SóProvas


ID
2790679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Até 1880, em cerca de 80% do seu território, a África era governada por seus próprios reis, rainhas, chefes de clãs e de linhagens, em impérios, reinos, comunidades e unidades políticas de porte e natureza variados. No entanto, nos trinta anos seguintes, assistiu-se a uma transmutação extraordinária, para não dizer radical, dessa situação. Em 1914, com exceção da Etiópia e da Libéria, a África inteira estava submetida à dominação de potências europeias e dividida em colônias de dimensões diversas, mas de modo geral, muito mais extensas do que as formações políticas preexistentes e, muitas vezes, com pouca ou nenhuma relação com elas.

Albert Adu Boahen. A África diante do desafio colonial. In: História geral da África, VII: África sob dominação colonial, 1880-1935 (editado por Albert Adu Boahen), 2.ª ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010, p. 3 (com adaptações)

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o item que se segue.

O imperialismo estabeleceu novo paradigma de exploração colonial no continente africano, pautado a partir de então pela noção de ocupação efetiva e formalizado pela Conferência de Berlim.

Alternativas
Comentários
  • O colonialismo, que teve como auge os séculos XVI e XVII, ocorreu no "Novo Mundo", isto é, nas Américas, visou garantir o conjunto de práticas econômicas dito Mercantilismo, dos Estados Nacionais europeus, e se valeu do sistema plantation, baseado na mão-de-obra escrava. Para tanto, tornou-se necessária a busca por tal mão-de-obra na África por meio de fornecimento de escravos pelos seus chefes tribais em troca de mercadorias. Posteriormente, no século XIX, com o neocolonialismo e as independências nas Américas, bem como com a segunda revolução industrial, as potências europeias passaram a buscar novos mercados e riquezas, adentrando no continente africano efetivamente.


    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/imperialismo-ou-neocolonialismo/64552

    https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/neocolonialismo

  • Conferência de Berlim aconteceu entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885 e delimitou regras e acordos durante a ocupação do continente africano pelas potências europeias. Conhecido também como partilha da África, esse evento oficializou o neocolonialismo que resultou na extensa exploração econômica de colônias africanas pelos países europeus.

    Organizado pelo Chanceler do Império AlemãoOtto von Bismarck, o evento contou com a participação de países europeus (AlemanhaÁustria-HungriaBélgicaDinamarcaEspanhaFrançaGrã-BretanhaItáliaNoruegaPaíses BaixosPortugalRússia e Suécia) mas também do Império Otomano e dos Estados Unidos. O objetivo declarado era o de "regulamentar a liberdade do comércio nas bacias do Congo e do Níger, assim como novas ocupações de territórios sobre a costa ocidental da África."

  • Ocupação Efectiva foi um principio adotado aquando da conferencia de Berlim pelas potencias europeias, em que cada potencia colonial deveria demostrar capacidade administrativa e militar para ocupar um determinado território Africano.

  • Há um evidente exagero ao dizer que Conferência de Berlim "formalizou" o imperialismo europeu na África. É desanimador ver a banca adotar uma posição tão simplista.

  • O continente africano teve quase todo o seu território ocupado pelos ingleses, franceses e

    belgas até 1870. Neste contexto surgem dois novos países na Europa. Os países que tiveram suas

    unificações (formações dos estados nacionais) tardias: A Itália e a Alemanha. Ambos já surgiram

    como países industrializados, principalmente a Alemanha. Passaram a exigir territórios coloniais na

    África e forçaram a realização e um acordo de partilha do continente chamado de "Conferencia de Berlim" , que estabeleceu as fronteiras de cada potência no continente e garantindo alguns

    territórios para os alemães e franceses. A partilha do continente foi feita através de fronteiras

    artificiais, que não respeitaram as fronteiras tribais tradicionais, unindo no mesmo território tribos

    inimigas e separando tribos aliadas. A disputa por colônias se tornou tão intensa que jogou os

    países europeus numa tremenda rivalidade que desencadeou a I Guerra Mundial.

  • FOCO DO IMPERIALISMO NO SECULO XIX CONTINENTES (AFRICA E ASIA)

    PARTILHA (CONFERENCIA DE BERLIM) 1884 E 1885.

  • Agora não entendi esse lance de "ocupação efetiva", as potências na maioria dos casos, não exerciam apenas um influência política e econômica na região africana, porque então o termo "ocupação efetiva"?
  • Certo. Ponto.