-
O capitalismo comercial foi a base para o desenvolvimento do capitalismo industrial, ou seja, o conceito de mercado, meio pelo qual é realizada a negociação e a troca comercial, foi herdado do mercantilismo. Os Estados territoriais e impérios coloniais foram formados e delimitados para atender aos monopólios derivados do mercantilismo que, em decorrência da produção e a busca por mercado consumidor e matéria-prima, resultou no imperialismo.
CERTO
-
-
"Os indivíduos que se tornariam operários não só comporiam a força de trabalho empregada na produção, mas, também, seriam parte importante do mercado consumidor de produtos manufaturados. Tal ideia de mercado, também essencial para que o capitalismo industrial se estabelecesse definitivamente como sistema econômico, foi uma herança do mercantilismo. A partir da necessidade de expandir e garantir mercados houve a formação de Estados territoriais (dentro dos quais haveria o monopólio, para as companhias nacionais, da venda de produtos de todos os tipos) e de impérios coloniais que, além de consumirem os bens oriundos das metrópoles, eram importantes fornecedores de matérias-primas para essas."
Fonte: Manual do candidato
-
Concordo que está certo MAS ate os dois pontos. O Imperialismo antecede a Revolução Industrial (o caso do Brasil por exemplo) então ele não resultou dela. De fato a RI o reforçou mas não foi a causa!
-
É passivel de confusão, já que, a maneira tradicional de significar o Imperialismo, é aquele do século XIX, já posterior a Rev.
-
Importante não confundir Imperialismo (resultante da Revolução Industrial) com Colonialismo (anterior ao Imperialismo e caso da América portuguesa).
-
Imperialismo ou Neocolonialismo - Século XIX
Conferência de Berlim (1884-85) - divisão da África
necessidade de obter:
- fontes de matérias-primas
- novos mercados consumidores
-
"A partir da necessidade de expansão e garantia de mercados, houve a formação de Estados territoriais e de impérios coloniais o Imperialismo resultou da Revolução Industrial."
Redação controversa essa, pois, pelo menos na África, foi quase nulo o impacto do mercado consumidor das novas colônias para a economia industrial.
"Again this market explanation, though much used at the time as an argument that colonial expansion should be undertaken, is limited in the African case. Africa’s population was small, and the opportunities for marketing industrial goods were slight. But hopes are invariably more potent than reality."
Fonte: (Mackenzie, John, The Partition of Africa 1880–1900, p. 32).
-
...o Imperialismo resultou da Revolução Industrial.
ISSO MESMO. NA 2ª FASE DA REVOLUÇÃO JÁ HAVIA ESTA CARACTERÍSTICA.
Gab. CERTO.
-
Estudar é doloroso e cansativo. Porém, responder uma questão com total consciência é magnífico.
Que a cada dia tomemos mais gosto pelo ato de estudar.
-
Revolução Industrial > Corrida imperialista > Mercado consumidor, matéria prima... > VEM GUERRAS POR AÍ.
-
No país havia ainda grande quantidade de capital acumulado durante a fase do mercantilismo, o que permitiu que a burguesia inglesa tivesse recursos financeiros suficientes para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados. Ou seja, havia acumulação de capital desde a época da expansão ultramarina. Durante as décadas anteriores, a Inglaterra acumulara capitais por meio do comércio, da pirataria, das guerras e da exploração colonial.
Resposta: Certo
-
Imperialismo, também chamado de neocolonialismo.
-
Exemplo: relações comerciais entre Brasil e Inglaterra no século XIX fundamentadas na necessidade inglesa de expandir seus negócios saturados na europa para a américa
-
Neocolonialismo para a banca é o conceito que está no HRIC, ou seja, do séc. 19 ligado à expansão imperialista e a Revolução Industrial, portanto, ao capitalismo.