SóProvas


ID
2794510
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.


Tratava-se de um entramado de varas, cipós ou bambus, constituindo um estrado vertical, engastado na estrutura autônoma coberta por uma mistura de barro, água e fibras vegetais amassados, por ambos os lados da parede.”


O fragmento apresenta detalhes da técnica construtiva denominada

Alternativas
Comentários
  • Taipa de Pilão

    A técnica consiste em comprimir a terra em formas de madeira no formato de uma grande caixa, onde o barro socado é disposto em camadas de aproximadamente quinze centímetros de altura. Eles são socadas e quando atinge mais da metade da altura recebe, transversalmente, pequenos paus roliços envolvidos em folhas, geralmente de bananeiras, produzindo orifícios cilíndricos para o formato de novas paredes.

    Essa técnica é usada para formar as paredes externas e as internas, estruturais, sobrecarregadas com pavimento superior ou com madeiramento do telha

  • LETRA E

    Taipa de mão

    Entrelaçamento de madeiras verticais fixadas no solo, com vigas horizontais, geralmente de bambu amarradas entre si por cipós, dando origem a um painel perfurado que, após preenchido com o barro, transforma-se em uma parede. A técnica foi muito usada no período colonial.

  • A taipa de mão é o preenchimento manual de barro nas tramas de bambu/madeira, e a taipa de pilão é outra técnica de construção com barro bem parecida, porém realizada por meio de formas de madeira preenchidas com barro.

    Estuque é um tipo de argamassa, de gesso e cal que era usada em ornamentação.

  • Cantarias: pedra talhada p/ colocação em obra OU ofício ou arte de talhar pedras/rochas brutas p/ constituir sólidos geométricos de variável complexidade, p/ uso em obras/construções civis.