SóProvas


ID
2790643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a célebre frase de Karl Clausewitz: “A guerra é a continuação da política por outros meios”, julgue (C ou E) o item a seguir, a respeito da participação brasileira no Teatro da Guerra ao longo de sua história.


D. Pedro I declarou guerra às Províncias Unidas do Rio da Prata após a aceitação da incorporação da Banda Oriental, província da Cisplatina para os brasileiros, pelo congresso argentino, em 1825. As forças dos adversários se equilibravam e a prolongação indefinida do conflito levou à intervenção da Inglaterra. A violência do recrutamento forçado para a guerra, os altos custos financeiros e a desmoralização do império frente a um adversário supostamente mais fraco acirraram a oposição interna ao monarca brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • CERTO


    Em diálogo com o Congresso das Províncias Unidas, os 33 Orientales acordam a possibilidade de incorporação da Banda Oriental à esfera de influência de Buenos Aires o que leva o Brasil a declarar guerra aos argentinos a fim de garantir a manutenção da Província da Cisplatina.


    Professor Rômulo Dias.

  • "O Congresso de Buenos Aires proclama a reintegracão da Banda Oriental ao território argentino (25 out). As Províncias Unidas do Rio da Prata rompem relações com o Império Brasileiro (4 nov), que responde declarando guerra (10 dez) e decretando o bloqueio naval dos portos argentinos (21 dez). Tem início a Guerra da Cisplatina, que irá durar até 1828" (GARCIA. Cronologia das RI do Brasil)
  • "Em 1823, Pedro I recusou o pedido do governo de Buenos Aires para que as tropas brasileiras se retirassem da Banda Oriental, para ser esta incorporada às Províncias Unidas do Rio da Prata. Em 1825, um grupo de revolucionários, liderados por Juan Antonio Lavalleja, vindos de Buenos Aires, desembarcou na Cisplatina, iniciando a luta pela independência do Brasil e logo solicitou a incorporação do território oriental às Províncias Unidas. O Congresso argentino aceitou o pedido e, como consequência, Pedro I declarou guerra a Buenos Aires. O governo de Buenos Aires não era o responsável pela expedição de Lavalleja e não tomou iniciativa para apoiá-la, mas a população da cidade e o Congresso das Províncias Unidas eram entusiastas da guerra. O mesmo não ocorria no Rio de Janeiro e o Império do Brasil não estava preparado para essa guerra, não dispondo as forças brasileiras de coordenação entre suas unidades para enfrentar os revolucionários. Estes, a partir da vitória sobre as forças brasileiras na batalha de Sarandí, em outubro de 1825, passaram a controlar o interior do território oriental. Graças à superioridade naval brasileira, Montevidéu e Sacramento mantiveram-se sob controle do Império (...)"

    http://funag.gov.br/loja/download/1089-O_Brasil_no_Rio_da_Prata.pdf

  • COMO O BRASIL PÔDE DECLARAR GUERRA À ARGENTINA APÓS ACEITAR A POSSE DO ATUAL URUGUAI À MESMA? ELE RECONHECEU A POSSE DA REGIÃO PELA ARGENTINA E MESMO ASSIM DECLAROU GUERRA?

  • O enunciado ficou um pouco confuso
  • Arthur, a aceitação se deu pelo Congresso argentino, não pelo Brasil. O enunciado, de fato, é mal escrito, mas o comentário da Mony elucida perfeitamente.

  • Guerra da Cisplatina: foi um conflito que ocorreu de 1825 até 1828, envolvendo os países Brasil e Argentina. O motivo desta batalha era pelo domínio da Província de Cisplatina, atual Uruguai, uma região que sempre foi cobiçada pelos portugueses e espanhóis. No ano de 1680, Portugal fundou a região Colônia do Sacramento, que foi o primeiro nome dado à região de Cisplatina. Em 1777, o território passou a ser posse da Espanha. Em 1816, a coroa Portuguesa, que estava no Brasil, ocupou novamente a região, nomeando-a como Província da Cisplatina. No ano de 1825, um novo movimento surge em prol da libertação da província. Mas os moradores de Cisplatina se recusam a fazer parte do Brasil, e João Antonio Lavalleja, organiza um movimento para declarar independência da região. A Argentina por interesse no território da Cisplatina, ajuda no movimento, ofertando, força política, armas, alimentos, etc. O Brasil se revoltou declarando guerra à Argentina e aos revoltosos da região de Cisplatina. Foram muitos conflitos entre os combatentes, e com tudo isso muito dinheiro público foi gasto, desequilibrando a economia brasileira. E além de tudo, o Brasil foi vencido na batalha. No ano de 1828, sob interferência da Inglaterra, foi firmado um acordo entre Brasil e Argentina, que foi marcado pela independência da Província da Cisplatina. Com isso, a situação do Brasil se complicou mais, e os brasileiros ficaram mais insatisfeitos com o governo.

    EU TENHO A FORÇA!!!

  • Professor Fábio Costa, quem conhece...sempre gosta. Kkkkkk