-
Sistema fechado: com pouca incerteza e preocupação com o "mundo externo" à organização.
Sistema aberto: modelo que se preocupa com as "trocas" com o ambiente externo. Existe a noção de que a realidade é incerta e de que a organização é um conjunto de órgãos inter-relacionados e interdependentes.
Fonte: Rodrigo Rennó, Administração Geral para Concursos, 2013, página 17
-
Sistema fechado: são sistemas que não recebem nenhuma influência do meio ambiente e, por outro lado, também não influenciam o ambiente.
Sistema aberto: são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, por meio de entradas e de saídas. Na década de 70, firma-se o conceito da organização como sistema aberto.
Questões acerca do assunto:
Q928952
Q46690
Q54588
Q244087
Q459743
Q244088
-
Idalberto Chiavenato
Administração nos novos tempos
3ª edição
Todo sistema vive em um determinado meio ambiente. Também as organizações são sistemas abertos, vivendo e interagindo dinamicamente com seus ambientes. Um sistema aberto é aquele que mantém intensa interação (entradas e saídas) com seu meio ambiente, afetando-o e sendo afetado por ele. Como as entradas e saídas são muitas e várias, torna-se difícil conhecer todas elas em seus detalhes e compreender exatamente seu funcionamento. Além disso, quanto mais vasto o ambiente, tanto mais ele pressiona e influencia as organizações e menos ele é pressionado ou influenciado por elas. É como o universo em relação às galáxias e sistemas que o habitam.
(págs. 68 e 69)
sistema aberto sistema que interage intensamente com o ambiente por meio de múltiplas entradas e saídas, afetando-o ou sendo afetado por ele;
sistema fechado sistemas cujo intercâmbio com o ambiente (entradas e saídas) é pequeno e conhecido, pois são inteiramente programados e determinísticos: a uma determinada entrada corresponde uma única e determinada saída.
(pág. 617 e 618)
-
GAB: A.
A incerteza da organização acerca do ambiente é a incerteza de saber quais são as oportunidades e ameaças existentes no ambiente e como utilizá-las ou evitá-las, respectivamente. Isso explica que, enquanto as antigas abordagens prescritivas e normativas baseadas na lógica do sistema fechado sempre enfatizaram a certeza e a previsibilidade, as abordagens explicativas e descritivas baseadas na lógica do sistema aberto passaram a enfatizar a incerteza e a imprevisibilidade*.
Idalberto Chiavenato, T.G.A, Vol. 2, pág. 378.
*Corrigido. (Daniel Beckman, obrigado pela correção.)
-
O comentário do Daniel Rodrigues esta totalmente de acordo e faz entender a questão. Só um simples ajuste: ..... lógica do sistema aberto passaram a enfatizar a incerteza e a IMPREVISIBILIDADE