-
Departamentalização é um dos conceitos básicos de organização. Consiste no agrupamento de atividades diferentes em unidades especializadas dentro de uma organização. Este agrupamento tem o objetivo de organizar, facilitar a supervisão e a coordenação, e otimizar a busca por resultados. Segundo Rebouças (2009), Departamentalização pode ser definida como agrupamentos em unidades organizacionais realizados conforme critérios específicos de atividades e recursos, tais como humanos, financeiros, tecnológicos, materiais, etc.
Princípio do maior uso
Princípio de maior interesse
Princípio de separação do controle
Princípio da supressão da concorrência
Existem várias formas de se departamentalizar uma organização: por função, por localização, por produto ou serviço, por clientes, por processos, por projetos, etc.
https://www.infoescola.com/administracao_/departamentalizacao/
...
I. Produto. Departamentalização POIS SE VAI DAR ATENÇÃO A UM PRODUTO ESPECÍFICO
II. Clientela. Departamentalização POIS SE VAI DAR ATENÇÃO A UMA CLIENTELA ESPECÍFICA
III. Geográfico. Departamentalização CONSISTE NA DISTRIBUIÇÃO CONFORME A LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
IV. Funcional. Departamentalização NESSA OS FUNCIONÁRIOS SÃO AGRUPADOS CONFORME A FUNÇÃO QUE EXERCEM
V. Contingencial. Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. "https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_contingência"
...
RESPOSTA:
a) I, II, III e IV.
-
Departamentalização consiste no agrupamento de atividades diferentes em unidades especializadas dentro de uma organização.
I. Produto. Envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades e tarefas de acordo com os produtos ou serviços realizados.
II. Clientela. Envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de cliente ou mercado para quem o produto ou serviço é realizado.
III. Geográfico: Envolve atividades de acordo com a localização geográfica onde o trabalho será desempenhado, ou uma área de mercado a ser servida pela organização.
IV. Funcional. É a organização que cria departamentos formados por pessoas especialistas em uma determinada função.
-
Gab. A
PRODUTO----------> Agrupa em uma unidade as atividades que estejam relacionadas ao serviço ou produto.
CLIENTE -----------> Agrupa as atividades em uma área de acordo com o cliente almejado.
Ex: Loja de roupas com áreas femininas, masculinas e infantil.
GEOGRÁFICO ----> Vai focar nas necessidades de cada região, a organização é dividida de acordo com as regiões em que se insere.
FUNCIONAL ------> A organização que cria departamentos que serão especializados em determinadas funções.
Ex: Finanças, RH, Jurídico, etc.
-
Tirando contingencial sobrou as outras quatro.
-
Departamentalização : Consiste em dividir e integrar o trabalho por meio de uma estrutura previamente definida.
São elas:
Departamentalização: Funcional - por produto - por cliente - geográfica ou territorial - por processo.
Não vou explicar cada um porque meus colegas já explicaram.
GABA "a"
-
GABARITO A
A questão está perguntando "quais desses são critérios de departamentalização?"
Exclui-se contingencial que é uma aborgadem da TGA.
-
LETRA A
LEMBRANDO QUE A ESTRUTURA POR PRODUTO/SERVIÇO, CLIENTE, GEOGRÁFICA E PROCESSOS SÃO ESPÉCIES DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO DIVISIONAL.
FONTE: PROFESSOR RAFAEL BARBOSA. BONS ESTUDOS!!!!
-
Departamentalização contingencial non ecziste!
-
GABARITO: LETRA A
Tipos de Departamentalização
Como estamos falando sobre divisão do trabalho por tipos de especialização, fica óbvio que cada empresa pode ter uma forma de departamentalizar diferente de acordo com a sua realidade.
Por Função
Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.
Por Clientes
Quando uma empresa conhece tão bem os seus clientes que se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público, ela provavelmente vai utilizar a departamentalização por clientes.
Por Processos
Nesse caso, a maior preocupação para a organização de setores na empresa vai ser no processo de produção.
Por Produtos ou Serviços
Esse tipo de departamentalização é similar à abordagem por clientes, já que a empresa se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas. A única diferença é que nesse caso, ao invés do foco ser um tipo de cliente, o foco passa a ser nos tipos de produtos oferecidos pela empresa.
Matricial
Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos, por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica.
Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.
Geográfica ou Territorial
Como o próprio nome já diz, a abordagem territorial vai dividir a empresa de acordo com os locais onde ela atua. Ela é muito comum em empresas que possuem filiais em áreas ou regiões diferentes. Nesses casos, apesar de possuírem áreas unificadas, o foco é em prestar atenção nas características de cada região.
Essa abordagem é especialmente positiva para não errar na alocação de produtos em regiões onde ele não tem aderência e propagandas mais direcionadas ao comportamento local.
Por Projetos
Na departamentalização por projetos, os colaboradores vão receber atribuições temporárias dentro de projetos. Isso ocorre, porque como você bem sabe um projeto tem início, meio e fim. Assim, as funções só vão existir enquanto o projeto existir.
FONTE: QC
-