Pesquisando na internet encontrei o seguinte artigo que explica sobre esse metodo de pontos.
Este é o método mais usado para a avaliação de cargos, pois fornece bons resultados sem despesas ou esforços excessivos.
Avalia-os por meio de padrões, ou seja, fatores comuns a todos os cargos, como no processo de
comparação de fatores. No método de pontos, porém, os cargos recebem pontos na proporção em que neles existam os fatores
escolhidos pela comissão. Somam-se os resultados de várias medidas, em pontos, chegando-se a um valor quantitativo para cada cargo,
que será convertido em cruzeiros. (pois é cruzeiro, a coisa é antiga pra caramba)
Gab: A
Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901970000300001
Gabarito A.
Métodos de avaliação de cargos (alguns):
Método do escalonamento (job ranking): Método que dispõe os cargos em uma relação (crescente ou decrescente), de acordo com determinado critério de comparação. É um método simples e rudimentar, não exigindo muitos detalhes na análise.
Método das categorias predeterminadas (job classification): Variação do método de escalonamento. Realiza a divisão em conjuntos de cargos com características comuns, para posterior aplicação do escalonamento simples.
Método da comparação de fatores (fator comparison): Compara os cargos por meio de fatores de avaliação, tais como requisitos mentais, habilidades requeridas, requisitos físicos, responsabilidades e condições de trabalho.
Método de avaliação por pontos (point rating): Método mais completo e mais utilizado nas empresas. Compara os cargos quantitativamente, por meio de fatores de avaliação. Para tanto, pontos são atribuídos para cada elemento do cargo e depois são contados. A classificação ocorre de forma decrescente, após a soma das pontuações.
Gestão de pessoas para concursos - Andreia Ribas e Cassiano Salim