SóProvas


ID
2790616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As disputas entre D. Pedro I e a Câmara dos Deputados marcaram o Primeiro Reinado e resultaram na abdicação do imperador. Acerca do Primeiro Reinado e do período da Regência, julgue (C ou E) o item subsequente.


A Cabanagem destacou-se entre os movimentos de contestação à Regência por sua duração (1835 a 1840), a despeito de ter se concentrado em um território muito restrito e com pequena participação popular.

Alternativas
Comentários
  • Movimento social ocorrido na província do Grão-Pará que depôs o governador da província na busca por maior participação política no Império.

     

    Gab. E

  • Questão ERRADA.

    A primeira parte é verdadeira, a Cabanagem ocorreu durante o Périodo Regencial, durou entre 1835 e 1840, todavia, a segunda parte está errada. A província do Grão-Pará compreende os atuais estados de Amazonas, Pará, Amapá, Roraima e Rondônia, portanto, não há como afirmar que trata-se de um território "muito restrito", além de ter sido uma das poucas revoltas do período regencial que congregou várias classes sociais.

  • A primeira parte está certa, aconteceu no período Regencial entre 1835-1840, mas ao contrário do que diz o enunciado teve muita  participação popular, a classe estava insatisfeita com as desigualdades sociais.

    SEDUC-CE 2018.... EM NOME DE JESUS

  • ERRADO

     

     

    A Cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará (região norte do Brasil, atual estado do Pará). Grande parte dos revoltosos eram pessoas pobres que moravam em cabanas nas beiras dos rios da região chamados de cabanos. O objetivo principal era a conquista da independência da província do Grão-Pará. Os cabanos pretendiam obter melhores condições de vida. Já os fazendeiros e comerciantes, que lideraram a revolta, pretendiam obter maior participação nas decisões administrativas e políticas da província.

  • - Cabanagem : 

    -ONDE ? (Pará)  -QUANDO ? (1835 - 1840) 

    -QUEM PARTICIPOU ? Cabanos, homens e mulheres pobres, negros, indígenas e mestiços que viviam em casas semelhantes a cabanas.

    -QUAIS OBJETIVOS ? Acabar com as desigualdades sociais e a exploração, defendiam o fim da escravidão e a distribuição de

    terras para os lavradores. 

    - OBTEVE ÊXITO ? NÃO , pois eram desorganizados e o movimento foi repreendido pelas tropas enviadas pelo governo

  • Ao contrário do que o item afirma, a Cabanagem foi um dos poucos movimentos de contestação à Regência que contou com ampla participação popular.

    Ademais, esta Revolta alcançou ampla área territorial, e se espalhou pelas bacias dos rios Amazonas, Madeira, Tocantins.

    Resposta: Errado

  • uma questão fácil pelo cargo da prova

  • Gabarito: Errado

    Datas são sempre um assunto controverso, entretanto a data apresentada pela questão não configura um problema e por esta razão foi a data que apresentei na parte teórica, afinal, está condizente com o entendimento das bancas examinadoras. Mas deixo a ressalva de que datas devem ser observadas com bastante cuidado. Outro aspecto da questão é quanto à Cabanagem ter se concentrado em um território muito restrito. Isso está incorreto, veja o mapa ao final da questão. Por fim, não foi pequena a participação popular, muito embora tenha começa com pequenos focos populares, foi ganhando corpo e contou com grande participação pupular.

    Portanto, item ERRADO.

  • Como uma guerra que dura CINCO ANOS tem pequena participação popular?

    Imagine, sei lá, 1000 pessoas lutando contra o exército brasileiro. A diferença é assustadora.

    Já mataria a questão só raciocinando.

    Como disse a professora Eulália Ferreira, a do comentário, a cabanagem teve "enorme participação popular".

  • Cabanagem (também conhecida como Guerra dos Cabanos) foi uma revolta popular e social ocorrida durante o Império do Brasil de 1835 a 1840, influenciada pela revolução Francesa, na antiga Província do Grão-Pará (abrangia os atuais estados do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia) comandada por: Félix Clemente .

    Revolução Praieira ocorreu de 1848 a 1850 e foi motivada pelas disputas entre os praieiros e os conservadores. Os principais combates travados nessa revolução aconteceram no interior da província de Pernambuco, embora um grande ataque tenha sido liderado por Pedro Ivo contra Recife. Os praieiros saíram derrotados, e os conservadores permaneceram no poder.

    Revolta de Beckman foi uma revolta organizada pelos homens-bons de São Luís, por conta de suas insatisfações com medidas tomadas pela Coroa em questões relacionadas ao comércio local e o trato dos indígenas. Iniciou-se em 1684 e se estendeu até 1685, quando uma esquadra portuguesa conseguiu restabelecer o domínio português sobre a cidade maranhense. Os envolvidos com o movimento foram punidos de diferentes maneiras.

    Conjuração Mineira

    motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama. Tratava-se de uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente(RICOS).

    Balaiada, chamada ainda Guerra dos Bem-te-vis, foi a mais longa e numerosa revolta popular ocorrida no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841, com início em 13 de dezembro de 1838.()POBRES()

    Surgiu na Bahia, em 1798, um movimento social denominado A Revolta dos Alfaiates (Conjuração Baiana ou Inconfidência Baiana), que tinha como objetivo o rompimento dos laços coloniais com Portugal

    A Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos ou Decênio Heroico (1835 – 1845), ocorreu no Rio Grande do Sul e foi a mais longa revolta brasileira.

    Durou dez anos e protagonizou batalhas entre Imperialistas, que pregavam a manutenção do Império, e Republicanos, que lutavam pela proclamação da República Rio-Grandense.

    A liderança era da classe dominante gaúcha, formada por fazendeiros de gado, que contavam com o apoio da população rural nas lutas.

    Emboabas, deve-se lembrar que este nome é dado ao grupo de migrantes, portugueses ou não, que envolveu-se em uma disputa pelo direito de exploração das minas na região de Minas Gerais, entre 1707 e 1709. ... Os paulistas atraíram os emboabas para uma armadilha.

  • Galera q tiver estudando para pmal, cbmal e pcal tenho materiais em pdf. Todos esquematizados e com questões tudo atualizado.

    wpp(82) 98205_7012

  • errado:

    Cabanagem, Cabanada ou Guerra dos Cabanos foi uma revolta ocorrida entre 1835 a 1840 na antiga província do Grão-Pará (atualmente Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia). Esse movimento teve como causa a extrema pobreza pela qual a região passava e o abandono político após a Independência do Brasil.

  • Cabanagem é diferente de CABANADA

    cuidado pessoal

  • Durou 5 anos. Grande participação popular.

  • Cespe ama essa locução A despeito, viu kk

  • Cabanagem (1835 – 1840) A rebelião teve início no ano de 1835 em Belém, então uma cidade de 12 mil habitantes com poucos brancos e maioria de indígenas, escravos e mestiços, após desentendimentos na elite sobre a escolha do novo presidente da província que, então, bem poucos laços tinha com o Rio de Janeiro: foi então proclamada a independência. Belém foi então atacada por uma tropa integrada na maioria por mestiços, índios, negros, dentre os quais destacou-se como líder o cearense Eduardo Angelim, que para aquela província migrara após grande seca, e contava então 21 anos. Chamados de cabanos, os rebelados tinham por objetivos restaurar o Pará ao Brasil, a defesa de D. Pedro II como monarca e o combate aos estrangeiros. Seu saldo dos anos de lutas, em que os legalistas venceram, foi a morte de 20% da população da província, sua desestruturação econômica e a destruição da capital