elaboraram essa regionalização, a circulação da informação e das finanças ocorrem de maneira diferente em todo o território brasileiro, o que formam então "quatro brasis" diferentes. Portanto, há quatro regiões baseadas nesse critério: a Região Amazônica, a Região Nordeste, a Região Centro-Oeste e a Região Concentrada.
    A Região Amazônica abrange os estados do Norte do país, com exceção do Tocantins, e tem como característica principal a baixa densidade demográfica, reduzida concentração urbana e presença marcante de atividades tradicionais distantes da era moderna e tecnológica que o território brasileiro passa atualmente.
    Já a Região Nordeste que compreende todos os estados do Nordeste brasileiro, tem como característica o seu povoamento, que foi antigo, e uma descontínua instalação de infraestruturas e redes por seu território.
    A Região Centro-Oeste que compreende todos os estados do Centro-Oeste, além do Estado do Tocantins, se apresenta como uma área de ocupação periférica no país e com um certo distanciamento entre seus núcleos urbanos. Além disso, é uma região que possui bastante destaque na agropecuária modernizada.
    Por fim, temos a Região Concentrada que abrange todos os estados do Sudeste e Sul do país, é onde há a maior densidade demográfica, um maior desenvolvimento da ciência e da tecnologia e uma expressão mais marcante do meio técnico-científico-informacional no país.
    Portanto, é importante destacar que a divisão administrativa do IBGE que divide o país em cinco regiões não é o suficiente para entender toda a complexidade e diferença existente em território brasileiro. Sendo assim, torna-se importante a regionalização dos complexos regionais - que leva em conta os critérios físicos e socioeconômicos do país - e a regionalização dos "quatro brasis" que considera o grau de intensidade do meio técnico-científico-informacional presente no país.
    Sendo assim, a questão está CERTA.


    Gabarito do Professor: CERTO.



ID
2414269
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      As propostas de regionalização do Brasil vão aos poucos evoluindo dentro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território, é possível identificar a evolução das grandes regiões do Brasil, segundo o IBGE, no período de 1940 a 1990. Nessa evolução, o conceito de região natural cede lugar ao de região homogênea definida, segundo a combinação de aspectos físicos, humanos e econômicos. Na regionalização do IBGE, os limites das regiões obedecem aos limites dos estados.

Romana Leite e Cármen Silva. Oficina cartográfica como elo para a prática de formação. XVI Encontro Nacional dos Geógrafos. Porto Alegre, 2010. Internet: <www.agb.org.br>  (com adaptações).

Tendo o texto como referência inicial, julgue o próximo item.

O desmembramento de Tocantins, formado por áreas anteriormente pertencentes a Goiás, foi definido pela CF, que determinou a manutenção da nova unidade federada na região Centro-Oeste. Lei federal posterior, homologada pelo IBGE, definiu sua mudança para a região Norte.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADA

     

    A Conorte apresentou à Assembléia Constituinte uma emenda popular com cerca de 80 mil assinaturas como reforço à proposta de criação do Estado. Foi criada a União Tocantinense, organização supra-partidária com o objetivo de conscientização política em toda a região norte para lutar pelo Tocantins também através de emenda popular. Com objetivo similar, nasceu o Comitê Pró-Criação do Estado do Tocantins, que conquistou importantes adesões para a causa separatista. "O povo nortense quer o Estado do Tocantins. E o povo é o juiz supremo. Não há como contestá-lo", reconhecia o governador de Goiás na época, Henrique Santilo. ( SILVA, 1999, p.237)

     

    http://seden.to.gov.br/desenvolvimento-da-cultura/tocantins---historia/l-criacao-do-estado-do-tocantins---1988/

  • "Uma nova tentativa de emancipação foi durante a Assembleia Nacional Constituinte, que estabeleceu, no Artigo 13 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, as condições para a criação do novo estado no bojo de uma reforma que extinguiu os territórios federais existentes e concedeu plena autonomia política ao Distrito Federal.

    Em 5 de outubro de 1988, o norte de Goiás finalmente foi emancipado, passando a se chamar Tocantins, inserido na Região Norte. Em 1º de janeiro de 1989, o novo estado foi oficialmente instalado.[12] O girassol tornou-se a planta-símbolo do estado. Sua flor amarela, aberta em várias pétalas, simboliza o sol que nasce para todos. As cores oficiais do estado são o amarelo, o azul e o branco."

    Fonte: Wikipedia.

     

    Ou seja, ao deixar de ser Território e se tornar Estado na Constituição de 1988, Tocantins já foi criado pertencendo ao Norte do país.

  • Uma vez que o Governo Vargas dava os primeiros passos para moldar o que seria a “identidade nacional”, o mesmo tratou de estudar e conhecer melhor o território brasileiro. Criado em 1937, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), propôs a primeira regionalização oficial do Brasil na década de 1940. Esta classificação considerava tanto os critérios físicos quanto antrópicos, sendo portanto, bastante inovadora. Após décadas de reformulações, as últimas alterações ocorreram em 1988, quando Tocantins separou-se de Goiás e passou a integrar a Região Norte.

     

    Fonte: PDF Estratégia.

  • TOCANTINS ESTA NA REGIÃO NORTE

  • Lei Federal homologada pelo IBGE é de morte!!! Questão erradíssima!

  • Tocantins pertence a Região Norte

  • A questão da banca solicitada ao candidato faz uma asserção acerca da história da criação do Estado do Tocantins, que ocorreu em 1988.
    Para julgar a questão como errada ou certa, é importante que o candidato conheça um pouco do processo burocrático que desencadeou na criação do estado, além de entender um pouco do contexto histórico que levou a separação do Tocantins em relação ao estado de Goiás.
    A ideia da criação de um estado autônomo e separado do Sul de Goiás (região mais desenvolvida e povoada) desde seus primórdios, já perdurava entre a população do Norte de Goiás há muito tempo. 
    Na época do ciclo do ouro que ocorreu no século XVIII na capitania de Goyaz, a região Norte se destacava por possuir muitas minas auríferas, como nos arraiais de Arraias e Natividade, que são algumas das cidades mais antigas do Tocantins.
    Entretanto, com a decadência da economia do ciclo do ouro, a região do Norte goiano ficou totalmente isolada economicamente e culturalmente da porção sul do território goiano, sendo visto como uma região pobre, atrasada e de involução social.
    Com o passar das décadas, o Norte Goiano, aos poucos, foi se integrando nacionalmente a partir da agropecuária. Contudo, a região foi desenvolvendo laços econômicos e culturais mais próximos com as capitanias de Grão-Pará (atual Pará) e Maranhão, o que o aproximou mais com a região Norte do país do que com a própria região Sul de seu próprio estado.
    Com esse distanciamento socioeconômico do Sul de Goiás, vários movimentos separatistas ocorreram buscando o desmembramento da região e a criação de um novo Estado. Esse desejo só ocorreu em 1988, de acordo com o Artigo 13 da Constituição de 1988 no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias:
    Art 13. É criado o Estado do Tocantins, pelo desmembramento descrito da área descrita neste artigo, dando-se sua instalação no quadragésimo sexto dia da eleição, mas não antes de 1° de janeiro de 1989.
    No primeiro parágrafo do mesmo artigo citado, ainda é definido:

    § 1 - O Estado do Tocantins integra a Região Norte e limita-se com o Estado de Goiás pelas divisas dos Municípios de São Miguel do Araguaia, Porangatu, Formoso, Minaçu, Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Campos Belos, conservando a leste, norte e oeste as divisas atuais de Goiás com os Estados da Bahia Piauí, Maranhão, Pará e Mato Grosso. 
    Portanto, a asserção está ERRADA, pois a definição da região do novo Estado do Tocantins foi definida no mesmo momento que a Constituição Federal legitimou a criação dessa nova unidade federativa, e não um ano depois, conforme descrito na afirmação contida no enunciado.
    Além disso, o IBGE não tem competência de homologar leis para a Constituição Federal.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
     

ID
2501110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando a tríade cidade, ambiente e cultura, julgue (C ou E) o seguinte item.


No cerne de uma nova regionalização brasileira, catalisada pelo poder estratégico-econômico do Sudeste e do Sul, populações indígenas e quilombolas do Centro-Oeste e do Norte têm migrado para cidades do campo daquelas regiões, tornando-se a mão de obra qualificada nesses novos centros.

Alternativas
Comentários
  • ​Mesmo após o período de colonização e da abolição da escravidão a população indígena continua sendo dizimada​. 
    Prova disso, é o massacre dos Índios Kanamari, em fevereiro de 2017 na segunda maior Terra Indígena do Brasil, que vitimou entre 9 a 18 pessoas. A tribo Warikama Djapar aponta um grande proprietário de terras como o mandante.​
    Fonte: http://justificando.cartacapital.com.br/2017/07/27...​

    Logo, o índios são vistos como uma ameça aos grande proprietários, pois esses revindicam a remarcação de terras, invadem fazendas e não aceitam ser mão-de-obra do agronegócio.

  • esse é o erro:

     

    populações indígenas e quilombolas do Centro-Oeste e do Norte têm migrado para cidades do campo daquelas regiões, tornando-se a mão de obra qualificada nesses novos centros.

     

    não combinam...

     

  • PAREI DE LER NO  indígenas e quilombolas do Centro-Oeste KKKK

  • DEUS É BOM!

     

    CAVEIRA PM-MA 

  • Populações indígenas e quilombolas ainda sofrem com os problemas sociais herdados do processo de colonização. Mesmo saindo de suas comunidades em busca de melhores condições de vida o ingresso nos grandes centros urbanos, por via de regra, não proporciona imediata integração. Nem tampouco melhores condições materiais, acesso à instrução formal e ingresso aos postos de trabalho melhor qualificados. Pelo contrário. Experimenta-se o quadro desigual das cidade agravando ainda mais o mesmo.
  • Errado 

     

    A questão está em parte errada, pois há sim a migração, mas os índios não são mão de obra qualificada, quando migram são segregados. vide texto abaixo:

     

    Apesar da migração indígena para as cidades ser um fenômeno recente no Brasil, o presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Marcio Augusto Meira, alertou sobre o crescente número de aborígenes nas cidades do país.

     

    "A maior parte da população indígena ainda vive (...) em seus territórios tradicionais. Mas, as cidades brasileiras estão cada vez mais recebendo povos indígenas", apontou Meira durante um seminário sobre o tema no quinto Fórum Urbano Mundial, com sede nesta cidade-balneário.

     

    Os aborígenes tentam os centros urbanos para estudar ou ter acesso a direitos que só as cidades oferecem, assinalou o presidente da FUNAI. Acabam deixando suas áreas ancestrais e migram par as cidades por fatores como invasão de suas terras, guerras ou em busca de melhores oportunidades -referiu-, mas ao chegar nos novos territórios encontram dificuldades para se fixar e terminam vivendo em favelas.Nesses lugares precários e sem segurança, advertiu Lalande, boa parte deles ficam a mercê dos bandidos e do tráfico de pessoas com fins sexuais.

     

    FONTE: https://pib.socioambiental.org/en/noticias?id=81405


     

  • Marquei errado assim que li "quilombolas". 

  • Mão de obra qualificada? indígenas e quilombolas ?? forçou muito a quetão

  • A questão acima pede para o candidato julgar uma afirmativa que trata sobre uma possível migração de povos indígenas e quilombolas para as regiões Sul e Sudeste.
    Para responder corretamente a questão, o candidato precisa saber o que são povos quilombolas, sua forma de vida atualmente e suas semelhanças com o modo de vida dos indígenas, além de entender a dinâmica das cidades do campo das regiões citadas no enunciado.
    Os Quilombolas são os povos descendentes e remanescentes de famílias e comunidades de escravos fugitivos, entre o século XVI e o ano de 1888 (quando foi assinada a abolição da escravatura) aqui no Brasil. Presentes em todo o território brasileiro e detentores de uma rica e vasta cultura, os quilombolas atualmente enfrentam dificuldades no acesso à saúde e à educação.
    Existe uma grande semelhança nos costumes e nas culturas entre as populações indígenas e quilombolas. Ambos os grupos vivem de maneira rudimentar, simples e são bastante integrados à vida na natureza, onde tiram maior parte de seus sustentos. Entretanto, o avanço da urbanização, da fronteira agrícola nos biomas brasileiros e do extrativismo predatório vêm ameaçando o modo de vida dessas comunidades e suas respectivas preservações.
    Os indivíduos pertencentes a esses grupos que tentam se integrar a uma vida urbanizada e a sociedade globalizada sofrem bastante dificuldade nesse processo de incorporação ao modo de vida urbano. Esse problema decorre da falta e/ou ineficiência do poder público de oferecer uma educação digna e integradora a indígenas e quilombolas. Prova disso é que apenas 0,52% das vagas ofertadas em universidades públicas, segundo o MEC, são ocupadas por esse grupo, o que mostra que a integração desses povos ainda é uma questão longe de ser resolvida.
    E se tratando do meio agrário que atualmente está bastante mecanizado, a oferta de empregos diminui drasticamente, e além disso pouco emprega aqui no Brasil.
    Portanto a afirmativa está errada por duas questões bem centrais já pontuadas ao longo da explicação: primeiro não há um acesso digno a educação por parte de Quilombolas e Indígenas, o que inviabiliza suas qualificações profissionais; segundo porque o campo da região Sul e Sudeste, dependendo da região, são especializados em produção de gêneros agrícolas, mas como há o processo de desemprego estrutural (quando o homem é substituído pela máquina) é muito improvável pensar em uma migração desses povos para essas regiões.
    Sendo assim, a afirmação está ERRADA.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • INDIOS MIGRANDO COM MÃO DE OBRA QUALIFICADA Ñ


ID
2533132
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Desde o fim da Guerra Fria, várias propostas de regionalização do mundo têm sido questionadas quanto à sua validade no mundo contemporâneo. A proposta que regionaliza o mundo entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, por exemplo, é questionada pois

Alternativas
Comentários
  • A Teoria da Regionalização Mundial tem por objetivo identificar grandes áreas do planeta com características próximas, no que diz respeito à população e a economia, ou ainda, semelhanças na Formação Sócio-Econômica-Espacial. 

     

    Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos - O economista Joseph Alois Schumpeter (1883-1950) foi um dos precursores desta proposta de regionalização. Ele propôs o conceito de desenvolvimento econômico condicionado às idéias de inovação tecnológica e da ruptura do “fluxo circular”. Schumpeter privilegiou a atuação do empreendedor, do inovador na superação da condição de pobreza, da precariedade. Assim estabeleceu a divisão do mundo entre aqueles que se desenvolveram e os que supostamente poderiam se desenvolver.

     

    O termo subdesenvolvimento surgiu à partir da Segunda Guerra Mundial e foi amplamente utilizado para designar nações que necessitavam evoluir nos aspectos econômicos, sociais e produtivos. No entanto esta classificação, embora muito utilizada, possui alguns problemas:

     

    Países apresentam níveis distintos de desenvolvimento mesmo quando classificados dentro do grupo dos países subdesenvolvidos, há nações com gravíssimas questões sociais, e outros apresentam índices melhores.

     

    A ilusória ideia de que os países vão evoluindo e transpondo níveis, até alcançar a condição de desenvolvidos, o que não corresponde à realidade.

     

    Entendendo o desenvolvimento como objetivo, várias nações priorizam aos aspectos econômicos, relegando a segundo plano as questões sociais.

     

    O Brasil, por exemplo está entre os maiores números do PIB mundial e ao mesmo tempo tem indicadores sociais preocupantes.


    Resposta: A


ID
2538196
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto abaixo:


A integração do território pela(o)s ___________ e a expansão da frota nacional de __________permitem, entre outras coisas, descrever a imposição do sistema de circulação_____________ no Brasil em um país continental com grande disponibilidade hídrica.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A

     

    A integração do território pela(o)s ESTRADAS e a expansão da frota nacional de VEÍCULOS permitem, entre outras coisas, descrever a imposição do sistema de circulação RODOVIÁRIA no Brasil em um país continental com grande disponibilidade hídrica. 

  • A) estradas - veículos - rodoviária (GABARITO)


    A integração do território pela(o)s ESTRADAS e a expansão da frota nacional de VEÍCULOS permitem, entre outras coisas, descrever a imposição do sistema de circulação RODOVIÁRIA no Brasil em um país continental com grande disponibilidade hídrica. 

    Só lembrando que a escolha do nosso MODAL DE TRANSPORTE foi feito a partir de JK quando escolheu interligar o nosso IMENSO Brasil por rodovias, sendo que a influência disso foram os atores hegemônicos da indústria automobilistica e petrolífera, ou seja, os empresários.

  • a palavra "Hídrica", no texto induz ao erro.

  • Gab: A

    O território brasileiro não é integrado pelos rios, mas pelas estradas. Nosso território possui uma extensa rede hidrográfica, mas, de todo o seu potencial navegável, a menor parte é adequadamente explorada economicamente. O território brasileiro é integrado através das estradas, que são compostas, por sua vez, de veículos, o que permite descrever a imposição do sistema de circulação rodoviário.

    Nos anos 1950, o governo de JK fez a opção pelo transporte rodoviário, investindo maciçamente na construção de rodovias para integrar o território e incentivando a instalação de empresas automobilísticas no país.

    Nos governos militares, também se investiu bastante na construção de rodovias, e, desde então, esse tem sido o meio de transporte que predomina no país.

  • Mais fácil que tirar doce de criança. GAB A

    A integração do território pela(o)s ___________ e a expansão da frota nacional de __________permitem, entre outras coisas, descrever a imposição do sistema de circulação_____________ no Brasil em um país continental com grande disponibilidade hídrica.

    A integração do território foi pela estrada... ( frota nacional de JK- criação das estradas para frotas de carros que se fabricavam no Brasil) expansão da frota nacional de veículos ( Se têm estradas, com certeza é para expansão de veículos e não de navios)... imposição do sistema de circulação rodoviária (Estradas e veículos = rodoviária)

    • A
    • estradas - veículos - rodoviária

  • A rede rodoviária sempre foi mais barata do que a ferroviária, esse foi um dos motivos tb de os governos investirem nisso.

  • Houve uma priorização no final da década de 50 durante o governo do presidente JK, a implementação do rodoviarismo. O governo JK construiu 20 mil quilômetros de estradas e pavimentou 5 600 quilômetros de rodovias já existentes, literalmente abrindo caminhos para a nascente indústria automobilística nacional. Resultando no sucateamento de ferrovias que foram muito relevantes no período do ciclo do café.

    Bibliografia: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/por-que-brasil-adotou-utilizacao-das-rodovias-ao-inves-.htm

    http://www.projetomemoria.art.br/JK/biografia/3_balanco.html#:~:text=O%20governo%20JK%20construiu%2020,para%20100%20mil%20barris%20di%C3%A1rios.


ID
2587387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à integração territorial nacional e a economia brasileira, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D


    Esses são três produtos importantes para a região nordeste


    O crescimento de muitas cidades do sertão nordestino está diretamente relacionado com a produção de algodão, que alcançou o auge na década de 1970. O plantio, colheita, comercialização e beneficiamento do conhecido “ouro branco”, trouxe riqueza para industriais, agricultores e ocupação e renda para os trabalhadores rurais


    http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/regiao/algodao-desenvolveu-o-nordeste-1.186159


    O sisal é uma planta originária da América Central, utilizada para fins comerciais. É cultivado em regiões semiáridas. No Brasil, os principais produtores são os estados da Paraíba e da Bahia, neste último, especialmente na região sisaleira, onde está localizado o maior polo produtor e industrial do sisal do mundo, as cidades de Valente, Queimadas, Santaluz, Retirolândia, São Domingos, Araci e Conceição do Coité.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Sisal


    De acordo com relatório elaborado pelo BNB-Etene, no intervalo entre os dois últimos censos agropecuários, a produção de mamona no Nordeste multiplicou-se por quatro. Passou de 14,5 mil toneladas, em 1996, para 58,8 mil toneladas, em 2006, o equivalente a 97,7% de toda a produção nacional (61,8 mil t).


    https://www.biodieselbr.com/noticias/em-foco/nordeste-quadruplica-producao-mamona-decada-131011.htm


ID
2666911
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na União Europeia, buscava-se coordenar políticas domésticas, primeiro no plano do carvão e do aço, e em seguida em várias áreas, inclusive infraestrutura e políticas sociais. E essa coordenação de ações estatais cresceu de tal maneira, que as políticas sociais e as macropolíticas passaram a ser coordenadas, para, finalmente, a própria política monetária vir a ser também objeto de coordenação com vistas à adoção de uma moeda única. No Mercosul, em vez de haver legislações e instituições comuns e coordenação de políticas domésticas, adotam-se regras claras e confiáveis para garantir o relacionamento econômico entre esses países.

ALBUQUERQUE, J. A. G. Relações internacionais contem porâneas: a ordem mundial depois da Guerra Fria. Petrópolis: Vozes, 2007 (adaptado).


Os aspectos destacados no texto que diferenciam os estágios dos processos de integração da União Europeia e do Mercosul são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • A resposta mais certa e completa é a letra A

  • Letra D está errada porque as políticas cambiais existem, mas não são homogeneizadas pelos países que compõem o bloco.

  • Só complementanto, o termo "criança", segundo o ECA: Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos [...].

  • o texto indica que a União Europeia e o Mercosul consolidaram, respectivamente a quarta e a segunda fases de integração dos blocos econômicos, ou seja, a união monetária e a união aduaneira.

    LETRA A


ID
2680954
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na década de 1960, Pedro Pinchas Geiger elaborou uma nova regionalização do espaço brasileiro, estabelecendo três grandes regiões – Centro-Sul, Nordeste e Amazônia – segundo critérios relacionados

Alternativas
Comentários
  • Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs uma divisão regional do país, em três Regiões Geoeconômicas ou Complexos Regionais.

    Esta proposta se baseia no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização. Dessa forma, ela busca refletir a realidade do país e compreender seus mais profundos contrastes. De acordo com Geiger, são três as regiões geoeconômicas: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.

    Essa organização regional favorece a compreensão das relações sociais e políticas do país, pois associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas e culturais.

    Diferentemente da divisão proposta pelo IBGE, os complexos regionais não se limitam apenas às fronteiras entre os Estados. Nessa regionalização, o norte de Minas Gerais, por exemplo, encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território mineiro está localizado no Centro-Sul.

    Essa organização regional é muito útil para a geografia, pois oferece uma nova maneira de entender a história da produção do espaço nacional.

     

    http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1553&evento=5

  • Apenas complementando o comentário da colega Tatá ;

    A divisão regional oficial do Brasil é aquela estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo composta por cinco complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.

    O fundamento atual da divisão regional do IBGE é o conceito de macrorregião definidos segundo uma combinação de características econômicas demográficas e naturais.

     

     O geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs uma divisão regional do país, em três Regiões Geoeconômicas ou Complexos Regionais, a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul. Os critérios adotados para a delimitação dessas três regiões foram os aspectos naturais e, principalmente, as características socioeconômicas.

    Os limites entre essas regiões não obedecem aos limites políticos-administrativos dos Estados.

     

    Já o autor MIlton Santos reconhece a existência de quatro Brasis; uma região concentrada, formada pelo Sudeste e pelo Sul, o Brasil do Nordeste, o Centro-Oeste e a Amazônia.

    Divisão marcadas pela difusão diferencional do meio técnico- científico-informacional e nas heranças do passado.

     

  • Comentário perfeito, Rafael! 

  • Qual o erro da alternativa C?

  • Qual o erro da alternativa C?

  • Ressaltando os erros das alternativas para os colegas entenderem melhor.

    Obs.: Não deixem de ler os ótimos comentários dos colegas Rafael e Tathyanne.

    A) aos limites estaduais e às características morfoclimáticas.

    Incorreta, Geiger não considerada as fronteiras dos estados, nem os tipos morfoclimáticos;

    B) à formação socioespacial e aos limites estaduais.

    Incorreta, novamente, Geiger não considerada as fronteiras;

    C) às características morfoclimáticas e aos aspectos socioeconômicos.

    Incorreta, Geiger não consideradas os regimes morfoclimáticos; por sua vez, os aspectos socioeconômicos são considerados;

    D)aos aspectos socioeconômicos e às heranças do passado.

    Incorreta, quem considerada as heranças do passado é o autor Milton Santos, juntamente com Maria Silveira;

    E) às características naturais e à formação socioespacial.

    CORRETA, GABARITO DA QUESTÃO


ID
2790295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca dos diferentes tratamentos do conceito de território na geografia, julgue (C ou E) o item a seguir.


Questões de consciência e de representação do espaço foram elaboradas e assimiladas, ao largo dos séculos XIX e XX, para a definição concreta e imaginária do território como fundamento de soberania do Estado nação.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    pra que não é assinante

  • Fundamentos de Estado:

    1- Território

    2- Povo

    3- Estado soberano

  • Percebi que está se referindo a constituição de 1988.

     

  • Tem que fumar muito pra reponder essas questões!!! ta maluco

     

  • CESPE tem uma identidade muito própria nas questões.

    No primeiro trecho, a questão confunde o candidato porque ela não entra no mérito de dizer quais foram as "Questões de consciência e de representação do espaço foram elaboradas". A banca guia o candidato a problematizar esse primeiro trecho e considerar a questão errada.

    Contudo, a questão está certa porque a construção do fundamento do Estado-Nação perpassa obrigatoriamente a construção de uma narrativa baseada numa consciência e representação do espaço. Claro que essa narrativa é subvertida e nem de longe representa de maneira fidedigna uma plena consciência e representação do território, é justamente nesse ponto que a banca induz o candidato ao erro.

    Espero ter ajudado. : )

  • Lembre-se do Estado Democrático de Direito, que em tese, leva a assertiva ficar correta.

  • Apesar de a questão estar confusa e mal redigida (é de propósito), creio que remete ao processo que iniciou nos estertores do século XIX com a construção das identidades nacionais (como no caso da Alemanha recém unificada, em 1871), quando a geografia foi utilizada para instrumentalizar as necessidades de criação de uma consciência coletiva de Estado-nação (definição imaginária) com um território bem-definido, representado no espaço por mapas (definição concreta).

    Lembrem-se que isso era fundamental para criar uma mentalidade de unidade (cultural, social, física e econômica) na população do jovem Estado alemão.

  • Professor se apresente... QC abandono total!!!!

  • Questões de consciência e de representação do espaço foram elaboradas e assimiladas, ao largo dos séculos XIX e XX, para a definição concreta e imaginária do território como fundamento de soberania do Estado nação.

    Consciência = Intencionalidade - intenção = Poder

    Representação = Identidade - pertencimento

    Definição concreta = definição de um conceito específico - positivado - material...

    Imaginária = Diz respeito ao sentimento de pertencimento dos indivíduos ( Construção imaterial)

    Território expressa uma relação de poder, geralmente intencional. Quando falamos em soberania, estamos nos referindo diretamente a essa relação de poder que abrangem determinado território de uma estado nação (país).

    Portanto, gabarito CORRETO.

  • Nos últimos séculos, vários teóricos se debruçaram sobre a questão do território, criando uma consciência de que este espaço, dentre outras possibilidades, fundamenta a soberania do Estado-nação.

    Resposta: Certo

  • Explicação muito clara do professor, Obg!

  • Não existia consciência e de representação do espaço antes do século XIX

  • Vargas foi um grande personagem na construção dessa imagem nacional.

  • Território não se resume apenas ao espaço físico delimitado, mas tb ao espaço na qual o Estado exerce a sua soberania. Temos como exemplo um navio da Marinha do Brasil, que mesmo estando em um porto estrangeiro, continuará território brasileiro.

  • Fundamentos de Estado é PET

    POVO

    ESTADO SOBERANO

    TERRITÓRIO

  • é muita folha de bananeira p fumar tio...


ID
2790301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca dos diferentes tratamentos do conceito de território na geografia, julgue (C ou E) o item a seguir.


Territorialização, desterritorialização e reterritorialização constituem processos reveladores do movimento social e da dinâmica do capital, os quais geram e redefinem identidades e vínculos com o território.


Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    pra quem não é assinante

  • Territorialização refere-se ao processo de dominação e apropriação do espaço, para então, através do exercício de relação de poder, ser construído o território, este a partir de instrumentos materiais, culturais, jurídicos, econômicos, em conjunto, ou por vezes, separados e dicotômicos, porém baseados na territorialidade, nos símbolos de um território (HAESBAERT, 2005).


    O conceito de desterritorialização é complexo e não há consenso, mas pode ser definido como toda forma de desocupação de locais originalmente explorado por determinados grupos. Por exemplo, o êxodo rural, que empurra milhares de famílias para as cidades em busca de oportunidades e melhores condições de vida é um tipo de desterritorialização.


    Haesbaert (2005) alude que a desterritorialização pode ser um mito, pois sempre que ocorre uma desterritorialização, há simultaneamente, como resposta, processos de reconfiguração territorial.


    A reterritorialização pode ser definida como a reocupação dos espaços "abandonados", e, para muitos autores, ocorre quase simultaneamente à desterritorialização, haja vista que novos grupos ocuparão estes locais.


    Na medida em que agrupamentos sociais abandonam ou são forçados a deixarem determinados territórios, como processos de desterritorialização, que podem ser naturais ou não, acontecem novos processos de territorialização, pois esses mesmos grupos passam a ocupar novos recortes territoriais, ocorrendo assim um processo de reterritorialização. Com isso, esses agrupamentos sociais constroem novos elos com o local onde se inserem, configurando novas territorialidades.


    RESUMO


    Territorialização, desterritorialização e reterritorialização (TDR) é processo bastante dinâmico e que ocorre durante todo o tempo, pois vários grupos sociais, ocupam, desocupam e reocupam espaços no território global a todo instante. Muitas vezes em razão da circulação de capitais.

  • 1 como os grupos humanos se apropriam do espaço (territorialização)

    2 como as tecnologias desestruturam essa posse do território (desterritorialização)

    não há consenso, mas pode ser definido como toda forma de desocupação de locais originalmente explorado por determinados grupos

    3 como redes de exploração se apropriam desses espaços (reterritorialização), pode ser definida como a reocupação dos espaços "abandonados", e, para muitos autores, ocorre quase simultaneamente à desterritorialização, haja vista que novos grupos ocuparão estes locais.


    e como esse processo gera uma massa de despossuídos.


    Leia mais: https://professorabel.webnode.com.br/news/territorializacao-desterritorialuzacao-e-reterritorializacao-entre-redes-e-os-aglomerados-de-exclusao/

  • Os processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização revelam as dinâmicas do movimento social e do capital. São essas dinâmicas que geram e redefinem identidades e vínculos de grupos sociais com o território com que se relacionam ou deixam de se relacionar.

    Resposta Certo

  • é oq véi????


ID
2790946
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Tomando como base o cenário Sul-americano e o papel do Brasil na Iniciativa para a Integração Regional da Infraestrutura Sul-Americana (IIRSA), analise se as afirmativas abaixo são V(verdadeiras) ou F(falsas), e assinale a opção correta.

( ) Os objetivos da IIRSA, criada em 2000,procuraram modernizar as relações e potencializar a proximidade sul-americana, rompendo os distanciamentos territoriais por meio de um espaço ampliado através de obras e articulações nas áreas de transportes, energia e comunicações.
( ) A IIRSA procurou desenvolver a exploração dos recursos naturais no território sul-americano, formando um espaço ampliado onde se objetivou respeitar as articulações entre os interesses das sociedades locais e dos investidores internacionais.
( ) O processo de expansão da infraestrutura na região era de interesse do Brasil porque além de possibilitar um novo mercado para as construtoras brasileiras também abriria mercados dos países sul-americanos para seus produtos industriais, energéticos e do agronegócio.
( ) O projeto de integração também contaria com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por meio de ações diplomáticas e políticas do governo brasileiro com intuito de fortalecer a presença do país como potência regional no cenário sul-americano.

Alternativas
Comentários
  • Questão para o candidato não zerar. Basta somente observar que na última afirmativa, em que todas as outras alternativas dizem que é falso (Alternativas A, B, D, E), sendo assim, basta para o candidato saber que grande parte desses projetos de integração econômica (como Mercosul) têm grande apoio brasileiro (mas especificamente do banco governamental do Brasil, o BNDES).

    CONCLUSÃO

    GABARITO LETRA C


ID
2791126
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No tocante à divisão do Brasil em regiões, é incorreto dizer que:

Alternativas
Comentários
  • O Brasil está dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

    Os estudos da Divisão Regional do IBGE tiveram início em 1941, sob a coordenação do Prof. Fábio Macedo Soares Guimarães. O objetivo principal de seu trabalho foi de sistematizar as várias "divisões regionais" que vinham sendo propostas, de forma que fosse organizada uma única Divisão Regional do Brasil para a divulgação das estatísticas brasileiras.

    A Divisão Regional do Brasil em mesorregiões, partindo de determinações mais amplas em nível conjuntural, buscou identificar áreas individualizadas em cada uma das Unidades Federadas, tomadas como universo de análise e definiu as mesorregiões com base nas seguintes dimensões: o processo social como determinante, o quadro natural como condicionante e a rede de comunicação e de lugares como elemento da articulação espacial.

    Aplicabilidade: elaboração de políticas públicas; subsidiar o sistema de decisões quanto à localização de atividades econômicas, sociais e tributárias; subsidiar o planejamento, estudos e identificação das estruturas espaciais de regiões metropolitanas e outras formas de aglomerações urbanas e rurais.

    Fonte: geografiaparatodos.com.br

  • não era 5 regiões pq ai na letra c diz 6 ??

  • A única alternativa que apresenta informações incorretas é a letra C, já que a a regionalização oficial feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divide o Brasil em CINCO regiões: Norte, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.

    Resposta: C

  • I) IBGE (1988)

    macro regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste

    (atual)

  • A questão exige conhecimento sobre a divisão regional do Brasil e quer a opção INCORRETA.

    A Divisão Regional do Brasil consiste no agrupamento de Estados e Municípios em regiões, os critérios utilizados foram apenas os elementos – clima, vegetação e relevo. Tem a finalidade de atualizar o conhecimento regional do País e viabilizar a definição de uma base territorial para fins de levantamento e divulgação de dados estatísticos. Com o objetivo de contribuir com uma perspectiva para a compreensão da organização do território nacional e dar assistência ao governo federal, aos Estados e Municípios, na implantação e gestão de políticas públicas e investimentos.

    Portanto alternativa B está incorreta. As demais alternativas tem afirmações corretas.

     

    Gabarito: Letra B.


ID
2864761
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    Se uma nova divisão regional do Brasil representa, por um lado, maior densidade e atualização dos conhecimentos objetivos relativos ao território nacional em um dado momento, por outro lado, ela também implica no relacionamento da evolução destes conhecimentos com a evolução teórica do conceito de região.

Internet: <www.ibge.gov.br>.

Quanto a questões ligadas à divisão regional do Brasil, em diferentes enfoques, julgue o item a seguir.

A divisão do Brasil em três regiões geoeconômicas, a saber, Amazônia, Nordeste e Centro‐Sul, foi proposta pelo autor do texto acima, considerando o processo histórico de formação do território e a integração a partir do fenômeno da industrialização.

Alternativas

ID
2864767
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    Se uma nova divisão regional do Brasil representa, por um lado, maior densidade e atualização dos conhecimentos objetivos relativos ao território nacional em um dado momento, por outro lado, ela também implica no relacionamento da evolução destes conhecimentos com a evolução teórica do conceito de região.

Internet: <www.ibge.gov.br>.

Quanto a questões ligadas à divisão regional do Brasil, em diferentes enfoques, julgue o item a seguir.


Região Nordeste, Região Centro‐Oeste, Região Concentrada e Amazônia são os termos utilizados por Milton Santos e Maria Laura Silveira, em sua proposta de divisão para uma melhor compreensão regional do Brasil, no contexto do meio técnico‐científico‐informacional.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    O critério principal da regionalização proposta por Milton Santos e Maria Laura Silveira foi o “meio técnico-científico-informacional”, isto é, a informação e as finanças estão irradiadas de maneiras desiguais e distintas pelo território brasileiro, determinado “quatro brasis”:


    Região Amazônica - inclui os estados do Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia. Baixas densidades técnicas e demográficas.

    Região Nordeste - inclui os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Primeira região a ser povoada, apresenta uma agricultura pouco mecanizada se comparada à Região Centro-Oeste e à região Concentrada.

    Região Centro-Oeste - inclui Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do sul e Tocantins,apresenta uma agricultura globalizada, isto é, moderna, mecanizada e produtiva. Região Concentrada - inclui Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é a região que concentra a maior população, as maiores indústrias, os principais portos, aeroportos,
    shopping centers, supermercados, as principais rodovias e infovias, as maiores cidades e universidades. Portanto, é a região que reúne os principais meios técnico-científicos e as finanças do país.


    Fonte: 
    http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1551


    #FAVOR MANTER A VERSÃO ANTIGA#

  • Regionalizações:


    I) IBGE (1988)

    5 macro regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste

    (atual)


    II) COMPLEXOS GEOECONÔMICOS

    3 regiões: Nordeste, Amazônia e Centro-Sul

    (Pedro Pinchas Geiger)


    III) MEIO TÉCNICO CIÊNTÍFICO-INFORMACIONAL

    4 regiões: Amazônia, Nordeste, Centro-Oeste e Concentrada

    (Milton Santos / Maria Laura Silveira)



  • "Quatro Brasis".

  • No início dos anos 2000, Milton Santos e Maria Laura Silveira propuseram a classificação regional que ficou conhecida como QUATRO BRASIS. Esta classificação apresenta quatro regiões, tendo como critério principal o MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL, que demonstra como a informação e as finanças estão irradiadas de maneira assimétrica pelo território brasileiro.

    Resposta: Certo

  • No início dos anos 2000, Milton Santos e Maria Laura Silveira propuseram a classificação regional que ficou conhecida como QUATRO BRASIS. Esta classificação apresenta quatro regiões, tendo como critério principal o MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL, que demonstra como a informação e as finanças estão irradiadas de maneira assimétrica pelo território brasileiro.

    Resposta: Certo

  • Imagem: https://lh4.googleusercontent.com/njfADezLGcAs6YNn2O12jindQC_AY5ecrzORTKgwzYuKcHLQv7jGqW6juHCBYGn33m4SZNasvsdUeM4Rx3BI1fyC8k_a05XKVz3MFrZRttNvImrm91GUMW0RRvQzJXtd8qQtZJul

  • Velho fui dar o toque em um professor, falando sobre as tres teorias, maluco deu de ombro, afirmando q o importante seria somente a teoria das 5 regiões, hoje ja fiz questões sobre as tres teorias, para quem não sabe, temos as teorias das 5 regioes, 3 regioes e esta de 4 regiões, abaixo um colega destrinchou melhor, forte abraço!

  • Falou de Concentrada, lembro do Miltao.

    https://www.youtube.com/watch?v=IE1npgIQLBU


ID
2864770
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    Se uma nova divisão regional do Brasil representa, por um lado, maior densidade e atualização dos conhecimentos objetivos relativos ao território nacional em um dado momento, por outro lado, ela também implica no relacionamento da evolução destes conhecimentos com a evolução teórica do conceito de região.

Internet: <www.ibge.gov.br>.

Quanto a questões ligadas à divisão regional do Brasil, em diferentes enfoques, julgue o item a seguir.


A Região Sudeste, de acordo com estimativas do IBGE em 2018, concentra os três municípios mais populosos do País.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que sejam São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília os três municípios mais populosos do País.

  • Gab:E

    São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

    Fonte:https://oglobo.globo.com/brasil/brasil-tem-2085-milhoes-de-habitantes-estima-ibge-23020758

  • (E)


    O estado mais populoso do país continua sendo São Paulo, com estimativa de 45,5 milhões de habitantes, concentrando 21,8% da população brasileira. No âmbito das cidades, São Paulo ainda é o mais populoso do país, com 12,2 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,7 milhões de habitantes), Brasília e Salvador (cerca de 3 milhões de habitantes cada).


    #FAVOR MANTER A VERSÃO ANTIGA#

  • Gab: Errado


    São Paulo (Sudeste), Rio de Janeiro (sudeste) e Brasília (Centro-Oeste)

  • A região Sudeste possui os 3 estados mais populosos do Brasil: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Cuidado com as pegadinhas...

  • De acordo com o levantamento, os estados mais populosos são: São Paulo (46.289.333), Minas Gerais (21.292.666) e Rio de Janeiro (17.366.189). O Distrito Federal conta com uma população de 3.055.149 habitantes. Roraima é o estado com a menor estimativa populacional (631.181).

  • Brasília não é município. Recurso nela.

  • Brasília não é município. Possui autônomia e formação política -equiparada aos Estados. Qual o Município do Brasil que tem; um Governador; uma policia militar, civil e penal subordinada ao chefe do executivo; período eletivo paralelo aos dos Estados; Brasília não é Municipio.
  • Brasília (cidade) é considerada município sim. Não confunda com DF

    E mesmo que não fosse, 4° lugar é Salvador

  • Brasília não é município, sendo assim a obrigatoriedade de anular a questão

ID
3226351
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Divisão regional do Brasil define como Nordeste a região compreendia por 9 (nove) unidades federativas, sendo elas, os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Sobre essa região, é correto afirmar:

I- A Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte compreendem as 4 (quatro) sub-regiões.
II- A sub-região do Sertão apresenta um clima semiárido.
III- De modo geral, o Nordeste é a região do Brasil com os menores índices econômicos do país.
IV- A sub-região do meio Norte apresenta um tipo de vegetação chamado de Mata dos Cocais.
V- A Caatinga é uma vegetação característica da sub-região do Sertão.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B


ID
3282505
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A crítica mais dura sobre a divisão regional oficialmente adotada no Brasil diz respeito ao seu descolamento da realidade, pois, além de não considerar as relações de articulação inter‐regionais, também não considera suficientemente a formação social dessas regiões, além de se adequar artificialmente às divisões administrativas, o que provoca a inclusão de diferentes realidades sobre uma roupagem de homogeneidade e identidade.

Internet: <www.en.ipea.gov.br> (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto e a temas correlatos, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • O sul do país tem indicadores sociais superiores a média.

  • O NORTE DO ESTADO DE MINAS GERAIS É UM POUCO DIFERENTE DA REGIÃO SUL DESTE ESTADO, POIS APRESENTA ÍNDICE DE POBREZA ELEVADO.

  • A questão solicitada ao candidato apresenta uma breve citação sobre a diversidade regional do país que faz uma breve crítica a regionalização vigente, uma vez que ela não corresponde a realidade social, econômica e cultural que existe aqui no país.
    Para responder a questão, o candidato precisa ter conhecimento sobre a dinâmica econômica, cultural e social existente nas cinco regiões brasileiras.

    Feita a explicação prévia do que foi abordado na questão, vamos analisar abaixo as alternativas:

    Letra A - Incorreta, pois a região mais povoada -, dado expresso pela quantidade de habitantes por quilômetro quadrado -, segundo o censo de 2010 elaborado pelo IBGE, é a região Sudeste com 86,92 hab/km², seguida da região Sul com 48,58 hab/km². A região Nordeste é apenas a terceira mais povoada com 34,15 hab/km².
    Letra B - Incorreta, pois embora tenha apresentado uma relativa expansão nas áreas de mineração e agronegócio nos últimos anos, a região Norte é a segunda mais dividida politicamente com 7 estados. A primeira região mais dividida é a Nordeste com 9 estados.
    Letra C - Incorreta, pois embora tenha uma certa diversidade em relação à sua história e população, a partir da forte vinculação europeia, além de suas características físicas peculiares - como seu clima e sua vegetação -, a região Sul é uma das áreas que melhor possuem indicadores sociais aqui no Brasil. Para exemplificar essa afirmação, podemos citar alguns índices positivos da região, como a menor taxa de analfabetismo entre as regiões brasileiras (3,6 %), um elevado IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - (0,830) e uma baixa taxa de mortalidade infantil, estimado em 15,1 a cada mil nascidos.
    Letra D - Correta, pois Minas Gerais é um grande exemplo de como a regionalização não atende a diversidade contida em seu território. Prova disso, é a diferença de costumes, identidades que a população mineira apresenta ao longo do Estado. Um exemplo disso, é a cidade de Juiz de Fora (MG), localizada a sudeste do Estado, na qual seus habitantes, por conta da aproximação geográfica com o Estado do Rio de Janeiro, possui um sotaque, uma cultura e uma dependência econômica maior com os cariocas. Outro destaque é a região de Jequitinhonha, que possui fortes raízes nordestinas por conta de sua proximidade geográfica com a região Nordeste, e pela sua condição climática, que interfere na economia e na dinâmica social da população que vive ali. Portanto, conclui-se que Minas Gerais é um estado bastante diverso e que abriga diversas roupagens e identidades socioculturais ao longo de seu território.
    Letra E - Incorreta, pois Goiás e Mato Grosso, embora sejam estados com uma considerável presença de indústrias, possuem uma significativa dependência de seu PIB em atividades vinculadas ao agronegócio, sobretudo com a exportação de commodities - como carne bovina e soja -.

    Gabarito do Professor: Letra D.


ID
3301642
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A preocupação com o desenvolvimento nacional e regional ocupa parcela significativa das políticas públicas econômicas e ganha destaque relevante na mídia. Vários foram os instrumentos e órgãos criados para promover o desenvolvimento regional e superar desigualdades. Uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional foi criada para promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim, com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social. A empresa a qual o enunciado se refere à

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

    Em 16 de julho de 1974, para suceder a Suvale, foi instituída pela Lei nº 6.088 a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que tem como objetivo promover o desenvolvimento da região utilizando os recursos hídricos com ênfase na irrigação.

    Por força da Lei Nº 9.954, de 6 de janeiro de 2000, a Codevasf teve sua área de atuação ampliada para a bacia do rio Parnaíba e, pela Lei Nº 12.196, para os vales dos rios Itapecuru e Mearim.

    Em 2017 houve a publicação de duas novas leis ampliando a área de atuação da empresa: a Lei nº 13.481/2017 que incluiu a bacia do rio Vaza-Barris e a Lei nº 13.507/2017 que incluiu os vales dos rios Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu e Pericumã e os municípios do estado de Alagoas que não estão no vale do Rio São Francisco.

    Fonte: https://www.codevasf.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/historia/historia


ID
3322315
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Para Huertas (2014, p. 452), “a emergência da centralidade de Uberlândia no cenário nacional como polo atacadista e distribuidor remonta ao século XVIII, quando o então chamado ‘sertão da farinha podre’ tornou-se ponto estratégico na rota São Paulo-Goiás [...]. Com a chegada da ferrovia, em 1888, Uberlândia se transforma na ‘boca do sertão’, um entroncamento de produtos agropecuários que se insere no circuito mercantil do país e possibilita a ocupação econômica da região, promovendo ‘o desenvolvimento de um setor que toma a frente no processo de acumulação do capital até a atualidade: o comércio’ ”.

Analise os fatores a seguir.


I. Construção de rodovias que interligam Uberlândia com as diversas regiões do Brasil, facilitando a circulação de pessoas e mercadorias.

II. Criação e melhoria de serviços como telefonia, energia elétrica, abastecimento de água, serviços bancários e aeroportuários.

III. Implantação de um excelente serviço de transportadores de cargas, que dinamiza a circulação das mercadorias pelo Brasil.

IV. Instalação e consolidação de empresas do setor atacadista-distribuidor, que, a partir de Uberlândia, distribui mercadorias para mercados emergentes em todo o território nacional.


São fatores que contribuíram (e contribuem) para a manutenção da centralidade colocada pelo autor

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C


ID
3327211
Banca
Gestão Concurso
Órgão
Prefeitura de São Joaquim de Bicas - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando os estados vizinhos de Minas Gerais, assinale a alternativa que apresenta aquele que faz divisa a leste do estado mineiro.

Alternativas
Comentários
  • A oeste- Goiais e uma parte com Mato Grosso do Sul

    Ao norte- Bahia

    Ao sul- São Paulo e Rio de Janeiro

    Ao leste- Espirito Santo


ID
3331459
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Os quatro Brasis” é uma proposta de divisão regional do território brasileiro criada por Milton Santos. Sobre essa regionalização do espaço brasileiro, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D.

    Região Amazônica - inclui os estados do Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia. Baixas densidades técnicas e demográficas.

    Região Nordeste - inclui os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Primeira região a ser povoada, apresenta uma agricultura pouco mecanizada se comparada à Região Centro-Oeste e à região Concentrada.

    Região Centro-Oeste - inclui Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do sul e Tocantins,apresenta uma agricultura globalizada, isto é, moderna, mecanizada e produtiva.

    Região Concentrada - inclui Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é a região que concentra a maior população, as maiores indústrias, os principais portos, aeroportos, shopping centers, supermercados, as principais rodovias e infovias, as maiores cidades e universidades. Portanto, é a região que reúne os principais meios técnico-científicos e as finanças do país.

  • Onde esta o erro da letra B????

  • A Martins, a Letra B está incorreta pois traz o Mato grosso do Sul, como parte a região concentrada, e não é.

    Até mais.

  • Gente ! Qual o erro da A?

  • a)   É composta pela Região Concentrada, Região Amazônia, Região Nordeste, Região Centro-Oeste sendo que os limites que separam os complexos regionais SÃO OS MESMOS dos territórios dos estados. ITEM INCORRETO.

    b)  A Região Concentrada abrange os seguintes estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. ITEM INCORRETO.

    c)   A Região Centro-Oeste é constituída pelos seguintes estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. ITEM INCORRETO.

    d)  ITEM CORRETO

    e)   A Região Amazônia é constituída pelos seguintes estados: Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia. ITEM INCORRETO.

    Resposta: D

  • Questão dessa é pra errar mesmo. Muita confusão de mapa com divisão regional oficial atual, as divisões históricas, a geoeconômica, a do 4 Brasis, a morfoclimática, hidrográfica, fitogeográfica, de relevo, a geológica, etc. Quem acertou parabéns, viu. Que memória!

  • a)   É composta pela Região Concentrada, Região Amazônia, Região Nordeste, Região Centro-Oeste sendo que os limites que separam os complexos regionais SÃO OS MESMOS dos territórios dos estados. ITEM INCORRETO.

    b)  A Região Concentrada abrange os seguintes estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. ITEM INCORRETO.

    c)   A Região Centro-Oeste é constituída pelos seguintes estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. ITEM INCORRETO.

    d)  ITEM CORRETO

    e)   A Região Amazônia é constituída pelos seguintes estados: Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia. ITEM INCORRETO.

    Resposta: D

  • O erro da B é Mato Grosso do Sul que pertence a região Centro Oeste.


ID
3348325
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Natividade - RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Fundação Nacional do Índio (Funai) denunciou um suposto massacre de indígenas isolados, conhecidos como “flecheiros”, na Terra Indígena Vale do Javar, no estado do: 

Alternativas

ID
3354994
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o processo de ocupação da região Norte brasileira e sua integração às demais macrorregiões do país, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • gab C

  • gab C --> o controle não é severo, é só analisar, a falta de efetivo constantemente gera a impossibilidade de garantir a aplicabilidade da lei.

ID
3364621
Banca
IBFC
Órgão
PM-BA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que se refere aos aspectos físicos do estado da Bahia, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O estado possui relevos com altitudes que podem variar de 0 a 630 metros, sendo que as maiores elevações estão localizadas no Recôncavo Baiano.

( ) A Serra do Espinhaço, a Serra da Canastra, a Chapada Diamantina e a Chapada dos Veadeiros são exemplos de acidentes geográficos localizados no estado.

( ) Grande parte do território do estado é banhado por cursos d'água pertencentes à bacia hidrográfica do rio São Francisco.

( ) A capital do estado, Salvador, está localizada na bacia hidrográfica do rio Jequitinhonha, e Feira de Santana, na bacia do rio Paraná.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Você errou! Resposta: C

  • Sobre aspectos físicos do relevo e hidrografia do estado da Bahia.

    Análise das alternativas:

    I O Recôncavo Baiano é uma área litorânea e rebaixada como a maior parte do litoral brasileiro. AFIRMATIVA ERRADA.

    II A serra do Espinhaço e da Canastra ficam em MG enquanto a Chapada dos Veadeiros fica em Goiás e apenas a Diamantina na Bahia. AFIRMATIVA ERRADA.

    III O Rio São Francisco nasce em Minas Gerais e desemboca em Sergipe mas boa parte de seu percurso é no estado da Bahia. AFIRMATIVA CORRETA.

    IV O Rio Jequitinhonha nasce em MG e deságua no sul da Bahia em Belmonte e o rio Paraná não passa pela Bahia. AFIRMATIVA ERRADA. 



    C) F, F, V, F 

    Gabarito: C.
  • Gabarito : C

    PS (para os não assinantes)

  • Serra da canastra está localizada em Minas Gerais. Lá é onde nasce o Rio São Francisco.

  • O relevo baiano possui três compartimentos principais: Planície e tabuleiros litorâneos, Planaltos e serras do Atlântico- cuja formação mais conhecida é a chapada diamantina, e a depressão Inter planáltica do Rio São Francisco. Salvador fica na Baia de todos os Santos, na planície litorânea e o ponto mais alto do estado é a APA (Área de Preservação Ambiental) Serra do Barbado, no sudeste da Chapada Diamantina, com 2.033 metros de altitude. Era mais fácil fazer sabendo o que não era relevo baiano: Serra da Canastra, onde fica a nascente do rio São Francisco em Minas Gerais, e a Chapada dos Veadeiros, no nordeste de Goiás, que está bem próximo, nos limites estaduais, mas são formações goianas. O Recôncavo baiano está na planície litorânea.

    Um dos assuntos mais cobrados, e que pessoalmente considero obrigatório nas provas do estado da Bahia, são questões sobre o Rio São Francisco. Além de ser um dos primeiros caminhos que permitiram a interiorização da colonização através da expansão da pecuária, e importante caminho para os bandeirantes, é o terceiro maior potencial hidrelétrico instalado do país (foi o segundo por muito anos e recentemente superado pela bacia do Tocantins). É o principal polo do agronegócio da fruticultura nacional, maior e principal rio baiano, para onde confluem muitos pequenos afluentes, dos planaltos ocidentais do rebordo do São Francisco. A nascente fica em Minas Gerais na Serra da Canastra e sua foz em delta entre Alagoas e Sergipe.


ID
3364639
Banca
IBFC
Órgão
PM-BA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação aos aspectos econômicos e sociais do estado da Bahia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • EXPECTATIVA DE VIDA DOS BAIANOS SOBE PARA 73,7 ANOS, MAS SEGUE ABAIXO DA MÉDIA NACIONAL; MULHERES VIVEM 9 ANOS MAIS DO QUE HOMENS.

    Fonte: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2018/11/29/expectativa-de-vida-dos-baianos-sobe-para-737-anos-mas-segue-abaixo-da-media-nacional-mulheres-vivem-9-anos-mais-do-que-homens.ghtml

    PIB DAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO BRASILEIRAS:

    São Paulo - R$ 2.119.854

    Rio de Janeiro - R$ 671.362

    Minas Gerais - R$ 576.199

    Fonte: https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php

  • Sobre os aspectos econômicos da Bahia

    Análise das alternativas:

    A) Neste quesito a Bahia fica na vigésima posição segundo dados de 2017 do IBGE.

    B) Essa posição pertence ao Maranhão.

    C) A Bahia fica em vigésimo segundo lugar neste quesito não sendo primeiro nem na região Nordeste

    D) Novamente o Maranhão ocupa essa posição

    E) A expectativa de vida no Brasil é de 76,45 anos para a média da população enquanto a da Bahia é de 73,7 com viés de alta em relação aos anos anteriores. AFIRMATIVA CORRETA.

    Considerações finais:


    A demografia, o estudo da população de um espaço, é um dos temas mais importantes da Geografia e ao se preparar para uma prova relacionada a um município ou estado é necessário estudar esse tema no nível municipal e ou estadual.

    Gabarito: E.
  • Isso é cobrado mesmo, nos concursos? tipo a expectativa de vida de cada região?


ID
3394909
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Campos Novos - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Geograficamente, o município de Campos Novos localiza-se na microrregião:

Alternativas
Comentários
  • B) Planalto Sul de Santa Catarina.


ID
3404140
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Campos Novos - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo acerca da Região Nordeste do Brasil:


1. É formada por 8 Estados.

2. De modo geral a região apresenta médias de temperaturas elevadas e baixos volumes pluviométricos em algumas áreas.

3. No clima semiárido do Nordeste desenvolve-se a Caatinga, formação vegetal que se adapta às condições climáticas da região e que significa “mata branca”, devido à aparência da vegetação no período seco.

4. A região próxima ao litoral nordestino é caracterizada pelo clima litorâneo úmido, apresentando grande volume de precipitação atmosférica.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Região Nordeste - 9 Estados:

  • 9 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

  • É formada por 9 Estados


ID
3514864
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Guamá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O estado é um dos principais organizadores do espaço geográfico. Políticas e programas governamentais tem rebatimento direto dobre o território. O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que consiste em um conjunto de medidas adotadas pelo governo federal para dinamizar o crescimento econômico nacional exemplifica bem o processo em questão.

Sobre a questão em pauta, marque a seguir a única alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
3543499
Banca
CESGRANRIO
Órgão
SEARH - RN
Ano
2011
Disciplina
Geografia
Assuntos

Alguns geógrafos consideram que regionalizar não significa simplesmente dividir o espaço em frações, mas sim reconhecer processos cada vez mais complexos, que recompõem o espaço de forma diferenciada.


Nesse sentido, deve-se reconhecer que a regionalização deve priorizar a perspectiva de uma

Alternativas

ID
3597760
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de Macau - RN
Ano
2014
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os estudos voltados para o processo de regionalização do Brasil surgiu desde 1941 e vem passando por várias mudanças ao longo do tempo, em 1945 foi apresentada a divisão do país com as seguintes regiões:

Alternativas
Comentários
  • gabarito a

    A questão pede o ano e as suas divisões:

    1845 Norte, Centro-Oeste, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul.

    B Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

    oficial - ibge 1987

    C Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Leste e Sul.

    s/n

    D Nordeste, Centro-Sul e Amazônia.

    1967 - Não oficial

    amazonia ,nordeste e centro-sul

    E Nordeste, Norte, Região Concentrada e Sul.

    2001 . baseada no meio técnico-cientifico-informacional

    Suas regiõao: Amazonia,nordeste,centro-oeste e concentrada.

  • Na regionalização apresentada pelo IBGE em 1945, havia as seguintes regiões: Norte, Centro-Oeste, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul.

    Gabarito: A


ID
3610807
Banca
RBO
Órgão
Prefeitura de Porto Ferreira - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o processo de integração nacional, coloque verdadeiro ou falso e escolha uma alternativa:


( ) Busca uma política de desenvolvimento nacional integrada, com planos e programas regionais de desenvolvimento.

( ) Tem o Ministério de Integração nacional como responsável pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

( ) Busca melhoras na Defesa Civil.

( ) Prevê obras contra a seca e de infraestrutura hídrica.

Alternativas

ID
3676804
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SECAD-TO
Ano
2007
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu liberar as obras de transposição do rio São Francisco. O projeto não deve ser paralisado, como apelou o bispo dom Luiz Flávio Cappio, há dias em greve de fome, com o apoio de organizações da sociedade civil — Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O governo federal
avisou que não pretende paralisar as obras e anunciou a primeira licitação.
Correio Braziliense, 20/12/2007, p.12 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele aborda, a questão ambiental e as desigualdades regionais existentes no Brasil, julgue o item abaixo.

A questão da desigualdade regional está historicamente presente no debate brasileiro; não por outra razão, ela está na raiz de movimentos que levantavam a bandeira da redivisão político-administrativa do território, de que seria exemplo notório a própria criação do estado do Tocantins.

Alternativas
Comentários
  • Lembrando

    O crime de lesa-pátria, previsto na Lei 7.170/1983 (Lei de Segurança Nacional), é crime excepcional em que só a tentativa é punida, sem haver previsão de pena para a consumação: somente a tentativa é punida porque se o agente conseguir desmembrar e formar um Estado independente, tem-se um Estado soberano autônomo.

    Abraços

  • Gabarito:"Certo"

    Lembrando que é possível a criação de novos Estados por lei complementar.

    CF, art. 18, § 3º. Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

  • DESIGUALDADE OCORRE DESDE A COLONIZAÇÃO

  • A desigualdade no BR acontece desde a colonização, visto que, eram mandados para cá os indesejáveis da coroa portuguesa.

  • Alguém pode explicar o que Tocantins tem a ver com isso?

  • Tá, mas o que Tocantins tem a ver com isso ?

  • Tá, mas o que Tocantins tem a ver com isso ?

  • Tá, mas o que Tocantins tem a ver com isso ?

  • Tá, mas o que Tocantins tem a ver com isso ?

  • Tá, mas o que Tocantins tem a ver com isso ?

  • Estado do Tocantins foi criado em 1988 ... Antes era considerado parte do Estado de Goiás ... Isso ocorreu por questões administrativo políticas ... Faz parte da regionalização.


ID
3759415
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Foram criadas como mais uma forma de construção de redes de cooperação. Por envolverem municípios de mais de uma Unidade da Federação, trata-se de uma forma de ação mais ampla que a prevista nas regiões metropolitanas. São baseadas no que o próprio texto constitucional assevera, em seu artigo 21, inciso IX: é atribuição da União “elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social” e em seu artigo 43: “Para efeitos administrativos, a União poderá articular sua ação em um mesmo complexo geoeconômico e social, visando a seu desenvolvimento e à redução das desigualdades regionais”. A que o enunciado se refere?

Alternativas
Comentários
  • Região integrada de desenvolvimento é uma área análoga às regiões metropolitanas brasileiras, porém, situada em mais de uma unidade federativa. 

  • Minha contribuição.

    RIDE

    A União já instituiu três regiões integradas de desenvolvimento, que abrangem, cada uma delas, a área territorial de mais de um estado, vejamos:

    Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, instituída pela Lei Complementar nº 94, de 19 de fevereiro de 1998 e constituída pelo Distrito Federal, pelos Municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cabeceiras, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Flores de Goiás, Formosa, Goianésia, Luziânia, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, São João d’Aliança, Simolândia, Valparaíso de Goiás, Vila Boa e Vila Propício, no Estado de Goiás, e de Arinos, Buritis, Cabeceira Grande e Unaí, no Estado de Minas Gerais.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), instituída pela Lei Complementar nº 113, de 19 de setembro de 2001 e constituída pelos municípios de Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, no estado de Pernambuco, e pelos municípios de Casa Nova, Curaçá, Juazeiro e Sobradinho, no estado da Bahia.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Grande Teresina instituída pela Lei Complementar nº 112, de 19 de setembro de 2001 e constituída pelos municípios de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinho, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Teresina e União, no estado do Piauí, e pelo município de Timon, no estado do Maranhão.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!


ID
3788485
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A obsessão em ocupar os vazios demográficos e concretizar a unidade nacional também esteve presente durante os longos anos da ditadura militar (1964-1985). Em 1970, o general-presidente Emílio Garrastazu Médici sancionou um ambicioso Projeto de Integração Nacional (PIN), justificado pela suposta necessidade de “levar os homens sem terra do Nordeste para as terras sem homens da Amazônia”. (MAGNOLI; ARAUJO, 2005, p. 97).


A estratégia geoeconômica da ditadura militar, objetivando integrar o território nacional visava, sobretudo,

Alternativas

ID
3807796
Banca
FUNTEF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A base da regionalização do território brasileiro começa com os critérios políticos administrativos do IBGE de 1969 e evoluiu para demonstrar os grandes complexos econômicos, cujas diferenças foram produzidas pela integração espacial do desenvolvimento industrial posterior. A esse respeito somente podemos afirmar que:

Alternativas

ID
3811468
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A finalidade dos transportes é o deslocamento e a circulação de mercadorias e de pessoas, de um lugar para outro. Sobre sua função social, nos países subdesenvolvidos, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3814705
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O transporte ferroviário é um dos principais elementos catalisadores do desenvolvimento econômico, social e ambiental integrado e sustentável de uma região. Sob esse enfoque, foi projetada a ferrovia Transnordestina, que:


1) permitirá a integração contínua e acelerada da estrutura produtiva do Nordeste com as demais regiões.

2) Integrará o sistema hidroviário do São Francisco, o sistema ferroviário sertanejo e o sistema rodoviário já existente, tornando mais eficiente a logística do transporte de carga.

3) Unirá as três portas mortas do sistema ferroviário do Nordeste: Missão Velha (CE), Salgueiro (PB) e Petrolina (PE), alavancando o desenvolvimento econômico de diversos setores, em sua área de abrangência, especialmente o polo Gesseiro do Araripe e o polo Agroindustrial de Petrolina e Juazeiro.

4) Contribuirá para a dinamização da atividade econômica nas áreas próximas à malha, aumentando, assim, a geração de emprego e renda e reduzindo as desigualdades sociais.

5) Propiciará a articulação da hidrovia do São Francisco, principalmente, com os portos de Pecém (CE) e Suape (PE), ligando-os ao cerrado piauiense.


Estão corretas:

Alternativas

ID
3825187
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“As ações efetivas no sentido de modernizar as elites políticas nordestinas tem seu ponto alto na década de 1950 com a criação de instituições responsáveis por uma política de modernização conservadora na região”.
Fonte: PARENTE, Josênio. O Ceará e a Modernidade. In PARENTE, Josênio e ARRUDA, José Maria. A Era Jereissati: Modernidade e Mito. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002, p 125

Podem estar relacionadas com a modernização de que fala o texto, as seguintes instituições:
I. Banco do Nordeste (BNB).
II.Superintendência do Desenvolvimento Econômico do Nordeste (SUDENE).
III. Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).
É correto o que se afirma

Alternativas

ID
3825481
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Ao se fazer uma análise da problemática nordestina se constata a pobreza da maioria de sua população, se é levado a fazer perguntas: Por que uma região rica está sendo habitada por uma população tão pobre? Quais as causas fundamentais desta pobreza: a tirania de condições naturais desfavoráveis ou a inércia e incapacidade de suas elites? Qual o papel desempenhado ou por desempenhar dos seus governantes? (...) Finalmente, o que fazer? Como fazer? E para que fazer?”.

ANDRADE, Manuel Correia. O Nordeste e a Questão Regional – 2.ed - São Paulo: Ática, 1993.

A análise do texto coloca em discussão a situação de atraso e pobreza do Nordeste brasileiro questionando suas causas.

Assinale, dentre as alternativas propostas, aquela que melhor configura esta problemática na região nordeste do Brasil.

Alternativas

ID
3844816
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Atente a este excerto e aos textos que o seguem: “A visão geográfica sobre literatura e música constitui-se em um olhar distinto daqueles que há mais tempo dedicam-se à análise da literatura e da música, críticos e pesquisadores das áreas de letras, música, ciências sociais e comunicação. A distinção inicia-se pela própria seleção de obras a serem analisadas. Ao geógrafo interessam aquelas nas quais o espaço e o tempo não sejam meros panos de fundo, mas parte integrante da trama, sem as quais esta não poderia ser construída”.

CORREA, Roberto Lobato e ROSENDHAL, Zeny. Literatura,
música e espaço: uma introdução. Rio de Janeiro, EdUERJ,
2007, p.8.

TEXTO 1:

“Aquele agrupamento de ranchos ficava à beira duma estrada antiga, por onde em outros tempos passavam os índios missioneiros que os jesuítas mandavam buscar erva-mate em Botucaraí. Por ali transitavam também, de raro em raro, pedindo pouso e comida, viajantes que vinham das bandas de São Martinho ou dos campos de baixo da serra.”

VERÍSSIMO, Erico. Ana Terra. Ed. São Paulo: Globo, 1999,
p.113.

TEXTO 2:

“Agora, por aqui, o senhor já viu: o Rio é só o São Francisco, o Rio do Chico. O resto é pequeno é vereda. E agora me lembro: no Ribeirão EntreRibeiros, o senhor vá ver a fazenda velha, onde tinha um cômodo quase do tamanho da casa, por debaixo dela, socavado no antro do chão (....)”.

(ROSA, Guimarães. Grande Sertão Veredas, Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 2006, p.74.

TEXTO 3:

“Daqui de cima, porém, o que vejo agora é a tripla face, do Paraíso, Purgatório e Inferno, do Sertão. Para os lados do poente, longe, azulada pela distância, a Serra do Pico, com a enorme e alta pedra que lhe dá o nome. Perto, no leito seco do Rio Taperoá, cuja areia é cheia de cristais despedaçados que faíscam o sol (...)”

SUASSUNA, Ariano. Romance da pedra do reino e o
príncipe do sangue do vai-e-volta. Rio de Janeiro: Ed. José
Olympio, 2006, p.31-32.

Os textos literários apresentados acima identificam as representações socioespaciais de paisagens regionais apresentadas pelos autores. Assinale a alternativa cuja associação está correta.

Alternativas

ID
3849286
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Artigo 25, parágrafo 3º - Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.


Constituição da República Federativa do Brasil


O Brasil possui atualmente três Regiões Integradas de Desenvolvimento − RIDE, um tipo especial de região metropolitana que só pode ser instituída por legislação federal.

Esta característica é explicada pelo fato de a integração decorrente das RIDE estar associada a:

Alternativas

ID
3869584
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Conceição - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Poderíamos, grosseiramente, reconhecer a existência de quatro Brasis, ou seja, regiões específicas dentro do país. Num desses Brasis, verifica-se a implantação mais consolidada dos dados da ciência, da técnica e da informação, além de uma urbanização importante, com um padrão de consumo das empresas e das famílias mais intenso. Nele se produzem novíssimas formas específicas de terciário superior, um quaternário e um quinquinário ligados à finança, à assistência técnica e política e à informação em suas diferentes modalidades”.
SANTOS, M. e SILVEIRA, M. O Brasil. Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 268-269.



A descrição dos aspectos geográficos mencionados no texto trata especificamente do complexo regional denominado:

Alternativas
Comentários
  • Confundiram a divisão geoeconômica de Pedro Pinchas Geiser com os 4 Brasis de Milton Santos e Maria Laura. O correto mesmo seria "Região Concentrada". Portanto, o gabarito que mais se aproxima realmente é o "Centro-Sul", que faz referência à região dividida por Pedro.

  • Pedro Pinchas - 3 grandes regiões: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.

    Milton Santos ou segundo o amparado tecnológico - 4 regiões: Concentrada, Nordeste, Centro-Oeste e Amazônia.


ID
3876475
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A organização do espaço diz respeito à divisão espacial do trabalho, à disposição e distribuição espacial da infraestrutura técnica e social, bem como ao padrão de segregação e autossegregação residencial, entre outros aspectos. A respeito da organização do espaço geográfico brasileiro, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab C: A rede urbana da Amazônia obedece a uma orientação dada pela rede hidrográfica da região.

  • Gab - C.

    a última alternativa que eu iria chutar no dia da prova...


ID
3882376
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A região Nordeste do Brasil pode ser dividida em sub-regiões, dentre elas, a “Meio-norte”, que possui como características:


I. Configura-se como uma zona de transição entre o Sertão e a Amazônia.

II. O agroextrativismo é presente na região com a exploração das palmeiras de babaçu e carnaúba.

III. Predomínio do cultivo de cana-de-açúcar, em especial nos estados de Pernambuco e Alagoas.



Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • I. ITEM CORRETO.

    II. ITEM CORRETO.

    III. É na Zona da Mata, e não no Meio-Norte, que há predomínio do cultivo de cana-de-açúcar. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B

  • gabarito letra B

    REGIÃO NORDESTE - Divide-se em 4 sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte. 

    - Zona da Mata: área litorânea, clima tropical litorâneo, Mata Atlântica, concentra mais população e atividades econômicas: cana-de-açúcar, turismo, comércio, serviço e desenvolvimento industrial.

    - Agreste: clima e vegetação de transição e policultura.

    - Sertão: clima semiárido, vegetação de caatinga, pecuária extensiva, agricultura de subsistência, fruticultura irrigada ( Margens do Rio São Francisco) 

    -- Meio Norte: clima de transição, Mata dos Cocais, extrativismo vegetal e mineral, Expansão da Fronteira Agrícola.

    I. Configura-se como uma zona de transição entre o Sertão e a Amazônia. ✔

    II. O agroextrativismo é presente na região com a exploração das palmeiras de babaçu e carnaúba. ✔

    III. Predomínio do cultivo de cana-de-açúcar, em especial nos estados de Pernambuco e Alagoas.➡ pelo que pesquisei o cultivo está diminuindo, então não há o que se falar em predomínio.

    bons estudos


ID
3893683
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as seguintes afirmações que tratam de questões referentes ao semiárido nordestino.


I. Os núcleos de desertificação do Nordeste estão localizados nos sertões semiáridos e têm-se expandido em decorrência de impactos adversos das ações humanas.

II. No semiárido, o fator mais limitante para a vida humana e animal e para as atividades produtivas, em especial as agropecuárias, é a escassez de recursos hídricos.

III. O semiárido abrange todo o espaço do nordeste brasileiro e é empecilho natural ao crescimento econômico regional.


É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
3910711
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma das formas de regionalização do Brasil é denominada de Regiões Geoeconômicas. Elaborada no final da década de 1960 por Pedro Pinchas Geiger, essa divisão regional não considera a divisão territorial entre os estados, e sim as características socioeconômicas comuns às três grandes regiões: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste. São características da Região Centro-Sul:

Alternativas

ID
3937759
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a economia brasileira, assinale a proposição CORRETA.


As políticas regionais de desenvolvimento dotaram regiões carentes de infraestrutura produtiva e levaram à melhor distribuição de renda entre as respectivas populações.

Alternativas

ID
3941776
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a Região Nordeste do Brasil, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas

ID
3948991
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Apesar de sua enorme extensão territorial, o Brasil é dividido em poucas regiões, sendo a divisão oficial feita pelo IBGE. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    ---> A Região Norte possui extensão territorial de 3.853.322,2 quilômetros quadrados, correspondendo a, aproximadamente, 45% da área total do Brasil

    ---> Apesar de ser a maior Região do país, o Norte é o segundo menos habitado, somente o Centro-Oeste possui quantidade de habitantes inferior.

    Fonte: brasilescola.uol.com.br


ID
3990526
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

- Com base nos conhecimentos de geografia regional e econômica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A)As regiões menos desenvolvidas apresentam PIB relativamente pequeno, motivo pelo qual os investimentos feitos nessas regiões elevam suas taxas de crescimento acima da taxa nacional.

  • gabarito letra A galera

    é bem simples, imaginem comigo duas situações

    a cidade A e a cidade B

    a cidade A é bem pobre e pouco desenvolvida. vamos fazer uma suposição que o PIB dela seja de R$ 10.000

    já a cidade B é mais desenvolvida e tem um PIB DE R$ 100.000

    como a questão fala, se houver um investimento na cidade A de R$ 2.500 seu PIB passa a ser 12.500 (um aumento de 25%)

    já o mesmo aumento na cidade B nos dá somente 2,5%

    por isso se investirmos em regiões menos desenvolvidas, que apresentam PIB relativamente pequeno, os investimentos feitos nessas regiões elevam suas taxas de crescimento acima da taxa nacional, pois o valor pode até ser baixo se comparado com outra cidade, mas os efeitos estatísticos são muito maiores.

     imagina uma pessoa de 1 ano fazendo aniversário, a sua idade dobra, agora uma pessoa de 10 anos fazendo aniversario sua idade aumenta em 10%

    bons estudos

  • A atual regionalização do Brasil é fruto do avanço de pesquisas anteriores que defenderam diversas formas de dividir o país em regiões no passado. As regiões servem para efeito de estudos científicos, fins educacionais e de planejamento governamental. Em seu estudo é necessário conhecer quais são as regiões, suas principais características e a diferenciação entre elas. Sobre as diferenciações regionais e suas características econômicas, buscamos a alternativa correta. 

    A) Qualquer crescimento de valor pequeno representa salto percentual considerável. A conhecida desigualdade econômica brasileira nesse sentido pode ser mascarada por dados econômicos analisados de maneira inadequada. 

    B) A Superintendência de desenvolvimento do Nordeste nunca teve como objetivo a realização de uma reforma agrária, mas sim o de realizar obras de infraestrutura de combate a seca.

    C) Seu objetivo nunca foi o de industrializar a Amazônia já que seria por si só muito pouco para isto, tendo como objetivo original o desenvolvimento econômico da região em termos industriais de forma menos dependente dos recursos naturais locais.

    D) As commodities estavam em viés de baixa na economia internacional no momento da aplicação da questão fato este que reforça a necessidade de se manter bem informado para a obtenção de bons resultados em provas do tipo. 

    E) A origem dos capitais pouco tem a ver com o desenvolvimento regional. Fatores como infraestrutura, logística, boa gestão territorial e políticas públicas específicas possuem importância bem maior. 




    GABARITO DO PROFESSOR: A






ID
3999250
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A organização do espaço diz respeito à divisão espacial do trabalho, à disposição e distribuição espacial da infraestrutura técnica e social, bem como ao padrão de segregação e autossegregação residencial, entre outros aspectos. A respeito da organização do espaço geográfico brasileiro, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • equanimidade = igualdade

  • LETRA C – A expansão urbana teve que se adaptar às condições fisiográficas da região.

  • Organização do espaço é um conceito bem amplo composto por vários aspectos importantes que devem ser conhecidos. O enunciado busca a alternativa correta sobre o tema.

    A) O planejamento urbano e regional podem influenciar a transformações no espaço mas sozinhos não a determinam já que outros fatores como a migração, desenvolvimento de atividade econômicas e questões ambientais podem influir. Desigualdade na organização espacial é via de regra bastante comum no Brasil e o planejamento territorial busca reduzir essa realidade mas sem conseguir de fato reduzi-la.  

    B) A região Centro Oeste é um dos espaços mais dinâmicos em termos de atividades econômicas de todo o país assim como Sudeste e Sul também possuem seus espaços de menor modernidade. 
    C) Caminho natural historicamente responsável pela sua ocupação segue sendo decisivo até os dias atuais no desenvolvimento das principais atividades da região. Alternativa correta.   
    D) Equanimidade regional seria uma situação em que existiria um território sem fortes diferenciações regionais em termos socioeconômicos, como segue sendo atualmente no Brasil.

    E) O arranjo descrito serve para a organização do território brasileiro da primeira metade do século XX. Atualmente existem outras áreas industrializadas como a região Sul e nem todas as outras regiões são meramente fornecedoras de mão de obra como é o caso da região Centro Oeste que recebe imigrantes em quantidade maior que perde moradores. 

    Gabarito do Professor: Letra C.




ID
4001287
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise o mapa do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e assinale a alternativa correta.


Alternativas

ID
4023547
Banca
INEP
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas afirmações sobre a economia das regiões brasileiras, assinale com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.

( )Na Região Sudeste, destaca-se a produção de soja, arroz e trigo, além da avicultura, suinocultura e bovinocultura, indústria têxtil, madeireira e produção de bebidas, como o vinho.

( )Na Região Nordeste, destaca-se a produção de cana-de-açúcar e frutas, além da indústria automobilística, têxtil e de calçados.

( )A Região Norte tem sua economia baseada na bovinocultura, no cultivo de grãos como soja e milho, além do extrativismo vegetal e mineral e da indústria de eletroeletrônicos.

( )Na Região Centro-Oeste, a economia é baseada na produção de grãos tais como soja, milho e algodão, além da bovinocultura e da agroindústria.

( )A Região Sul destaca-se pela produção de cana-de-açúcar, algodão, café, laranja e a extração de petróleo, além de possuir o setor industrial mais desenvolvido do país.


A alternativa que completa, corretamente, de cima para baixo os parênteses é

Alternativas
Comentários
  • (V )Na Região Nordeste, destaca-se a produção de cana-de-açúcar e frutas, além da indústria automobilística, têxtil e de calçados.

    ( V)A Região Norte tem sua economia baseada na bovinocultura, no cultivo de grãos como soja e milho, além do extrativismo vegetal e mineral e da indústria de eletroeletrônicos.

    (V )Na Região Centro-Oeste, a economia é baseada na produção de grãos tais como soja, milho e algodão, além da bovinocultura e da agroindústria.


ID
4028326
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Existem diferentes metodologias de divisão regional do território brasileiro, sendo que a elaborada pelo IBGE é a mais utilizada. Contudo, outras formas de divisão possuem utilizações importantes, como é o caso da divisão denominada Geoeconômica. Tal divisão, elaborada por Pedro Pinchas Geiger já na segunda metade do século XX, dividiu o Brasil em 3 complexos regionais. Sobre essa regionalização, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) O estado de Minas Gerais possui a maior parte do seu território na região Centro-Sul, mas o norte do estado pertence à região Nordeste.

    CORRETO.

    A região Norte mineira cuja principal cidade é Monte Claros tem mais a ver com o NE no que tange a aspectos socioeconômicos e naturais, inclusive, tal região foi englobada pelas ações da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e possui agências do Banco do Nordeste. O mesmo vale para o norte capixaba.

    B)O estado do Mato Grosso do Sul pertence à região da Amazônia enquanto o estado do Tocantins pertence à região Nordeste.

    INCORRETO. Pertencem ao Centro-sul e Amazônia, respectivamente.

    C) O estado do Maranhão está dividido exatamente ao meio, entre as regiões Norte e Centro-sul.

    INCORRETO. Não sei se exatamente ao meio mais o Maranhão nessa divisão regional subdivide-se em Amazônia (Parte Oeste do Estado) e nordeste (Porção Leste).

    D) O estado do Mato Grosso está dividido entre as regiões Amazônia e Nordeste, enquanto a Bahia está dividida entre Nordeste e Centro-Sul.

    INCORRETO. Mato Grosso está predominantemente na Amazônia, enquanto, a Bahia está totalmente no Nordeste.

    Bons Estudos!

  • a)   ITEM CORRETO.

    b)  O estado do Mato Grosso do Sul pertence à região CENTRO-SUL, enquanto o estado do Tocantins pertence à região AMAZÔNIA. ITEM INCORRETO.

    c)   O estado do Maranhão tem porções territoriais nas três regiões: Amazônia, Nordeste e Centro-sul. ITEM INCORRETO.

    d)  O estado do Mato Grosso está dividido entre as regiões Amazônia e CENTRO-SUL, enquanto a Bahia está dividida entre Nordeste e Centro-Sul. ITEM INCORRETO

    Gabarito: A


ID
4028398
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A união entre ciência e técnica que, a partir dos anos 70 do século XX, havia transformado o território brasileiro revigora-se com os novos portentosos recursos da informação, a partir do período da globalização e sob a égide do mercado. E o mercado, graças exatamente à ciência, à técnica e à informação, torna-se um mercado global. O território ganha novos conteúdos e im põe novos comportamentos, graças às enormes possibilidades da produção e, sobretudo, da circulação dos insumos, dos produtos, do dinheiro, das idéias e informação, das ordens e dos homens.”
(SANTOS, Milton. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2011, pp.52-53-Adaptado).

Segundo Milton Santos, a irradiação do meio técnico-científico-informacional se instala sobre o território brasileiro em áreas contínuas no que ele define por “Região Concentrada”. Nessa regionalização do Brasil, elaborada pelo referido autor, “Região Concentrada" é formada por:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    A Região Concentrada é formada por Sudeste e Sul do país e abriga uma parte muito grande da população brasileira. É o local com a melhor infraestrutura do país em quesitos como transporte, serviços, tecnologia, imprensa e comunicação.

    Fonte: Brasil: Divisão Regional de Milton Santos e Regiões Polarizadas - InfoEnem

  • Região Concentrada - inclui Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é a região que concentra a maior população, as maiores indústrias, os principais portos, aeroportos, shopping centers, supermercados, as principais rodovias e infovias e etc.

  • De acordo com a classificação de Milton Santos e Maria Laura Silveira, a Região Concentrada abrange os seguintes estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ou seja, todos os estados das regiões Sul e Sudeste da classificação do IBGE.

    Resposta: D

  • Gab D - Sudeste e Sul

    >> É a região que possui maior desenvolvimento, que tem os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul;

  • gabarito letra D

    Complexos Geoeconômicos – 3 grandes regiões: Amazônica, Nordeste e Centro-Sul

    já para Milton Santos ou Segundo o Aparato Tecnológico – 4 regiões: Concentrada ( Sul e Sudeste), Nordeste, Centro-Oeste e Amazônia

    bons estudos

  • De acordo com a classificação de Milton Santos e Maria Laura Silveira, a Região Concentrada abrange os seguintes estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ou seja, todos os estados das regiões Sul e Sudeste da classificação do IBGE.

    Resposta: D


ID
4044265
Banca
Esamc
Órgão
Esamc
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia:

    “Falar da organização regional do espaço brasileiro é algo muito complexo, pois se trata da regionalização de um país de grandes dimensões que tem passado por um complexo e desigual processo de diferenciação que envolve o espaço e o tempo. (...) O Nordeste pode ser definido como a região das perdas”.

(Corrêa, Roberto Lobato. Trajetórias Geográficas. Bertrand Brasil. P,197 e 204)



Esse conjunto de perdas pode ser atribuído:

Alternativas

ID
4073047
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Numere a coluna 2 de acordo com a 1.


Coluna 1


(1) Região Norte
(2) Região Nordeste
(3) Região Centro-Oeste
(4) Região Sudeste
(5) Região Sul


Coluna 2


( ) Reúne um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano - IDH - do país, com problemas graves como altas taxas de mortalidade infantil, desnutrição e analfabetismo.

( ) É responsável por mais da metade do Produto Interno Bruto - PIB - do país. A descoberta de uma grande reserva petrolífera no campo de Tupi, na Bacia de Santos, abre uma importante fronteira para exploração de petróleo e gás natural no país.

( ) Enfrenta o desafio de aliar o crescimento econômico com a preservação ambiental. Seu setor agropecuário tem destaque no cenário brasileiro e possui grande parte do rebanho bovino no país.

( ) Nos últimos anos, seu crescimento tem ocorrido à custa de atividades responsáveis por grandes impactos ambientais como pecuária extensiva, avanço da agricultura com destaque para a lavoura de soja, e da extração de madeira.

( ) Apresenta os melhores indicadores de mortalidade infantil, educação e saúde. Sua industrialização tem destaque nos setores automobilístico, metalúrgico e têxtil. O setor de serviços também é bem desenvolvido.


A alternativa que apresenta a sequência correta é:

Alternativas

ID
4082941
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A proposta de divisão regional do Brasil em regiões geoeconômicas utiliza critérios geográficos e econômicos em que os limites das regiões não coincidem, necessariamente, com os dos estados. Analise as seguintes afirmativas sobre a região geoeconômica brasileira.

I. Distribui-se por nove estados brasileiros, apresenta, relativamente, pequena população absoluta, baixíssima densidade demográfica e tem, no quadro natural, uma das suas principais características.
II. Concentra cerca de 30% da população do país, é marcada por acentuados contrastes naturais, é composta por sub-regiões bem delimitadas.
III. Inclui as duas porções mais industrializadas do país, possui grandes problemas sociais, principalmente, nas grandes cidades e concentra cerca de 60% da população brasileira.

Os textos das afirmativas se referem, respectivamente, às seguintes regiões geoeconômicas:

Alternativas

ID
4088245
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Dentre as diversas formas de se regionalizar o Brasil, a mais recente foi apresentada por Milton Santos. Essa regionalização leva em conta a constituição do espaço brasileiro no decorrer de sua história. Também considera como, a partir da segunda metade do século XX, o Brasil incorporou as mudanças científicas, técnicas, tecnológicas e de comunicação do meio técnico-científico-informacional [...]”. Milton Santos divide o Brasil em Região Amazônica, Região Nordeste, Região Centro-Oeste e Região Concentrada (OLIC, N. B.; SILVA, A. C. da; LOZANO, R. Vereda Digital Geografia. São Paulo: Moderna, 2012, p. 67). Com base no conteúdo acima, assinale a alternativa correta.  

O Complexo Regional proposto em 1967 é sinônimo de Região Concentrada, pois sua delimitação obedece aos critérios político-administrativos atrelados às questões socioeconômicas resultantes da integração espacial promovida pela concentração industrial.

Alternativas
Comentários
  • Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs uma divisão regional do país, em três Regiões Geoeconômicas ou Complexos Regionais.

    Esta proposta se baseia no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização. Dessa forma, ela busca refletir a realidade do país e compreender seus mais profundos contrastes. De acordo com Geiger, são três as regiões geoeconômicas: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.

    Essa organização regional favorece a compreensão das relações sociais e políticas do país, pois associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas e culturais.

    Diferentemente da divisão proposta pelo IBGE, os complexos regionais não se limitam apenas às fronteiras entre os Estados. Nessa regionalização, o norte de Minas Gerais, por exemplo, encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território mineiro está localizado no Centro-Sul.

    Fonte: seed.pr


ID
4088248
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Dentre as diversas formas de se regionalizar o Brasil, a mais recente foi apresentada por Milton Santos. Essa regionalização leva em conta a constituição do espaço brasileiro no decorrer de sua história. Também considera como, a partir da segunda metade do século XX, o Brasil incorporou as mudanças científicas, técnicas, tecnológicas e de comunicação do meio técnico-científico-informacional [...]”. Milton Santos divide o Brasil em Região Amazônica, Região Nordeste, Região Centro-Oeste e Região Concentrada (OLIC, N. B.; SILVA, A. C. da; LOZANO, R. Vereda Digital Geografia. São Paulo: Moderna, 2012, p. 67). Com base no conteúdo acima, assinale a alternativa correta.  

Na Região Concentrada, a difusão de inovações é mais veloz e mais complexa e diz respeito a uma contínua renovação das forças produtivas e do território.

Alternativas

ID
4088251
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Dentre as diversas formas de se regionalizar o Brasil, a mais recente foi apresentada por Milton Santos. Essa regionalização leva em conta a constituição do espaço brasileiro no decorrer de sua história. Também considera como, a partir da segunda metade do século XX, o Brasil incorporou as mudanças científicas, técnicas, tecnológicas e de comunicação do meio técnico-científico-informacional [...]”. Milton Santos divide o Brasil em Região Amazônica, Região Nordeste, Região Centro-Oeste e Região Concentrada (OLIC, N. B.; SILVA, A. C. da; LOZANO, R. Vereda Digital Geografia. São Paulo: Moderna, 2012, p. 67). Com base no conteúdo acima, assinale a alternativa correta.  

O fenômeno da cidade global é um processo que conecta serviços avançados, centros produtores e mercados em uma rede com intensidade diferente em cada escala. São Paulo é considerada polo da Região Concentrada, sendo sede de empresas que têm o papel de controle do mercado nacional e de comando do respectivo território.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.

    CIDADES GLOBAIS

    ➥ Também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional.

    • Estão no topo da hierarquia urbana; e
    • A Europa é o continente que mais possui cidades globais.

    ▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎

    Bons Estudos!


ID
4112596
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Pombos - PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que se refere à configuração do território e sociedade do Brasil, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O povoamento do Brasil se deu do litoral leste para o interior oeste!

    E

  • A) Errada, o país não se desenvolveu por igual, temos o sudeste mais desenvolvido enquanto outras áreas do país carecem de infraestrutura.

    B) Errada, o primeiro ciclo econômico no Nordeste foi o da Cana de Açúcar

    C) Errada, o povoamento do Brasil ocorreu do litoral para o interior, leste para oeste

    D) Errada, as diferentes regiões do Brasil costumam apresentar diferentes atividades econômicas

    E) Correta, as capitanias hereditárias permitiram a ocupação de diversas localidades no Brasil, principalmente Nordeste e Sudeste (São Vicente)

  • GAB: E

    Complementando os colegas:

    As Capitanias Hereditárias foram um sistema administrativo implementado pela Coroa Portuguesa no Brasil em 1534. O território do Brasil, pertencente a Portugal, foi dividido em faixas de terras e concedidas aos nobres de confiança do rei D. João III (1502-1557). Essas poderiam ser passadas de pai pra filho e por isso, foram chamadas de hereditárias.

  • a) O desenvolvimento socioeconômico no Brasil é heterogêneo. ITEM INCORRETO.

    b) O primeiro ciclo foi o do pau-Brasil (bastante incipiente), que foi seguido pelo da cana-de-açúcar, mais organizado e considerado o primeiro por alguns autores. ITEM INCORRETO.

    c) Em linhas gerais, a ocupação de todo o território aconteceu de Leste (onde está o nosso litoral) para Oeste. ITEM INCORRETO.

    d) O modelo econômico é entre as regiões brasileiras é heterogêneo. ITEM INCORRETO.

    e) ITEM CORRETO

    Resposta: E


ID
4131595
Banca
ULBRA
Órgão
ULBRA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um conceito muito reconhecido na área da Geografia é o de região. Neste sentido, podemos dizer que região é uma unidade distinta em virtude de determinadas características geográficas. No Brasil, temos uma organização espacial de cinco regiões geográficas. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

I – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, além de levar em conta a proximidade territorial, leva também em consideração os aspectos naturais como clima, relevo, vegetação e hidrografia para definir a regionalização.

II – A região sudeste do Brasil é a região de maior concentração populacional, além de reunir um complexo parque industrial.

III – Atualmente o Estado Brasileiro incentiva a modernização da indústria brasileira através de uma redistribuição da produção.

Alternativas

ID
4149049
Banca
CÁSPER LÍBERO
Órgão
CÁSPER LÍBERO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

”O desenvolvimento da primeira metade do século XX apresenta-se basicamente como um processo de articulação das distintas regiões do país [o Brasil] em um sistema com um mínimo de integração. O rápido crescimento da economia cafeeira – durante o meio século compreendido entre 1880 e 1930 – se, por um lado, criou fortes discrepâncias regionais de níveis de renda per capita, por outro, dotou o Brasil de um sólido núcleo em torno do qual as demais regiões tiveram necessariamente de articular-se. Esse processo de articulação começou, conforme já indicamos, com a região sul do país”. (Celso Furtado. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Editora Nacional, 1986).
Considerando o texto acima e os desenvolvimentos posteriores do tema nele tratado, pode-se afirmar que o Brasil atual:

Alternativas

ID
4149619
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Senador Canedo - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Regiões são subdivisões do espaço, seja ele global, nacional ou mesmo local. Por conseguinte, relativo ao processo de regionalização, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a)   A classificação baseada nos critérios do meio técnico-científico-informacional é a de Milton Santos e Maria Laura Silveira. ITEM INCORRETO.

    b)  ITEM CORRETO.

    c)   O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE em seu processo de regionalização do território nacional, RESPEITA os limites político-administrativos dos estados. ITEM INCORRETO.

    d)  A primeira regionalização do Brasil, promovida pelo IBGE, ocorreu na década de 1940. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B

  • A letra A está errada porque o meio técnicocientífico-informacional é a divisão do milton santons, não do ibge

  • Até então não sabia que a Antártida era considerado um Continente, pois é uma região inabitada!

  • Letra A seria correta se fosse baseado no critério Socioeconômico.

  • a)   A classificação baseada nos critérios do meio técnico-científico-informacional é a de Milton Santos e Maria Laura Silveira. ITEM INCORRETO.

    b)  ITEM CORRETO.

    c)   O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE em seu processo de regionalização do território nacional, RESPEITA os limites político-administrativos dos estados. ITEM INCORRETO.

    d)  A primeira regionalização do Brasil, promovida pelo IBGE, ocorreu na década de 1940. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B


ID
4172071
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Riacho da Cruz - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As Regiões Geoeconômicas Brasileiras são

Alternativas
Comentários
  • Divisão Política (oficial): Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

    Divisão Geoeconômica (somente para fins de estudo): Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.

  • gabarito letra B

    ➡ Complexos Geoeconômicos – 3 grandes regiões: Amazônica, Nordeste e Centro-Sul .

    ➡ Segundo o Aparato Tecnológico – 4 regiões: Concentrada ( Sul e Sudeste), Nordeste, CentroOeste e Amazônia.

    bons estudos

  • Mapa geoeconômico - Pedro Pinchas Geiger

  • Regionalização Econômica do Brasil

    Amazônia -> Matéria-Prima

    Nordeste -> Mão de obra

    Centro-Sul -> Produção e riquezas


ID
4176901
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A criação da SUDENE, no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), tinha por objetivo:

Alternativas

ID
4189246
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A criação da SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), em 1959, insere-se na conjuntura de propostas políticas:

Alternativas
Comentários
  • Sudene foi criada pela Lei nº 3.692, de 15 de dezembro de 1959, do Congresso Nacional, promulgada pelo presidente Juscelino Kubitschek.

    As superintendencias foram criadas para diminuir a desigualdade entre as regioes

    Sudene - desenvolvimento do nordeste

    Sudeco - desenvolvimento do centro-oeste

    Sudam - desenvolimento da amazonia