SóProvas


ID
2792383
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em referência ao projeto ético-político profissional do Serviço Social, considere:

I. O projeto ético-político da profissão se articula ao projeto societário hegemônico da sociedade contemporânea.
II. A liberdade, a dignidade, o respeito, a defesa dos direitos humanos balizam o projeto ético-político profissional.
III. O projeto ético-político profissional está apoiado no Código de Ética e na Lei de Regulamentação da Profissão.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  •  

    VIII. Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero; (Código de Ética - Princípios Fundamentais)

  • O erro na assertiva I está em afirmar que "o projeto ético-político da profissão se articula ao projeto societário hegemônico da sociedade contemporânea", quando, na verdade, o PEP se articula com os projetos profissionais, os quais: 

    "apresentam a autoimagem da profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente e priorizam seus objetivos e funcções", (Netto, 1999, p. 95).

    Ademais, "[...] o projeto profissional é, também, projeto político: ou projeto político- profissional. Nosso projeto filia-se a um ou outro projeto de sociedade não se confundindo com ele". 

     

    TEIXEIRA, Joaquina Barata. BRAZ, Marcelo. O projeto ético-político do Serviço Social.  Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília-DF. CFESS/ABEPSS, 2009.

     

    Gabarito: B.

  • Gabarito B

    Quando se leva em conta a relação dos projetos profissionais com os projetos societários, embora seja frequente a sintonia entre o projeto societário hegemônico e o projeto hegemônico de um determinado corpo profissional, podem ocorrer – e ocorrem – situações de conflito e mesmo de contradição entre eles. É possível que, em conjunturas precisas, o projeto societário hegemônico seja contestado por projetos profissionais que conquistem hegemonia em seus respectivos corpos (esta possibilidade é tanto maior quando tais corpos se tornam sensíveis aos interesses das classes trabalhadoras e subalternas e quanto mais estas classes se afirmem social e politicamente). Tais situações agudizam, no interior desses corpos profissionais, as diferenças e divergências entre os diversos segmentos profissionais que os compõem.

    Há que se observar que esta colisão, este enfrentamento de projetos profissionais com o projeto societário hegemônico tem limites numa sociedade capitalista.

    A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social - José Paulo Netto

  • III. Não foi citado as Novas Diretrizes Curriculares

  • III. Não foi citado as Novas Diretrizes Curriculares

  • III. Não foi citado as Novas Diretrizes Curriculares