SóProvas


ID
2790844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Tendo em vista que o movimento internacional de capitais tem recebido grande atenção da literatura econômica, particularmente com o aprofundamento do processo de globalização financeira nos últimos vinte e cinco anos, julgue (C ou E) o item seguinte, acerca do movimento internacional de capitais e seus impactos.


Um dos problemas mais preocupantes do movimento internacional de capital ocorre quando a saída dos fluxos se dá repentinamente, pressionando o câmbio e colocando em risco a manutenção da estabilidade financeira. Em países que fizeram a liberalização financeira com implementação de políticas para limitar o excesso de volatilidade, as regulações prudenciais desempenham papel fundamental e preventivo na contenção desses riscos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    De fato, com a abertura na globalização, os fluxos de capital de intensificaram de forma aberta. Para estabilizar a entrada e a saída de valores e dar maior “acabamento” às reservas a mobilidade de capitais foi e é trabalhada praticamente em todas as economias. Desde a utilização de mecanismos de controles cambiais por valorizações desvalorizações contidas até mecanismos de rigidez não extrema de mobilidade. É aquela coisa: o mundo não é feito de perfeita mobilidade ou imobilidade, mas sim, de alta ou baixa mobilidade. Mesmo em tempos de globalização.

     

    (Prof. Marcello Bolzan).

  • Questão sobre Economia Internacional, mais especificamente tratando do movimento internacional de capitais.

    Vamos analisar por partes:

    "Um dos problemas mais preocupantes do movimento internacional de capital ocorre quando a saída dos fluxos se dá repentinamente, pressionando o câmbio e colocando em risco a manutenção da estabilidade financeira."

    Nada errado nessa afirmação, basicamente trata do que é, convencionalmente, chamado de "ataque especulativo" quando movimentos muito bruscos e intensos de saída de capitais - a maioria especulativo com perspectiva de curto prazo - causam pânico e instabilidade, prejudicando a economia do país e investimentos produtivos que têm perspectiva de médio/longo prazo.

    "Em países que fizeram a liberalização financeira com implementação de políticas para limitar o excesso de volatilidade, as regulações prudenciais desempenham papel fundamental e preventivo na contenção desses riscos."

    Uma forma de afastar ou, pelo menos, minimizar esses ataques especulativos é a regulamentação prudencial do mercado, criando mecanismos de controle para movimentos excepcionais do fluxo de capitais. Ou, ainda, como é feito no Brasil com regulação corretiva, a adoção do regime cambial de flutuação suja (dirty floating), no qual o Banco Central intervém somente quando a volatilidade está, excessivamente, alta, fazendo isso por meio da compra/venda de dólares em grande quantidade para estabilizar a euforia. Nada errado mais uma vez.


    Gabarito do Professor: CERTO.