SóProvas


ID
2790664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em contraste com sistemas econômicos tradicionais, o capitalismo institucionaliza uma organização da atividade econômica na qual os atores são forçados a se orientar na direção de um futuro aberto e imprevisível. Tal futuro representa duas coisas: promessas de possibilidades ilimitadas para os atores, bem como uma ameaça permanente aos seus status econômicos.

Jens Beckert. Reimaginando a dinâmica capitalista. In: Tempo Social. Revista de Sociologia da USP, v. 29, n.º 1, p. 166.

Considerando o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) o item a seguir, a respeito da economia ocidental no século XX.


A adoção de políticas neoliberais por países como a Grã-Bretanha, desde a década de 70 do século passado, foi um dos desdobramentos da crise do fordismo. Paralelamente à diminuição do Estado, os trabalhadores viram sua capacidade de negociação reduzida devido à flexibilização do trabalho e da produção.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    "A eleição da conservadora Thatcher, na Grã-Bretanha, em 1979, dava início à ascensão de uma nova direita na Europa (...).

     

    As ideias neoliberais de economistas como Hayek e de determinados círculos empresariais começaram a ganhar audiência nos anos 1970, quando a crise do modelo econômico do pós-guerra introduziu uma prolongada recessão, que combinava modestos índices de crescimento com inflação elevada. Para eles, a crise seria decorrente dos aumentos salariais e dos gastos sociais do Estado, de modo que a solução seria reduzir o tamanho e as funções do Estado, que deveria concentrar-se, sobretudo na estabilidade monetária. Essa política foi perseguida mediante a limitação da emissão monetária, o aumento da taxa de juros, a redução de impostos para os rendimentos mais elevados, a redução dos gastos sociais, a privatização facilitada das empresas públicas e, last but not the least, a liberalização dos controles financeiros e comerciais internos e externos.


    O neoliberalismo inegavelmente atingiu alguns de seus objetivos-meio: os impostos caíram, a inflação foi drasticamente reduzida, as regulamentações financeiras e comerciais também, o sindicalismo sofreu um acentuado retrocesso, o desemprego tornou-se estrutural, grande parte das empresas públicas foi privatizada e os gastos sociais sofreram acentuada redução. O programa de ajuste neoliberal foi implementado em profundidade nos países anglo-saxões e em algumas nações do Terceiro Mundo.

     

    Contudo, os objetivos-fim tiveram resultados menos favoráveis a retomada de um crescimento estável a taxas elevadas e a eliminação dos déficits governamentais dos países mais importantes não ocorreram."

     

    (VISENTINI, Paulo Fagundes e PEREIRA, Analúcia Danilevicz. Manual do Candidato de História Mundial. Ed. FUNAG, 2012, p. 240 e 253)

  • Meu breve resumo do que a professora do vídeo explicou:

    O toyotismo caracteriza a produção a partir da segunda metade da década de 1970, que permitiu que a produção se tornasse mais rápida e com a mesma quantidade de trabalhadores aptos a atender as necessidades daquele momento rapidamente, porque a fábrica deve mudar sua capacidade produtiva de modo acelerado. Isso começou a ser feito no Japão, com poucos estoques que atendam a um número exato de demanda, que são características do fordismo. O que faz com que se perca a capacidade de negociação, porque há uma menor necessidade de trabalhadores e, uma maior robótica com trabalhadores multitarefa. Com isso, as negociações ficam "livres" sem a intervenção do Estado, fazendo com que o pode de barganha do trabalhador diminua em detrimento a força dos empresários.