SóProvas


ID
2790766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Segunda Guerra Mundial, na verdade, trouxe soluções, pelo menos por décadas. Os impressionantes problemas sociais e econômicos do capitalismo na Era da Catástrofe aparentemente sumiram. A economia do mundo ocidental entrou em sua Era de Ouro; a democracia política ocidental, apoiada por uma extraordinária melhora na vida material, ficou estável; baniu-se a guerra para o terceiro mundo. Por outro lado, até mesmo a revolução pareceu ter encontrado seu caminho para a frente. Os velhos impérios coloniais desapareceram ou logo estariam destinados a desaparecer.

Eric Hobsbawn. Era dos extremos: o breve século XX. Cia das Letras: São Paulo, 2005, p. 59

Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue (C ou E) o seguinte item, relativo às causas e aos desdobramentos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).


Para a Itália, a derrota na Primeira Guerra Mundial e a sua instabilidade política na década de 20 foram motivos decisivos para a adoção do fascismo após a crise de 1929.

Alternativas
Comentários
  • Errada, a Itália mudou de lado na primeira guerra 1915 e passou a lutar contra a Alemanha.
  • "Para a Itália, a derrota na Primeira Guerra Mundial e a sua instabilidade política na década de 20 foram motivos decisivos para a adoção do fascismo após a crise de 1929."

    França e Inglaterra oferece propostas à Itália para que ela mudasse de lado, devido as crises da década de 20, Itália muda de lado em 1915  fazendo parte da Tríplice Entente. Por estar ao lado dos países vitoriosos no conflito, a Itália pretendia receber alguns territórios, mas teve suas ambições frustradas, o que causou um grande mal-estar na população, que se sentia traída pela Inglaterra e pela França. Para completar o quadro negativo, a crise socioeconômica se aprofundou no pós-guerra. É nesse contexto que surge o movimento fascista

    Gabarito: Errada.

    O fascismo teve início em 1919, não após a crise de 1929.

    Fontes: 
    https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/fascismo-italiano---contexto-historico-a-crise-italiana-e-o-fascio-de-combate.htm.

  • Itália não perde a guerra. Itália trai!
  • Na realidade a Itália ingressou na I Guerra pelo lado vencedor (1915). Posteriormente, o fascismo começou a dominar seu governo a partir da Marcha sobre Roma, em 1922.


    In the years that led up to World War One, Italy had sided with Germany and Austria-Hungary in the Triple Alliance. In theory, Italy should have joined in the sides of these two nations when war broke out in August 1914. She did not. Italy’s experience in World War One was disastrous and ended with the insult of her ‘reward’ at the Versailles Settlement in 1919.

    What Italy did was wait and see how the war progressed. On April 26th 1915, she came into the war on the side of the Triple Entente – Britain, France and Russia.

    <https://www.historylearningsite.co.uk/modern-world-history-1918-to-1980/italy-1900-to-1939/italy-and-world-war-one/>


    On 22 October 1922, Mussolini attempted a coup d'état which was titled by the Fascist propaganda, the March on Rome, in which took part almost 30,000 fascists. (...) Even though the coup failed in giving power directly to the Fascist Party, it nonetheless resulted in a parallel agreement between Mussolini and King Victor Emmanuel III that made Mussolini the head of the Italian government. On 15 December, the Grand Council of Fascism was founded and it was the supreme organ of the PNF.

    <https://en.wikipedia.org/wiki/National_Fascist_Party>

  • Para a Itália, a derrota na Primeira Guerra Mundial e a sua instabilidade política na década de 20 foram motivos decisivos para a adoção do fascismo após a crise de 1929.


    A Itália era parte da Tríplice Aliança no início da Primeira Guerra Mundial, mas não quis realizar ofensivas por entender que o acordo era defensivo, sendo que quem declarou guerra à Sérvia foi a Áustria-Hungria. Ao entrar na Tríplice Entende, mudando de lado na guerra, a Itália fez parte dos vencedores do conflito.

    O fascismo, entretanto, não se desenvolveu em decorrência da crise de 29, mas como uma reação à Revolução Bolchevique e às ideias liberais-democráticas que ascendiam com o fim da Grande Guerra.


    ERRADA

  • Em 1915, a Itália passou para o lado dos países vencedores.

    Gabarito: E.

    PM AL 2021

  • PESSOAL PARA DE DAR VOLTA, ESCREVEM MUITO. VOCES COPIAM DE OUTROS LUGARES. PARA COM ISSO.

    A resposta certa é:

    A ITÁLIA não aderiu ao Fascismo, este foi consequencia da 1º GM.

    Só responder isso.

    Curto e objetivo. Só isso.

  • Errado

    A Itália, inicialmente, na primeira guerra mundial, fez parte da tríplice aliança, que foi derrotada. Porém, antes de se findar o grande conflito, mudou de lado, para a tríplice entente (FRI - França, Rússia, que também abandonou a guerra, e Inglaterra) por alguns interesses.

  • ERRADO. Existem dois erros na assertiva

    A Itália fez parte da Tríplice Aliança, mas passou para a Tríplice Entente ainda em 1915 com o Tratado de Londres. Ou seja, a Itália ganhou a IGM.

    Além disso, Mussolini chega ao poder em 1922 (ou seja, antes da Crise de 1929):

    1921 - Partido Nacional Fascista

    1922 - Marcha sobre Roma: Rei Vitor Emanuel convida Mussolini para ser o Primeiro Ministro

    1925 a 1939 - Regime Fascista

    Bons estudos!

  • Excelente explicação valew.

  • Itália não perdeu a primeira guerra, mudou de lado no último ano.

  • O erro mesmo da questão está em dizer que o fascismo ascende após a crise de 29, pois não penso ser indiscutivelmente errado falar que a Itália foi derrotada na primeira guerra (embora oficialmente tenha terminado junto ao bloco dos vencedores) e, no pós primeira guerra mundial, não me parece absurdo falar de instabilidade política no país

  • A Itália virou a casaca nos 45 do segundo tempo, e justamente por isso ela não teve benefícios com a vitória da Tríplice Entente.

  • Gabarito : Errado

    No meio da Guerra a Tríplice Entente cantou assim para a Itália:

    Oh Rita, volta desgramada, volta Rita que eu perdoou a facada ..."

    • Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria-Hungria e Itália. ...
    • Tríplice Entente: Inglaterra (ou melhor, Grã-Bretanha), França e Rússia. ..

  • A itália entrou para trípice entente no meio da guerra

  • Para a Itália, a derrota na Primeira Guerra Mundial e a sua instabilidade política na década de 20 foram motivos decisivos para a adoção do fascismo após a crise de 1929.

    A ITÁLIA NÃO PERDEU A PRIMEIRA GUERRA.

  • Será que essa mudança de lado da Itália já não estava prevista pelos aliados finais? Estranho, não me recordo da Itália sendo punida em nenhum momento. Os Aliados finais sempre aceitaram o retorno da Itália sem muita objeção...