SóProvas


ID
2790571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Diversamente de 1930, 1945 e 1955, em 1964 as Forças Armadas não entregaram o poder a um civil. A partir do golpe até 1985, a história republicana assistiria, pela primeira vez, a um longo desfile de presidentes militares, cuja eleição dava-se dentro do círculo do poder militar. Em suma, a sociedade civil não participava do processo.

Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: SENAC, 2008, p. 806 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial, julgue (C ou E) o próximo item, acerca de fatos marcantes da segunda metade do século XX no Brasil.


A União Democrática Nacional (UDN) defendia que o desenvolvimento da indústria brasileira deveria ser capitaneado exclusivamente pela iniciativa privada. Esse partido, em crescente atrito com o governo federal, foi cooptado com a oferta de diversas pastas ministeriais, razão por que passou a apoiar Getúlio Vargas e se recusou a subscrever a proposta de seu impeachment.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

     

    O lema da União Democrática Nacional (UDN) era uma frase apócrifa de Thomas Jefferson "O preço da liberdade é a eterna vigilância" e seu símbolo era uma tocha acesa. O "udenismo" caracterizou-se pela defesa do liberalismo clássico e da moralidade, e pela forte oposição ao populismo. Além disso, algumas de suas bandeiras eram a abertura econômica para o capital estrangeiro e a valorização da educação pública. (Wikipédia).

     

    Na verdade, a UDN tinha por base de apoio as classes médias urbanas, os profissionais liberais e os setores empresariais; era, portanto, favorável a associação com capitais estrangeiros. A exceção a essa lógica comportamental constituiu a campanha "o petróleo é nosso", quando a UDN associou-se ao nacional-desenvolvimentismo para garantir o monopólio da Petrobras. A UDN conglomerava lideranças como as de Carlos Lacerda, de Afonso Arinos e de Raul Fernandes. (7000 questões comentadas do CESPE).

     

  •  A palavra 'EXCLUSIVAMENTE' na maioria das questões estão erradas.

  • União Democrática Nacional (UDN) foi um movimento que teve seu início na época do  (1937 – 1945), tendo contribuído de forma efetiva para o fim desse regime. A UDN também teve atuação destacada no , ao fazer uma contundente oposição. Além do antigetulismo, foram características marcantes da UDN a defesa do  e intervencionismo.

    Embora a frente política que formava a UDN fosse diversificada, era restrita basicamente à elite.

  • 1945 - União Democrática Nacional (UDN)- Foi um partido político brasileiro fundado em 7 de abril de 1945, era opositor às políticas e à figura de Getúlio Vargas e de orientação conservadora. Seu lema era uma frase apócrifa de Thomas Jefferson "O preço da liberdade é a eterna vigilância" e seu símbolo era uma tocha acesa. O udenismo caracterizou-se pela defesa do liberalismo clássico e da moralidade, e pela forte oposição ao populismo. Além disso, algumas de suas bandeiras eram a abertura econômica para o capital estrangeiro e a valorização da educação pública. O partido detinha forte apoio das classes médias urbanas e de alguns setores da elite. Como todos os demais partidos, a UDN foi extinta pelo governo militar que assumiu o poder em 1964, através do Ato Institucional II.

  • UDN- Partido do qual fazia parte a Família Marinho donos das organizações Globo, já naquela época.

    Só para se ter uma edeia das elites neste partido de oposição aos Getulistas.

  • A UDN tinha grande influência política e conseguiu participar do governo Dutra ocupando alguns ministérios. Interessava à UDN colaborar com o governo para tentar reduzir a importância do prestígio de Getúlio Vargas junto à população. 

  • apoiar kkkkkkkkkkkkkkkkk não mesmo

  • ou se apoia a iniciativa privada, ou se apoia GV os dois não casam
  • UDN CRIADA EM 1945 após a lei Agamenon foi inimiga de Vargas até sua morte em 1954. era tipo tom e jerry .kkkk
  • Democracia apoiando Vargas , errado

  • Eles pregaram o queremismo (queremos Vargas no poder) , isso era resultado do medo de que os militares tomassem o poder e implantassem a ditadura militar já em 1945. Tal fato é tanto verdade que em 1954, momento que Getúlio se matou, só eram eleitos os Governos que Vagas já tinham demonstrado afeto e , em consequência, distanciado os militares do poder.

    A questão está errada por causa da razão: a oferta de diversas pastas ministeriais, visto que a razão foi o medo de os militares tomarem o poder.

  • A UDN queria era que Vargas se lascasse. kkkkk

  • A União Democrática Nacional (UDN) defendia que o desenvolvimento da indústria brasileira deveria ser capitaneado exclusivamente pela iniciativa privada. Esse partido, em crescente atrito com o governo federal, foi cooptado com a oferta de diversas pastas ministeriais, razão por que passou a apoiar Getúlio Vargas e se recusou a subscrever a proposta de seu impeachment.

    UDN inimigo de vargas

  • UDN é o Jornal Nacional e Getúlio Vargas é Bolsonaro.

    Liga isso e ver se bate na questão, hahahaha.

  • A União Democrática Nacional (UDN), foi um partido político anti-getulista, privatista e liberal. Atuante entre 1945 e 1964. Tinha como sua base de apoio as antigas elites agrárias da república velha, além das classes médias urbanas. Durante o segundo governo de Vargas, entre 1951 e 1954, formou, no congresso, uma oposição bem articulada conhecida como A Banda de Musica, liderada pelo "marstro" Carlos Lacerda, Jornalista, deputado e opositor ferrenho de Vargas. A UDN disputou as eleições para presidente com os candidatos Eduardo Gomes (1945 e 1950), Joarez Távora (1955), tendo perdido nessas ocasiões. Em 1960 apoiou o candidato do PTN, Jânio Quadros, porém, dada logo no inicio do curto governo de Jânio, passou a oposição.

  • 1- A UDN era antigetulista http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/uniao-democratica-nacional-udn

    2 - Foi um udenista que propôs o impeachment de Getúlio: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160414_autor_impeachment_getulio_vargas_perfil_lgb

    ERRADA