-
Aconteceu justamente o contrário disso.
-
ERRADA
"Quando se encerrou o segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954), o Brasil havia passado por uma série de mudanças estruturais que ganharam velocidade a partir da década de 1930. Essas mudanças diziam respeito principalmente às bases do desenvolvimento, ao modelo econômico adotado, à ênfase na industrialização orientada pelo Estado, à liberalização política e ao controle social e sindical.
Nas décadas de 1930 e 1940, fez-se a travessia do mundo rural para o mundo urbano industrial, com profundas repercussões em vários aspectos da vida do país. Uma das mais importantes, do ponto de vista político, foi a emergência do populismo como recurso de poder para autoritários e democratas, e a incorporação ao processo político de toda a população alfabetizada maior de 18 anos. A urbanização cresceu de forma acelerada, facilitando a expansão desordenada das cidades. O Brasil vivia o que se chamava então de um intenso processo de "modernização" política e econômica e sofria todos os impactos, positivos e negativos, daí decorrentes."
Fonte: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/OBrasilQueVargasDeixou/BasesDesenvolvimento
-
Governo de Vargas ficou conhecido como Brasil URBANO.
-
-
A questão tem como gabarito ERRADO não pelos motivos que já citaram nos comentários.
Esta errada primeiro em dizer que houve facilidade na retirada de Vargas do poder e segundo por citar um motivo errado.
1 - O processo de urbanização do Brasil só se intensificou de forma significativa a partir da década de 50 e na década de 70 a população urbana já era maior que a rural. Resumindo, no final do Estado Novo(1945) ao qual a questão se refere, o Brasil era sim marcadamente rural.
2 - Os motivos da queda de Getúlio tem relação direta com o apoio dele aos aliados na 2 Guerra Mundial. Isso deu margem a oposição, visto que era contraditório um governo ditatorial lutando contra sistemas ditatoriais(Alemanha, Itália e Japão). Isso gerou descontentamento inclusive no próprio governo onde tinha ministros que apoiavam o nazifascismo.
3 - A saída de Vargas ocorrera por imposição militar visto que existia o risco de Vargas dar continuidade a ditadura e tinha um apoio popular(QUEREMISMO).
-
"Os deslocamentos de população no Brasil tiveram um período intenso, que foi marcado pelos anos 1960-1980, quando grandes volumes de migrantes se deslocaram do campo para a cidade, delineando um processo de intensificação da urbanização e caracterizando áreas de expulsão ou emigração". Fonte: Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no Brasil - 2011 - IBGE
Assim, o fenômeno urbano ainda não era uma realidade, como afirmado pela questão. No entanto, como o colega Roger Reis disse acima, a participação do Brasil nas lutas contra o nazifascismo geraram inquietações internas. Somadas à crescente oposição ao Estado Novo condensada na UDN e ao apoio militar, resultaram na forçada renúncia de Vargas.
-
Incrível como tem gente com coragem de contestar a FGV...
-
LEIS TRABAHISTA SÓ VALIA PARA AS CIDADES
-
Questão toda errada, aconteceu o contrário isso sim
Só lembrar: Vargas pai do pobre e mãe do rico
GAB: E
-
PMAL 2021
-
Errado! nesse período o Brasil passava por período rural agrário para o urbano industrial.
-
ERRADO
No período da ERA VARGAS houve avanço no setor industrial, implantação de alguns direitos sociais e o consequente ÊXODO RURAL
-
" teve resultados modestos." o golpe foi tentado já aqui...
resultados foram importantíssimos
perfil do eleitorado mudou, principalmente na área urbana beneficiados com a política de vargas (leis trabalhistas) já o campo permanece 99% da mesma forma. acontece um êxodo rural do campo para a cidade em busca de melhores condições de trabalho. Com isso claro que o perfil do eleitorado muda.
em 1945 vargas não saiu por questões econômicas e sim por uma inadequação entre o que vargas defendia (democracia) e o que ele praticava (ditadura). Vargas tinha apoio popular em 1945 pra ser reeleito com voto popular mas opositores destituíram ele no golpe utilizando essa contradição entre o que vargas defendia e praticava.
-
1930 -1934 Governo provisório
1934- 1937 Gov. constitucional
1937- 1945 Estado Novo
1946 -1950 Gov. de Eurico
1950-1954 Varguinhas volta ao poder
-
Ngm disse o principal: Vargas se relacionou politicamente com a burguesia e, com esse grupo, iniciou o processo de industrialização (nacional desenvolvimentismo).
-
parei em "resultados modestos "
GAB ERRADO!
-
Foi tão fácil destituir o cara que ele precisou se matar para deixar a presidência vaga. kkkkkk
-
êxodo rural = deixando de ser essencialmente rural.
-
GAB.: ERRADO
O Brasil foi de um país rural e agrário a um país urbano e industrial.
-
Vargas deu início ao desenvolvimento industrial no Brasil.
Basta lembrar da Usina de Volta Redonda que ele conseguiu, desembolsar o "capital" estrangeiro dos EUA, como acordo ao apoio na 2ª Guerra Mundial.
-
Vargas deu início ao desenvolvimento industrial no Brasil.
-
Vargas deu início ao desenvolvimento industrial no Brasil.
-
Teve até o Queremismo. Os trouxas que queriam Vargas de volta devido ao agrado dele com as Leis Trabalhistas
-
O projeto modernizador implantado na Era Vargas teve resultados modestos. O Brasil continuou a ser um país marcadamente rural e a industrialização promovida foi insuficiente para mudar o perfil do eleitorado. Isso explica a facilidade com que os opositores destituíram Vargas do poder, em 1945, a despeito do apoio dos trabalhadores beneficiados com a Consolidação das Leis do Trabalho.
-
A POLITICA DO CAFE , NA ERA VARGAS
GABARITO ERRADO
-
O BRASIL PASSOU A SER URBANO
-
MODESTO- simples, pouco relevante. Gabarito: ERRADO
-
ERRADO.
Devido à participação no conflito, Getúlio sofreu uma forte oposição interna. Seus opositores pressionaram o governo e pedia a saída de Vargas, devido a uma contradição: Na política interna Getúlio mantinha no país uma ditadura, mas na política externa apoia e manda brasileiros para lutar pela democracia contra o autoritarismo fascista. Esta contradição levou Vargas a abandonar o poder em 1945.
FONTE: PDF Estratégia Concursos.
-
Durante o primeiro período de Vargas no poder, entre 1930 - 1945. O brasil experimentou processo expressivo de industrialização. Em especial após a 1937 e definitivamente após as tratativas para entrada do brasil na Segunda Guerra, onde se obteve o capital para financiamento de industria de base no país. São dessa época a CSN (companhia siderúrgica Nacional), a Vale do Rio Doce, a CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) e a FNM (fabrica nacional de motores).