SóProvas


ID
2790637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A história da República brasileira foi marcada por rupturas institucionais. Com relação às crises na República, julgue (C ou E) o seguinte item.


A Guerra Fria marcou profundamente a política brasileira durante a experiência liberal, entre 1945 e 1964. A aproximação do Brasil com os Estados Unidos da América resultou na ilegalidade do Partido Comunista, alijado das eleições para a formação da Assembleia Constituinte de 1946. 

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

     

    Nas eleições para a constituinte, o PCB teve a maior representatividade da sua história, tendo sido o partido posto na ilegalidade apenas após a promulgação da constituição, já no ano de 1947. 

     

    (Prof. Rômulo Dias)

     

    -----

     

    "(...) Dutra já assume querendo fechá-lo [o Partido Comunista do Brasil - PCB], e houve tentativas para fazer isso durante a Assembleia Constituinte que não prosperaram. Aprova-se um decreto que proíbe partidos que recebessem recursos estrangeiros e o artigo 141 da Constituição proibia agremiações cujas propostas violassem os princípios democráticos. Ao mesmo tempo que a polícia de Dutra inicia uma ofensiva contra os comunistas apreendendo material e os reprimido, como se ilegais fossem. Eram a 4a maior bancada do Congresso, e em São Paulo e Salvador haviam conseguido bancadas estaduais ainda maiores. O Tribunal Superior Eleitoral cassou, em maio de 1947, por três votos à dois, o registro do partido que se tornou novamente ilegal após viver sua fase mais forte no Brasil. Pesou na decisão a entrevista de Luís Carlos Prestes alegando que em uma eventual guerra entre a URSS e o Brasil, lutaria pela URSS. Tinha durado dois anos na legalidade. Seus deputados e o Senador Luís Carlos Prestes ainda resistiram na Câmara, alegando que não representavam o partido, mas o povo que os havia elegido. Não funcionou, meses depois foram cassados também, após a longa “batalha das cassações” que durou de julho à dezembro de 1947. (...)"

     

    (Prof. João Daniel Lima de Almeida, Manual do Candidato de História do Brasil, Ed. FUNAG, 2013, p. 420).

     

     

  • Durante a experiência liberal, de fato, houve uma postura pró-norte americanos, mas somente no início, isto é, com Dutra e Vargas, quando Jânio e Jango assumem o poder, eles saem desse alinhamento e se estabelecem junto aos soviéticos e chineses, tanto é que isso foi um dos motivos para os EUA apoiarem o Brasil na instauração do Regime Militar.

  • ERRADO. A aproximação entre EUA e Brasil não explicam, por si só, a ilegalidade do PCB. Em verdade, o PCB é cassado após entrevista de Prestes falando que lutaria pela URSS em caso de guerra do país contra o Brasil.

    Além disso, após protestos dos soviéticos, Dutra rompe relações com a URSS. Em suma, a ilegalidade do partido e o rompimento com a URSS têm mais de questões internas do que externas. 

  • A ilegalidade do partido comunista não foi causada por pressão estadunidense, mas sim por visões de política interna.

  • Os comentarios aqui mais atrapalham do que ajudam, va direto para a explicacao da professora e nao perca tempo com comentarios que so confundem ainda mais.