SóProvas


ID
27931
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No início da atual década houve uma mudança importante no mercado financeiro do Brasil: a criação de um "novo SPB" (Sistema de Pagamentos Brasileiro). Um objetivo primordial dessa mudança foi

Alternativas
Comentários
  • O novo sistema de pagamento implantado foi a TED (transferência eletrônica disponível).
    Foi implantado em 2002 pelo BC, para dar mais agilidade e segurança ao sitema de pagamentos, já que os bancos precisam ter as quantias disponíveis no momento da transferência.
    "O Banco Central (BC) e o sistema bancário têm boas razões para reestruturar o SPB: reduzir significativamente riscos e manter o sistema financeiro nacional entre os mais modernos do mundo – seguro, eficiente, ágil e transparente", do site do BC.

    Bons estudos! :)
  • Cabe ressaltar que o resultado da medida foi compartilhamento de riscos entre o BACEN e as intituições fianceiras. A seguir esta parte de reportagem em que o presidente do BACEN, Tombini, fala da comemoração de 10 anos do SPB:

    De acordo com o presidente do BC, a reforma do SPB deu mais agilidade ao sistema porque, antes, a liquidação de operações interbancárias era feita de forma defasada e era possível a ocorrência de saques descobertos nas contas de reservas bancárias. “O SPB deu uma base legal, robusta para a compensação multilateral, bem como a exclusão das obrigações assumidas por instituições financeiras no âmbito das câmaras de compensação. Isso deu mais uma tranquilidade para o BC, que mostra que, mesmo em situações extremas, a infraestrutura do mercado continua funcionando”. Fonte: http://www.jcom.com.br/noticia/140503/Tombini_diz_que_Sistema_de_Pagamentos_Brasileiro_permitiu_fortalecimento_do_sistema_financeiro

  • a- o objetivo da modernização do SBP não foi a garantia do BACEN em operações financeiras, o BACEN contribui para a solvência das instituições financeiras nas operações de redesconto por exemplo, quando empresta dinheiro em casos de falta de liquidez, mas nunca garantir, e sim regulamentar e fiscalizar o bom funcionamento do sistema financeiro nacional.

    b- no novo SPB, uma operação só é realizada se há saldo na conta do banco em questão. Esta alternativa fala em eliminar mecanismos de garantia, estes mecanismos existem até hoje e fazem parte do gerenciamento de riscos, principalmente risco de crédito. Os limites operacionais e garantias contribuem para que um banco não empreste acima de sua capacidade.

    c- alavancagem significa utilização de recursos de terceiros para aumentar rentabilidade, ou seja, endividamento presente para obter retorno futuro. Os limites nos graus de alavancagem das IFs do sistema financeiro nacional são oriundos do acordo de basiléia, com modificações, porém extremamente necessários para que um banco não alavanque mais que o devido. Na verdade os graus de alavancagem tendem a diminuir com a gradativa implantação do basileia III, e não está diretamente relacionado ao SBP.

    d- correta. Caso uma instituição financeira quebre, o ônus é de toda população e principalmente da entidade fiscalizadora e normatizadora que é o BACEN, que vai ter de assumir a bronca e evitar um risco sistêmico. O SBP tem condições de diminuir os riscos e  autoregular o mercado.

    e- as operações são realizadas em tempo real, o sistema de compensação é contínuo porém exatamente por diferença dos recebimentos e pagamentos, ou seja, em caráter irrevogável e incondicional.


    http://www.bcb.gov.br/?SPBINTROD
  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Amanda Aires

    O novo SPB passou a oferecer uma nova opção para transferência de recursos de um banco para outro denominada Transferência Eletrônica Disponível  - TED. Utilizando a TED o valor é creditado na conta do favorecido e fica disponível para uso assim que o banco destinatário receber a mensagem de transferência. 

     

    O intuito foi reduzir prejuízos gerados com DOCs e Cheques, que, por exemplo, havia o risco de devolução do cheque por falta de fundos.