-
-
Em 1970 56% dos brasileiros já viviam em núcleos urbanos, destacando-se como a década em que o Brasil passou a ser urbanizado.
-
quando você domina um pouco do assunto, vc já vai eliminando, algumas questões podem ser respondidas por interpretação de texto, você nota que algumas extrapolam demais !
-
Acrescentando....
Concentração fundiária gera Êxodo Rural.
Agronegócio gera Êxodo Rural
-
Acrescentando....
Concentração fundiária gera Êxodo Rural.
Agronegócio gera Êxodo Rural
-
A,B,C ja elimina, Até 1950, o Brasil era um país de população, predominantemente, rural.
Logo após 1950 que o processo de urbanização se intensificou e a partir de 1970 nas cidades, + da metade dos brasileiros encontravam-se em áreas urbanas.
Letra E incorreta : MACROCEFALIA URBANA que é o crescimento urbano por número populacional sem acompanhamento de infraestrutura adequada.
-
so pela data 1970 ja acertei
-
A) A urbanização nacional se concretizou nos anos 1930, quando o Estado, ao assumir a geração de infraestrutura industrial, mudou o foco econômico nacional, ou seja, o país deixou de ser rural e agroexportador e se transformou em urbano e industrializado.
Correção: o brasil passou a ser urbano somente no ano de 1965.
B) O rápido processo de metropolização, observado já a partir dos anos 1900, conduziu um acelerado crescimento urbano no país, fato que possibilitou uma melhor ocupação do espaço urbano e dos acessos aos bens e serviços pela maioria da população citadina.
Correção: o brasil só teve metrópole em 1973. Além disso, o espaço urbano, bens e serviços não são bem usufrídos por todos.
C) As Regiões Metropolitanas, caracterizadas por um conjunto contínuo de grandes cidades e sem áreas rurais de permeio, foram instituídas nos anos 1960, quando a industrialização nacional possibilitou uma rápida ocupação das áreas urbanas.
Correção: como eu havia falado, o Brasil só passou a ter metrópole na década de 1970, sob o governo militar.
D) Correta
E) O chamado inchaço urbano, também conhecido como macroencefalia urbana, corresponde ao crescimento rápido e mais organizado de algumas cidades, as quais apresentam uma boa rede de serviços ofertados aos seus moradores.
Correção: o inchaço urbano é o crescimento desordenado da área urbana, característica da urbanização brasileira.
-
-URBANIZAÇÃO:
-Em 1940, os moradores das cidades somavam 12,9 milhões de habitantes, cerca de 30% do total da população do país, esse percentual cresceu aceleradamente: em 1970, mais da metade dos brasileiros já viviam nas cidades (55,9%)
-O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção a área urbana. Esse deslocamento, também chamado de êxodo rural, provocou a mudança de um modelo agrário-exportador para um modelo urbano-industrial. Atualmente, mais de 80% da população brasileira vive em áreas urbanas, o que equivale aos níveis de urbanização dos países desenvolvidos.
-Milton Santos ressalta que “a urbanização é simultaneamente um resultado e uma condição do processo de difusão do capital”.
-
Gabarito (D)
A urbanização aconteceu de forma acelerada, materializando-se a partir dos anos 1970, resultou de uma porção de fatores como: intenso êxodo rural, provocado pela mecanização do campo, e um processo industrial que atuou na forma de atração de pessoas para as regiões urbanas dos grandes centros.
Fonte: Alfacon
Bons estudos!
-
Principal eixo de migração = nordeste pra sudeste
O período mais importante de migrações interna se iniciou na década de 1930 = Nordeste para sudeste.
hierarquia da rede urbana brasileira, com base no = fluxo de informações, bens e serviços.
1960-1970 = País urbanizado CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA GERA EXODO RURAL, No Brasil, o êxodo rural ocorreu de forma mais intensa entre 1960 e 1990.
-
A = 1930 Foi o seu Início de fato.
B = Melhor ocupação e acesso não existe nem hoje e so lembrar que em 1900 o BR ainda era essencialmente agrícola.
C = Criadas em 1973
E = Conceito incorreto de macrocefalia urbana
Macrocefalia urbana = fenômeno que consiste na existência de uma rede de centros urbanos muito desequilibrada em quantidade de população, em países, estados ou regiões. O inchamento dos espaços urbanos em razão da concentração das atividades econômicas e sociais.
GAB D.