SóProvas



Questões de Questões Internacionais: história do tempo presente


ID
398545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à Europa moderna e
contemporânea.

Como consequência da vitória da Comuna de Paris, foi fundada, em 1871, a Associação Internacional dos Trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Criada em 1872 em Gênova. Também conhecida como Primeira Internacional.
  • A Associação Internacional dos Trabalhadores foi fundada em Londres em 1864, ou seja, ela já existia quando teve lugar a Comuna de Paris, esta sim, baseada nos ideais da Primeira Internacional, como também era chamada a Associação Internacional dos Trabalhadores.
  • Do wikipedia.

    A Associação Internacional dos Trabalhadores, nascida formalmente em Londres, em setembro de1864, tinha como objetivo a luta pelo progresso e pela emancipação humana. Com a Internacional, fundada por iniciativa dos poucos que naquela época compreendiam a verdadeira natureza da questão social e a necessidade de subtrair os trabalhadores à direção dos partidos burgueses, começou uma era nova. Os trabalhadores, que tinham sido sempre força bruta seguindo os outros, bem ou mal intencionados, surgiam como fator principal da história humana e, ao lutar pela própria emancipação, lutavam pelo progresso humano, pela fundação de uma civilização superior.

    A organização foi fundada por coincidência: Napoleão III, numa tentativa de agradar à classe operária francesa, permitiu que 200 representantes eleitos por ela fossem a Londres participar da Grande exposição de 1861. Esses trabalhadores travaram contato então com sindicalistas ingleses que vieram recepcioná-los. No ano seguinte houve um novo encontro, desta vez para manifestar apoio à causa da independência da Polônia. Mas desta vez, o convite aos trabalhadores franceses mencionava as dificuldades pelas quais os sindicalistas ingleses passavam: a cada tentativa de greve, os patrões ameaçavam importar mão-de-obra. Isto não seria possível se os trabalhadores dos diversos países coordenassem seus movimentos sindicais. Os sindicalistas franceses responderam rapidamente, e o encontro contou também com representantes da Alemanha, Itália e Suíça. Nascia assim a Associação Internacional dos Trabalhadores.

  • Os debates ideológicos (Bakunin x Marx) enfraqueceram substancialmente a AIT. Mas o principal motivo do seu fim foi a derrota da Comuna de Paris.


ID
510382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A globalização econômica dos dias atuais

Alternativas
Comentários
  • Erro da D.

    Globalização não tem ampla distribuição

  • g a b ( b )


ID
510388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A política externa norte-americana, no contexto histórico do pós-11 de setembro, é, entre outros aspectos, caracterizada

Alternativas
Comentários
  • item certo: letra C

     

    Vou comentar os itens em que consegui material didático mais claro e objetivo:

     

    a) por elevada capacidade de exercício da cordialidade como um valor no trato dos assuntos internacionais. ERRADO

    Pois os EUA desconsideraram recomendações de várias nações e atacaram o Iraque, em março de 2013, mesmo sem o consenso da ONU.

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Iraque

     

    c) pela ideia de que os interesses nacionais do país devem prevalecer sobre os da comunidade internacional. CERTO

    Para citar dois exemplos temos que os EUA foram contra o Protocolo de Kyoto e contra o Acordo de Paris alegando que não poriam sua economia em risco em prol do efeito estufa. De certa forma é justamente essa ideia de seus interesses nacionais (dos EUA) prevalecerem sobre os da comunidade internacional que comina no surgimento de extremistas e terroristas que acabam por atacá-los. Por curiosidade, enquanto os EUA negaram reduzir os gases que intensificam o efeito estufa, a China se prontificou a reduzir esses mesmos gases muito mais do que o pretendido pelo Acordo de Paris. Um viva pra China se eles conseguirem.

     

    d) por extraordinária racionalidade e cálculo estratégico voltados para os argumentos de soluções negociadas para as crises internacionais. ERRADO

    O povo americano é acima de tudo trabalhador e empreendedor, mas não necessariamente racional. Quanto ao aspecto estratégico voltado para soluções de crises internacionais, pode-se considerar que os EUA acertaram algumas vezes mas erraram muitas outras no quesito estratégia. Prova disso é que o surgimento da Al Qaeda é creditado aos próprios EUA ao apoiarem mulçumanos Afegãos contra a União Soviética em 1979. Depois a Al Qaeda se voltou contra os EUA e executaram o ataque do 11 de setembro em 2001.

    Fonte: https://www.infopedia.pt/$al-qaeda

     

    Bons estudos!


ID
516805
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na América do Sul, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) lutam, há décadas, para impor um regime de inspiração marxista no país. Hoje, são acusadas de envolvimento com o narcotráfico, o qual supostamente financia suas ações, que incluem ataques diversos, assassinatos e seqüestros. Na Ásia, a Al Qaeda, criada por Osama bin Laden, defende o fundamentalismo islâmico e vê nos Estados Unidos da América (EUA) e em Israel inimigos poderosos, os quais deve combater sem trégua. A mais conhecida de suas ações terroristas ocorreu em 2001, quando foram atingidos o Pentágono e as torres do World Trade Center.

A partir das informações acima, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • O conhecimento necessário para a solução adequada da questão não é exatamente originado de livros didáticos mas da leitura das seções de política internacional de jornais e revistas. Uma publicação bastante  séria, que apresenta artigos e resenhas sobre temas de política internacional  é o jornal “ Le Monde Diplomatique”. Apesar do nome ser em  francês, é possível comprá-lo  em bancas de jornais em português, havendo também a versão digital (www.diplomatique.org.br/‎ ou diplo.org.br/‎)
             No entanto, apesar das opções apresentarem dados específicos de política internacional e política externa ( que não são a mesma coisa..) , é perceptível  o anti-americanismo crescente . Além disso, os ataques às Torres Gêmeas em Nova York em 11 de setembro de 2001 foi exaustivamente filmado, documentado e comentado. Ficou patente à época, como a defesa dos EUA foi supreendida. Foi um tipo de ataque não esperado e os alvos antes impensáveis.
             Voltando ao texto, vale lembrar ainda  que as FARC não tem nenhum conteúdo religioso, até mesmo por ter, ao menos em tese, orientação  marxista, sendo sua violência reconhecida em todo o continente americano. Destaque-se ainda que não há apoio de organismos internacionais ( ONU, OEA, TIP entre outros) a atividades consideradas terroristas.
             Face as considerações feitas, a única opção a ser considerada correta é a de letra C
  • O conhecimento necessário para a solução adequada da questão não é exatamente originado de livros didáticos mas da leitura das seções de política internacional de jornais e revistas. Uma publicação bastante séria, que apresenta artigos e resenhas sobre temas de política internacional é o jornal “ Le Monde Diplomatique”. Apesar do nome ser em francês, é possível comprá-lo em bancas de jornais em português, havendo também a versão digital (www.diplomatique.org.br/‎ ou diplo.org.br/‎)

            No entanto, apesar das opções apresentarem dados específicos de política internacional e política externa ( que não são a mesma coisa..) , é perceptível o anti-americanismo crescente . Além disso, os ataques às Torres Gêmeas em Nova York em 11 de setembro de 2001 foi exaustivamente filmado, documentado e comentado. Ficou patente à época, como a defesa dos EUA foi supreendida. Foi um tipo de ataque não esperado e os alvos antes impensáveis.

            Voltando ao texto, vale lembrar ainda que as FARC não tem nenhum conteúdo religioso, até mesmo por ter, ao menos em tese, orientação marxista, sendo sua violência reconhecida em todo o continente americano. Destaque-se ainda que não há apoio de organismos internacionais ( ONU, OEA, TIP entre outros) a atividades consideradas terroristas.

            Face as considerações feitas, a única opção a ser considerada correta é a de letra C


ID
560428
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A perseguição aos judeus e o interesse dos EUA e da URSS em afastar a presença do colonialismo anglo-francês do Oriente Médio, região valorizada principalmente por suas reservas petrolíferas, explicam a resolução aprovada na ONU, pondo fim ao mandato inglês na Palestina. Foram decididas também a criação de uma zona neutra em Jerusalém e a divisão da região em dois estados: um árabe e outro judeu (1947).

Os ingleses retiraram-se da Palestina em 14 de maio de 1948. No mesmo dia, foi proclamada a criação do Estado de Israel e, no dia seguinte, começou a primeira das guerras opondo Estados Árabes e Israel, denominada

Alternativas
Comentários
  • A primeira guerra entre árabes e israelenses (letra E e opção correta) foi causada pela independência de Israel e começou em maio de 1948. Os israelenses com apoio dos EUA derrotaram seus oponentes. Resultado: mais de 300 mil palestinos refugiados para o Libano, Gaza ou Jordânia.

    Guerra dos Seis Dias envolveu Israel contra o Egito, a Jordânia e a Síria, a partir de 1959. O Egito foi derrotado juntamente com a Jordânia e a Síria. Como resultado Israel conquistou a península do Sinai, a faixa de Gaza, a Cisjordânia e as Colinas de Golã.


ID
560434
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Desvendar o chavismo exige uma leitura apurada de seu baluarte discursivo: a ‘revolução bolivariana’. Demétrio Magnoli, em artigo recentemente publicado em O Estado de São Paulo, criou uma imagem interessante a esse respeito: Chávez teria ‘sequestrado’ Bolívar. O general das independências, além de ferrenho defensor do liberalismo, desde que capturado pela lógica de um republicanismo centralizador, fora admirador inconteste da Revolução Americana.”
FEDRIGO, Fabiana de Souza. O Bolívar de Hugo Chávez. UFG. 27 jan. 2007.

Se Simón Bolívar admirava a Revolução Americana (1776), o atual presidente da Venezuela defende posições, chamadas por muitos cientístas políticos de neopopulistas, que tornam turbulentas as relações de seu país com os Estados Unidos. Dentre as apresentadas abaixo, são posições de Hugo Chávez, no que se refere à política externa, causadoras de problemas com os Estados Unidos, EXCETO o(a)

Alternativas
Comentários
  • A proposta política defendida por Hugo Chavez era de diversificar a exportação de petróleo da Venezuela, mas não necessariamente tirar os Estados Unidos como principal destino do petróleo venezuelano. Nesse sentido, a Petrocaribe foi um órgão criado por Chávez para fortalecer a presença venezuelana no Caribe e fornecer petróleo a baixo custo aos países da região.
    A resposta correta é a letra A. 

  • Apesar das farpas, negócio do petróleo entre Venezuela e EUA não para

    Washington é o maior comprador de petróleo venezuelano por um valor diário de 32,2 milhões de dólares

    Os EUA são o principal destino das exportações petroleiras da Venezuela, que é o terceiro maior fornecedor para os Estados Unidos. Caracas vendeu, em média, 741.000 barris por dia de petróleo a Washington em 2016, segundo o registro do Departamento de Energia norte-americano. Tendo em conta o preço de referência do ano passado, o negócio movimenta 32,2 milhões de dólares (mais de 100 milhões de reais) por dia. Controlada pela Pdvsa desde os anos 1980, a Citgo é o principal comprador de combustível venezuelano nos EUA.

    https://brasil.elpais.com/brasil/2017/05/29/internacional/1496017333_399364.html

  • Petróleo: ideologia é ideologia; dinheiro é dinheiro!


ID
636736
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Norte da África e o Oriente Médio têm sido palco de di- versos confitos que sinalizam mudanças expressivas na maior parte dos países ali existentes. O que se pode notar de imediato é a substituição parcial ou total de grupos políticos que permaneceram por várias décadas no poder. Ainda está muito cedo para dizer que essas regiões experimentam de fato uma “Primavera dos povos árabes”. São países que foram palco das mudanças citadas, EXCETO:

Alternativas
Comentários

ID
667399
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O grupo palestino Hamas disse que lutará até que Israel atenda suas exigências para um cessar- fogo.”

BOWEN, Jeremy. Cessar-fogo não deve pôr fim à guerra na Faixa de Gaza. BBCBrasil.com. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2009/01/09 0118_gazatregua_analise_fp.shtml.

O texto do site da BBCBrasil.com trata dos conflitos armados entre palestinos e o Estado de Israel, que teve seu início quando:

Alternativas

ID
678217
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As negociações de paz na Irlanda do Norte tiveram início na década de 1990, numa caminhada que teve culminância em 2005, quando o Exército Republicano Irlandês (IRA) se comprometeu a abandonar definitivamente as ações armadas.

Considerando-se o processo de pacificação na Irlanda do Norte e a conseqüente renúncia da luta armada pelo IRA, é CORRETO afirmar que

Alternativas

ID
678226
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A recente ascensão de algumas mulheres à chefia de governos importantes – a exemplo de Michelle Bachelet, no Chile, e de Angela Merkel, na Alemanha – confirma a tendência ao aumento da participação das mulheres no espaço público. Pode-se dizer que elas são herdeiras de campanhas e reivindicações femininas que já têm mais de um século de história.

Considerando-se os movimentos femininos e feministas, bem como sua repercussão, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • As sufragistas foram mulheres que lutaram pelo direito de votar.

    Gab A


ID
682924
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As diferenças sutis, mas cruciais, entre Hamas, Hizbollah e Al Qaeda são ignoradas quando se designa o terrorismo como o inimigo. Israel é vista como a base avançada da civilização ocidental em luta contra a ameaça existencial lançada pelo islã radical. (Lorde Wallace de Saltaire, em discurso na Câmara dos Lordes em julho de 2006.)

Do texto depreende-se que o autor está, com relação ao Estado de Israel e ao terrorismo,

Alternativas

ID
691252
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A expressão american way of life (“estilo de vida americano”) marcou um determinado período da História contemporânea.

Em relação às questões que contribuem para o entendimento dessa expressão e ao período a que se referem, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
691255
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No mês de março de 2010, atentados em Moscou e em Daguestão, na Rússia, reivindicados pelo líder separatista islâmico checheno, Doku Umarov, mataram dezenas de pessoas e deixaram outras tantas feridas. Manchetes na mídia mundial, esses acontecimentos colocaram os russos em estado de choque e chamaram a atenção para a região do Cáucaso Norte (Sul da Rússia), que inclui as repúblicas de Daguestão, Chechênia e Inguchétia.

Em relação ao contexto que envolve a Rússia, analise as proposições e escreva (V) para verdadeira(s) e (F) para falsa(s).

( ) Os atentados ocorridos devem ser compreendidos a partir do quadro de conflitos instaurado pelos esforços do governo russo em garantir unidade e restaurar um poder governamental efetivo sobre todo o território do país, a partir de 1991.

( ) As viúvas que executaram os atentados em Moscou e em Daguestão lutavam por melhores condições de vida e, por isso, reivindicavam o retorno do comunismo à União Soviética.

( ) A região do Cáucaso Norte (entre o Mar Negro e o Mar Cáspio), que reúne dezenas de etnias e também idiomas, tem sido palco de muitas guerras. Na Chechênia, inclusive, grupos extremistas tentam criar um Estado islâmico.

( ) Os atentados recentes, na Rússia, remontam a própria desintegração da União Soviética, em 1991, que, por sua vez, resultou em movimentos separatistas das repúblicas da região do Cáucaso Norte.

( ) Desde os tempos da União Soviética, a política externa da Rússia e as diferenças étnicas e religiosas em seu território são motivos para desentendimentos e conflitos diplomáticos, muitas vezes culminando em atentados violentos, como os ocorridos em Moscou e em Daguestão, em 2010.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
691264
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as proposições relacionadas aos conflitos envolvendo a região do Oriente Médio.

I. Sendo pró-ocidente, Israel, mesmo situado naquela região, mantém uma tradicional política de neutralidade com o mundo árabe.

II. Iraque (árabe) e Irã (persa) viveram um sangrento conflito entre 1980 e 1988.

III. A Revolução Xiita no Irã, no final da década de 1970, ainda hoje tem forte repercussão entre as nações islâmicas.

IV. Durante a Guerra do Golfo em 1991, não foram medidos esforços, dos dois lados, para que as jazidas de petróleo e o meio ambiente fossem preservados.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
691519
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Desde o início de 2011, houve um acirramento de forças e um considerável aumento de protestos nos países árabes, começando pelo Magreb (Tunísia, Marrocos e Argélia), passando pela Península Arábica e chegando à Síria.

Leia as proposições abaixo.
I. Israel foi responsável pela saída do poder do ditador na Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, que estava há 23 anos no governo.
II. Kadafi conseguiu formar um grupo de rebeldes e, em resposta aos protestos no Mundo Árabe, criou a República Democrática da Líbia.
III. Muitos dos países árabes, onde ocorreram os protestos, eram chefiados por governantes com ações ditatoriais e imersos em corrupção e descaso com suas populações.
IV. Houve protestos e quedas do poder porque, apesar da postura antinorte-americana e israelita, não foram articuladas reformas econômicas e mecanismos de participação política da população, principais reivindicações encontradas nas ruas dos países citados.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
733744
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Em 1980, o Iraque, aproveitando-se da instabilidade do Irã, invadiu-o (...). O Conflito resultou em elevado número de mortos e em consequências desastrosas para ambos os países”.
(VICENTINO, 2007)

A invasão iraquiana objetivava

Alternativas
Comentários
  • Irã e Iraque historicamente disputavam a região de Shatt al-Arab, o estuário dos rios Tigre e Eufrates, na fronteira dos dois países que serve como principal acesso do Iraque ao Golfo da Pérsia.

  • Letra A

    b) derrubar o Xá Reza Pahlevi, que dominava o Irã havia mais de 50 anos.

    Errada, O Xá Reza Pahlevi já havia sido derrubado na Revolução Islâmica do Irã

    c) impor o islamismo ao Irã, tradicional reduto cristão na Ásia.

    Errada, O Irã nunca foi país cristão. 

    d) reconquistar a Península do Sinai, perdida nos conflitos entre ambos, no ano de 1967.

    Errada, A Península do Sinai é território Egipcio.

    e) liberar o canal de Suez, para facilitar o escoamento da produção petrolífera do Iraque.

    Errada, O Canal de Suez também fica no território do Egito.

    • Só complementando o comentário da minha outra conta KKKKKKKK

    O canal de chatt-el-arab é um canal o qual escoa produtos do Iraque para o Irã e o principal motivo da guerra é que o Iraque queria dominar essa região


ID
737485
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Identifique abaixo as politicas estatais que se caracterizam pelo conceito de neoliberalismo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A nacionalização de setores estratégicos.

( ) A privatização de atividades estatais.

( ) A redução da atividade reguladora do Estado, inclusive nas relações de trabalho.

( ) A abertura da economia ao mercado internacional.

( ) O aumento de gastos públicos assistenciais, como os destinados ao contingente de desempregados.

Alternativas
Comentários
  • Gab E seNHORas e Senhores.

    Bons Estudos!

  • Melhor comentário!

  • A CESPE não funciona assim. Cada item deve ser considerado de forma isolada.

  • Eu pensei no mesmo kkk

  • Boa, pensei nisso ou dois crimes separado: roubo e homicidio

    Tem comentário que falam falam do roubo proprio por violencia impropria.

    Concordo, mas são duas situações.

    Quando a questão pergunta "se ela morrer?" Ai já é outro situação deixando de lado a "violência imprópria"


ID
793582
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na terça-feira 25 [outubro], o corpo de Kadafi foi enterrado em segredo no deserto, para evitar que se torne local de peregrinação. Em vida, Kadafi adorava desafiar os rivais a transformá-lo em mártir. No fim, seus inimigos se esmeraram por fazê-lo da pior maneira possível, submetendo o ex-ditador a um linchamento degradante demais até para o mais sanguinário dos criminosos, como revelam em detalhes excruciantes os vídeos da captura feitos com celular e divulgados na semana passada. (GIANINI, 2011, p. 118).


A violência expressa contra o ditador Muammar Kadafi resultou

Alternativas
Comentários
  • Discordo que seja a  letra B, a ação norteamericana sobre as lideranças no Oriente Médio e/ou, qualquer continente (veja a ação dela na América Latina nos idos 50 a 70)  está relacionada sim, com vingança, por elas reagirem ao seu controle e dominação. O petróleo tem a ver sim também com essa questão que poderia ter sido melhor elaborada.

ID
795784
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em relação ao nacionalismo do mundo contemporâneo, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Essa questão requer uma diferenciação importantíssima: nacionalismo x patriotismo

    Nacionalismo - exaltação exarcerbada da unidade nacional como superior, o que legitima sobrepujar outros países para o crescimento e fortalecimento de seu próprio.

    Patriotismo - apreço e admiração pela pátria-mãe, característico de um povo que compartilha uma história e uma tradição, formando uma nação, sem, no entanto, desejar o mal para outros países.

    Mesmo que não no vestibular, cuidado para não confundir os dois termos. Eles representam ideias diferentes, as quais podem muito bem passar despercebidas no cotidiano.

    Força, guerreiros! Brasil! (aqui nóis é patriota, sim, sinhô)


ID
796009
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A "Primavera Árabe", assim denominada a onda de protestos em países do “Mundo Árabe” e em vários países que não fazem parte dele. teve início na Tunísia, em dezembro de 2010. Seguiu­se uma onda de instabilidade, ainda em curso, que atingiu a Argélia, Jordânia, Egito e Iêmen, Líbia, Mauritânia, Omã, Arábia Saudita, Líbano, Síria, Palestina, Marrocos, Djibuti, Iraque, Barein, Kuwait.


Assinale a alternativa INCORRETA em relação a essa onda de protestos políticos:

Alternativas

ID
949456
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis.
Arrastaram eles os blocos de pedra?
E a Babilônia várias vezes destruída. Quem a reconstruiu tantas vezes?
Em que casas da Lima dourada moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta?
A grande Roma está cheia de arcos do triunfo.
Quem os ergueu? Sobre quem triunfaram os césares?

BRECHT, B. Perguntas de um trabalhador que lê. Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010.


Partindo das reflexões de um trabalhador que lê um livro de História, o autor censura a memória construída sobre determinados monumentos e acontecimentos históricos. A crítica refere-se ao fato de que

Alternativas
Comentários
  • Atenção à entrada da questão. Ela diz “Partindo das reflexões de um trabalhador que lê um livro de História”. Portanto, já estão eliminadas as opções A e B que não se referem a trabalhadores. A opção E na apresenta erros em si mas não se refere ao tema da questão. Pode haver dúvidas entre as opções restantes mas a opção C é aquela que apresenta uma crítica que pode ser feita por trabalhadores que constroem os monumentos e que tem seus nomes esquecidos pela História dos grandes feitos e dos heróis.
     
  • O autor B. Brecht critica a visão histórica elitista, segundo a qual reis, césares e líderes são considerados responsá-

    veis por grandes feitos e obras, enquanto os trabalhadores, que de fato os realizaram, não são valorizados.

    Resposta: C


  • Letra C

    Estar sendo criticado a tradição historiográfica que destaca os feitos das elites e dos governantes, deixando de lado a participação dos trabalhadores e das pessoas comuns.

  • Atenção à entrada da questão. Ela diz “Partindo das reflexões de um trabalhador que lê um livro de História”. Portanto, já estão eliminadas as opções A e B que não se referem a trabalhadores. A opção E na apresenta erros em si mas não se refere ao tema da questão. Pode haver dúvidas entre as opções restantes mas a opção C é aquela que apresenta uma crítica que pode ser feita por trabalhadores que constroem os monumentos e que tem seus nomes esquecidos pela História dos grandes feitos e dos heróis.

  • História-problema → investigação da História → problematização e desconstrução de narrativas consolidadas

    Gabarito : (C)

    Nível de Dificuldade : Fácil


ID
1065214
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      Tenho 44 anos e presenciei uma transformação impressionante na condição de homens e mulheres gays nos Estados Unidos. Quando nasci, relações homossexuais eram ilegais em todos os Estados Unidos, menos Illinois. Gays e lésbicas não podiam trabalhar no governo federal. Não havia nenhum político abertamente gay. Alguns homossexuais não assumidos ocupavam posições de poder, mas a tendência era eles tornarem as coisas ainda piores para seus semelhantes.

ROSS. A. Na máquina do tempo. Época, ed. 766, 28 jan. 2013.


A dimensão politica da transformação sugerida no texto teve como condição necessária a

Alternativas
Comentários
  • alguém poderia me explicar porque é letra "a" por favor ? :) coloquei letra c

  • Tambem coloquei a C


  • O texto fala do processo de ampliação dos direitos dos homossexuais nos EUA, onde a orientação sexual deixa de ser um impedimento para que os indivíduos exerçam sua plena cidadania sem se cerceado. Tal quadro está ligado a uma maior luta contra o preconceito, contra minorias que vêm ocupando cada vez mais os debates na história recente das sociedades ocidentais.

  • A letra c diz que a dimensão politica da transformação sugerida no texto teve como condição necessária manter as ideias conservadoras, ou seja manter as ideias que não aceitam os homossexuais, as ideias "antigas". E o texto fala sobre a aceitação dos gays, fala que os gays deveriam ser aceitos na sociedade.

  • Tudo o que se relaciona a direitos civis, políticos e sociais está inserido no conceito de cidadania, o qual foi sendo ampliado com o passar das décadas. Essa ampliação variou de acordo com cada país e existem muitos Estados que ainda garantem pouquíssimos direitos às pessoas residentes (nacionais ou não) em seus territórios. O texto do enunciado trata da evolução dos direitos dos homossexuais nos Estados Unidos. Esses são direitos inseridos na esfera dos direitos civis, que tratam de questões como liberdade, igualdade, vida, propriedade, dentre outros. Uma sociedade que não garante a todos os seres humanos os mesmos direitos precisa evoluir, pois todos devem ser iguais perante a lei e não serem discriminados em razão de gênero, raça, orientação sexual ou qualquer outra diferença. Portanto, é necessária uma ampliação da noção de cidadania para incluir todos os grupos sociais dentro de uma sociedade, garantindo-lhes os mesmos direitos. Foi isso o que ocorreu nos Estados Unidos quando os gays passaram a ter diversos direitos que antes lhes eram negados. A alternativa correta, dessa forma, é a letra (A). 
  • C manutenção de ideologias conservadoras, eu não coloquei, pois, uma manutenção ela pode ser tanto algo negativo como positivo, logo está errado... Eu entendi dessa forma
  • Vai criticar o conservadorismo mesmo? Haha

  • somente essa parte do comentário da professora responde a pergunta e qualquer outra que vier com a palavra cidadania:''Tudo o que se relaciona a direitos civis, políticos e sociais está inserido no conceito de cidadania, o qual foi sendo ampliado com o passar das décadas''. 

  • Letra A

    Tenho 44 anos e presenciei uma transformação impressionante na condição de homens e mulheres Gays nos Estados Unidos...

    O texto fala sobre a luta da comunidade LGBT, dos EUA, por respeito, reconhecimento e garantia de direitos iguais, de forma que possam exercer sua cidadania de forma plena.

  • A dimensão politica da transformação sugerida no texto teve como condição necessária a:

    Vamos voltar no texto "Tenho 44 anos e presenciei uma transformação impressionante na condição de homens e mulheres gays nos Estados Unidos."

    Ta aí a resposta =)

  • Resposta correta é a B!!!

  • Não é a letra C, uma vez que "manutenção" é o ato ou efeito de manter, portanto, você vai manter uma ideologia conservadora?

    O texto trata literalmente o contrário disso!

    Instagram: @papa.medicina


ID
1100254
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A definição mais apropriada e aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de garantir as necessidades básicas da geração atual, sem comprometer a capacidade de sobrevivência das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos naturais para o futuro. De acordo com essa definição que surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor mecanismos para a harmonização do desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a resposta correta seja a letra D.

  • Letra C

     

  • Professor, creio que você esteja enganado, vide site do WWF, de onde a banca tirou a questão, provavelmente.

     

    O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?

    Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

    Esse conceito (desenvolvimento sustentável) representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.

    Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende. 

     

    Portanto, a alternativa correta seria a letra D.

    Fonte: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/


ID
1190704
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A China, país sede dos jogos olímpicos de 2008, tem recebido sérias críticas acerca da repressão no Tibet. Sobre esse contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

Alternativas

ID
1190707
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A criminalidade não é fenômeno restrito apenas às fronteiras de cada país. Grandes organizações criminosas possuem conexões em vários países do mundo Acerca dessas organizações e das ações policiais para combatê-las, analise as afirmações a seguir.


l A máfia é uma organização originária do sul da Itália, que se espalhou por muitos países. Seu atual núcleo dirigente se concentra em três países, EUA, Rússia e Brasil, mas ainda é dirigido pela família italiana original.
ll O tráfico de drogas organizado em “cartéis” é uma ameaça à segurança e à estabilidade de muitos países. O caso dos cartéis colombianos talvez seja o exemplo mais conhecido das últimas décadas.
lll A INTERPOL congrega e procura estabelecer cooperação entre as principais polícias do mundo. Essa integração facilita a troca de informações e ações conjuntas contra organizações criminosas de atuação internacional. O Brasil faz parte da INTERPOL.
lV O terrorismo não é tema tratado pelas polícias dos diferentes países já que se trata de área de atuação restrita e exclusiva dos órgãos militares e de defesa dos países.
V O Comando Vermelho e o PCC (Primeiro Comando da Capital) são duas das principais organizações criminosas do Brasil. Sua origem está ligada a movimentos guerrilheiros dos anos 70 e ainda possuem objetivos políticos como a defesa da reforma agrária e distribuição de renda mais justa no Brasil.

Estão corretas apenas:

Alternativas
Comentários
  • Kkkkkk essa do PCC e Comando Vermelho não tem como errar !
  • CORRETAS:

    ll O tráfico de drogas organizado em “cartéis” é uma ameaça à segurança e à estabilidade de muitos países. O caso dos cartéis colombianos talvez seja o exemplo mais conhecido das últimas décadas. 

    lll A INTERPOL congrega e procura estabelecer cooperação entre as principais polícias do mundo. Essa integração facilita a troca de informações e ações conjuntas contra organizações criminosas de atuação internacional. O Brasil faz parte da INTERPOL. 



    (ri bastante com a I e IV)

  • PCC NA REFORMA AGRÁRIA

  • A única reforma agrária que o PCC e o CV se interessam é a do terreno próprio para a produção de drogas e os cemitérios clandestinos.


ID
1400488
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O que houve com o messias? Aquele por quem os americanos dançaram nas ruas entoando 'sim, nós podemos' naquela memorável noite da eleição há meros seis anos? Aquele cujo nome esteve em cada boca europeia. (...) Agora, que nos aproximamos das eleições de meio de mandato para o Congresso, no dia 4 de [de novembro], seis anos depois da eleição Barack Obama, candidatos democratas não querem ser vistos com ele.”

Timothy Garton Ash. “EUA inverteram escolha certa”. O Estado de S. Paulo, 15.10.2014, p. A16.

Entre os motivos da diminuição do prestígio de Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, podemos citar

Alternativas
Comentários
  • Letra D as dificuldades provocadas pela crise financeira internacional e as muitas críticas à política externa de seu governo

  • http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,eua-inverteram-escolha-certa-imp-,1576952


ID
1400500
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 2014, celebrou-se o centenário de nascimento do argentino Julio Cortázar. Cortázar foi

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    o centenário do escritor argentino Julio Cortázar, autor de Histórias de Cronópios e de Famas (1962) e do romance experimental Rayuela (1963).

    http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/centenario-de-julio-cortazar-celebrado-em-todo-o-mundo-1667545

  • É considerado um dos autores mais inovadores e originais de seu tempo, mestre do conto curto e da prosa poética, comparável a Jorge Luis Borges e Edgar Allan Poe. Foi o criador de novelas que inauguraram uma nova forma de fazer literatura na América Latina, rompendo os moldes clássicos mediante narrações que escapam da linearidade temporal e onde os personagens adquirem autonomia e profundidade psicológica inéditas

  • Examinador noveleiro hein rsrs

    Pergunta quem é Messi, quem é Maradona, pergunta quem é o Papa Francisco  ...pergunta até quem é Cristina Kirchner ...que eu ti respondo rsrs , mas noveleiro romancista literário argentino do século passado?! rsrsrs...Tá de sacanagem ... rs


ID
1496638
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere o seguinte parágrafo:

“Art. 4° . Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.”
O artigo citado é encontrado:

Alternativas
Comentários
  • Artigo IV, DUDH - Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, A escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.

     

    Gabarito: A


ID
1575745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que se refere à trajetória histórica dos direitos humanos e dos cidadãos, julgue o item a seguir.


Embora o movimento abolicionista tenha exercido, desde o final do século XVIII, forte pressão internacional pelo fim da escravidão, essa prática de servidão continuou a existir até a segunda metade do século XX em países como Arábia Saudita, Iêmen, Catar e Mauritânia.


Alternativas
Comentários
  • Até os dias de hoje existe escravidão.

  • Qual foi o último país a abolir a escravidão?

    Foi a Mauritânia, no noroeste da África, entre o Saara Ocidental e o Senegal. A abolição aconteceu oficialmente em 9 de novembro de 1981, e passou a ser considerada um crime apenas em 2007. Formado por mouros e negros muçulmanos, o país escravizou africanos capturados por árabes no decurso de guerras. Mesmo após a aprovação da lei, infelizmente, a escravidão continua a existir no país. Estima-se que 20% da população de 3,2 milhões de pessoas vivam nesse regime. Em contrapartida, o primeiro país a banir o escravismo foi Portugal, em 1761. Todavia, o Marquês de Pombal direcionou o decreto apenas para Portugal Continental e suas colônias na Índia. No Brasil, se manteve até 1888, inclusive muitos anos depois da Independência, em 1822.

    Veja alguns dos países que mais demoraram a abolir

    Cuba – 1886

    Brasil – 1888

    Zanzibar – 1897

    Etiópia – 1942

    Arábia Saudita – 1962

    Mauritânia – 2007

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: CERTO

  • A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão , de 1789, é considerado o documento símbolo de todas as transformações pelas quais passou a civilização ocidental a partir do Iluminismo e da Revolução Francesa. Pela primeira vez na história vê-se a proposta de que todos sejam iguais perante a lei, independentemente de riqueza e de nascimento. É a ruptura com a lógica estamental da sociedade. É uma mudança extraordinária . Todos são iguais perante a lei no que se refere à direitos civis: direito à vida, à liberdade e à propriedade. Estes são considerados direitos naturais. Ou seja, inerentes à espécie humana. Portanto, o ideário do Iluminismo e da Revolução Francesa supõe a oposição ao trabalho escravo e servil porquanto vai contra a máxima de que o ser humano nasce livre e tem direito à vida. É uma proposta importante, pela primeira vez desvinculada de quaisquer preceitos religiosos.

    O século XIX vê, então, o nascimento e crescimento de movimentos abolicionistas dentro e fora da Europa. Há uma forte pressão internacional sobre as regiões que utilizavam algum tipo de trabalho servil e escravo. É fato inconteste a imensa pressão inglesa para a abolição da escravidão no Brasil, por exemplo.

    No entanto, apesar da rejeição à este tipo de trabalho e a compreensão, quase global, de quão ignóbil ele é, houve escravidão legalmente aceita em determinados países até metade do século XX, como cita a afirmativa: Mauritânia, Arábia Saudita, Iêmen e Catar. Há, ainda casos de escravidão mas, ela é considerada crime e passível de prisão daqueles que escravizam.

    RESPOSTA: AFIRMATIVA CERTA
  • cara isso esta muito mau contato, esse ano teve um caso de uma família que era escrava em um pais africano e foi feiro uma vaquinha para comprar a liberdade dessa família, se fosse proibido uma denuncia resolveria.

  • O século XIX vê, então, o nascimento e crescimento de movimentos abolicionistas dentro e fora da Europa. Há uma forte pressão internacional sobre as regiões que utilizavam algum tipo de trabalho servil e escravo. É fato inconteste a imensa pressão inglesa para a abolição da escravidão no Brasil, por exemplo.

    No entanto, apesar da rejeição à este tipo de trabalho e a compreensão, quase global, de quão ignóbil ele é, houve escravidão legalmente aceita em determinados países até metade do século XX, como cita a afirmativa: Mauritânia, Arábia Saudita, Iêmen e Catar. Há, ainda casos de escravidão mas, ela é considerada crime e passível de prisão daqueles que escravizam.

    RESPOSTA: AFIRMATIVA CERTA


ID
1578136
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Particularmente conhecida com os ataques de 11 de Setembro de 2001, entre muitos outros atos igualmente terroristas de que participou ou estimulou, a Al Qaeda pode ser definida como uma organização.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    c) fundamentalista, anti-ocidental e anti-norte-americana.

    O sucesso é a arte de nunca parar de aprender e sempre usar o aprendizado. --- THEUNIS MARINHO, Sonhar Alto, Pensar Grande, pág. 27/2016.


ID
1578139
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As últimas décadas do século XX assistiram à consolidação de um longo processo histórico, basicamente – mas não exclusivamente – caracterizado pela conformação de um mercado efetivamente mundial. A essa nova realidade, comumente chamada globalização, agregam-sevários elementos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

    Ainda existem e talvez sempre existirão grandes desigualdades sociais intra e inter países. 

  • aumentaram as desigualdades sociais e entre países

ID
1622695
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Inspirados no sucesso da revolução na Tunísia, os egípcios foram às ruas a partir do final de janeiro de 2011. Em apenas 18 dias, durante os quais permaneceram insistentemente na praça Tahrir (da Libertação), no centro da capital, Cairo, o regime de Hosni Mubarak ruiu. Após tentar manobras para se manter no poder, ele anunciou a renúncia no dia 11 de fevereiro, colocando fim a três décadas de ditadura no país.

(Disponível em http://topicos.estadao.com.br/egito. Acesso em 03/04/2014.)


As manifestações no Egito fazem parte de um processo mais amplo, conhecido como Primavera Árabe, que se espalhou pelo Oriente Médio e Norte da África derrubando diversas ditaduras nessas regiões. Sobre esse fenômeno, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    As causas para a Primavera Árabe podem ser resumidas em:

    desemprego;

    alto nível de corrupção por parte dos dirigentes e da sociedade;

    falta de liberdade política e de expressão;

    população jovem, educada e antenada às novidades políticas do mundo;

    percepção de isolacionismo e desprezo da elite do país.

    Dentre os países que se viram envolvidos estão: Tunísia, Egito, Líbia, Iêmen, Argélia, Síria, Marrocos, Omã, Bahrein, Jordânia, Sudão, Iraque


ID
1630729
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A revolução iraniana concentrou todas as contradições do desenvolvimento histórico do país, em especial em sua fase moderna e contemporânea, como semicolônia dos imperialismos russo e britânico, no século XIX e na primeira metade do século XX, e do imperialismo norte-americano, depois da Segunda Guerra Mundial. (...)
Os acontecimentos atuais demonstram que apesar de suas inúmeras limitações, a revolução iraniana de 1979 alterou decisivamente o equilíbrio político do Oriente Médio, e se projetou como um poderoso fator de crise política mundial.

COGGIOLA, Osvaldo. A Revolução Iraniana. São Paulo: Editora UNESP, 2007, pp. 139,143.

Acerca do contexto histórico em que ocorreu a Revolução do Irã e de seus desdobramentos, analise as afirmativas abaixo.

I – A diplomacia dos EUA realizou, no início da década de 1970, oposição sistemática ao governo de Reza Pahlevi, pois o xá exercia um papel de liderança na OPEP.

II – As duas crises do petróleo, na década de 1970, geraram recursos para o Estado iraniano, mas esses não se transformaram em benefícios materiais para a população.

III – A revolução iraniana recebeu apoio imediato dos outros Estados árabes, já que, em grande parte desses países, os xiitas constituíam blocos políticos expressivos.

IV – Em 1980, Saddam Hussein invadiu a zona ocidental do Irã reivindicando algumas áreas para o Iraque e iniciou a guerra Irã x Iraque.

São corretas APENAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I : Está errada, pois  o governo do Xá Mohammad Reza Pahlevi - de uma monarquia autocrática- era  pró-Ocidente..Até 1979 os EUA mantinham estreitas relações com o governo de Reza. Cabe destacar ainda que as hostilidades entre os dois países só começaram após a Revolução Iraniana de 1979.

    III :Errada. Os xiitas são o segundo maior ramo de crentes do Islão, constituindo 16% do total dos muçulmanos (o maior ramo é o dos muçulmanos sunitas, que são 84% da totalidade dos muçulmanos).https://pt.wikipedia.org/wiki/Xiismo


ID
1715821
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

  A Unesco condenou a destruição da antiga capital assíria de Nimrod, no Iraque, pelo Estado Islâmico, com a agência da ONU considerando o ato como um crime de guerra. O grupo iniciou um processo de demolição em vários sítios arqueológicos em uma área reconhecida como um dos berços da civilização.

Unesco e especialistas condenam destruição de cidade assíria pelo Estado Islâmico.Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 30 mar. 2015 (adaptado).

O tipo de atentado descrito no texto tem como consequência para as populações de países como o Iraque a desestruturação do(a)

Alternativas
Comentários
  •  Os ataques cometidos pelo Estado Islâmico a sítios arqueológicos e a cidades consideradas pela Unesco como berços da civilização ocidental buscam destruir o patrimônio histórico e cultural local.

    A resposta correta é a letra B.

  • Note-se que eles usaram "desestruturação" porque "destruição" soaria por demais óbvio e facilitaria indesejavelmente a questão. Mas patrimônio histórico na questão refere-se a bens materiais, que não são "desestruturáveis", uma vez que matéria é ente concreto e não abstrato, como são as estruturas.

  • O enunciado nos diz que a UNESCO condenou a destruição da capital antiga de Nimrod, no Iraque. Esta cidade não é a capital atual, que é Bagdah. Ou seja, o Estado Islâmico destruiu uma cidade antiga, um patrimônio histórico do Iraque. Isso foi considerado um crime de guerra

    Gabarito: Letra B

    Bons estudos!!!

  • Letra B

    A cidade antiga destruída era um patrimônio histórico pois era reconhecida como um dos berços da civilização

  • O grupo realizou atentados contra patrimônio histórico e arquitetônico no Iraque (Mesopotâmia: assírios) e na Síria (cidade de Palmira).

    LETRA B

  • Outro exemplo nesse sentido é a destruição dos Budas de Bamiyan, no Afeganistão, pelo Taleban.


ID
1723723
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O grupo extremista islâmico autodenominado “Estado Islâ­ mico" (EI) começou a destruir mais um sítio arqueológico no norte do Iraque, segundo fontes curdas. No início desta semana, militantes do grupo haviam começado a demolir as ruínas da cidade de Nimrud, antiga capital do império assírio, situada no norte da Mesopotâmia e fundada no século 13 a.C..

(UOL, 7 mar.15. Disponível em: Adaptado)




Em relação à cidade citada no trecho, é correto afirmar que ficava localizada em uma região

Alternativas
Comentários
  •    Segundo o texto, a cidade de Nimrud está situada no norte da Mesopotâmia. Esta palavra significa, em grego, “terra entre rios", uma vez que se localiza entre os rios Tigre e Eufrates, onde atualmente é o Iraque.

       A Mesopotâmia foi berço de diversos povos antigos, como os assírios, babilônicos e sumérios. Estes últimos contribuíram para o desenvolvimento da escrita cuneiforme, por volta de 4000 a.C.

       A resposta correta é a letra D. 

  • por que a E é errada ????

  • ''As principais obras hidráulicas construídas pelos povos mesopotâmicos foram os sistemas de irrigação, com canais e diques, e obras monumentais, como os Jardins Suspensos da Babilônia.

    Estas obras serviam para garantir que a base da economia da Mesopotâmia,a agricultura, funcionasse durante o ano inteiro e em regiões que, anteriormente, eram pouco condutivas para a agricultura.

    Graças a estas tecnologias, que os próprios mesopotâmios desenvolveram, foram capazes de formar as mais antigas civilizações humanas, tendo produzido as primeiras obras escritas, o primeiro código de leis e feito importantes descobertas técnicas e científicas.''

    obras hidráulicas eram sim necessárias para reservar água nos períodos de estiagem também. Por isso a alternativa E esta errada

  • Alternativa correta: d

    A região de Nimrud está localizada numa importante região do início da civilização humana que é a Mesopotâmia que teve como uma de suas principais características geográficas o fato de ser banhada por dois importantes rios o Tigre e o Eufrates que possibilitaram o desenvolvimento de uma série de povos que criaram as bases do mundo civilizado como: as cidades, a escrita, o exército etc,. Atualmente essa região ocupa o território do iraquiano.

  • GABARITO - D

    No texto é possível ver que a cidade situavasse na Mesopotâmia, local banhado pelos rios Tigre e Eufrates, além de ser um lugar em que houve um grande desenvolvimento.

    CAVEIRA!


ID
1747897
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Segunda maior economia do mundo, a China é também um dos maiores países do planeta. Em todos os lugares, em todos os quinhões, há de se encontrar uma mercadoria chinesa. O número incomensurável de trabalhadores impulsiona ainda mais a economia deste país asiático. Sua história não é menos impactante, o que desperta a atenção de muitos historiadores europeus.

Sobre a história recente deste grande país, podemos afirmar:

Alternativas

ID
1749655
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O processo de expansão das características multilaterais do sistema ocidental nas diversas áreas do mundo conheceu crescente impasse a partir do início do novo século. A sustentabilidade de um sistema substancialmente unipolar mostrou se ada vez mais crítica, precisamente em face das transformações estruturais, ligadas, antes de mais nada, ao crescimento econômico da Ásia, que pareciam complementar e sustentar a ordem mundial do pós Guerra Fria. A ameaça do fundamentalismo islâmico e do terrorismo internacional dividiu o Ocidente. O papel de pilar dos Estados Unidos oscilou entre um unilateralismo imperial, tendendo a renegar as próprias características da hegemonia, e um novo multilateralismo, ainda a ser pensado e definido.

Silvio Pons. A revolução global: história do comunismo
internacional (1917-1991). Rio deJaneiro: Contraponto, 2014.

O texto propõe uma interpretação do cenário internacional no princípio do século XXI e afirma a necessidade de se

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de uma questão de interpretação de texto. O autor ressalta a necessidade de se reavaliar a disseminação das características multilaterais do sistema ocidental, ou seja, a globalização, diante das transformações e ameaças sofridas à hegemonia política e econômica dos EUA. Entre essas mudanças, pode-se ressaltar: o crescimento econômico da Ásia, o fundamentalismo islâmico e o terrorismo internacional.

    Diante do exposto, a resposta correta é a letra D.


  • Letra D

    Se torna possível matar a questão na parte final do texto, quando diz: ...ainda a ser pensado e definido.


ID
1774204
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as duas declarações abaixo, associadas a dois presidentes estadunidenses:

“A América para os Americanos" – Doutrina Monroe, 1865.
“Todos somos americanos" – presidente Barack Obama, 17 de dezembro de 2014 (discurso sobre a reaproximação entre Estados Unidos e Cuba).

A respeito da postura dos Estados Unidos em sua política externa no continente americano, nos dois períodos históricos destacados acima, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A Doutrina Monroe defendia a autonomia dos países americanos frente ao domínio da Europa, após a emancipação das colônias hispânicas. Ao longo do século XIX, tal ideário serviu para justificar a política de preponderância norte-americana sobre os demais países do continente americano.
( ) O presidente Obama defende a reconciliação entre os Estados Unidos e Cuba após o rompimento diplomático ocasionado pela Guerra Hispano-Americana. Por meio do pan-americanismo, os norte-americanos defendem a implantação da democracia e da modernização em Cuba.
( ) A Doutrina Monroe defendia a união aduaneira dos países do continente americano, inspirada no ideário panamericano, após a emancipação das colônias hispânicas. Ao longo do século XIX, essa política favoreceu o domínio norte-americano sobre os países latinos produtores de matéria-prima.
( ) O presidente Obama defende a reconciliação entre os Estados Unidos e Cuba após o rompimento das relações diplomáticas durante a Guerra Fria. Ao mesmo tempo em que reivindicam de Cuba o respeito aos direitos humanos, os Estados Unidos mantêm domínio sobre a baía de Guantánamo. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Em dezembro de 1823, o então presidente norte-americano James Monroe (1817-1825) fez um pronunciamento no Congresso de seu país para exigir o distanciamento dos europeus que pretendiam retomar o processo de colonização. Os principais países que queriam invadir novamente o território americano faziam parte da Santa Aliança (como Áustria, Rússia e França).

     

    Segundo a Doutrina Monroe, “os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência europeia”.

     

    O texto afirmava que os Estados Unidos não podiam intervir na Europa quando ocorresse conflitos regionais, do mesmo modo que os interesses americanos não poderiam ter interferência alguma de um país europeu.

     

    Apesar da Doutrina Monroe contribuir bastante para a independência do continente americano como um todo, os Estados Unidos também preservavam seus interesses na região. Ao impedir a interferência da Europa, os norte-americanos estavam selando sua hegemonia na região, algo que alguns estudiosos denominam de pan-americanismo.

     

    Com a criação da Doutrina Monroe, os Estados Unidos, livres de qualquer interesse de países europeias, iniciaram uma política expansionista de larga escala, varrendo inúmeras tribos indígenas do mapa para tornar-se cada vez mais potentes.

     

    FONTE: http://www.infoescola.com/historia/doutrina-monroe/


ID
1809370
Banca
ACAFE
Órgão
SED-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca dos recentes conflitos que envolvem o chamado Estado Islâmico e o passado do Oriente Médio, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.


( ) O Estado Islâmico é amplamente apoiado pelas ricas monarquias do Golfo Pérsico. Isso explica seu êxito militar e a confrontação com o Ocidente.


( ) A ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou resolução militar contra o Estado Islâmico. Tropas da OTAN, Rússia e China devem iniciar uma ofensiva contra a organização, objetivando sua derrota militar e eliminação.


( ) Apesar de aparentemente contraditória há vários militantes do Estado islâmico que nasceram e cresceram em estados da Europa e que por diversos motivos se juntaram à causa dos militantes dessa organização.


( ) Para os críticos da atuação do Ocidente no Oriente Médio, o radicalismo e a expansão dos territórios controlados pelo Estado Islâmico dizem respeito parcialmente às políticas de intervenção na região, em especial as recentes intervenções lideradas pelos EUA.


( ) Para analistas de corte mais pró-ocidental, o Estado Islâmico é produto do fanatismo e radicalismo religioso e, portanto, um produto da própria instabilidade crônica da região.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Até o fim de 2014, o Estado Islâmico lucrava principalmente com a venda de petróleo. Tanto no Iraque quanto na Síria o grupo assumiu o controle de regiões petrolíferas. E apesar dos confrontos, as unidades de produção permaneceram intactas ao ponto de os terroristas serem capazes de continuar vendendo petróleo. Nesse ponto, os ataques aéreos da aliança internacional liderada pelos Estados Unidos tiveram efeito imediato. Os aviões atingiram as estruturas de transporte e extração, comprometendo significativamente a comercialização.

    Mas de lá para cá o Estado Islâmico já conseguiu novas fontes de financiamento. Várias doações dos países do Golfo Pérsico foram identificadas, embora não haja comprovantes de pagamento para identificar os doadores. Aparentemente, pessoas simpáticas às ideias do EI apoiam o grupo com quantias generosas. Outros pagam justamente pelo motivo contrário: temem que a organização se torne ativa na Península Arábica.

    De fato, já foram registrados confrontos na fronteira da Arábia Saudita com o Iraque. Representantes do governo curdo no norte do Iraque alegam que alguns países têm transferido dinheiro para o EI a fim de evitar a propagação da violência extremista dentro da península.

    Essa organização também é financiada significativamente pela atividade criminal. Contrabandeia cigarros, medicamentos, telefones celulares e até antiguidades iraquianas. Além disso, ao entrar no Iraque e na Síria, combatentes estrangeiros vendem seus passaportes por milhares de dólares. A venda do passaporte não só engorda os cofres da milícia, como tem valor político simbólico: o combatente deixa sua antiga identidade para trás.

    Outros recursos financeiros são originários de sequestros e tráfico de pessoas. Se os reféns não são especialmente proeminentes – ou seja, ocidentais –, o EI tenta extorquir as famílias das vítimas. A milícia ainda vende mulheres yazides raptadas. Relatos recentes indicam que o EI também está comercializando órgãos no mercado negro – buscados desesperadamente em muitos hospitais e clínicas. Além disso, essa organização cobra impostos e taxas da população dos territórios que domina.


ID
1810126
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O filme “Argo" (EUA, 2012) ganhou o Oscar de melhor filme de 2013, e teve como pano de fundo a Revolução Iraniana, ocorrida em 1979. Esse evento histórico 

Alternativas

ID
1921306
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta referente às relações entre história, historiografia e cidadania no Brasil atual.

Alternativas

ID
1922704
Banca
PUC - GO
Órgão
PUC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

TEXTO 2

                                          VI

      Para entenderes bem o que é a morte e a vida, basta contar-te como morreu minha avó.

      — Como foi?

      — Senta-te.

      Rubião obedeceu, dando ao rosto o maior interesse possível, enquanto Quincas Borba continuava a andar.

      — Foi no Rio de Janeiro, começou ele, defronte da Capela Imperial, que era então Real, em dia de grande festa; minha avó saiu, atravessou o adro, para ir ter à cadeirinha, que a esperava no Largo do Paço. Gente como formiga. O povo queria ver entrar as grandes senhoras nas suas ricas traquitanas. No momento em que minha avó saía do adro para ir à cadeirinha, um pouco distante, aconteceu espantar-se uma das bestas de uma sege; a besta disparou, a outra imitou-a, confusão, tumulto, minha avó caiu, e tanto as mulas como a sege passaram-lhe por cima. Foi levada em braços para uma botica da Rua Direita, veio um sangrador, mas era tarde; tinha a cabeça rachada, uma perna e o ombro partidos, era toda sangue; expirou minutos depois.

      — Foi realmente uma desgraça, disse Rubião.

      — Não.

      — Não?

      — Ouve o resto. Aqui está como se tinha passado o caso. O dono da sege estava no adro, e tinha fome, muita fome, porque era tarde, e almoçara cedo e pouco. Dali pôde fazer sinal ao cocheiro; este fustigou as mulas para ir buscar o patrão. A sege no meio do caminho achou um obstáculo e derribou-o; esse obstáculo era minha avó. O primeiro ato dessa série de atos foi um movimento de conservação: Humanitas tinha fome. Se em vez de minha avó, fosse um rato ou um cão, é certo que minha avó não morreria, mas o fato era o mesmo; Humanitas precisa comer. Se em vez de um rato ou de um cão, fosse um poeta, Byron ou Gonçalves Dias diferia o caso no sentido de dar matéria a muitos necrológios; mas o fundo subsistia. O universo ainda não parou por lhe faltarem alguns poemas mortos em flor na cabeça de um varão ilustre ou obscuro; mas Humanitas (e isto importa, antes de tudo) Humanitas precisa comer.

      Rubião escutava, com a alma nos olhos, sinceramente desejoso de entender; mas não dava pela necessidade a que o amigo atribuía a morte da avó. Seguramente o dono da sege, por muito tarde que chegasse à casa, não morria de fome, ao passo que a boa senhora morreu de verdade, e para sempre. Explicou-lhe, como pôde, essas dúvidas, e acabou perguntando-lhe:

      — E que Humanitas é esse?

      — Humanitas é o princípio. Mas não, não digo nada, tu não és capaz de entender isto, meu caro Rubião; falemos de outra coisa.

      — Diga sempre.

      Quincas Borba, que não deixara de andar, parou alguns instantes.

      — Queres ser meu discípulo?

      — Quero.

      — Bem, irás entendendo aos poucos a minha filosofia; no dia em que a houveres penetrado inteiramente, ah! nesse dia terás o maior prazer da vida, porque não há vinho que embriague como a verdade. Crê-me, o Humanitismo é o remate das coisas; e eu, que o formulei, sou o maior homem do mundo. Olha, vês como o meu bom Quincas Borba está olhando para mim? Não é ele, é Humanitas...

      — Mas que Humanitas é esse?

      — Humanitas é o principio. Há nas coisas todas certa substância recôndita e idêntica, um princípio único, universal, eterno, comum, indivisível e indestrutível, — ou, para usar a linguagem do grande Camões:

      Uma verdade que nas coisas anda,

      Que mora no visíbil e invisíbil. 

      Pois essa sustância ou verdade, esse princípio indestrutível é que é Humanitas. Assim lhe chamo, porque resume o universo, e o universo é o homem. Vais entendendo?

      — Pouco; mas, ainda assim, como é que a morte de sua avó...

      — Não há morte. O encontro de duas expansões, ou a expansão de duas formas, pode determinar a supressão de uma delas; mas, rigorosamente, não há morte, há vida, porque a supressão de uma é a condição da sobrevivência da outra, e a destruição não atinge o princípio universal e comum. Daí o carácter conservador e benéfico da guerra. Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.

      — Mas a opinião do exterminado?

      — Não há exterminado. Desaparece o fenômeno; a substância é a mesma. Nunca viste ferver água? Hás de lembrar-te que as bolhas fazem-se e desfazem-se de contínuo, e tudo fica na mesma água. Os indivíduos são essas bolhas transitórias.

      — Bem; a opinião da bolha...

      — Bolha não tem opinião. Aparentemente, há nada mais contristador que uma dessas terríveis pestes que devastam um ponto do globo? E, todavia, esse suposto mal é um benefício, não só porque elimina os organismos fracos, incapazes de resistência, como porque dá lugar à observação, à descoberta da droga curativa. A higiene é filha de podridões seculares; devemo-la a milhões de corrompidos e infectos. Nada se perde, tudo é ganho. Repito, as bolhas ficam na água. Vês este livro? É Dom Quixote. Se eu destruir o meu exemplar, não elimino a obra, que continua eterna nos exemplares subsistentes e nas edições posteriores. Eterna e bela, belamente eterna, como este mundo divino e supradivino.

(ASSIS, Machado de. Quincas Borba. 18. ed. São Paulo: Ática, 2011. p. 26-28.)

No Texto 2, os personagens dialogam sobre a vida e a morte, e o modo como ela pode acontecer. Sabe-se que nos países considerados mais pobres do mundo, situados principalmente no continente africano, gastam-se bilhões de dólares em armamento importado de países ricos, em detrimento de investimentos nos setores de saúde e educação. Com base no enunciado, bem como em outras fontes de conhecimento, analise as assertivas a seguir:      

 I-A guerra propicia situações de degradação social extrema, uma vez que, além de perdas humanas, tem-se perdas econômicas e financeiras.

II-A guerra proporciona aos líderes rebeldes condições para adquirirem poder e dinheiro, em consonância com os ideais de democracia.

III-A guerra dificulta às pessoas pacíficas ganharem seu sustento.

IV-A guerra proporciona que grandes empresas produtoras de armamentos obtenham lucro mesmo em períodos de crise financeira.

De acordo com os itens analisados, marque a alternativa que contém apenas proposições corretas:

Alternativas

ID
1922710
Banca
PUC - GO
Órgão
PUC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

TEXTO 2

                                          VI

      Para entenderes bem o que é a morte e a vida, basta contar-te como morreu minha avó.

      — Como foi?

      — Senta-te.

      Rubião obedeceu, dando ao rosto o maior interesse possível, enquanto Quincas Borba continuava a andar.

      — Foi no Rio de Janeiro, começou ele, defronte da Capela Imperial, que era então Real, em dia de grande festa; minha avó saiu, atravessou o adro, para ir ter à cadeirinha, que a esperava no Largo do Paço. Gente como formiga. O povo queria ver entrar as grandes senhoras nas suas ricas traquitanas. No momento em que minha avó saía do adro para ir à cadeirinha, um pouco distante, aconteceu espantar-se uma das bestas de uma sege; a besta disparou, a outra imitou-a, confusão, tumulto, minha avó caiu, e tanto as mulas como a sege passaram-lhe por cima. Foi levada em braços para uma botica da Rua Direita, veio um sangrador, mas era tarde; tinha a cabeça rachada, uma perna e o ombro partidos, era toda sangue; expirou minutos depois.

      — Foi realmente uma desgraça, disse Rubião.

      — Não.

      — Não?

      — Ouve o resto. Aqui está como se tinha passado o caso. O dono da sege estava no adro, e tinha fome, muita fome, porque era tarde, e almoçara cedo e pouco. Dali pôde fazer sinal ao cocheiro; este fustigou as mulas para ir buscar o patrão. A sege no meio do caminho achou um obstáculo e derribou-o; esse obstáculo era minha avó. O primeiro ato dessa série de atos foi um movimento de conservação: Humanitas tinha fome. Se em vez de minha avó, fosse um rato ou um cão, é certo que minha avó não morreria, mas o fato era o mesmo; Humanitas precisa comer. Se em vez de um rato ou de um cão, fosse um poeta, Byron ou Gonçalves Dias diferia o caso no sentido de dar matéria a muitos necrológios; mas o fundo subsistia. O universo ainda não parou por lhe faltarem alguns poemas mortos em flor na cabeça de um varão ilustre ou obscuro; mas Humanitas (e isto importa, antes de tudo) Humanitas precisa comer.

      Rubião escutava, com a alma nos olhos, sinceramente desejoso de entender; mas não dava pela necessidade a que o amigo atribuía a morte da avó. Seguramente o dono da sege, por muito tarde que chegasse à casa, não morria de fome, ao passo que a boa senhora morreu de verdade, e para sempre. Explicou-lhe, como pôde, essas dúvidas, e acabou perguntando-lhe:

      — E que Humanitas é esse?

      — Humanitas é o princípio. Mas não, não digo nada, tu não és capaz de entender isto, meu caro Rubião; falemos de outra coisa.

      — Diga sempre.

      Quincas Borba, que não deixara de andar, parou alguns instantes.

      — Queres ser meu discípulo?

      — Quero.

      — Bem, irás entendendo aos poucos a minha filosofia; no dia em que a houveres penetrado inteiramente, ah! nesse dia terás o maior prazer da vida, porque não há vinho que embriague como a verdade. Crê-me, o Humanitismo é o remate das coisas; e eu, que o formulei, sou o maior homem do mundo. Olha, vês como o meu bom Quincas Borba está olhando para mim? Não é ele, é Humanitas...

      — Mas que Humanitas é esse?

      — Humanitas é o principio. Há nas coisas todas certa substância recôndita e idêntica, um princípio único, universal, eterno, comum, indivisível e indestrutível, — ou, para usar a linguagem do grande Camões:

      Uma verdade que nas coisas anda,

      Que mora no visíbil e invisíbil. 

      Pois essa sustância ou verdade, esse princípio indestrutível é que é Humanitas. Assim lhe chamo, porque resume o universo, e o universo é o homem. Vais entendendo?

      — Pouco; mas, ainda assim, como é que a morte de sua avó...

      — Não há morte. O encontro de duas expansões, ou a expansão de duas formas, pode determinar a supressão de uma delas; mas, rigorosamente, não há morte, há vida, porque a supressão de uma é a condição da sobrevivência da outra, e a destruição não atinge o princípio universal e comum. Daí o carácter conservador e benéfico da guerra. Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.

      — Mas a opinião do exterminado?

      — Não há exterminado. Desaparece o fenômeno; a substância é a mesma. Nunca viste ferver água? Hás de lembrar-te que as bolhas fazem-se e desfazem-se de contínuo, e tudo fica na mesma água. Os indivíduos são essas bolhas transitórias.

      — Bem; a opinião da bolha...

      — Bolha não tem opinião. Aparentemente, há nada mais contristador que uma dessas terríveis pestes que devastam um ponto do globo? E, todavia, esse suposto mal é um benefício, não só porque elimina os organismos fracos, incapazes de resistência, como porque dá lugar à observação, à descoberta da droga curativa. A higiene é filha de podridões seculares; devemo-la a milhões de corrompidos e infectos. Nada se perde, tudo é ganho. Repito, as bolhas ficam na água. Vês este livro? É Dom Quixote. Se eu destruir o meu exemplar, não elimino a obra, que continua eterna nos exemplares subsistentes e nas edições posteriores. Eterna e bela, belamente eterna, como este mundo divino e supradivino.

(ASSIS, Machado de. Quincas Borba. 18. ed. São Paulo: Ática, 2011. p. 26-28.)

O narrador, no Texto 2, fala-nos que “a guerra é a conservação”. A propósito, essa expressão nos permite fazer uma analogia com a “guerra sem fim”, decretada pelos Estados Unidos ao “terrorismo islâmico” após os atentados de 11 de setembro de 2001, com a justificativa de pôr fim à violência terrorista e reordenar o mundo para conservar a paz. Sobre essa nova reelaboração da doutrina de “guerra justa” durante o governo Bush, analise os itens que se seguem:

I-Apesar da força militar dos EUA, essa guerra visava ao pacifismo, não exigia objetivos nem meios específicos, finitos e realizáveis.

II- Seria uma guerra radical, contínua, irrestrita e sem limites de tempo ou fronteiras geográficas, que não buscava expansão territorial.

III-Uma nova política de intervenção em que os EUA, diante de qualquer ameaça militar ou mesmo antecipando um perigo futuro, teria o direito de promover ataques preventivos.

IV-Foi o resultado de acordos e alianças com outras potências e instituições internacionais visando à proteção da população civil, que seria preservada das atrocidades da guerra.

Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão todos corretos:

Alternativas

ID
1938346
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O governo chinês anunciou, nesta quinta-feira, que decidiu pôr fim à política do filho único. Por mais de três décadas, impediu-se que casais tivessem mais de uma criança, o que causou impacto na sociedade e na economia do país. Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, o Partido Comunista determinou que, agora, os casais poderão ter dois filhos.
Adaptado de bbc.com, 29/10/2015.
A principal justificativa para a decisão do governo chinês está apontada em:

Alternativas
Comentários
  • O fim da política de filho único na China visa frear o processo de envelhecimento da população. Pesquisas mostram que, até 2050, a China terá um quarto da população com mais de 65 anos. Esse envelhecimento da população chinesa gera a desaceleração da economia, em decorrência do baixo número de pessoas em idade ativa comparado com o aumento dos pensionistas. Além disso, a taxa de fertilidade do país é uma das mais baixas no mundo, ficando abaixo do índice de 2,1 crianças por mulher – necessário para substituir a população a cada geração.

    A resposta correta é a letra D. 



  • A política do único filho está trazendo as seguintes consequências para a China atual: poucos jovens em comparação ao número crescente de idosos e um número de homens bem superior ao de mulheres. 

    Isso, a médio e longo prazo, podem colapsar o sistema previdenciário chinês além de uma diminuição drástica do número de trabalhadores, o que afetaria a capacidade industrial nacional.

    Daí a mudança de paradigma dessa política pública.


ID
1938349
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os refugiados são pessoas que escaparam de conflitos armados ou perseguições. Com frequência, sua situação é tão perigosa e intolerável que devem cruzar fronteiras internacionais para buscar segurança nos países mais próximos e então se tornar um “refugiado” reconhecido internacionalmente, com acesso à assistência dos Estados, da ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) e de outras organizações.

ADRIAN EDWARDS Adaptado de acnur.org, outubro/2015.

O conceito de refugiado, apresentado no texto, está diretamente associado aos problemas políticos e econômicos que afetam diversos países na atualidade.

Nos últimos anos, a região de origem que tem contribuído com o maior número de refugiados em direção a países da União Europeia é:

Alternativas
Comentários
  • O Oriente Médio, mais especificamente Síria e Líbia, é a principal região de origem dos refugiados que chegam à Europa. A principal razão é a instabilidade política provocada pelo terrorismo e pelas guerras civis, sobretudo pela guerra civil na Síria.


    A resposta correta é a letra B. 




  •  a) Leste Europeu (ainda há resquícios de fluxos migratórios pós-queda do muro de Berlim, quando pessoas oriundas do bloco soviético migraram para o "lado capitalista", porém atualmente é bem menor em coparação ao ocorrido na década de 90)

     b) Oriente Médio - causado principalmente pela guerra civil síria.

     c) Extremo Oriente (há um fluxo migratório, principalmente a partir da Índia e China para a Europa e EUA, conhecida informalmente como "fuga de cérebros", porém não é o maior dos últimos anos)

     d) Península Balcânica (foi uma corrente migratória muito forte durante a guerra da Iugoslávia nos anos 90, atualmente é uma das rotas de imigração de origem árabe, mas não é considerada fonte de imigração atual)


ID
1965964
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Chefes de Estado prestam homenagem no enterro de Mandela

Presidente Obama disse que Nelson Mandela ensinou ao mundo o poder da ação e o poder das ideias. "Foi preciso um homem como Mandela não apenas para libertar os prisioneiros, mas também para libertar seus captores." "

Da mesma forma que os sul-africanos choram nos seus cantos 'Madiba' e 'Nelson Mandela', nós, a nação brasileira, que trazemos o sangue africano nas nossas veias choramos o exemplo deste grande líder que faz parte do panteão da humanidade", diz Dilma Rousseff e encerra seu discurso: "Viva Mandela para sempre.”

Disponível em: http://www.bbc.co.uk. Acesso em: 10 dez. 2013 (adaptado)

As homenagens a Nelson Mandela ressaltam

Alternativas
Comentários
  • Resposta D

    ----------------------------------------------------

    Nelson Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Seu nome verdadeiro é Rolihlahla Madiba Mandela. Principal representante do movimento antiapartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia.

     

    https://educacao.uol.com.br/biografias/nelson-mandela.htm

    "Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus."

    #qconcurso #esforço #motivação #fé #lazer


ID
1968745
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 22 de julho de 2003, o Diário da Justiça publicou uma decisão judicial ordenando a quebra de sigilo das informações militares sobre a Guerrilha do Araguaia. Em 27 de agosto de 2003, a Advocacia-Geral da União apelou da sentença que determinou de abertura dos arquivos militares, embora reconhecesse o direito dos autores de tentar localizar os restos mortais de seus familiares desaparecidos. Toda esta querela judicial deve ser compreendida historicamente, porque incide sobre um episódio controverso, a Guerrilha do Araguaia, que ocorreu

Alternativas

ID
2024806
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No início de 2011, o mundo assistiu apreensivo e esperançoso ao sopro de inconformismo no mundo árabe. Manifestantes contaram com a ajuda, em graus a serem precisados, de componentes cada vez mais comuns em situações desse tipo: a internet e o telefone celular. Na Tunísia, ativistas utilizaram Twitter e Facebook para organizar protestos. No Egito, blogs e também as redes sociais. Os episódios reaquecem o debate sobre qual é, afinal, o potencial dessas tecnologias quando o assunto é ativismo político e opõem dois grupos de analistas: os ciberutópicos, que acham que blogs e celulares tudo podem, e os cibercéticos, que pensam o contrário. A revolução pode não ser tuitada, no sentido de que um Twitter só não faz a revolução. Mas as que acontecerem no século XXI, é certo, passarão pelo Twitter e similares.

Adaptado de http://veja.abril.com.br, 28/01/2011

A reportagem apresenta uma reflexão acerca das possibilidades e limitações do uso das novas tecnologias no ativismo político no mundo atual.

As limitações existentes para o emprego dessas tecnologias são justificadas basicamente pela:

Alternativas

ID
2024809
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os líderes dos países que integram os Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – encerraram seu terceiro encontro com um comunicado em que pedem conjunta e explicitamente, pela primeira vez, mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O texto defende reformas na ONU para aumentar a representatividade na instituição, além de alterações no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial. Para os líderes dos Brics, a reforma da ONU é essencial, pois não é mais possível manter as formas institucionais erguidas logo após a Segunda Guerra Mundial.

Adaptado de O Globo, 15/04/2011

Uma das principais mudanças no contexto internacional contemporâneo que se relaciona com as reformas propostas pelos Brics está indicada em:

Alternativas

ID
2026444
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Dmitri Medvedev, assinaram, dia 8 de abril de 2010, em Praga, um histórico acordo de redução de armas nucleares que cortará em cerca de 30% o número de bombas atômicas instaladas em ambos os países. A assinatura do acordo representa o início da concretização de uma das metas do governo Obama, que diz querer ver um mundo livre de armas nucleares.
Adaptado de http://noticias.r7.com
Nos próximos anos, o presidente Barack Obama vai decidir se colocará ou não em operação uma nova classe de armas capaz de atingir qualquer lugar do planeta, lançada do solo dos EUA, com precisão e força suficientes para reduzir a dependência americana em relação ao arsenal nuclear.
Adaptado de Folha de S. Paulo, 24/04/2010
As alterações na política armamentista do governo norte-americano, de acordo com as reportagens, apontam para novas tensões nas relações internacionais.
Essas tensões estão associadas ao seguinte contexto:

Alternativas

ID
2116240
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A crise econômica e social do Haiti tem se intensificado muito nos últimos anos, acarretando uma saída massiva de migrantes que fogem da fome e das duras condições de sobrevivência. Sobre as motivações e as fugas do Haiti, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2161180
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um dos principais momentos da 7ª Cúpula das Américas, realizada em abril de 2015 no Panamá, foram os discursos dos presidentes dos Estados Unidos e de Cuba que sinalizaram a intenção de retomada das relações entre esses países, após décadas marcadas 

Alternativas
Comentários
  • pela política norte-americana de embargo econômico a Cuba, vigente desde os anos 1960, com o objetivo de retaliar política e economicamente esse país convertido ao socialismo, restringindo as trocas comerciais entre este e empresas norte-americanas, bem como o trânsito de cidadãos.


ID
2220943
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na década de 1990, assistiu‐se ao crescimento do fundamentalismo islâmico nop mundo, sobretudo nos países pobres do norte da África e do Oriente Médio. No Afeganistão, o grupo fundamentalista Talibã tomou o poder em 1996 e impôs no país uma ditadura teocrática, com um governo contrário à ocidentalização dos costumes. Sobre o Talibã e outros grupos fundamentalistas que atuaram e continuam atuando até os dias atuais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra C Criar um emirado? Não seria um califado?


ID
2284450
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Oriente Médio é, historicamente, zona de tensões entre povos, nações e países. Recentemente, além da ascensão do terrorismo, têm ocorrido conflitos em diversos países envolvendo o exército, civis e vários grupos armados. Sobre esses conflitos, afirma-se:
I. A disputa entre Israel e a Palestina é pela Faixa de Gaza, uma área com importante riqueza petrolífera do Oriente Médio.
II. Aliado histórico dos EUA, Israel promove ofensivas contra a Palestina, com o argumento de combate ao terrorismo na região.
III. Com a recente onda de democratização no Oriente Médio, é possível notar um abalo significativo dos valores muçulmanos, incompatíveis com os valores democráticos.
Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativas

Alternativas
Comentários
  • http://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-conflito-na-palestina-faixa-gaza.htm

     

    http://www.infoescola.com/oriente-medio/faixa-de-gaza/

    http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2014/07/entenda-o-conflito-entre-israelenses-e-palestinos

  • Resposta B

    ------------------------------------------

    I. A disputa entre Israel e a Palestina é pela Faixa de Gaza, uma área com importante riqueza petrolífera do Oriente Médio.

    A região conhecida como Faixa de Gaza corresponde a um fragmento do território destinado à população árabe residente na Palestina, de acordo com a divisão proposta pela ONU na intitulada Partilha da Palestina no ano de 1947. Localizada próximo ao Mar Mediterrâneo e situada entre Egito...

    ------------------------------------------
    II. Aliado histórico dos EUA, Israel promove ofensivas contra a Palestina, com o argumento de combate ao terrorismo na região.

    O combate ao terrorismo é o principal argumento das ofensivas israelenses sobre a Faixa de Gaza, com apoio americano, e em consonância com as diretrizes estadudinenses.

    ------------------------------------------
    III. Com a recente onda de democratização no Oriente Médio, é possível notar um abalo significativo dos valores muçulmanos, incompatíveis com os valores democráticos.

     

    #UAB2018

  • O Oriente médio não está passando por movimentos democráticos. Pelo contrário, cada dia mais grupos ditatoriais se fixam no poder.


ID
2318854
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Identifique abaixo o nome do atual presidente dos Estados Unidos da América:

Alternativas
Comentários
  • Desatualizada, a resposta é "Donald Trump".
  • Questão do ano de 2016 !


ID
2371825
Banca
UECE-CEV
Órgão
METROFOR - CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Fidel Castro, governante de Cuba, por quase meio século (1959–2008), faleceu aos 90 anos de idade, em novembro de 2016. Já havia se afastado da presidência do país em 2008, quando passou seu comando para

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    "Após 49 anos no poder, em 19 de fevereiro de 2008, Fidel Castro anunciou sua renúncia ao cargo de presidente de Cuba e à chefia do Partido Comunista Cubano. O sucessor de Castro, no comando de Cuba, é seu irmão mais jovem Raúl Castro. Embora não possua o mesmo prestígio que o irmão, Raúl passou a sentir o gosto do poder no final de julho de 2006, após os problemas de saúde apresentados por Fidel Castro."

    fonte: https://www.suapesquisa.com/biografias/fidel_castro.htm 

  • LETRA D RAUL CASTRO


ID
2393344
Banca
NUCEPE
Órgão
SEJUS-PI
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 2017, a maior premiação do cinema Norte-americano continuou recheada de polêmicas. O fato de nos dois últimos anos não haver nenhum negro na lista de indicados ao Oscar reacendeu o debate sobre a diversidade racial no cinema americano. Trata-se de uma história marcada por avanços e recuos, a exemplo da lista de 2013, elogiada por refletir não só a pluralidade racial, mas também a de gênero e temática. Contudo, a edição deste ano estabeleceu uma nova marca, ao indicar um número recorde de negros não apenas nas categorias principais, mas em todas as categorias concorrentes da cobiçada estatueta. O ponto alto da premiação ficou por conta da escolha de “Moonlight: Sob a Luz do Luar”, na categoria de melhor filme. Embora constitua um importante instrumento de voz para os afrodescendentes, Moonlight extrapola a lógica militante, típica do cinema negro americano convencional. Com base em seus conhecimentos sobre a produção cinematográfica americana contemporânea de matriz afrodescendente, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Taqueopariu, já não basta ter que estudar uma caralhada de matérias, agora tem que ser crítico de cinema também.

  • Pois é, vou parar de estudar para assistir uns filmes e coloca as séries em dia...

    "avante lutemos"

  • Que banca, amigos!

  • "Com base em seus conhecimentos sobre a produção cinematográfica americana contemporânea de matriz afrodescendente..." Tá de brincadeira!!!

     

  • "Com base em seus conhecimentos sobre a produção cinematográfica americana contemporânea de matriz afrodescendente..." essa foi boa, onde é que um agente penitenciário vai usar esse conhecimento na prática?

  • É concurso pra produtor cultural ou de cinema?

  • Eu aqui deixando de assistir filmes e séries pra focar nos estudos, aí me vem uma questão dessas...kkkkkk


ID
2401357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Texto 15A1CCC
A Antiguidade Clássica construiu os alicerces sobre os quais se erigiria a Civilização Ocidental. O longo período que se segue à desintegração do Império Romano, a Idade Média, viu florescer um sistema baseado na terra e em relações sociais servis, quando o poder político se fragmenta e a Igreja Católica torna-se culturalmente hegemônica. O início dos tempos Modernos assinala a expansão europeia, de que decorreu a incorporação da África e da América à história do Ocidente. A partir da Revolução Industrial, o capitalismo tende a unificar o mundo, mas gera conflitos e oposição, de que seriam exemplos marcantes as duas guerras mundiais do século XX e a Revolução Russa de 1917. No Brasil, a “República que não foi” atravessa o século XX e chega ao século XXI entre avanços e recuos, alternando estabilidade com contextos de severas crises.

Tendo as informações do texto 15A1CCC como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial e do Brasil, julgue o item a seguir.

Pobre em recursos naturais, como minérios e petróleo, a África do início do século XXI tem participação irrelevante no comércio global, ficando marginalizada dos fluxos econômicos e financeiros mundiais.

Alternativas
Comentários
  • Errado

     

    A África não é pobre em recursos minerais.

     

    "A África possui grandes reservas minerais, fato proporcionado em razão de sua formação geológica, que é da idade pré-cambriana, predominante das eras Arqueozoica e Proterozoica. Portanto, essa região é formada por terrenos muito antigos, apresentando condições favoráveis para a formação de minérios.

     

    Atualmente (2010), esse continente abriga cerca de 8% das reservas mundiais de petróleo e gás natural, com destaque para o Congo, Egito e principalmente Angola, Argélia, Líbia e Nigéria, que integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

     

    Outro importante mineral encontrado no subsolo africano é o urânio – o continente detém 25% das reservas mundiais. Esse material é de fundamental importância para a produção de energia nuclear. Os maiores produtores são a África do Sul e o Gabão. Esse primeiro país também possui grandes reservas de antimônio, diamante, ouro (maior produtor mundial), manganês, platina, cromo, entre outros.

     

    Com tantas riquezas minerais, por que o continente africano é pobre economicamente? A resposta está na forma de exploração dos recursos, visto que são as empresas transnacionais das nações desenvolvidas (Estados Unidos, Canadá e as nações europeias) que se beneficiam desses recursos. Nesse sentido, as grandes potências imperialistas se enriquecem e intensificam a pobreza econômica dos países da África."

     

    Por Wagner de Cerqueira e Francisco
    Graduado em Geografia
    Equipe Brasil Escola

    http://brasilescola.uol.com.br/geografia/riqueza-mineral-Africa.htm

  • Africa pobre? Parei aí.

  • KKKKKKKKKK Faz até graçaaaaa

    Entre as principais nações africanas que abrigam reservas minerais estão: Marrocos (fosfato), Zâmbia (cobre), Zimbábue (ouro), Guiné (bauxita), Namíbia (urânio), Uganda (cobre e cobalto), Sudão (ouro, prata, zinco, ferro, etc.), Botsuana, Congo, República Democrática do Congo, República Centro-Africana...

  • Em África há muitas recursos naturais, como minérios e petróleo, rica. porém pobre ,do ponto de vista do cenária politico e mundial., pois, sempre foi explorada.

  • QUANDO FALOU POBRE EM RECURSOS MINERAIS, E ÁFRICA, NEM LI O RESTO. ------------------------------------------------------------------- GABARITO: ERRADO.

ID
2401846
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um dos argumentos utilizados quando se questiona a História do Tempo Presente como disciplina é a problemática definida por Pieter Lagrou como a “unidade temporal do sujeito e do objeto, daquele que estuda e aquilo que estuda” (LAGROU, 2000), o que coloca em xeque algumas opções metodológicas do historiador.

Em relação às questões metodológicas que informa a prática da História do Tempo Presente, podemos afirmar que todas as afirmações estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A história do tempo presente é um campo dos estudos históricos voltado à análise das rupturas e permanências do passado no presente, a emergência  está em consonância com o surgimento de novas políticas de memória, da investigação de traumas nacionais, do crescimento de demandas sociais por políticas de reparação e da revalorização do acontecimento para entender o processo histórico.

    O testemunho constitui um dos principais pilares estruturantes da história do tempo presente, tanto pela abordagem do campo girar sobre temas em que os sujeitos ainda estão vivos, possibilitando o uso de depoimentos e da experiência individual, quanto pelas demandas sociais por memória e os usos públicos do passado.

    As fontes tornam-se mais acessíveis à medida em que o historiador é contemporâneo a elas e, por viver em um período próximo, pode evitar a perda de determinados documentos ou objetos de estudo. Porém, esse caráter de proximidade não significa dizer que tais fontes não resguardam outros desafios.

    Gabarito: D


ID
2401855
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas sobre o conceito de História do Tempo Presente.

I) Refere-se ao campo da história que se dedica aos estudos do período após a II Guerra ao final do século XX.

II) Consiste na produção historiográfica na qual não houve ruptura cronológica entre o tempo dos acontecimentos e o tempo da escritura de sua história.

III) Identifica-se com os estudos historiográficos da História Contemporânea, que utilizam como metodologia a história oral.

IV) Campo da história em que o historiador é contemporâneo dos acontecimentos que ele estuda, não havendo, portanto, o elemento de alteridade próprio dos estudos de períodos mais afastados.

Assinale a alternativa que apresenta somente afirmativas CORRETAS:

Alternativas

ID
2428276
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Grécia é a principal porta de entrada para os milhares de refugiados que tentam chegar à Europa desafiando o Mediterrâneo em embarcações lotadas e inseguras. Falase em crise humanitária no continente europeu. Sobre o assunto, considere as afirmações abaixo.
I. Países europeus têm adotado posturas rígidas em relação à entrada de refugiados, como o caso da Hungria e da Áustria. Outros são liberais no acolhimento, como o caso da Alemanha.
II. O aumento do número de imigrantes tem forçado a ampliação do Acordo de Schengen para facilitar a livre circulação de pessoas entre os países que compõem a União Europeia.
III. A situação criada pela entrada maciça de migrantes aumenta a xenofobia e o crescimento de partidos de extrema direita, que defendem políticas anti-imigração.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
2448487
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre outros desdobramentos provocados pela chamada Primavera Árabe, iniciada no final de 2010, podemos citar

Alternativas
Comentários
  • GAB A

    Os resultados hoje em dia da primavera árabe não deram certo, foram fogo de palha.


ID
2762698
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Uma diferença importante entre a Terceira Revolução Industrial e as duas primeiras ocorridas anteriormente reside na constatação de que o produto final, no caso da Terceira Revolução Industrial,

Alternativas
Comentários

ID
2790712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A arte de hoje é composta por arte moderna (e, às vezes, até arte clássica) e arte contemporânea. Além do mais, algumas das principais figuras da arte contemporânea já morreram: Yves Klein, por exemplo, e Andy Warhol. A arte contemporânea não pode, portanto, ser reduzida à arte de artistas vivos, já que ela inclui artistas já falecidos e não inclui grande parte da produção artística atual. Arte contemporânea é uma categoria estética de arte, um tipo de gênero artístico, mas em um sentido mais amplo do que aquilo que se costuma chamar de gênero: como categoria artística, a arte contemporânea se encontra no mesmo nível da arte clássica ou moderna, sendo que cada uma possui suas características próprias.


                Nathalie Heinich. Práticas da arte contemporânea: uma abordagem pragmática a um novo paradigma artístico. In: Sociologia e Antropologia. Rio de Janeiro, v. 4, 02:373-90, out./2014, p. 376.

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o próximo item, a respeito da arte produzida nos séculos XX e XXI.


A difusão da fotografia foi de pouco impacto na vida artística europeia do período em questão: o forte papel da subjetividade, do autor e do observador, aclamado pelos representantes da vanguarda artística, desqualificava a concretude da imagem fotográfica.

Alternativas
Comentários
  • "Pouco impacto."
  • O impacto da fotografia nas artes em solo europeu obrigou os artistas a se reinventarem. Um exemplo disso é o expressionismo, que em seu jogo de luminosidade e pinceladas pontilhas atribuía uma carga emocional maior a obras como "O grito", de Munch, ícone do movimento.

  • A popularização da fotografia foi o berço do movimento de arte abstrata, que passou a entender que a arte já não era necessariamente uma representação da realidade, já que este papel seria atribuído à fotografia. A arte se dedicaria agora a representar o que há no interior das pessoas, o que a fotografia não seria capaz de registrar.


ID
2790778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na sociedade atual, não há dúvida alguma que não é absolutamente normal, porque é uma situação forçada, mas na sociedade futura será completamente normal, porque será livre. Mas, mesmo agora, [ela] estava no seu direito; sofria, e isso constitui, por assim dizer, os seus fundos, o seu capital, do qual tinha o pleno direito de dispor. É claro que na sociedade futura não existirá o capital; mas a sua profissão poderá ser designada por outro nome e regulada de maneira racional e normal. Pelo que se refere pessoalmente a Sófia Siemiônovna, nos tempos atuais, eu considero o seu procedimento um enérgico e concreto protesto contra a estrutura da sociedade, e respeito-a profundamente por isso.

Fiódor M. Dostoiévski. Crime e castigo. São Paulo: Martin Claret, 2013, p. 406. Publicação original: 1866 (com adaptações).

Considerando as ideias do fragmento de texto antecedente como referência inicial, julgue (C ou E) o item a seguir, a respeito de significativas transformações sociais e políticas ocorridas ao fim do século XIX e ao longo do século XX.


As mulheres apresentaram-se em maior número no mercado de trabalho na Europa ocidental e nos Estados Unidos da América, tendo alcançado mais igualdade e liberação feminina, algumas décadas antes que o mesmo processo ocorresse na Europa oriental e na União Soviética.


Alternativas
Comentários
  • Após a Revolução Russa de 1917 e durante meados da década de 1920, sob o comando de Vladmir Lênin, a União Soviética instituiu um conjunto de direitos para as mulheres, como a garantia ao aborto legal, divórcio a pedido de qualquer cônjuge, incentivo à igualdade de salários e até paridade em postos de trabalho, ao que tudo isso só foi ocorrer em países do Ocidente, como EUA e da Europa ocidental, nos anos 60 e 70 do século XX com a Revolução sexual, seja por invenções da ciência (pílula contraceptiva) ou decisões judiciais (como o famoso caso Roe vs. Wade, de 1973) .


    Fonte: https://epoca.globo.com/ideias/noticia/2014/05/uniao-sovietica-foi-pioneira-nos-bdireitos-das-mulheresb-afirma-historiadora-americana.html

  • "No mundo socialista, a situação era paradoxal. Praticamente todas as mulheres estavam na força de trabalho assalariada na Europa Oriental - ou pelo menos ela continha quase tantas mulheres quanto homens (90%), uma proporção muito mais alta que em qualquer outra parte. O comunismo como ideologia se empenhara apaixonadamente na igualdade e liberação femininas, em todos os sentidos, incluindo o erótico, apesar da antipatia pessoal de Lenin pela promiscuidade do sexo casual." (Era dos extremos, p. 246).

  • Gabarito: ERRADO.

  • Errado, mas nunca vou concordar com o gabarito dessa questão. Só ler os livros da Sheila Fitzpatrick pra ver que o comunismo, especialmente com Stalin, não foi nada igualitário pras mulheres.


ID
2790781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na sociedade atual, não há dúvida alguma que não é absolutamente normal, porque é uma situação forçada, mas na sociedade futura será completamente normal, porque será livre. Mas, mesmo agora, [ela] estava no seu direito; sofria, e isso constitui, por assim dizer, os seus fundos, o seu capital, do qual tinha o pleno direito de dispor. É claro que na sociedade futura não existirá o capital; mas a sua profissão poderá ser designada por outro nome e regulada de maneira racional e normal. Pelo que se refere pessoalmente a Sófia Siemiônovna, nos tempos atuais, eu considero o seu procedimento um enérgico e concreto protesto contra a estrutura da sociedade, e respeito-a profundamente por isso.

Fiódor M. Dostoiévski. Crime e castigo. São Paulo: Martin Claret, 2013, p. 406. Publicação original: 1866 (com adaptações).

Considerando as ideias do fragmento de texto antecedente como referência inicial, julgue (C ou E) o item a seguir, a respeito de significativas transformações sociais e políticas ocorridas ao fim do século XIX e ao longo do século XX.


O blue jeans e o rock and roll se tornaram símbolos e marcas da juventude das minorias urbanas e foram aceitos em todos os países que os toleravam. A exceção era a União Soviética da década de 60, que mantinha sua própria indústria cultural para minorias.

Alternativas
Comentários
  • Creio que o erro da questão esteja no fato de o "blue jeans" e o "rock and roll" serem símbolos de liberdade na União Soviética da década de 60. As fontes são abertas, mas interessantes:


    Soviet people were first exposed to denim when the first jeans reached the USSR in the 1950s. The official beginning of "jeans fever" could be considered to be 1957, when Moscow hosted the World Festival of Youth and Students. From then onward, jeans were perceived not just as clothes but as a symbol of everything that was missing in the USSR, mainly freedom.

    <https://www.rbth.com/arts/2014/09/16/worth_going_to_prison_for_getting_hold_of_jeans_in_the_ussr_39833.html>


    The Beatles sparked the love of rock in the Soviet youth and its popularity spread in the early 1960s. Their impact on fashion was one of the more obvious external signs of their popularity. "Collarless Beatles jackets, known as 'Bitlovka', were assembled from cast-offs; clumsy army boots were refashioned in Beatles style." In addition to their influence in fashion, they also helped drive the expansion of music in the black market. Illicit music albums were created by recording copies onto discarded X-ray emulsion plates. The music itself was acquired either by smuggling copies from the west, or recording it from western radio. The latter became easier and more common after United States president Lydon Johnsonmade international broadcasting a priority in the mid-1960s.

    <https://en.wikipedia.org/wiki/Rock_music_and_the_fall_of_communism>

  • Acertei por dedução. Eu pensei no Oriente Médio com mulheres de calça jeans curtindo um rock and roll. Imagine aí! Onde a lei do Estado é a própria lei da religião. Difícil, né?!


    Agora eu vou pesquisar sobre a calça jeans e o rock and roll no Oriente Médio. kkkkkkkkkk

  • já percebi que GEOPOL vou deixar em branco na PRF... só pode ser sacanagem essas perguntas.... Blue jeans e rock and roll WTF!???

  • Este trecho está no livro "Era dos Extremos" na página 255: "O blue jeans e o rock se tornaram marcas da juventude moderna, das minorias destinadas a tornar-se maiorias, em todo país onde eram oficialmente tolerados e em alguns em que não eram, como na URSS a partir da década de 1960".

  • Gabarito: ERRADO.

  • O erro da questão é falar que a União Soviética da década de 60, que mantinha sua própria indústria cultural para minorias, não era só para minorias era para todos os sovieticos. 

  • Aí você se descabela de estudar Política Internacional pra vir uma pergunta cretininha dessas kakaka

  • GABARITO: ERRADO.

    NÃO ERA SO PARA MINORIAS E SIM PARA TODOS OS SOVIETICOS

    PMAL 2021. VAMOS


ID
2817496
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o desenvolvimento do pensamento moderno no Ocidente, entre os séculos XIV e XVIII, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O renascimento foi baseada na razao


ID
2817553
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere as afirmações abaixo, sobre a história da África contemporânea.


I - Em alguns países, a recente ascensão de grupos fundamentalistas, como o Boko Haram, a AlQaeda e o Al-Shabbab, tem favorecido a desestabilização política na região.

II - No Sul do continente, a vitória recente das guerrilhas socialistas contra os governos de Moçambique e Angola significou uma recolonização formal da região pela China.

III- Em países como Serra Leoa e Libéria, a mineração e o comércio de diamantes foram fundamentais para o maior desenvolvimento econômico e a estabilidade de seus regimes democráticos.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Mas a Al-Qaeda tem origem no Afeganistão/Paquistão...
  • quem leu livro fuves,t mayombe, pepetela, Moçambique fazia lutra contra os colonizadores portugueses e não contra o governo


ID
2842318
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em Beirute, no Libano, quando perguntado sobre onde se encontram os refugiados sirios, a resposta do homem é imediata: “em todos os lugares e em lugar nenhum”. Andando ao acaso, não é raro ver, sob um prédio ou num canto de calçada, ao abrigo do vento, uma familia refugiada em volta de uma refeição frugal posta sobre jornais como se fossem guardanapos. Também se vê de vez em quando uma tenda com a sigla ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), erguida em um dos raros terrenos vagos da capital.

JABER, H. Quem realmente acolhe os refugiados? Le Monde Diplomatique Brasil, out. 2015 (adaptado).


O cenário descrito aponta para uma crise humanitária que é explicada pelo processo de

Alternativas
Comentários
  • O texto fala sobre a Guerra Civil na Síria

    Gabarito E

  • Letra E

    Resolve por eliminação...

    Nada mais que o Obvio sobre a guerra da Síria .

    A - Os sírios estão fugindo do seu pais por causa de uma catástrofe natural ou porque nao querem morrer com um tiro na cabeça?

    B - A guerra da Siria é uma característica de Homogeneidade Social?

    C - Desmobilização voluntaria? o certo seria dizer algo forçado.

    D - O motivo dos Sirios sair é uma peregrinação religiosa ou o medo da Morte?

    E - CORRETO, pois as pessoas afetadas por conflitos armados na Siria estão sendo forçadas a deixar o seu pais.

  • Letra E

    A questao dos refugiados sírios mostra as consequências de uma guerra civil no pais e, durante certo período, o avanço do estado islâmico, o que levou um grande numero de pessoas a deixar seus locais de origem, causando a desterritorializaçao forçada deste grande contingente humano.

  • É comum que, não só na Síria mais em outros países onde há guerra a população sair do seu pais e ir em busca de abrigo e uma vida melhor em outros países.

    LETRA E

  • Bati o olho e vi que era sobre a Síria, já fui marcando a E. Não precisa nem entender muito, o que ocorre é uma fuga necessária/forçada para sobreviver devido a conflitos armados naquele território.


ID
2853538
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A crise do Canal de Suez se iniciou em julho de 1956 quando o presidente egípcio Gamal Abdel Nasser nacionalizou o canal, a única ligação entre o Mediterrâneo e o Mar Vermelho e principal via para transporte de petróleo dos países árabes para a Europa. Além da perda econômica muito significativa para a França e a Inglaterra, a crise de Suez demonstrou de modo definitivo

Alternativas
Comentários

ID
2853541
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) no final do século XX, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários

ID
2855974
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A chamada “Primavera Árabe” foi caracterizada por uma onda de manifestações e protestos ocorrentes no Oriente Médio e Norte da África contra regimes considerados como não democráticos. Em 2010, ocorreram os primeiros protestos, conhecidos como Revolução de Jasmim, que se deram no(na)

Alternativas
Comentários
  • Primavera Árabe como é conhecida mundialmente, foi uma onda revolucionária de manifestações e protestos que ocorreram no Oriente Médio e no Norte da África a partir de 18 de dezembro de 2010. Houve revoluções na Tunísia e no Egito.

  • Tunísia: Os protestos na Tunísia, os primeiros da Primavera Árabe, foram também denominados por Revolução de Jasmin. Essa revolta ocorreu em virtude do descontentamento da população com o regime ditatorial, iniciou-se no final de 2010 e encerrou-se em 14 de Janeiro de 2011 com a queda de Ben Ali, após 24 anos no poder.

    O estopim que marcou o início dessa revolução foi o episódio envolvendo o jovem Mohamed Bouazizi, que vivia com sua família através da venda de frutas e que teve os seus produtos confiscados pela polícia por se recusar a pagar propina. Extremamente revoltado com essa situação, Bouazizi ateou fogo em seu próprio corpo, marcando um evento que abalou a população de todo o país e que fomentou a concretização da revolta popular.


    Egito: A Revolução do Egito foi também denominada por Dias de FúriaRevolução de Lótus e Revolução do Nilo. Ela foi marcada pela luta da população contra a longa ditadura de Hosni Mubarak. Os protestos se iniciaram em 25 de Janeiro de 2011 e se encerraram em 11 de Fevereiro do mesmo ano. Após a onda de protestos, Mubarak anunciou que não iria se candidatar novamente a novas eleições e dissolveu todas as frentes de estruturação do poder. Em Junho de 2011, após a realização das eleições, Mohammed Morsi foi eleito presidente egípcio, porém, também foi deposto no ano de 2013.


    https://brasilescola.uol.com.br/geografia/primavera-Arabe.htm


ID
2861056
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A questão da islamização da África e a história do Sudão possui a seguinte particularidade: o reino cristão da Núbia resistiu às incursões muçulmanas e, apenas no século XIII, com a invasão egípcia, o norte se converteu ao Islã. A vontade de impor a nova religião também para o sul cristão foi uma das causas da guerra civil que ainda hoje continua. Sobre a islamização sudanesa, é correto afirmar que se trata de um processo

Alternativas
Comentários
  • Apesar da Constituição afirmar que o Sudão é um país pluri- religioso, na prática o governo trata ao Islã como a religião de Estado.

ID
2861059
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A expansão do islamismo na Tunísia, no Marrocos, na Espanha, em Cabul e Samarcanda foi efetuada no califado

Alternativas
Comentários
  • Califado Omíada foi o que expandiu. Durou de 661-750.

    O Califado Abássida foi o que retraiu. Durou de 750--1571.

  • Histórico dos califados:

    Fase da expansão de Maomé e sucessores: 622-632 d.C.(só ali na península arábica)

    Califado Rashidun: 632-661 d.C.(expande um pouquinho para fora da península arábica, mas não para fora da Ásia)

    Califado Omíada: 661-750 d.C.(expande bem, chega ao norte da África e até a península Ibérica)

    Califado Abássida: 750-1517 (perde um pouco os territórios do califado anterior)

    O califado de Córdova ou Córdoba ficou restrito à península ibérica e não se expande, pelo contrário, será expulso pelos portugueses e castelhanos.

    Os Otomanos eram um califado, que depois virou um Império, mas já aproveitaram as conquistas dos governos anteriores


ID
2861077
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que tange à luta dos movimentos negros americanos contra a discriminação racial, analise as seguintes afirmações:


I. A partir da metade dos anos de 1950 nasceu um movimento que efetuou uma série de boicotes contra todas as formas de discriminação racial.

II. No decorrer da década de 1960 as ações se radicalizaram, uma das razões foi o assassinato de Malcom X em uma manifestação no ano de 1965.

III. Martin Luther King, liderou o grupo radical dos Panteras Negras e foi assassinado no ano de 1968.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Partido dos Panteras Negras, um dos grupos mais radicais na luta contra o preconceito racial nos EUA durante o século XX (Black Panthers Party). Formado na década de 1960 por Huey Newton e Bobby Seale, na cidade de Oakland, na Califórnia, os Panteras Negras diferenciavam-se das ações pacifistas pregadas por Martin Luther King e do caráter religioso islâmico dado à luta dos negros por Malcom X.


ID
3021613
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“[Esta foi] de longe a maior de todas as revoluções da década de 1970, e que entrará para a história como uma das grandes revoluções sociais do século XX (...) a novidade dessa revolução era ideológica”.

(HOBSBAWM, E. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 440).

A revolução mencionada pelo autor é:

Alternativas
Comentários
  • Pq n A?

  • Eric Hosbawn, o maior historiador vivo no século XX, disse ser a revolução social em pauta uma das grandes revoluções do século XX . Ee destacou algo de diferente ou de especial na mesma. 
    A maioria das revoluções do século XX teve caráter socialista. Esta foi a ideologia que, na maioria das vezes, incendiou intelectuais, estudantes e grupos sociais populares em direção a movimentos armados. No entanto, raramente tais movimentos alcançaram  todos os grupos do tecido social, juntando os mais poderosos aos mais despossuídos da sociedade.
    Portanto, ao responder a questão é preciso ter em mente a questão da diferença de caráter ideológico que perpassou todo o tecido social e,  marcou a revolução que deve ser assinalada como uma das maiores revoluções sociais do século XX .
    A) INCORRETA- A Revolução dos Cravos em Portugal teve clara influência socialista, tendo militares na liderança .
    B) INCORRETA – A Revolução Cultural Chinesa, de 1966 a 76, aconteceu dentro do processo de estabelecimento do regime socialista na China, possibilitando o expurgo do Partido Comunista e o fortalecimento do poder de Mao Tsetung. Ela não difere grandemente das outras revoluções sociais do século XX .
    C) INCORRETA- Assim como a Revolução dos Cravos, a Revolução Sandinista teve uma orientação socialista, liderada por um setor específico da população nicaraguense .
    D) CORRETA- A revolução Iraniana, de 1979, foi original. Ela, além de perpassar quase todo o tecido social do Irã, teve motivação religiosa e não uma ideologia de caráter sociológico. A liderança foi igualmente religiosa e estabeleceu um regime teocrático no país, no qual o Conselho de aiatolás está acima, incluso, da constituição. 
    RESPOSTA: D
  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3039946
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Concórdia - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente o mar situado no Norte da Europa, circundado pela península Escandinava, a Europa continental, e as ilhas dinamarquesas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    ⇢ O mar Báltico fica entre a península da Escandinávia e o restante da Europa. Cobre uma área de cerca de 386.000 quilômetros quadrados. Os países às margens do Báltico são: Suécia, Dinamarca, Rússia, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Alemanha e Polônia. As costas da Suécia e da Finlândia são em geral rochosas, mas as do Báltico meridional são planas. O litoral da Alemanha tem uma série de baías e enseadas rasas, chamadas fiordes. O Báltico liga-se por canais ao mar do Norte e ao oceano Ártico. ( Fonte: escola.britannica)

    mar Báltico situa-se no norte da Europa, sendo circundado pela península Escandinava, a Europa continental, e as ilhas dinamarquesas. (Wiki)

  • Essa ai só respondi por ser viciado em jogar Total War. #paz


ID
3041578
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho abaixo, sobre os Estados Unidos na contemporaneidade.


O percentual de detenções ligadas a drogas que resultaram em condenações à prisão (em vez de dispensas, serviços comunitários ou liberdade assistida) quadriplicou, resultando num boom de construção de prisões nunca antes visto. Em duas décadas, entre 1980 e 2000, o número de pessoas encarceradas nas prisões nos Estados Unidos saltou de mais ou menos 300 mil para 2 milhões.

ALEXANDER, Michelle. A nova segregação. São Paulo: Boitempo, 2017. p. 111.


O trecho faz menção a um processo ainda em curso na sociedade norte-americana. Assinale a alternativa que indica esse processo.

Alternativas
Comentários
  • O encarceramento massivo, especialmente de afro-americanos, associado à Guerra às Drogas iniciada ainda na década de 1970.

  • Pena que o texto não faz menção a informação da alternativa, eu não sabia, acertei por eliminação.

ID
3106756
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A ascensão do fundamentalismo islâmico foi visivelmente um movimento não apenas contra a ideologia da modernização pela ocidentalização, mas contra o próprio Ocidente. Não por acaso os ativistas desses movimentos perseguem seus fins perturbando as visitas de turistas ocidentais, como no Egito [...]. Por outro lado, o grosso da xenofobia popular nos países ricos era dirigido contra estrangeiros vindos do Terceiro Mundo, e a União Europeia represou suas fronteiras contra a inundação de pobres do Terceiro Mundo em busca de trabalho.

(Eric J. Hobsbawm. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991, 1995)


O historiador refere-se a uma situação conflituosa da história do final do século XX, que, no início do século seguinte,

Alternativas
Comentários
  • GAB E - implicou um crescimento da violência e do nacionalismo nos países desenvolvidos.

    Vale lembrar caros colegas que o BREXIT teve tudo haver com a crise de refugiados (o Reino Unido queria sair da união europeia justamente para ter mais independência quanto as barreiras para refugiados)

    A Inglaterra foi uma das mais resistentes à entrada destes e houve muita reações xenofóbicas.

    Dentre preocupações de cunho xenofóbicos posso destacar entre outros fatores:

    • -Crescimento populacional (já que seria um povo que possui "cultura de famílias fartas".)
    • -Misturar a "pureza" do povo europeu.
    • -Medo do país perder sua identidade com ingresso de tantos estrangeiros.
    • -Cultura e costumes árabes.

    Reforço que é meu comentário pessoal, qualquer equivoco me sujeito a correções no privado.

  • União Europeia represou suas fronteiras contra a inundação de pobres do Terceiro Mundo em busca de trabalho.

    Não permitiu o terceiro mundo invadir suas terras em busca de trabalho -> não permissão de junção dos povos -> nacionalismo


ID
3229204
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Consiste em atribuir aos agentes históricos do passado razões ou sentimentos gerados no presente, interpretando, assim, a história em função de critérios inadequados, como se os atuais fossem válidos para todas as épocas.

(Flávio Berutti e Adhemar Marques, Ensinar e aprender história)

O texto apresenta o conceito de 

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    Anacronismo = Consiste em atribuir aos agentes históricos do passado razões ou sentimentos gerados no presente, 


ID
3229210
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Marx e Engels propuseram [...] uma nova periodização da História.

(Flávio Berutti e Adhemar Marques, Ensinar e aprender história. Adaptado)

Nesse sentido, esses pensadores defendem

Alternativas
Comentários

ID
3229213
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Até algum tempo atrás, era comum que as pessoas se referissem à chegada dos portugueses ao continente americano em 1500 como o “Descobrimento do Brasil”. Essa expressão era encontrada inclusive em muitos livros didáticos de História. Mas, seria possível que os portugueses tivessem descoberto um lugar que já existia e que já era habitado?

Dessa maneira, quando começou a se pensar no ponto de vista (ou perspectiva) dos povos indígenas que ali viviam, essa expressão passou a ser criticada. Afinal, apenas para os portugueses tratava-se de um descobrimento. Essa era a visão deles, permeada por uma concepção de mundo essencialmente etnocêntrica. É mais prudente se falar de um “encontro de dois mundos”, expressão proposta pelo historiador Ronaldo Vainfas.

Essa é uma das razões pelas quais o historiador poderá encontrar diversas versões sobre um mesmo fato ou acontecimento. Entretanto, existem outras razões para o surgimento de diversas versões (ou histórias) sobre um mesmo tema [...] 

(Flávio Berutti e Adhemar Marques, Ensinar e aprender história)


O texto citado aponta como uma outra razão

Alternativas
Comentários
  • Assertiva b

    As fontes históricas encontradas e selecionadas, e a diversidade dessas fontes.

  • A história oficial é escrita pelos dominadores.

    Quando a narrativa histórica produziu o discurso do "descobrimento" , os historiadores da época somente analisavam os documentos oficiais da sua própria cultura - a européia.

    No entanto, a partir das revoluções na historiografia, outros documentos históricos foram selecionados e estudados e portanto houve a diversidade das fontes históricas permitindo outros pontos de vista.

    Gabarito B


ID
3229219
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A história faz-se com documentos escritos, sem dúvida. Quando estes existem. Mas pode fazer-se, deve fazer-se sem documentos escritos, quando não existem. Com tudo o que a habilidade do historiador lhe permite utilizar para fabricar o seu mel, na falta das flores habituais. Logo, com palavras. Signos. Paisagens e telhas. Com as formas do campo e das ervas daninhas. Com eclipses da lua e a atrelagem dos cavalos de tiro. Com os exames de pedras feitas pelos químicos. Numa palavra, com tudo o que, pertencendo ao homem, depende do homem, serve o homem. Exprime o homem, demonstra a presença, a atividade, os gostos e a maneira de ser do homem.

(Lucien Febvre apud Flávio Berutti e Adhemar Marques, Ensinar e aprender história)

O excerto mostra a produção historiográfica 

Alternativas
Comentários

ID
3449368
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Patos de Minas - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Toda história é a história contemporânea disfarçada.” 

 (Hobsbawn, 1998.)


“... Assim Hobsbawm se refere à complexa relação dos historiadores com o presente. Trata‐se de um debate antigo, mas sempre retomado: seria possível apreender as particularidades do passado ou a História seria apenas uma projeção do presente? Mas o que é o presente? Como a percepção do presente varia histórica, social e culturalmente? Como o presente é (re)construído? Marc Bloch questionou o que separaria o passado do presente, tais os diferentes aspectos do tempo histórico e de suas durações nas percepções da experiência humanas.”

  (Disponível em: http://www.cih2015.eventos.dype.com.br/simposio/view?ID_SIMPOSIO=4.)


A preocupação como a história do tempo presente é o tema central deste trecho do texto do historiador inglês Eric Hobsbawm. Sobre a questão apresentada no enunciado, acerca da ligação intrínseca entre passado e presente na História e o papel do professor em relação a esse paradigma, analise as afirmativas.

I. O procedimento histórico comporta a preocupação com a construção, a historicidade dos conceitos e a contextualização temporal.

II. O passado está incorporado aos nossos conceitos e nos dá um conteúdo concreto, e deve ser reconstruído em função das questões colocadas no presente, manipulando características essenciais do tempo: sucessão, duração simultaneidade.

III. Todo conteúdo é criado, datado, e tem sua história. O objetivo na sala de aula é que a educação histórica, hoje, leve os educandos a memorizarem esses fatos e adquirirem capacidade de repassá‐los com exatidão.

IV. Na sala de aula, o problema da data de nascimento do historiador ou o problema das gerações anteriores atrapalha a questão da credibilidade das fontes históricas. A história atual é mais confiável.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
3794068
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A notícia a seguir foi amplamente divulgada na mídia durante as “Olimpíadas do Rio 2016”:

“Kosovo precisou de apenas dois dias nos Jogos Olímpicos para conquistar uma medalha de ouro. Estreante no cenário Olímpico, o país viu sua bandeira ser hasteada no lugar mais alto do pódio neste domingo (7), após a vitória de Majlinda Kelmendi na categoria até 52kg do judô. A tarde vivida na Arena Carioca 2 será lembrada para sempre na história esportiva do país.

Sobre o Kosovo, qual das alternativas a seguir está INCORRETA?

Alternativas

ID
3811402
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A semana marcou ainda o 31° aniversário da revolução dos aiatolás do Irã, ocorrida apenas alguns meses antes da invasão do Afeganistão. Os iranianos derrubaram o regime do xá Reza Pahlevi, instalado em 1953, graças a golpe planejado pela mesma CIA, que usou as verbas secretas do deputado Wilson para recrutar e armar os radicais islâmicos do lado paquistanês da fronteira com o Afeganistão.
O mínimo que se pode dizer é que, no Irã, Afeganistão e Paquistão, os EUA colhem hoje o que a CIA plantou com a colaboração de gente, como o deputado Wilson. [...] Osama Bin Laden foi treinado pela CIA para atacar os russos; gostou e atacou depois o World Trade Center, em Nova York. E as bombas atômicas do Paquistão (real) e do Irã (hipotética) devem-se, ao menos em parte, à igual cortesia da CIA. (A SEMANA..., 2010).

A política externa norte-americana se diferenciou, conforme o momento histórico, no que se refere às suas relações mantidas com o Irã, o Paquistão e o Afeganistão, o que se percebe pelo apoio dos Estados Unidos

Alternativas

ID
3824575
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

TEXTO I
A adesão da Alemanha à Otan
A adesão da Alemanha Ocidental à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) há 50 anos teve como pano de fundo o conflito entre o Ocidente e o Leste da Europa e o projeto da integração europeia. A adesão da República Federal da Alemanha foi um passo importante para a reconstrução do país no pós-guerra e abriu o caminho para a Alemanha desempenhar um papel relevante na defesa da Europa Ocidental durante a Guerra Fria.
HAFTENDORN, H. A adesão da Alemanha à Otan: 50 anos depois. Disponível em: www.nato.int. Acesso em: 5 out. 2015 (adaptado).

TEXTO II
Otan discute medidas para deter os jihadistas no Iraque e na Síria
O regime de terror imposto pelos islamitas radicais no Oriente Médio alarma a Otan tanto ou mais que a Rússia, ainda que a estratégia para detê-los ainda seja difusa. O avanço do chamado Estado Islâmico, que instalou um califado repressor em zonas do Iraque e da Síria, comandou boa parte das reuniões bilaterais que mantiveram os líderes da organização atlântica no País de Gales.
ABELLÁN, L. Otan discute medidas para deter os jihadistas no Iraque e na Síria. Disponível em: http://brasil.elpais.com. Acesso em: 5 out. 2015.

As diferentes estratégias da Otan, demonstradas nos textos, são resultantes das transformações na

Alternativas
Comentários
  • A Otan foi criada durante o período de Guerra Fria e objetivava conter o avanço do Socialismo no que tange ao militarismo em oposição ao Pacto de Varsóvia .Entretanto com a hegemonia capitalista posterior a Guerra, a Otan atua como exercito nacional junto com a ONU e tem como objetivo suscitar a paz mundial no cenário geopolítico atual.

  • conformação ato ou efeito de formar(-se) [um ser ou uma coisa concreta ou abstrata.

    Conformação é o processo mecânico onde se obtém peças através da compressão de metais sólidos em moldes, utilizando a deformação plástica da matéria-prima para o preenchimento das cavidades dos moldes

  • Ação de dar forma:

    1 , , , .

  • Alterações geopolíticas são importantes e devem ser acompanhadas, tanto pelo noticiário quanto por materiais específicos. Os textos de apoio abordam a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), sendo o primeiro sobre a adesão da Alemanha, perdedora da Segunda Guerra Mundial, e na sua porção Ocidental aliada do grupo e  o segundo sobre a ação de grupos terroristas no Oriente Médio e o papel da organização em sua repressão. O enunciado questiona quais são as transformações responsáveis pelas diferentes estratégia de ação. 

    A) A composição dos países-membros mudou da época da adesão alemã para o início do século XXI, porém as novas adesões foram de países do Leste Europeu, antiga área de influência soviética, e pouco ou nada tem a ver com a situação do Oriente Médio.

    B) A localização das bases militares não influi nas decisões sobre operações a serem realizadas já que devido a grande capacidade militar de seus membros a movimentação de tropas não é um problema logístico de difícil resolução.  
    C) Ambas as decisões de admitir a Alemanha Ocidental e atuar no Oriente Médio estão relacionadas ao contexto geopolítico envolvido em cada uma delas. A Alemanha ocidental era uma rival natural da União Soviética e a contenção da expansão comunista era o grande problema da Europa na década de 50. Já  no século XXI, o terrorismo radical islâmico é encarado como uma ameaça a estabilidade e segurança da Europa que sofreu com diversos atentados atribuídos a membros destes grupos, o que justifica sua atuação no Oriente Médio. 

    D) Recursos naturais, como o petróleo, até podem estar indiretamente relacionados a atuação da OTAN no Oriente Médio, porém nada têm a ver com a adesão da Alemanha Ocidental na década de 50. 
    E) A organização possui caráter meramente militar, não sendo responsável por gestão financeira como o Fundo Monetário Internacional ou o Banco Mundial.



    Gabarito do professor: C
  • atualidades "A adesão da Alemanha à Otan" Otan discute medidas para deter os jihadistas no Iraque e na Síria" O que resulta as diferentes estratégias da Otan? A conformação do cenário geopolítico , a Alemanha ocidental era uma rival natural da União Soviética e a contenção da expansão comunista era o grande problema da Europa na década de 50. Já no século XXI, o terrorismo radical islâmico é encarado como uma ameaça a estabilidade e segurança da Europa que sofreu com diversos atentados atribuídos a membros destes grupos, o que justifica sua atuação no Oriente Médio. E a composição dos países-membros só se relaciona com a estratégia com a Alemanha , pois essa mudou da época da adesão alemã para o início do século XXI, porém as novas adesões foram de países do Leste Europeu, antiga área de influência soviética, e pouco ou nada tem a ver com a situação do Oriente Médio

  • Alterações geopolíticas são importantes e devem ser acompanhadas, tanto pelo noticiário quanto por materiais específicos. Os textos de apoio abordam a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), sendo o primeiro sobre a adesão da Alemanha, perdedora da Segunda Guerra Mundial, e na sua porção Ocidental aliada do grupo e o segundo sobre a ação de grupos terroristas no Oriente Médio e o papel da organização em sua repressão. O enunciado questiona quais são as transformações responsáveis pelas diferentes estratégia de ação. 

    A) A composição dos países-membros mudou da época da adesão alemã para o início do século XXI, porém as novas adesões foram de países do Leste Europeu, antiga área de influência soviética, e pouco ou nada tem a ver com a situação do Oriente Médio.

    B) A localização das bases militares não influi nas decisões sobre operações a serem realizadas já que devido a grande capacidade militar de seus membros a movimentação de tropas não é um problema logístico de difícil resolução. 

    C) Ambas as decisões de admitir a Alemanha Ocidental e atuar no Oriente Médio estão relacionadas ao contexto geopolítico envolvido em cada uma delas. A Alemanha ocidental era uma rival natural da União Soviética e a contenção da expansão comunista era o grande problema da Europa na década de 50. Já  no século XXI, o terrorismo radical islâmico é encarado como uma ameaça a estabilidade e segurança da Europa que sofreu com diversos atentados atribuídos a membros destes grupos, o que justifica sua atuação no Oriente Médio. 

    D) Recursos naturais, como o petróleo, até podem estar indiretamente relacionados a atuação da OTAN no Oriente Médio, porém nada têm a ver com a adesão da Alemanha Ocidental na década de 50. 

    E) A organização possui caráter meramente militar, não sendo responsável por gestão financeira como o Fundo Monetário Internacional ou o Banco Mundial.

    Gabarito do professor: C

    obs: conformação se refere ao contexto

  • Como e que a composição dos países membros não tem a ver com o enunciado? Um dos principais motivos para esse interesse no oriente médio pela OTAN é a adesão da Turquia, já que o governo de Erdogan está muito empenhado em combater células do KPG (socialistas curdos) na síria e no iraque. Isso foi uma peça central no tabuleiro de negociações entre a Rússia e a Otan quanto ao combate ao Estado Islâmico; e com certeza uma razão para essa mudança de norte estratégico.


ID
3840238
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Apartheid é um termo usado a partir de 1962, na África do Sul, para designar a política de segregação racial e o sistema institucional e social em que tal política é expressa. O fim dessa política só foi possível graças ao diálogo estabelecido entre

Alternativas

ID
3849295
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

De acordo com dados e informações referentes ao ano de 1990, no sul da Polônia, um carvão de linhito com elevado teor de enxofre era a principal fonte de combustível. Em Leuna, na Alemanha Oriental, 60% da população sofria de doenças respiratórias, sendo que quatro em cada cinco crianças desenvolviam bronquite crônica ou doenças do coração na idade de sete anos. Em Telpice, uma cidade no noroeste da Tchecoslováquia, a contaminação atmosférica mantinha as crianças dentro de casa cerca de um terço do inverno. Na tentativa de preservar as crianças com boa saúde, as aulas eram realizadas em cidades mais limpas seis semanas por ano.

Adaptado de www.cato.org


Os países do extinto bloco socialista europeu sofreram os impactos ambientais legados pelas suas respectivas políticas de desenvolvimento econômico.

Esses impactos ambientais estavam associados, principalmente, à seguinte causa:

Alternativas
Comentários
  • Esse gabarito não está errado? Parece muito ser a letra b.
  • OPÇÃO A

    O texto faz referência aos impactos ambientais, principalmente atmosféricos, ocorrido nos países do extinto bloco socialista europeu. As causas para esses impactos são inúmeras, mas destaca-se a ausência de mobilização civil que questionasse o modelo produtivo vigente. A falta de mobilização pode ser explicada, entre outros fatores, pelo controle estatal acentuado, impossibilitando a ascensão de “movimentos verdes”, como os que ocorriam no restante do mundo ocidental.

    Professores: Frederico Basso e Thiago Kiefer, colégio pH


ID
4014130
Banca
IF-TO
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o mundo pós-Segunda Guerra Mundial (Terceiro Mundo, descolonização afroasiática, Guerra Fria e relação entre Estados Unidos e América Latina), identifique a afirmação incorreta:

Alternativas

ID
4044238
Banca
Esamc
Órgão
Esamc
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O texto abaixo faz menção a uma das guerras ocorridas entre árabes e israelenses durante a segunda metade do século XX. Leia-o para responder a questão:

    
    Preparada no mais completo segredo, a ofensiva do Egito e da Síria foi lançada a 6 de outubro de 1973, no feriado judaico do YomKippur (Dia do Perdão). Tomando Israel de surpresa e beneficiando-se das modernas armas antiaéreas e antitanque de fabricação soviética, a ofensiva foi de início bem sucedida. [...] Mas, a partir de 12 de outubro, os israelenses retomaram a iniciativa e partiram para o contra-ataque. [...] Só em 29 de outubro começaram negociações entre os beligerantes, resultando num cessar fogo assinado em 11 de novembro.
(Fonte: TREIGNIER, Michel. Guerra e paz no Oriente Médio. SP: Ática, 1998, p. 39.)

Assinale a alternativa na qual aparece uma das principais consequências da Guerra do Yom Kippur, ocorrida há 40 anos:

Alternativas

ID
4064278
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A semana marcou ainda o 31° aniversário da revolução dos aiatolás do Irã, ocorrida apenas alguns meses antes da invasão do Afeganistão. Os iranianos derrubaram o regime do xá Reza Pahlevi, instalado em 1953, graças a golpe planejado pela mesma CIA, que usou as verbas secretas do deputado Wilson para recrutar e armar os radicais islâmicos do lado paquistanês da fronteira com o Afeganistão.
O mínimo que se pode dizer é que, no Irã, Afeganistão e Paquistão, os EUA colhem hoje o que a CIA plantou com a colaboração de gente, como o deputado Wilson. [...] Osama Bin Laden foi treinado pela CIA para atacar os russos; gostou e atacou depois o World Trade Center, em Nova York. E as bombas atômicas do Paquistão (real) e do Irã (hipotética) devem-se, ao menos em parte, à igual cortesia da CIA. (A SEMANA..., 2010).

A política externa norte-americana se diferenciou, conforme o momento histórico, no que se refere às suas relações mantidas com o Irã, o Paquistão e o Afeganistão, o que se percebe pelo apoio dos Estados Unidos

Alternativas
Comentários
  • Os EUA financiaram o Iraque na Guerra Irã X Iraque.

    Obs: alguns agentes da cúpula da CIA vendiam armas para o Irã, ao seja, os EUA lucraram 2x.


ID
4108846
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Os Estados Árabes se consideram em estado de guerra com Israel e, desde 1948, não cessam de proclamar sua vontade de lançar os israelitas no mar e de riscar seu Estado do mapa do Oriente próximo (...).”

FRIEDMANN, Georges. Fim do povo judeu? São Paulo: Perspectiva, 1969, p. 243.

Iniciado em 1848, o conflito palestino-israelense constituiu, no Oriente Médio, o que se convencionou chamar de Questão Palestina, que está longe de ser resolvida, ainda hoje, e pode ser relacionada à

Alternativas

ID
4844062
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Magalhães Barata - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Para investigar a história da UFPA durante o governo militar, foi organizado um projeto de pesquisa denominado Os Anos de Chumbo na UFPA: memória, história, trauma e cultura educacional (1964-1985) com o objetivo de fazer o levantamento documental no arquivo central da universidade, no acervo fotográfico da Biblioteca Central e do Museu, bem como o de registrar depoimentos de professores, ex-alunos e servidores que foram atingidos por atos do governo militar ou das administrações superiores da UFPA que provocaram violações de direitos humanos. Uma das ideias centrais do projeto foi construir um acervo digital com depoimentos para que eles servissem de fonte para a escrita da história da instituição. Esse projeto está em fase de conclusão e pretende produzir documentários sobre os temas relatados pelas testemunhas”.

Fonte: Edilza. A Comissão da Verdade na Universidade Federal do Pará: a criação de um acervo digital com testemunhos de violações dos direitos humanos. História Oral, v. 21, n. 2, p. 109-129, jul./dez. 2018.


Sobre a História do Tempo Presente, fontes orais e o trecho destacado acima, afirma-se que:

Alternativas

ID
4877008
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito de fatos recentes relacionados ao Irã, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D


ID
5032504
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Diante da unidade e da militância dos negros, o governo nacionalista decidiu aplicar medidas reacionárias e repressivas — interdição do direito à reunião, vigilância e perseguição policiais, dissolução dos partidos políticos, tortura, prisão domiciliar e encarceramento de militantes.


CHANAIWA, D. A África austral. In: MAZRUI, A.; WONDJI, C. (Org.). História geral da África: África desde 1935. Brasília: Unesco, 2010.


A atuação do Estado sul-africano na década de 1950, como descrita, indica que seus dirigentes buscavam

Alternativas
Comentários
  • O nome de Nelson Mandela é conhecido e reconhecido ao redor do globo. Ele foi um líder atuante contra o sistema de apartheid da África do Sul. 
    Quando foi liderado da prisão, após 27 anos, já idoso, viu o fim do sistema, recebeu o prêmio Nobel da Paz e ainda foi eleito presidente do país em 1994, na primeira eleição multiétnica da África do Sul. Mandela faleceu aos 95 anos, em 2013. 
    O apartheid foi uma política de segregação racial legalizada em 1948, com a chegada do Novo Partido Nacional (NNP) ao poder. O apartheid não permitia o acesso dos negros às urnas e os proibia de adquirir terras na maior parte do país, obrigando-os a viver em zonas residenciais segregadas. Elas eram  uma espécie de confinamento geográfico, chamado de bantustão. Casamentos e relações sexuais entre pessoas de diferentes etnias também eram proibidos. A permanência e circulação de negros nas áreas de brancos exigia uma documentação própria (pass- law) e , assim mesmo, só para trabalhar.
    Entre as alternativas está indicado o objetivo principal dos brancos – minoritários – ao estabelecer a política racial e a repressão à qualquer oposição da população negra
    A) INCORRETA- A dominação e os privilégios na África do Sul eram dos boêres, a minoria branca. Portanto, não haveria motivos para sua revolta 
    B) INCORRETA- A decisão acerca da legalização da segregação é do Estado Nacional. E não houve pressão internacional para que o apartheid fosse estabelecido, embora também não tenha havido reação internacional a ele contrária. C) CORRETA- A atuação de grupos negros contra a política do apartheid e a necessidade de manter a hegemonia branca pela força levou às atitudes descritas no trecho.
    D) INCORRETA- Havia problemas entre as várias etnias mas as divisões entre elas não foram as medidas restritivas que fomentaram as divisões . 
    E) INCORRETA- A ideia de aliciar lideranças tribais em apoio ao governo de minoria branca não é absurda mas, o mecanismo não seria , como não foi, através de medidas de força contra a oposição. 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • A política de segregação social implementada na África do Sul, conhecida como apartheid, teve sua intensificação na década de 1950. Oposições e mobilizações contra esse regime sofriam forte repressões. Com esse conhecimento, você já conseguiria marcar a alternativa correta, visto que é a única que fala sobre suprimir as organizações que divergiam do apartheid.

  • O nome de Nelson Mandela é conhecido e reconhecido ao redor do globo. Ele foi um líder atuante contra o sistema de apartheid da África do Sul. 

    Quando foi liderado da prisão, após 27 anos, já idoso, viu o fim do sistema, recebeu o prêmio Nobel da Paz e ainda foi eleito presidente do país em 1994, na primeira eleição multiétnica da África do Sul. Mandela faleceu aos 95 anos, em 2013. 

    O apartheid foi uma política de segregação racial legalizada em 1948, com a chegada do Novo Partido Nacional (NNP) ao poder. O apartheid não permitia o acesso dos negros às urnas e os proibia de adquirir terras na maior parte do país, obrigando-os a viver em zonas residenciais segregadas. Elas eram  uma espécie de confinamento geográfico, chamado de bantustão. Casamentos e relações sexuais entre pessoas de diferentes etnias também eram proibidos. A permanência e circulação de negros nas áreas de brancos exigia uma documentação própria (pass- law) e , assim mesmo, só para trabalhar.

    Entre as alternativas está indicado o objetivo principal dos brancos – minoritários – ao estabelecer a política racial e a repressão à qualquer oposição da população negra

    A) INCORRETA- A dominação e os privilégios na África do Sul eram dos boêres, a minoria branca. Portanto, não haveria motivos para sua revolta 

    B) INCORRETA- A decisão acerca da legalização da segregação é do Estado Nacional. E não houve pressão internacional para que o apartheid fosse estabelecido, embora também não tenha havido reação internacional a ele contrária. C) CORRETA- A atuação de grupos negros contra a política do apartheid e a necessidade de manter a hegemonia branca pela força levou às atitudes descritas no trecho.

    D) INCORRETA- Havia problemas entre as várias etnias mas as divisões entre elas não foram as medidas restritivas que fomentaram as divisões . 

    E) INCORRETA- A ideia de aliciar lideranças tribais em apoio ao governo de minoria branca não é absurda mas, o mecanismo não seria , como não foi, através de medidas de força contra a oposição. 

    Gabarito do Professor: Letra C.

  • Um livro bem interessante que aborda esse período do Apartheid é o do Trevor Noah, Born a Crime

  • Mano errei uma questão dessa, a falta de atenção é fo**, o cara focado em terminar todas as provas de 2005 a 2021 em 2 meses acaba cometendo muitos erros toscos.

    "o governo nacionalista decidiu aplicar medidas reacionárias e repressivas"

    Ele tomou medidas contra os grupos de oposição que era a favores do direito aos negros, LEMBRE-SE que a África do Sul "dependia" dos ingleses, então esses que definiam as leis e detinham do poder.

    Logo, o gabarito é C:suprimir as organizações dissidentes atuantes.

    suprimir :acabar

    dissidentes: divergentes

  • uma dica sempre desconfia da alternativa a


ID
5032516
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1991 foi criado no Tratado da Antártica o Protocolo de Madri, e a partir desse protocolo deixou-se de discutir como dividir a Antártica e passou-se a estudar maneiras de preservá-la, tornando-a uma reserva natural dedicada à paz e à ciência.


MACHADO, C. S.; BRITO, T. Coleção explorando o ensino: Antártica. Brasília: MEC, 2006 (adaptado).


Sobre a apropriação dos recursos existentes na área indicada, esse documento tem sido fundamental para instituir

Alternativas
Comentários
  • O Tratado sobre a Antártica (ou Tratado Antártico), foi assinado em Washington em 1º de dezembro de 1959 e é vigente desde 1961. Ele proíbe qualquer militarização do continente, reservando-o "exclusivamente a atividades pacíficas". São signatários do tratado África do Sul, Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, Estados Unidos, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido e União Soviética (e depois pela Rússia) . Atualmente, tem 50 Estados-membros, sendo o governo americano o depositário do Tratado. 
    Em 1991 um protocolo de proteção ambiental vinculado ao Tratado foi assinado em Madri  e, deu à Antártica o estatuto de "Reserva Natural Internacional dedicada à Ciência e à Paz". Com entrada em vigor em 1998, o Protocolo de Madri proíbe a mineração e a exploração de petróleo no continente durante 50 anos. Há ainda vários textos anexos que preveem a proteção da flora e da fauna, o controle do turismo, a prevenção da contaminação marinha e a eliminação dos dejetos. O acordo proíbe também as atividades que representem risco para a vida selvagem, como a utilização de pesticidas e a presença de cães. 
    A questão é bastante específica mas o trecho dado na entrada da questão dá informações suficientes para detectar quais as alternativas que não respondem à questão ou são falsas. 

    Entre as alternativas uma indica corretamente uma ação importante reforçada pelo Protocolo de Madri 
    A) INCORRETA- Se a Antártida é , segundo o Protocolo de Madri, uma Reserva Natural Internacional, não cabe a caça a animais. 
    B) CORRETA- O Protocolo de Madri proíbe, expressamente, a exploração mineral na Antártida. 
    C) INCORRETA- A atividade extrativa é proibida na região da Antártida, na medida em que fauna e flora estão sob proteção ambiental. 
    D) INCORRETA- Os créditos compensatórios referem-se às emissões de gases que alimentam o efeito estufa. Não se relacionam à questão da Antártida. 
    E) CORRETA- Não há restrição à adesão de países periféricos. Vários são signatários do Tratado Antártico e do Protocolo de Madri. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Em 1991, um protocolo de proteção ambiental vinculado ao Tratado foi assinado em Madri. Com entrada em vigor em 1998, o Protocolo de Madri proíbe a mineração e a exploração de petróleo no continente gelado durante 50 anos. Vários textos anexos preveem a proteção da flora e da fauna, o controle do turismo, a prevenção da contaminação marinha e a eliminação dos dejetos. O acordo proíbe, ainda, as atividades que representem risco para a vida selvagem, como a utilização de pesticidas e a presença de cães.

    O Protocolo de Madri deu à Antártica o estatuto de "Reserva Natural Internacional dedicada à Ciência e à Paz".

    https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/conheca-o-tratado-antartico,6f819d479eff4410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

  • O Tratado sobre a Antártica (ou Tratado Antártico), foi assinado em Washington em 1º de dezembro de 1959 e é vigente desde 1961. Ele proíbe qualquer militarização do continente, reservando-o "exclusivamente a atividades pacíficas". São signatários do tratado África do Sul, Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, Estados Unidos, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido e União Soviética (e depois pela Rússia) . Atualmente, tem 50 Estados-membros, sendo o governo americano o depositário do Tratado. 

    Em 1991 um protocolo de proteção ambiental vinculado ao Tratado foi assinado em Madri e, deu à Antártica o estatuto de "Reserva Natural Internacional dedicada à Ciência e à Paz". Com entrada em vigor em 1998, o Protocolo de Madri proíbe a mineração e a exploração de petróleo no continente durante 50 anos. Há ainda vários textos anexos que preveem a proteção da flora e da fauna, o controle do turismo, a prevenção da contaminação marinha e a eliminação dos dejetos. O acordo proíbe também as atividades que representem risco para a vida selvagem, como a utilização de pesticidas e a presença de cães. 

    A questão é bastante específica mas o trecho dado na entrada da questão dá informações suficientes para detectar quais as alternativas que não respondem à questão ou são falsas. 

    Entre as alternativas uma indica corretamente uma ação importante reforçada pelo Protocolo de Madri 

    A) INCORRETA- Se a Antártida é , segundo o Protocolo de Madri, uma Reserva Natural Internacional, não cabe a caça a animais. 

    B) CORRETA- O Protocolo de Madri proíbe, expressamente, a exploração mineral na Antártida. 

    C) INCORRETA- A atividade extrativa é proibida na região da Antártida, na medida em que fauna e flora estão sob proteção ambiental. 

    D) INCORRETA- Os créditos compensatórios referem-se às emissões de gases que alimentam o efeito estufa. Não se relacionam à questão da Antártida. 

    E) CORRETA- Não há restrição à adesão de países periféricos. Vários são signatários do Tratado Antártico e do Protocolo de Madri. 

    Gabarito do Professor: Letra B.

  • Dúvida sobre o comentário abaixo: por que proíbe a presença de cães?

  • A Antártica possui diversos recursos naturais, como chumbo, prata, cobre, petróleo, gás natural, etc., no entanto, a extração mineral também foi proibida com o Tratado da Antártica.

  • Acho q a proibição de cães deve ser para evitar impactos na cadeia alimentar local


ID
5032531
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

É certo que entramos na era das sociedades de “controle”. Elas já não são exatamente sociedades disciplinares, cuja técnica principal é o confinamento (não somente o hospital e a prisão, mas também a escola, a fábrica, o quartel). A sociedade de controle não funciona por confinamento, mas por controle contínuo e comunicação instantânea. É evidente que não deixamos de falar de prisão, de escola, de hospital: mas essas instituições estão em crise.


DELEUZE, G. Entrevista a Toni Negri. In: O devir revolucionário e as criações políticas. Novos Estudos Cebrap, n. 28, out. 1990 (adaptado).


No trecho, ao problematizar as sociedades contemporâneas, Gilles Deleuze está enfatizando a ausência de

Alternativas
Comentários
  • A entrevista dada por Deleuze a Toni Negri expressa algumas ideias do filósofo acerca das sociedades contemporâneas, entendidas por ele como “ sociedades de controle", que distingue de sociedades disciplinares. A questão é de interpretação de texto. 
    Não exige, embora seja interessante, um conhecimento mais específico acerca das propostas de Deleuze. No entanto, não é uma questão exatamente fácil pois trata de pensamento filosófico. É preciso procurar não buscar juízo de valor e ler atentamente o trecho e as alternativas 
    Uma das alternativas indica a ideia chave expressa pelo filósofo Deleuze no trecho transcrito, no qual ele problematiza as sociedades contemporâneas, 
    A) INCORRETA- Deleuze fala exatamente no “controle contínuo e comunicação instantânea." Ou seja, não está em pauta a legitimidade das redes de informação . 
    B) CORRETA- Pelo que está dito no trecho, o controle contínuo do indivíduo, através da escola, da fábrica e do quartel inibe e restringe atitudes autônomas. 
    C) INCORRETA- Não está em pauta o ordenamento jurídico ou seja, o conjunto de leis.
    D) INCORRETA- O tema do trecho não é o consumismo das sociedades contemporâneas. 
    E) INCORRETA- Deleuze não discute padrões de Educação e sim a existência e função da escola. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • B) CORRETA- Pelo que está dito no trecho, o controle contínuo do indivíduo, através da escola, da fábrica e do quartel inibe e restringe atitudes autônomas. 

  • A entrevista dada por Deleuze a Toni Negri expressa algumas ideias do filósofo acerca das sociedades contemporâneas, entendidas por ele como “ sociedades de controle", que distingue de sociedades disciplinares. A questão é de interpretação de texto. 

    Não exige, embora seja interessante, um conhecimento mais específico acerca das propostas de Deleuze. No entanto, não é uma questão exatamente fácil pois trata de pensamento filosófico. É preciso procurar não buscar juízo de valor e ler atentamente o trecho e as alternativas 

    Uma das alternativas indica a ideia chave expressa pelo filósofo Deleuze no trecho transcrito, no qual ele problematiza as sociedades contemporâneas, 

    A) INCORRETA- Deleuze fala exatamente no “controle contínuo e comunicação instantânea." Ou seja, não está em pauta a legitimidade das redes de informação . 

    B) CORRETA- Pelo que está dito no trecho, o controle contínuo do indivíduo, através da escola, da fábrica e do quartel inibe e restringe atitudes autônomas. 

    C) INCORRETA- Não está em pauta o ordenamento jurídico ou seja, o conjunto de leis.

    D) INCORRETA- O tema do trecho não é o consumismo das sociedades contemporâneas. 

    E) INCORRETA- Deleuze não discute padrões de Educação e sim a existência e função da escola. 

    Gabarito do Professor: Letra B.

  • oq isso tem de conteúdo de história ?????


ID
5076979
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho a seguir:

Esse ‘quadro’, objeto da “nova política da oferta da esquerda”, opõe-se aos “últimos anos de laissez-faire [em francês no texto] neoliberal”, que são qualificados de ultrapassados. Vemos aqui como a interpretação equivocada do neoliberalismo permite a construção de uma falsa oposição e compreendemos também que, com essa premissa, o manifesto desenvolve, na prática o conjunto de argumentação autenticamente neoliberal: custo excessivamente elevado do trabalho, gastos públicos muito grandes, primazia perigosa dos direitos sobre as obrigações e confiança excessiva na gestão da economia pelo governo. Esse manifesto da esquerda moderna traduz particularmente bem o que chamamos aqui de “racionalidade neoliberal”. 

(DARDOT & LAVAL, A grande virada. In: A nova razão do mundo / Pierre
Dardot & Christian Laval, 2016, p.234-235)

As constatações feitas por P. Dardot & C. Laval (2016), indicam o contexto:

Alternativas

ID
5210215
Banca
AGIRH
Órgão
Prefeitura de Lavrinhas - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"A partir do pôr do sol do dia 18/04/2018, os judeus dão início às comemorações dos 70 anos ____________. Apesar de a data histórica ter sido em 14 de maio, os judeus comemoram neste dia pois seguem o calendário judaico, que é diferente do calendário gregoriano e baseado nos ciclos da Lua." Completa corretamente a lacuna:

Alternativas