SóProvas


ID
2790775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na sociedade atual, não há dúvida alguma que não é absolutamente normal, porque é uma situação forçada, mas na sociedade futura será completamente normal, porque será livre. Mas, mesmo agora, [ela] estava no seu direito; sofria, e isso constitui, por assim dizer, os seus fundos, o seu capital, do qual tinha o pleno direito de dispor. É claro que na sociedade futura não existirá o capital; mas a sua profissão poderá ser designada por outro nome e regulada de maneira racional e normal. Pelo que se refere pessoalmente a Sófia Siemiônovna, nos tempos atuais, eu considero o seu procedimento um enérgico e concreto protesto contra a estrutura da sociedade, e respeito-a profundamente por isso.

Fiódor M. Dostoiévski. Crime e castigo. São Paulo: Martin Claret, 2013, p. 406. Publicação original: 1866 (com adaptações).

Considerando as ideias do fragmento de texto antecedente como referência inicial, julgue (C ou E) o item a seguir, a respeito de significativas transformações sociais e políticas ocorridas ao fim do século XIX e ao longo do século XX.


A Guerra Fria ficou caracterizada por certa estabilidade, além de padrões previsíveis de confrontos. Os Estados Unidos da América e a União Soviética enfrentavam-se indiretamente por meio de seus satélites e zonas de influência, mas, paradoxalmente, evitavam que conflitos locais fugissem ao controle e alcançassem proporções mundiais.

Alternativas
Comentários
  • Astronautas x cosmonautas




    PM_ALAGOAS_2018

  • Gabarito: Certo

  • O canal "Hoje no Mundo Militar", em vários vídeos, explica, resumidamente, esta questão. Interessante também ressaltar que, no que se refere a "padrões previsíveis de confrontos", a União Soviética previsivelmente e diariamente enviava aviões militares em determinadas rotas para testar a resposta Norte Americana, e vice e versa, buscando alguma falha no sistema de defesa.


    https://www.youtube.com/watch?v=Tc9uaOxSS_0

  • "[...] as suas superpotências aceitavam a divisão desigual do mundo, faziam todo esforço para resolver disputas de demarcação sem um choque aberto entre suas Forças Armadas que pudesse levar a uma guerra [...] trabalhavam com base na suposição de que a coexistência pacífica entre elas era possível a longo prazo." (Era dos extremos, p. 180).

  • Adorei essa questão, pena ainda não ter a aba para curtir.

  • NN ouve confrontos sanguentos,tentaram evitar ao máximo isso. PMAL2019

  • famosa briga de menino, só arrodeio e nada de porrada.

  • As duas potências sabiam que um confronto direto entre elas representaria perdas irreparáveis, provavelmente se tivesse acontecido uma guerra entre Eua e Urss, não estaríamos aqui para contar a história, pois com tantas bombas atômicas, o mundo que conhecemos estaria implodido em 6 min. Houve sim muitas batalhas sangrentas, mas não foram diretas. A pior perda americana foi a do Vietnam. Houve a batalha das coreias e varios comflitos pelo oriente médio.

  • Gabarito: CERTO.

  • o gabarito eh tido como certo, olha bem essa parte ´Guerra Fria ficou caracterizada por certa estabilidade, além de padrões previsíveis de confrontos´. Impossivel dizer que houve estabilidade.

  • O segredo desta questão é a palavra: CERTA. Assim, se a questão não tivesse colocado "CERTA ESTABILIDADE", ela estaria irremediavelmente errada!!!!

  • questão mal elaborada. Pensem bem, URSS posicionando mísseis em Cuba estando eles apontados para o EUA, isso pode ser caracterizado como conflito estável? Msm colocando ´´certa estabilidade``, ainda é considerado um termo errado para ser utilizado. Tá ok?

  • Observe que o avaliador teve o cuidado de utilizar a palavra “certa”, denotando que a estabilidade não era absoluta. Como não houve realmente conflito direto entre as duas superpotências nem conflitos em escala mundial, podemos considerar o item como verdadeiro.

    Resposta: Certo

  • correto, os estados unidos e união sovietica evitavam confitos direitos entre eles, todavia influenciavam governos e revolucionarios para que concordassem com as ideologias dos mesmo e as colocassem em prática oque gerou uma seria de conflitos internos em paises como por exemplo coreia do sul vs coreia do norte isso ficou conhecido como guerra por procuração.

  • Nunca houve um confronto aberto entre americanos e soviéticos, sobretudo pela possibilidade de destruição do planeta em larga escala caso houvesse um conflito entre os dois. Apesar dos discursos afiados e da intensa atuação estratégica para manter sua zona de influência, americanos e soviéticos foram cautelosos ao extremo e evitaram um conflito contra o outro.

  • Em inglês, Proxy War. Trata-se do fomento de conflitos indiretos com o país inimigo. Vietnã foi subsidiado pela URSS contra os EUA. Estados Unidos deu apoio e recursos ao Afeganistão contra a URSS. Cuba foi ajudada até o talo pela URSS, bem como as ditaduras sulamericanas foram pelos EUA. Tudo isso foi a guerra fria. Uma guerra indireta.

  • o cão que late mas não morde.
  • O item está correto.

    Após o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945 houve a bipolarização do mundo em dois blocos: um liderado pelos americanos (Sistema Capitalista) e outro pelos soviéticos (URSS / Socialismo). Portanto, o período conhecido como Guerra Fria é a polarização mundial que gerou um conflito político-ideológico entre as duas nações e seus respectivos blocos, cada qual defendendo os seus interesses e a sua ideologia.

    No entanto, a Guerra Fria nunca gerou um conflito armado direto entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), mas o conflito de interesses entre os dois países resultou em conflitos armados ao redor do mundo e em uma disputa que ocorreu em diversos níveis como a economia, a diplomacia, a tecnologia, corrida armamentista, corrida espacial e busca pela hegemonia. Devido a isso, a época ficou como conhecida “Fria” porque ambos os países nunca se enfrentaram diretamente num conflito bélico.

    O pensador Raymond Aron dizia que: “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível”.

    Essa frase reproduz com clareza o episódio histórico, pois, de fato as potências da época eram antagônicas e seguiam propagando suas ideologias e modelos econômicos em busca da hegemonia mundial.

    No entanto, a "Guerra Impossível" é assim vista, porque um confronto direto entre as potências resultaria em uma guerra nuclear, que poderia destruir a própria humanidade.

  • Diria que houveram duas "guerras frias", uma de intensa instabilidade e risco iminente de conflito, e outra, de fato, estável com cada potência influenciando a sua área.