SóProvas


ID
2790739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A partir de meados do século XIX, muitas nações europeias que se encontravam em processo avançado de industrialização partiram pelo mundo em busca de matéria-prima, novos mercados consumidores de seus produtos e novas regiões para investimento de capitais. Acerca desse contexto histórico, julgue (C ou E) o item que se segue.


No Japão, a Revolução Meiji causou violenta revolta de grupos que defendiam uma política isolacionista. Esse conflito ocasionou o enfraquecimento do xogunato e fortaleceu o regime imperial.

Alternativas
Comentários
  • A Revolução Meiji se originou do movimento de resistência contra a expansão econômica e militar das potências ocidentais, simbolizada pela chegada dos barcos negros no século XV. Desde a Guerra do Ópio, em meio a uma onda de imperialismo na Europa e na América com a Ásia Oriental, o meio escolhido pelo recém formado governo Tokugawa para manter o novo quadro político foi o isolamento. Porém, governo da família Tokugawa não impôs melhorias ao Japão, visto que, sem as rotas comerciais, os avanços tecnológicos mundias não chegaram ao arquipélago. Isso causou um descontentamento por parte da população. Gab; correto RUMO à PM AL 2019!

  • Questão semelhante (Q833839) - CACD 2017:

    Durante o século XIX, o expansionismo europeu sofreu um grande impulso, e a Ásia, a África e a Oceania foram divididos em zonas ocupadas pelos europeus ou sob influência europeia. A respeito desse tema, julgue (C ou E) o seguinte item: Para evitar sucumbir ao domínio europeu, o Japão assinou com os Estados Unidos da América o Tratado de Amizade e Cooperação, em 1853, o que possibilitou a modernização da economia japonesa e a construção de uma Marinha de Guerra, dando início à Revolução Meiji.

    Gabarito: ERRADO. A modernização japonesa, na verdade, ocorreu por motivos internos. Houve uma guerra civil (Guerra Boshin) entre os grupos que apoiavam o xogunato (visão mais conservadora) e os que apoiavam o Imperador Meiji (visão mais progressista).  Fonte: correção CACD 2017 do Clio

  • O xogunato foi enfraquecido na medida em que o Império estabeleceu medidas que modernizavam o país. Os setores ligados ao feudalismo, como a servidão, foram eliminados, além de ser feita a reforma agrária e o aceite em adquirir conhecimento externo para melhorias no país. Houve, sim, isolacionistas, mas era irresponsável se posicionar contrariamente às grandes potências na época, o que poderia eclodir em guerras e dominação. Dessa forma, o imperador se colocou como ente de poder para remediar as trajetórias futuras do Japão.

    CERTO

  • Questão correta! Resumo sobre a revolução Meiji:

    Revolução ou Restauração Meiji designa um período de renovações políticas, religiosas e sociais profundas que ocorreram no Japão entre 1868 e 1900. É também chamado de “Renovação” posto que transformou o Império do Japão num estado-nação moderno, o que resultou no fim do governo teocrático, ditatorial e feudal da Era Xogunato Tokugawa (que começou a partir de 1600) e também dos famosos guerreiros, os Samurais.

    Como consequência da Revolução Meiji, temos um governo democrático, a modernização da estrutura econômica do Japão, a partir da abertura dos portos, que anteriormente estavam fechados para o comércio externo, e o desenvolvimento da urbanização, em detrimento do sistema feudal. Esse processo de renovação foi fundamental para o processo de ocidentalização do Japão considerado atualmente, uma das maiores potências imperialistas do mundo, e a maior do ocidente.

  • Contexto do filme "O último samurai".

  • Link útil: https://www.khanacademy.org/humanities/whp-1750/xcabef9ed3fc7da7b:unit-3-industrialization/xcabef9ed3fc7da7b:3-2-global-industrialization/a/meiji-restoration-beta