SóProvas


ID
2790613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As disputas entre D. Pedro I e a Câmara dos Deputados marcaram o Primeiro Reinado e resultaram na abdicação do imperador. Acerca do Primeiro Reinado e do período da Regência, julgue (C ou E) o item subsequente.


A Regência foi vista pelas elites provinciais como oportunidade de construção de uma monarquia federalista, o que responderia a certas expectativas de autonomia levantadas no momento de sua adesão à independência do Brasil. De fato, a discussão de peças legais que aumentavam a autonomia local teve início em finais no Primeiro Reinado e resultaram na promulgação, por exemplo, do Código Criminal, ainda em 1830, e do Código do Processo Criminal, em 1832.

Alternativas
Comentários
  • A regência foi chamada de "experiência republicana" pois foi um período em que as classes oligarcas tiveram amplo acesso ao controle político do país. Aproveitando-se da pouca idade do príncipe regente, os liberais - ainda não consolidados como partidos políticos - passaram a adotar uma série de medidas que ampliavam os poderes provinciais. Era uma forma de aumentar a autonomia dos latifundiários em detrimento do poder concentralizado do monarca. Além do Código Criminal de 1830 e do Código do Processo Criminal - que deu amplos poderes aos juízes de paz, controlados pelos grandes proprietários de terra - foram aprovados também os Atos Adicionais de 1834, que transformou a regência trina em Una, extinguiu o Conselho de Estado, criou as Assembleias Provinciais e transformou o RJ em município neutro.



  • GAB-C

  • Diante dos avanços alcançados até este momento das Regências, podemos notar que este período foi visto pelas elites provinciais como oportunidade de construção de uma monarquia federalista, o que responderia a certas expectativas de autonomia levantadas no momento de sua adesão à independência do Brasil. Assim como nas Regências, o processo de independência do Brasil representou grandes entraves com algumas províncias que não queriam se submeter ao governo recém-instalado no Rio de Janeiro.

    Sobre os anseios de maior autonomia das províncias, temos que a discussão de peças legais que aumentavam a autonomia local teve início em finais no Primeiro Reinado e resultaram na promulgação, por exemplo, do Código Criminal, em 1830, e do Código do Processo Criminal, em 1832.

    Resposta: Certo