SóProvas


ID
2794597
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um arquiteto foi incumbido de realizar o serviço de consolidação estrutural de um patrimônio edificado.


Antes de realizar este serviço, ele deverá

Alternativas
Comentários
  • B) colocar pequenos selos de gesso de modo transversal para saber se as lesões estão estacionadas.

    Se as lesões não estiverem estacionadas, o gesso vai apresentar fissuras.

  • SIGNIFICADO DE CONSOLIDAÇÃO

    É o processo de moldagem do concreto nas fôrmas e em torno das peças embutidas com o objetivo de expulsar os bolsões de ar retidos.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Livro 03

    CONSERVAÇÃO E RESTAURO Arquitetura

    Organização: Márcia Braga

    4.2. SISTEMA ESTRUTURAL

    Os dados apresentados a seguir estão de acordo com o Manual de Conservação Preventiva para Edificações editado pelo IPHAN (1999).

    Antes de se iniciar qualquer serviço de consolidação estrutural é necessário colocar pequenos selos (testemunhas) de gesso, vidro ou papel fino, aplicados de modo transversal às fissuras, para saber se as lesões estão estacionadas. Deve-se colocar a data de colocação das testemunhas ao lado para se verificar a rapidez de deslocamento das lesões. 

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Manual de Conservação Preventiva para Edificações -IPHAN/1999

    FICHA DE APLICAÇÃO DE TÉCNICA TPE06

    Técnica: Consolidação

    Princípio: A consolidação tem como objetivo restituir ao material a coesão interna, evitando que este se desagregue. Consiste basicamente, na impregnação da pedra com produtos químicos que melhorem a sua coesão e a protejam dos ataques do meio ambiente. Os consolidantes podem ser inorgânicos ou orgânicos. Os consolidantes inorgânicos contêm em solução substâncias que se precipitam no interior dos poros da pedra, formando compostos insolúveis que estabelecem ligações entre os grãos do material aumentando a coesão. Os consolidantes orgânicos são polímeros introduzidos na pedra sob a forma líquida, que polimerizam no interior dos poros criando ligações que reestabelecem a coesão do material. A consolidação é, geralmente, feita por impregnação, para que o produto consolidante penetre no material até uma profundidade adequada. Em casos de peças pequenas a impregnação pode ser feita a vácuo. Em edificações, várias técnicas têm sido usadas, desde aplicação a pincel até a pulverização. A mais comum, no entanto, é aplicada revestindo o trecho de pedra a limpar, com folhas de papel absorvente, seguras por colagem leve. O papel é mantido constantemente embebido no produto consolidante, mergulhando-se a sua parte superior num recipiente com o produto e utilizando um outro recipiente para recolher o excesso. A evaporação é evitada recobrindo-se a superfície em tratamento com folhas de plástico. 

    GABARITO: B

  • "Antes de se iniciar qualquer serviço de consolidação estrutural é necessário colocar pequenos selos (testemunhas) de gesso, vidro ou papel fino, aplicados de modo transversal às fissuras, para saber se as lesões estão estacionadas"