A obesidade ginoide ocorre predominantemente no sexo feminino. É também chamada de obesidade baixa, periférica ou glúteo-femoral(quadril). Este tipo de obesidade se associa à figura de uma pêra, e acarreta num menor risco de complicações metabólicas.
Já a obesidade androide é predominante no sexo masculino. Esta variação também é conhecida como obesidade alta, central ou troncular. A obesidade androide se assemelha à figura de uma maçã. Estudos apontam que a obesidade androide oferece maior risco de complicação metabólica. Esta variação é considerada de alto risco pois possui um acúmulo predominante de células gordurosas na região abdominal, o que leva a um aumento de risco de doenças cardiovasculares e morte prematura.
Fonte: infoescola
Trata-se de uma questão que exige do candidato conhecimento de métodos de avaliação nutricional.
A obesidade ginoide caracteriza-se pelo acúmulo de gordura em regiões periféricas, como a região gluteofemoral e membros inferiores. Já a obesidade androide caracteriza-se pelo acúmulo de gordura na região central do corpo, especialmente intra-abdominal.
Desta maneira, vamos a análise das alternativas.
A) INCORRETA – a prega cutânea do tríceps (PCT) é utilizada na prática clínica para avaliação de reserva de gordura corporal, porém não é possível diferenciar a distribuição da gordura pela medida dessa prega cutânea. A PCT pode ser considerada tanto de forma isolada quanto em combinação com outras medidas antropométricas, como a circunferência do braço. Nesse caso, com essas medidas em conjunto, é possível calcular a área muscular do braço e a circunferência muscular do braço.
B) CORRETA – as medidas da cintura e do quadril, quando utilizadas em conjunto, fornecem um índice útil para indicar a distribuição de gordura corporal. Quanto maior o resultado da divisão da circunferência da cintura pela circunferência do quadril mais gordura está depositada na região abdominal do corpo, característica da obesidade androide. Por conseguinte, quanto maior o valor desse índice, maior o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e alterações metabólicas.
C) INCORRETA – o índice de Massa Corpórea, ou índice de Massa Corporal, é um índice antropométrico que relaciona o peso de determinado indivíduo com sua altura, sem considerar a composição corporal ou a distribuição dos diferentes compartimentos da composição corporal.
D) INCORRETA – a circunferência do braço é utilizada na prática clínica para avaliação do estado nutricional, tanto de forma isolada, quanto em combinação com a PCT. Porém, assim como a PCT, não diferencia a distribuição de gordura corporal.
E) INCORRETA – a circunferência da panturrilha é uma medida sensível para avaliação de perda de massa muscular. Essa medida não é adequada para aferir distribuição de gordura corporal.
Gabarito do Professor: Letra B.