SóProvas


ID
2790592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A consolidação da conquista do território da América Portuguesa foi marcada pelo casuísmo, construído com base nos interesses e forças do reino português e nos desafios e benesses das possessões coloniais. Considerando esse processo, julgue (C ou E) o item seguinte.


A disputa entre Portugal e França pelo Cabo Norte, atual Amapá, foi resolvida com a assinatura do Tratado de Utrecht, em 1713.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

     

    Com a celebração do Tratado de Tordesilhas, em 1493, o território do atual estado do Amapá estava compreendido entre as terras pertencentes à coroa espanhola. Entretanto, devido às dificuldades logísticas, tanto espanhóis quanto portugueses pouco conseguiram fazer para ocupar a região além da foz do Rio Amazonas, apesar de navegadores de ambas as nações já terem circulado por aquelas terras, para fins de reconhecimento.

     

    Com a União Ibérica, entre 1580 e 1640, o Tratado de Tordesilhas praticamente perde a sua finalidade, que aliás, haja vista a condição de subordinação de Portugal aos interesses espanhóis, nesse período. Ainda assim, documentos portugueses já registram a região como "Cabo do Norte", em 1621.

     

    Entretanto, em 14 de junho de 1637, o rei Felipe IV da Espanha toma providências no sentido de criar a Capitania do Cabo Norte, num momento em que a costa do atual estado do Amapá começa a ser frequentada e ocupada por franceses vindos da região de Caiena, na Guiana, os quais criaram a "Companhia do Cabo Norte", em 1633, a fim de explorar e ocupar a região, onde os produtos mais comercializados com a Europa eram as drogas do sertão, madeiras, óleos essenciais, peixes salgados, carne de peixe-boi e peles.

     

    Após uma série de administrações, a capitania do Cabo Norte é desfeita, retornando seu controle para o domínio da coroa portuguesa, que a anexa à Capitania do Grão-Pará.

     

    A região da capitania continuou sob disputa entre franceses, os quais chamavam a região de "Cabo d’Orange", e portugueses e, após a independência do Brasil, com os brasileiros, apesar do Tratado de Utrecht de 1713, garantir as fronteiras deste país no rio Oiapoque. Somente em 1900, após a defesa diplomática do Barão do Rio Branco perante a Comissão de Arbitragem em Genebra, na Suíça, é que o Brasil tem a posse assegurada na região.

  • Questão que induz o candidato ao erro. De fato, o Tratado de Utrecht entregou a posse do atual Amapá a Portugal, mas a disputa não acabou ali, só sendo resolvida muito depois. Casca de banana.

  • Quando se falar em disputa entre países, nem o satanás resolve. Pode marcar ERRADO ❌ sem medo.
  • 1° TENTATIVATratado de Utrecht de 1713, para garantir as fronteiras deste país no rio Oiapoque. 

    2° TENTATIVA : Defesa diplomática do Barão do Rio Branco em 1900 perante a Comissão de Arbitragem em Genebra, na Suíça, assegurou ao Brasil a posse na região.

  • A vitória de Rio Branco nesse caso é narrada por Synesio Góes Filho em Navegantes, Bandeirantes, Diplomatas p. 351: "Com a segunda vitória, Rio Branco via‑ ‑se, agora, confirmado em sua posição de herói nacional. O “Colosso de Rodes”, na expressão amical e brincalhona de Nabuco: um pé em Palmas, outro no Amapá..."