SóProvas


ID
2790778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na sociedade atual, não há dúvida alguma que não é absolutamente normal, porque é uma situação forçada, mas na sociedade futura será completamente normal, porque será livre. Mas, mesmo agora, [ela] estava no seu direito; sofria, e isso constitui, por assim dizer, os seus fundos, o seu capital, do qual tinha o pleno direito de dispor. É claro que na sociedade futura não existirá o capital; mas a sua profissão poderá ser designada por outro nome e regulada de maneira racional e normal. Pelo que se refere pessoalmente a Sófia Siemiônovna, nos tempos atuais, eu considero o seu procedimento um enérgico e concreto protesto contra a estrutura da sociedade, e respeito-a profundamente por isso.

Fiódor M. Dostoiévski. Crime e castigo. São Paulo: Martin Claret, 2013, p. 406. Publicação original: 1866 (com adaptações).

Considerando as ideias do fragmento de texto antecedente como referência inicial, julgue (C ou E) o item a seguir, a respeito de significativas transformações sociais e políticas ocorridas ao fim do século XIX e ao longo do século XX.


As mulheres apresentaram-se em maior número no mercado de trabalho na Europa ocidental e nos Estados Unidos da América, tendo alcançado mais igualdade e liberação feminina, algumas décadas antes que o mesmo processo ocorresse na Europa oriental e na União Soviética.


Alternativas
Comentários
  • Após a Revolução Russa de 1917 e durante meados da década de 1920, sob o comando de Vladmir Lênin, a União Soviética instituiu um conjunto de direitos para as mulheres, como a garantia ao aborto legal, divórcio a pedido de qualquer cônjuge, incentivo à igualdade de salários e até paridade em postos de trabalho, ao que tudo isso só foi ocorrer em países do Ocidente, como EUA e da Europa ocidental, nos anos 60 e 70 do século XX com a Revolução sexual, seja por invenções da ciência (pílula contraceptiva) ou decisões judiciais (como o famoso caso Roe vs. Wade, de 1973) .


    Fonte: https://epoca.globo.com/ideias/noticia/2014/05/uniao-sovietica-foi-pioneira-nos-bdireitos-das-mulheresb-afirma-historiadora-americana.html

  • "No mundo socialista, a situação era paradoxal. Praticamente todas as mulheres estavam na força de trabalho assalariada na Europa Oriental - ou pelo menos ela continha quase tantas mulheres quanto homens (90%), uma proporção muito mais alta que em qualquer outra parte. O comunismo como ideologia se empenhara apaixonadamente na igualdade e liberação femininas, em todos os sentidos, incluindo o erótico, apesar da antipatia pessoal de Lenin pela promiscuidade do sexo casual." (Era dos extremos, p. 246).

  • Gabarito: ERRADO.

  • Errado, mas nunca vou concordar com o gabarito dessa questão. Só ler os livros da Sheila Fitzpatrick pra ver que o comunismo, especialmente com Stalin, não foi nada igualitário pras mulheres.