SóProvas


ID
2790319
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No último meio século, houve uma mudança revolucionária em escala planetária: cada vez mais, as lojas locais dão lugar ao domínio dos gigantes da distribuição, como o Walmart e o Carrefour. Na Espanha, mais de 80% das compras das famílias são feitas em hipermercados e, dessas compras, 75% estão concentradas nas cinco maiores redes: Mercadona, Eroski, Carrefour, Auchan e Dia. Tal mudança está longe de ser uma realidade particular de um país ou de um setor: trata-se de uma tendência mundial.

N. Castro. A ditadura dos supermercados: como grandes distribuidores decidem o que consumimos. Madrid: Akal, 2017 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o item que se segue, acerca das redes de produção e consumo globais.

Os processos de produção de commodities como frutas tropicais, café, grãos e carnes são cada vez mais regulados pelas regras do mercado global. A apropriação de processos produtivos por corporações transnacionais associadas ao capital industrial e financeiro compõe novas redes de produção e consumo, articulando campo e cidade e determinando o que se produz e o que se consome.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    A articulação entre campo e cidade é cada vez mais intensa e segue uma lógica produtiva cada vez menos local.

    O que torna os produtos de base muito importantes na economia é o fato de que possuem cotação e "negociabilidade" globais; portanto, as oscilações nas cotações destes produtos de base têm impacto significativo nos fluxos financeiros mundiais, podendo causar perdas a agentes econômicos e até mesmo a países.

  • "Para a China, os destaques foram as exportações de commodities agrícolas e minerais: soja, petróleo em bruto, minério de ferro, celulose, carne bovina, ferro ligas, carne de frango, algodão em bruto, entre outros. Para a União Europeia também houve destaque para produtos básicos: farelo de soja, minério de ferro, celulose, café em grão, petróleo em bruto, soja, minério de cobre, entre outros. Já para os Estados Unidos, o aumento de 6,6% das exportações foi influenciado pelo crescimento das vendas de aço semimanufaturado, petróleo bruto, partes de motores de aviões, máquinas e aparelhos para terraplanagem. As exportações brasileiras para os EUA, em 2018, foram majoritariamente de bens manufaturados (cerca de 60%). Com isso o mercado norte-americano se consolida como o maior destino de produtos industrializados do Brasil."


    MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior)


    http://www.mdic.gov.br//index.php/noticias/3777-exportacoes-em-2018-alcancam-o-maior-valor-dos-ultimos-5-anos

  • Que questão bem elaborada! Meu respeito pra quem estuda para a diplomacia.

  • Achei um exagero classificar as frutas tropicais como commodities. Hoje, no Brasil, a única commodities de fruta tropical, de maneira indireta, é o suco de laranja. Outras frutas são exportadas, mas não como commodities, uma vez que não são comercializadas em bolsas. O restante da questão está correto, sem polêmica alguma.

  • Gabarito: CORRETO

    A demanda do mercado global pelas commodities agrícolas dita o ritmo da produção nos países exportadores. Grandes corporações do agronegócio espalhadas pelo mundo utilizam-se de processos e implementos modernos que aliam técnica e ciência para garantir a manutenção de uma produção em larga escala. Essa cadeia produtiva articula campo e cidade em uma relação de interdependência. Este vínculo é observado, por exemplo, pela criação de postos de trabalho no espaço urbano decorrentes da instalação de indústria de beneficiamento agrícola.  

    TECCONCURSOS