SóProvas


ID
2790838
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Tendo em vista que o movimento internacional de capitais tem recebido grande atenção da literatura econômica, particularmente com o aprofundamento do processo de globalização financeira nos últimos vinte e cinco anos, julgue (C ou E) o item seguinte, acerca do movimento internacional de capitais e seus impactos.


Do ponto de vista dos impactos, pode-se considerar que o investimento direto é um tipo de capital de longo prazo, mais resiliente a crises, com efeitos potencialmente positivos sobre uma economia por se tratar de uma das formas de internacionalização da produção, permitindo que um país tenha acesso a tecnologia, bens ou serviços originários de outros países.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    Normalmente os investimentos externos diretos têm fixação de longo prazo, com capacidade de geração de empregos e absorção tecnológico. Difere do capital de curto prazo, especulativo.

     

    (Prof. Marcello Bolzan).

  • RESOLUÇÃO:

              Raciocínio longo para uma assertiva, mas que está certeiro!

              Quanto aos movimentos de capitais autônomos, costuma-se dividir o investimento em dois grupos: o investimento em portfólio (em carteira) e o  investimento direto.

              O investimento em carteira é aquele que abrange negociações de títulos públicos, ações, enfim, são os recursos alocados em “papeis”.

              São investimentos mais voláteis e mais especulativos, uma vez que podem ser facilmente desfeitos.

              O investimento direto é, por outro lado, um tipo de capital mais voltado para o longo prazo porque é o capital "produtivo", ou seja, o capital para aumentar a produção.

              Trata-se do investimento que traz mais benefícios para a economia em que entra porque reflete um interesse duradouro de um agente de uma economia (investidor direto) em uma entidade residente em outra economia (empresa de investimento direto).

              Via de regra, registra-se na conta de investimento direta as transações entre a matriz e as filiais de empresas multinacionais.

              E é por esse motivo que a banca afirma que o investimento direto permite que "que um país tenha acesso à tecnologia, bens ou serviços originários de outros países".

  • Raciocínio longo para uma assertiva, mas que está certeiro!

       Quanto aos movimentos de capitais autônomos, costuma-se dividr o investimento em dois grupos: o investimento direto e o investimento em portfólio (em carteira).

       O investimento em carteiro é aquele que abrange negociações de títulos públicos, ações, enfim, são os recursos alocados em “papeis”.

       São investimentos mais voláteis e mais especulativos, uma vez que podem ser facilmente desfeitos.

       O investimento direto é, por outro lado, um tipo de capital mais voltado para o longo prazo porque é o capital "produtivo".

       Trata-se do investimento que traz mais benefícios para a economia em que entra porque reflete um interesse duradouro de um agente de uma economia (investidor direto) em uma entidade residente em outra economia (empresa de investimento direto).

       Via de regra, registra-se na conta de investimento direta as transações entre a matriz e as filiais de empresas multinacionais.

       E é por esse motivo que a banca afirma que o investimento direto permite que "que um país tenha acesso à tecnologia, bens ou serviços originários de outros países".

    Resposta: C

  • CERTO

    Investimentos Diretos é onde são registrados os chamados capitais de longo prazo, ou seja, investimentos considerados duradouros, definidos como aqueles que representam, para o investidor, detenção de 10% ou mais do poder de voto na companhia.

    Os investimentos diretos podem ser de dois tipos:

    • Participação no capital (equity);

    • Dívida intercompanhia, que inclui as dívidas entre empresas do mesmo grupo econômico.

    Celso Natale, Estratégia

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale

    Se um não residente detém mais de 10% do capital votante de uma empresa brasileira, ele tende a ser menos sensível a notícias ruins sobre o país do que seria se tivesse apenas algumas ações. 

    Além  disso,  é  provável  que  a  subsidiária,  filial  ou  matriz  estrangeira  tenha  interesse  de disponibilizar tecnologias, bens ou serviços para a empresa brasileira da qual participa, visando lucros, é claro. 

    Dessa forma, a definição da questão está correta. 

    ===

    TOME NOTA (!)

    Q876090 ⟹ Neste início do ano, a balança comercial de um importante país da América do Sul vem apresentando saldo negativo, o que significa dizer que o desempenho das exportações é inferior ao valor das importações no período. (CERTO)

    • R: A alternativa “a” é nosso gabarito, pois a balança comercial é, por definição, a diferença entre exportações e importações. Para que a balança comercial seja negativa, é preciso que o valor das importações supere o valor das exportações. 

    ===

    (2012/ESAF/RECEITA FEDERAL/Auditor Fiscal) Segundo o sistema de partidas dobradas, o registro de toda transação internacional no balanço de pagamentos é realizado duas vezes, uma vez como crédito e uma vez como débito. (CERTO)

    • R: O Balanço de Pagamentos faz uso do sistema de partidas dobradas, no qual cada lançamento a crédito implica, necessariamente, outro lançamento a débito no mesmo valor

    ===

    (2010/CEBRASPE-CESPE/MPU/Analista) Um superávit em transações correntes implica poupança externa negativa. (CERTO)

    R: Quando um país recebe mais rendas do exterior do que envia, significa que o resto do mundo (o “dono” da poupança externa) está, em relação a esse país, sendo financiado, ou seja, está apresentando despoupança, que é o mesmo que poupança negativa.

    ===

    PRA AJUDAR:

    Q1030385 - Q983504 - Q995120 - Q874401 - Q903943 - Q893331 - Q876090 - Q937496 - Q877811

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre investimento direto.

    Podemos dividir os investimentos em basicamente dois tipos: o de curto prazo e o de longo prazo.

    O investimento de curto prazo é também considerado "investimento especulativo", visto que seu objetivo é aproveitar alguma oportunidade imediata em um país. Esses recursos não ficam permanentemente no país. Uma vez explorada a oportunidade, os recursos voltam ao país de origem.

    Já o investimento de longo prazo tem um caráter mais permanente, pois fica mais tempo no país. Este é o tipo de investimento que expande a produção e gera mais oportunidades de trabalho, por exemplo. Investimentos de longo prazo, como o investimento direto, geralmente são voltados a permitir que um país consiga produzir internamente bens, tecnologia e serviços originários de outros países.


    Gabarito do Professor: CERTO.