SóProvas


ID
2790601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Tendo em vista que o processo de independência do Brasil pode ser compreendido como parte das profundas mudanças que marcaram a história ocidental a partir do último quartel do século XVIII, julgue (C ou E) o item que se segue.


O Vintismo pretendia a regeneração e a atualização da tradição política portuguesa, o que se desdobrava na elaboração de uma Constituição. Tendo o movimento eclodido em agosto de 1820, na cidade do Porto, com a rápida adesão de Lisboa, as notícias chegaram primeiramente às províncias do norte do reino do Brasil. O Grão-Pará declarou sua adesão a ele em janeiro de 1821, enquanto a Bahia se manifestou favorável a ele em fevereiro desse mesmo ano.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

  • "No dia 22 de outubro de 1820, atracava no porto do Recife, principal vila da província de Pernambuco, o navio inglês Chresterfield, trazendo as recentes notícias sobre uma revolução iniciada na cidade portuguesa do Porto no dia 24 de agosto, a qual havia dado início a um movimento de caráter constitucionalista que exigia, entre outras medidas, a convocação de cortes, o que de certa forma punha em xeque a monarquia absoluta. 


    O processo iniciado na cidade do Porto em 1820 foi resultado de uma espécie de desapontamento quase que generalizado do lusitano diante da situação vexatória com que se viu obrigado a conviver desde as invasões francesas, quando a sede administrativa do reino foi transferida para a América portuguesa, de onde as ordens passaram a vir, além da crise econômica em que se viu mergulhado. Foi um momento em que se falou de liberdade contra o despotismo e de regeneração contra a decadência. Essas seriam as palavras-chave que serviriam para ilustrar o movimento vintista, nome pelo qual ficou conhecido o pensamento político iniciado em 1820.


     Um dos efeitos imediatos da Revolução do Porto no Brasil veio da província do Pará, que em 1o de janeiro de 1821 aderiu ao movimento liberal, sendo seguido pela província da Bahia (10 de fevereiro). "


    Os efeitos da notícia da revolução liberal do Porto na província de Pernambuco e a crise do sistema colonial no

    nordeste do Brasil (1820 -1821)- Flavio José Gomes Cabral 


    http://www.redalyc.org/pdf/833/83301112.pdf



  • O Vintismo pretendia a regeneração e a atualização da tradição política portuguesa, o que se desdobrava na elaboração de uma Constituição: aqui é importante lembrar que a Revolução Liberal do Porto queria retomar a economia que era exercida antes da abertura dos portos de 1808. Dessa forma, ela era dúbia: retrógrada para o Brasil (que iria retornar ao status de colônia) e liberal para Portugal. Também, uma das exigências do Vintismo foi a assinatura de uma Constituição e a volta da família real para Portugal.


    Tendo o movimento eclodido em agosto de 1820, na cidade do Porto, com a rápida adesão de Lisboa, as notícias chegaram primeiramente às províncias do norte do reino do Brasil. O Grão-Pará declarou sua adesão a ele em janeiro de 1821, enquanto a Bahia se manifestou favorável a ele em fevereiro desse mesmo ano: o Norte era favorável à Revolução, pois a região foi muito prejudicada após as medidas joaninas. O Sul, entretanto, seria prejudicado com a volta dos monopólios, ressaltando a questão da venda do charque aos países vizinhos.


    CERTO.

  • Vintismo é a designação genérica dada à situação política que dominou Portugal entre Agosto de 1820 e Abril de 1823, caracterizada pelo radicalismo das soluções liberais e pelo predomínio político das Cortes Constituintes, fortemente influenciadas pela Constituição Espanhola de Cádis.

  • Marcello Otávio N. de C. Basile menciona esse dado no livro História Geral do Brasil (Linhares, Maria Yedda)