SóProvas


ID
279325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de administração financeira,
de recursos humanos e de material.

A gestão das competências é um referencial que busca integrar o conceito de competência individual ao conceito de competência organizacional, apresentando-se como abordagem alternativa às metodologias tradicionais de administração de recursos humanos.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi onde está o erro desta questão!

    Primeira parte de questão: A gestão das competências é um referencial que busca integrar o conceito de competência individual ao conceito de competência organizacional

    4. A função da área de gestão de pessoas: Atribuições básicas e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais.
    Estudaremos, agora, a função da área de gestão de pessoas.
    4.1 Atribuições básicas e objetivos
    Como vimos no último tópico, a área de gestão de pessoas é uma das áreas fundamentais de qualquer organização. Toda
    empresa precisa se organizar de alguma maneira, seja de forma rudimentar, seja seguindo as práticas mais modernas, para
    gerenciar a vida funcional de seus colaboradores.
    As funções exercidas na área de gestão de pessoas envolvem processos que vão desde a atração de pessoas para a empresa
    até o seu desligamento. Para Maximiano, a área de gestão de pessoas tem como objetivos encontrar, atrair e manter as
    pessoas de que a organização necessita. Em uma visão mais moderna podemos dizer que o grande objetivo da área é alinhar as práticas de gestão de pessoas às estratégias
    Fonte: Ponto


    Segunda parte da questão: "...apresentando-se como abordagem alternativa às metodologias tradicionais de administração de recursos humanos."
    Bom, não existem outras formas de administrar os recursos humanos?
  •  resposta: certo

    A nova abordagem dada a qualificação para o posto de trabalho.

    Na abordagem de gestão de competência, a competência individual surge com o ‘’intuito’’ de substituir o tradicional conceito de qualificação para o posto de trabalho. Sendo assim, a gestão de competência é um referencial que tem como alvo integrar o conceito de competência individual ao conceito de competência organizacional.
  • Entendi que a questão fala o seguinte: a gestão de competência é uma metodologia alternativa em relação ao modelo tradicional. O que de fato está correto. Trata-se mais de interpretação.
  • Eu tenho uma raiva dessas questões de Gestão de Pessos, elas são muito subjetivas.
  • Concordo com o Francisco Higo. 

    Aqui vai uma questão que ajuda a resolver:

    (Esaf/CVM/Analista de Recursos Humanos/2010 – Adaptada) A gestão por competências figura como um dos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações; propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as atividades necessárias à consecução de seus objetivos.


    Gabarito: errado. A gestão por competências é uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionais.


    Portanto

    Gabarito: Certo


  • Uma coisa que aprendi é

     

    Se a materia for G. de Pessoas e ainda por cima de C/E ----> MARQUE TODAS COMO CERTA!

    As que você errar, 99,9 % também errou! kk

     

  • Essa foi a questão menos estranha sobre o assunto.

  • GAB. CERTO

     

    Concordo com os colegas sobre as questões de GP no Cespe. A maoria delas são muito subjetivas e não tem contexto, o que dificulta na interpretação e por consequência na resposta. Porém temos a missão de ser aprovado e tomar posse, logo temos que ''dançar conforme a música''.

     

    Agora vamos a questão. 

     

    Na minha opinião quanto ela (questão) diz ''A gestão das competências '' está se referindo aos conceitos de Gestão DE Competências e Gestão POR Competências, que são coisas diferentes.

    E quando a questão diz ''é um referencial que busca integrar o conceito de competência individual (gestão DE competências) ao conceito de competência organizacional (gestão POR competências)'' está se referindo a estes conceitos abaixo. Veja:

     

    De acordo com Hugo Pena Brandão e Guimarães os termos gestão de competências e gestão por competências são diferentes.

     

    GESTÃO DE COMPETÊNCIAS => forma como a organização planeja, organiza, desenvolve, acompanha e avalia as competÊncias necessárias ao seu negócio.

     

    GESTÃO POR COMPETÊNCIAS => a organização divide o trabalho das equipes segundo as competências.

     

    A gestão de competências pode incluir, ou não, a gestão por competências.

    ATENÇÃO =>  gestão de competências (GÊNERO) e a gestão por competências (ESPÉCIE), ou seja, a gestão por competências é um dos modelos de gestão de competências.

     

    Para finalizar a última parte da questão '' apresentando-se como abordagem alternativa às metodologias tradicionais de administração de recursos humanos.''

     

    Para Brandão e Bahry (2005) a gestão por competências tem sido utilizada como modelo gerencial alternativo aos instrumentos tradicionalmente utilizados pelas organizações, tendo a capacidade de ser utilizado de forma estratégica pelas organizações, por meio do gerenciamento dos gaps ou das lacunas de competências, que se refere à diferença entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e às competências já disponíveis na organização. Para identificação e eliminação das lacunas de competências, é necessário realizar o mapeamento de competências.

     

    O comentário ficou grande mas tentei sintetizar um pouco do meu entendimento sobre a questão, espero que ajude!

    Qualquer posição contrária pode me mandar uma mensagem.

     

    Bons estudos

  • GESTÃO DE COMPETÊNCIAS (GÊNERO) DIZ RESPEITO À FORMA COMO A ORGANIZAÇÃO PLANEJA, ORGANIZA, DESENVOLVE, ACOMPANHA E AVALIA AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO SEU NEGÓCIO.


    CESPE: "Refere-se ao conjunto de mecanismos utilizados para gerir as competências dos servidores." (CERTO)


    A GESTÃO DE COMPETÊNCIAS APRESENTA UM CONCEITO QUE ENGLOBA O PROCESSO COMO UM TODO, OU SEJA, TODAS AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA O PROCESSO.

     

    "apresentando-se como abordagem alternativa às metodologias tradicionais de administração de recursos humanos." OU SEJA, A GESTÃO DE COMPETÊNCIAS, QUANDO SURGIU, FOI VISTA COMO UMA ALTERNATIVA PARA AS METODOLOGIAS TRADICIONAIS APLICADAS À ÉPOCA.

     

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • CERTO.

     

    A gestão por competências tem sido utilizada como modelo gerencial alternativo aos instrumentos tradicionalmente utilizados pelas organizações, tendo a capacidade de ser utilizado de forma estratégica por elas, por meio de gerenciamento dos gaps ou das lacunas de competências, que se refere à diferença entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e às competências já disponíveis na organização.

     

    Ribas.

  • Certo.

    A gestão por competência surge como uma resposta aos novos desafios da era do conhecimento e da globalização. Em sincronia com a visão estratégica das organizações, a gestão por competência pretende criar meios que possibilite o comprometimento dos indivíduos e grupos com os objetivos da organização, ao mesmo tempo em que desenvolve e mantem sua vantagem competitiva diante da concorrência. Assim, adquire importância fundamental nas organizações uma vez que desempenha o papel de atrair, desenvolver e manter competências que gerem recursos humanos que realizem os objetivos organizacionais. Atributos como agilidade, flexibilidade, formação generalista, capacidade de lidar com a diversidade, inteligência prática, maturidade emocional, autodesenvolvimento, proatividade, têm sido cada vez mais valorizados e desenvolvidos nos indivíduos com o objetivo de atender as necessidades das organizações na solução de problemas e na inovação.

    A gestão por competências é sistema gerencial que busca impulsionar os colaboradores na competência profissional, acrescentando capacidades e aumentando as já existentes. Competências são aqui entendidas como as capacidades, os conhecimentos e as características pessoais que distinguem os profissionais de alto desempenho daqueles de desempenho regular em determinada função. É através do mapeamento de competências que a organização poderá definir gráficos de substituição, ou seja, identificar um estado potencial para substituição na estrutura de cargos gerenciais, pois é um sistema que identifica a lacuna existente entre as competências já disponíveis na organização e aquelas necessárias para o alcance do desempenho esperado.

    As competências profissionais são reveladas quando o INDIVÍDUO (as pessoas), diante das situações com as quais se defronta no contexto de mercado, serve de elo entre os atributos individuais e a estratégia da organização.

    O mapeamento de competências origina tanto lacunas de aprendizagem a serem desenvolvidas como insumos para a realização de avaliações de desempenho nas organizações, o que representa uma tendência da gestão de pessoas no setor público.

  • A gestão por competências nada mais é do que uma evolução do que se estudou na escola humanística.

     

    A expressão competência, em seu sentido mais simples, diz respeito à capacidade de realizar determinado trabalho, por meio da mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes.

     

    No contexto organizacional, as competências ligam condutas individuais às estratégias da organização.

     

    Segundo Fleury e Fleury (2004) – a competência é um termo que se origina no ajuste entre recursos internos da organização (inside-out de dentro para fora) e a estratégia (outside-in de fora para dentro).

     

    by neto..

  • Melhor comentário