SóProvas


ID
2793070
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma paciente de 45 anos realizou o exame de Urografia Excretora. Após o término do exame o técnico de enfermagem deve orientá-la a

Alternativas
Comentários
  • ingerir maior quantidade de líquidos, para aumentar o volume urinário e facilitar a eliminação do contraste, desde que não haja contraindicação.

  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Cuidados de Enfermagem.

    O exame de Urografia Excretora é uma avaliação radiológica que serve para estudo da função da excreção urinária e que faz uso de contraste iodado. O uso de contrastes pode causar diversas reações, sedo as mais comuns segundo Marcelino, et al (2019).

    Reações Imediatas: prurido e urticária; angioedema; eritema, náuseas, diarréia, dor abdominal, rinite, rouquidão, tosse, dispnéia / broncoespasmos / edema laríngeo, hipotensão taquicardia / arritmia; choque cardiovascular, parada respiratória.

    Reações tardias: exantema cutâneo, prurido e urticária, angioedema; eritema multiforme menor; eritema fixo; síndrome de Stevens-johnson; necrose epidérmica tóxica, vasculite cutânea, SDIRIFE, DRESS, sintomas gastrointestinais, dentre outras.

    Sabemos que existem cuidados de Enfermagem que são primordiais para a manutenção da função renal após realização desse exame. Pensando nisso, vamos avaliar as alternativas:

    A) INCORRETO. Geralmente os contrastes iodados não causam alterações nas fezes; mas caso ocorra, as fezes ficam escurecidas, liquidas.

    B) INCORRETO. Aumentar ingesta de líquido, para reduzir complicações renais.

    C) CORRETO. Ingerir maior quantidade de líquidos, para aumentar o volume urinário e facilitar a eliminação do contraste, desde que não haja contra-indicação.

    D) INCORRETO. Não há indicação de repouso no leito para facilitar a absorção do contraste pelo organismo, o que deve ocorrer é aumento da ingesta hídrica para facilitar eliminação e evitar toxicidade por administração do mesmo.

    E) INCORRETO. Manter cuidados de higiene com o vaso sanitário de uso da pessoa. Reforço que o contraste iodado não é radioativo.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Referencia: MARCELINO, João et al. Reações adversas a meios de contraste iodados. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.9-20.