-
O colonialismo, que teve como auge os séculos XVI e XVII, ocorreu no "Novo Mundo", isto é, nas Américas, visou garantir o conjunto de práticas econômicas dito Mercantilismo, dos Estados Nacionais europeus, e se valeu do sistema plantation, baseado na mão-de-obra escrava. Para tanto, tornou-se necessária a busca por tal mão-de-obra na África por meio de fornecimento de escravos pelos seus chefes tribais em troca de mercadorias. Posteriormente, no século XIX, com o neocolonialismo e as independências nas Américas, bem como com a segunda revolução industrial, as potências europeias passaram a buscar novos mercados e riquezas, adentrando no continente africano efetivamente.
Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/imperialismo-ou-neocolonialismo/64552
https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/neocolonialismo
-
-
A Conferência de Berlim aconteceu entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885 e delimitou regras e acordos durante a ocupação do continente africano pelas potências europeias. Conhecido também como partilha da África, esse evento oficializou o neocolonialismo que resultou na extensa exploração econômica de colônias africanas pelos países europeus.
Organizado pelo Chanceler do Império Alemão, Otto von Bismarck, o evento contou com a participação de países europeus (Alemanha, Áustria-Hungria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Noruega, Países Baixos, Portugal, Rússia e Suécia) mas também do Império Otomano e dos Estados Unidos. O objetivo declarado era o de "regulamentar a liberdade do comércio nas bacias do Congo e do Níger, assim como novas ocupações de territórios sobre a costa ocidental da África."
-
Ocupação Efectiva foi um principio adotado aquando da conferencia de Berlim pelas potencias europeias, em que cada potencia colonial deveria demostrar capacidade administrativa e militar para ocupar um determinado território Africano.
-
Há um evidente exagero ao dizer que Conferência de Berlim "formalizou" o imperialismo europeu na África. É desanimador ver a banca adotar uma posição tão simplista.
-
O continente africano teve quase todo o seu território ocupado pelos ingleses, franceses e
belgas até 1870. Neste contexto surgem dois novos países na Europa. Os países que tiveram suas
unificações (formações dos estados nacionais) tardias: A Itália e a Alemanha. Ambos já surgiram
como países industrializados, principalmente a Alemanha. Passaram a exigir territórios coloniais na
África e forçaram a realização e um acordo de partilha do continente chamado de "Conferencia de Berlim" , que estabeleceu as fronteiras de cada potência no continente e garantindo alguns
territórios para os alemães e franceses. A partilha do continente foi feita através de fronteiras
artificiais, que não respeitaram as fronteiras tribais tradicionais, unindo no mesmo território tribos
inimigas e separando tribos aliadas. A disputa por colônias se tornou tão intensa que jogou os
países europeus numa tremenda rivalidade que desencadeou a I Guerra Mundial.
-
FOCO DO IMPERIALISMO NO SECULO XIX CONTINENTES (AFRICA E ASIA)
PARTILHA (CONFERENCIA DE BERLIM) 1884 E 1885.
-
Agora não entendi esse lance de "ocupação efetiva", as potências na maioria dos casos, não exerciam apenas um influência política e econômica na região africana, porque então o termo "ocupação efetiva"?
-
Certo. Ponto.