SóProvas


ID
2790661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em contraste com sistemas econômicos tradicionais, o capitalismo institucionaliza uma organização da atividade econômica na qual os atores são forçados a se orientar na direção de um futuro aberto e imprevisível. Tal futuro representa duas coisas: promessas de possibilidades ilimitadas para os atores, bem como uma ameaça permanente aos seus status econômicos.

Jens Beckert. Reimaginando a dinâmica capitalista. In: Tempo Social. Revista de Sociologia da USP, v. 29, n.º 1, p. 166.

Considerando o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) o item a seguir, a respeito da economia ocidental no século XX.


A articulação entre ciência e indústria foi uma das marcas dos anos dourados do capitalismo, no pós-Segunda Guerra, quando os investimentos em pesquisa tornaram-se parte significativa dos custos de produção e aumentaram o distanciamento entre países ricos e países pobres. 

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    Primeira Revolução Industrial: Enquanto várias mudanças ocorriam na vida política, econômica, social e cultural da Inglaterra, as inovações técnicas concretizavam de fato o desenvolvimento do capitalismo industrial. O setor têxtil foi o primeiro beneficiado pelo novo padrão tecnológico que se estabelecia: a lançadeira mecânica (Kay, 1733), as máquinas de fiar (Watt e Paul, 1764; Hargreaves, 1765) e o tear hidráulico (Arkwright, 1768/70) foram determinantes para o incremento da produtividade. A transformação definitiva da lógica produtiva veio quando a energia a vapor, que mais tarde revolucionaria os transportes (navios e locomotivas a vapor), começou a ser utilizada nas fábricas. Assim, a Inglaterra tornou-se o centro do novo sistema econômico e político que nascia. Esse sistema não mais seguia unicamente a lógica territorial que orientava os Estados europeus continentais. A partir de então, a lógica do capital começava a imperar.

     

    A Segunda Revolução Industrial está associada a um novo ciclo gerado pela extensão do sistema fabril a novos campos, à ampliação do papel da ciência na tecnologia, à busca de maiores mercados potenciais, ao aumento das dimensões das empresas e dos salários dos contingentes operários urbanos, à concentração da produção e da propriedade e à crescente competição dos novos países industriais. A nova Revolução Industrial desenvolveu setores como a eletricidade (aplicada à energia, motores e transportes), a química (responsável pelas novas matérias-primas sintéticas) e os motores de explosão, que revolucionariam os transportes e tornaram o petróleo economicamente estratégico (Estados Unidos e Rússia eram seus maiores produtores). A metalurgia constituiu outra marca da nova industrialização, com aço e novos metais (níquel, alumínio, etc.) sendo intensamente utilizados em navios, trens, pontes, construções, armas (inventaram-se a metralhadora, o submarino e o torpedo) e veículos automotores.

     

    A partir da segunda metade do século XX, inicia-se uma nova fase de processos tecnológicos. A Terceira Revolução Industrial (ou Tecnológica) seria integrada por: Integração da ciência à tecnologia e produção; Uso de novas tecnologias na produção e na fabricação de novos produtos a serem consumidos pela sociedade, seja na indústria, agricultura, comércio em serviços do dia-a-dia de forma positiva ou negativa etc.; As novas tecnologias são desenvolvidas por pólos tecnológicos - áreas industriais onde se desenvolvem centros de pesquisas, ligadas as empresas e aos governos onde se criam novas tecnologias para serem usadas no dia-a-dia; As tecnologias estão mais acessíveis aos países ricos e às pessoas que dispõem de melhor renda; As novas tecnologias quando empregadas nas indústrias substituem o trabalho humano por máquinas gerando desemprego; As empresas em geral utilizam novas tecnologias na produção visando baixar custos e aumentar a produtividade.

  • Acho errado quando diz que aumentou distanciamento entre países ricos e pobres.. Muito pelo contrário, é no pos guerra que havera expansao de industria pelo terceiro mundo e investimento para garantir apoio no ramo da guerra fria.
  • Eu aqui estava discordando do gabarito assim como você Bruno Mendes, pensei exatamente da mesma forma. Não satisfeita busquei explicação da digníssima professora Eulália onde pude compreender o que de fato a questão quer.

    Quando a questão fala de ciência e industria e em seguida fala de riqueza e pobreza significa dizer que aqueles que dominam a ciência e produzem tecnologia são grandes investidores de educação em seus países.

    Perceba que países mais pobres são os dependentes, não somos grandes investidores de ciência, industria, tecnologia até mesmo educação, não há investimento desses fatores como nos países ricos fazem.

    Ao meu entendimento, ressalto opinião pessoal, digo que poderia ser isso que a questão se refere quando menciona o tal DISTANCIAMENTO.

    GAB CERTO.

  • ☠️ LUANA #Foco Policial, isso se chama extrapolação.

  • é claro que todo mundo vai errar essa questão, qualquer que seja o tal "distanciamento" ao qual ela se refere; sem falar a globalização, que tem prejudicado, de certa forma, o crescimento econômico dos paises pobres.