SóProvas


ID
2790757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sob o influxo da vitória parisiense, o mês de março de 1848 foi expandindo, como um fio vermelho, ao longo dos dias, a sucessão de insurreições, motins e revoltas populares. Era a primavera dos povos. No começo de 1847, um ano antes de seu início, a Liga dos Justos, organização conspirativa revolucionária, já anunciava a eclosão de uma revolução grandiosa, que provavelmente decidiria, por um século, os destinos da humanidade.

Daniel Aarão Reis. Folha de S.Paulo. Domingo, fev./1998 (com adaptações)

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o próximo item, relativo ao panorama histórico mundial do século XIX e às questões políticas e nacionais de então.


Os movimentos e as revoltas liberais do século XIX foram prioritariamente integrados por socialistas e anarquistas que defendiam uma sociedade sem classes sociais e o fim da propriedade privada e da livre concorrência de mercado. 

Alternativas
Comentários
  • Item errado.

    Não se pode dizer que os movimentos e as revoltas liberais foram prioritariamente integrados por socialistas e anarquistas. Eric Hobsbawm em A Era das Revoluções descreve que as principais correntes revolucionárias do século XIX foram as ondas de 1820, 1830 e 1848 e em todas elas a prevalência foi de ideias liberais, sobretudo baseadas no constitucionalismo. Se nos voltarmos um pouco para o movimento socialista pós publicação do Manifesto Comunista de 1848, que tampouco deve ser minimizado, veremos que Marx aponta para o socialismo científico em detrimento do socialismo utópico, aquele, por sua vez, não fala em fim da propriedade privada na primeira fase do movimento, que seria o socialismo para se chegar ao comunismo.

  • Não, eram revoltas liberais

  • As revoltas eram liberais, mas vale lembrar que a primavera dos povos era reacionária a Santa Aliança de 1815, que por sua vez, era um movimento reacionário à revolução francesa de 1789, em 1848, ideologias como o comunismo e anarquismo não haviam ainda sido consolidadas e absorvidas aos levantes subversivos, tal fato que só acontece no começo do século XIX, as revoltas liberais tinham como apoio ideológico o romantismo inspirado em filósofos iluministas como Rousseau, Voltaire e outros.

  • Socialistas apoiando livre concorrência de mercado? Não sabia da questão, mas marquei errado por isso.

  • O liberalismo defendia o ponto de vista da burguesia e com isso o capitalismo.

    • não intervenção do Estado
    • individualismo econômico
    • Liberdade econômica
  • SOCIALISMO ≠ LIBERDADE NÃO COMBINAM....