SóProvas


ID
2790754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sob o influxo da vitória parisiense, o mês de março de 1848 foi expandindo, como um fio vermelho, ao longo dos dias, a sucessão de insurreições, motins e revoltas populares. Era a primavera dos povos. No começo de 1847, um ano antes de seu início, a Liga dos Justos, organização conspirativa revolucionária, já anunciava a eclosão de uma revolução grandiosa, que provavelmente decidiria, por um século, os destinos da humanidade.

Daniel Aarão Reis. Folha de S.Paulo. Domingo, fev./1998 (com adaptações)

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o próximo item, relativo ao panorama histórico mundial do século XIX e às questões políticas e nacionais de então.


Sob a liderança de Otto Von Bismark, a Liga dos Três Imperadores, que havia sido formada entre Áustria-Hungria, Alemanha e Rússia para coibir as políticas expansionistas da França, tornou-se a base para a formação da Tríplice Entente.

Alternativas
Comentários
  • A Russia não fazia parte dessa aliança.

     

  • ERRADO

    O erro da questão não está na citação à Russia, que fazia parte tanto da Liga dos Três Imperadores quanto da Tríplice Entente. O erro está em trocar Tríplice Aliança por Tríplice Entente.

    O item estaria correto se tivesse a seguinte redação:

    "Sob a liderança de Otto Von Bismark, a Liga dos Três Imperadores, que havia sido formada entre Áustria-Hungria, Alemanha e Rússia para coibir as políticas expansionistas da França, tornou-se a base para a formação da Tríplice Aliança."

    Vale destacar que tanto a Liga dos Três Imperadores (Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Russo) quanto a Tríplice Aliança (Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Reino da Itália) visavam ao isolamento da França pela Alemanha.

    Já a Triplice Entente (França, Reino Unido e Império Russo) foi um movimento contrário, buscando fazer frente a Tríplice Aliança e ao expansionismo alemão, o que em poucos anos delimitaria o cenário para a Primeira Guerra Mundial.

  • TRÍPLICE ALIANÇA. ASSIM ESTARIA CERTA A QUESTÃO

  • ERRADA

     "A evolução do sistema de alianças múltiplas remonta  à  década de 1870 e seu arquiteto inicial foi Bismarck.    Em essência, os objetivos   do   Chanceler   de  Ferro   eram   pacíficos.    A Prússia e os seus aliados alemães tinham saído vitoriosos da guerra com a França e o recem-criado império germânico era o estado mais poderoso do Continente. Almejava Bismarck, acima de tudo, preservar os frutos dessa vitória; nada indica que ele estivesse a planejar novas conquistas.

    Não obstante, perturbava-o o receio de que a França pudesse iniciar uma guerra de desforra. Era pouco provável que tentasse sozinha uma tal coisa, mas podia fazê-lo auxiliada por uma outra potência.

     Consequentemente, Bismarck resolveu isolar a França ligando todos os seus possíveis amigos à Alemanha. Em 1873 conseguiu formar uma aliança simultânea com a Áustria e a Rússia — a chamada Liga dos Três Imperadores. Essa combinação era entretanto de caráter precário.    Desfez-se depois do Congresso de Berlim, em 1878, quando a Rússia acusou a Alemanha e a Áustria de escamotear-lhe os  frutos da guerra que acabava de ter com a Turquia. Extinta a Liga dos Três Imperadores, Bismarck cimentou uma nova aliança, agora muito mais forte, com a Áustria.   

    Em 1882 essa parceria expandiu-se na célebre Tripla Aliança, com a adesão da Itália. Os italianos não aderiram por amor aos alemães ou aos austríacos, mas sim levados pela cólera e pelo medo.   Despeitava-os o fato de ter a França anexado a Tunísia (1881), um território que consideravam como legitimamente seu. Além disso, os políticos italianos ainda andavam às testilhas com a igreja e receavam que os clericais da França subissem ao poder e enviassem um exército francês para defender o papa. Nesse meio tempo foi ressuscitada a Liga dos Três Imperadores. Conquanto durasse apenas seis anos (1881-87), a Alemanha conseguiu manter a amizade com a Rússia até 1890! Destarte, ao cabo de pouco mais de uma década de manobras políticas Bismarck lograra realizar as suas ambições."

     

    A história da civilização ocidental  vol. II, Edward McNall Burns

  • Acho que se a afirmativa terminasse com "..Tríplice Aliança." e o gabarito fosse dado como CERTO, como foi sugerido por alguns colegas, seria uma questão bastante polêmica e que abriria margem para muitos recursos.

    Qualquer candidato que tivesse errado a questão diria que: se de uma liga de 3 países, dois (66,7%) fizeram parte de uma aliança que se formou mais tarde, e um deles (33,3% e justamente o de maior população) acaba participando da aliança adversária a dos outros dois, fica difícil afirmar que a primeira liga foi a base de qualquer uma das duas alianças que se formaram depois. Mesmo que exista concordância de historiadores a este respeito, acho que a matemática ajudaria o candidato que entrasse com recurso neste caso.

  • Von Bismarck morreu em 1898

  • Von Bismarck morreu em 1898

  • Acredito que se estivesse tríplice Aliança ainda seria errada, tendo vista que a Rússia fez parte da tríplice entente, como as três seria base somente para uma das tríplices?