SóProvas


ID
2794894
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Na dinâmica seletiva para formar a parte da massa documental que apresente valores, o arquivista atribui valor a um documento.

Quando o arquivista vê no documento uma utilidade diferente daquela para a qual foi originalmente produzido, trata-se do valor

Alternativas
Comentários
  •  

    Arquivo Corrente: Valor primário ( relacionados a uma maior frecuência de utilização ou consulta, valor administrativo)

     

    Arquivo Intermediário: Valor primário ( poderão ser consultados e utilizados de modo esporádico, já cumpriram os seus principais objetivos na idade corrente junto a administração)

     

    Arquivo Permanente: Valor secundário ( Apresentam um valor histórico, cultural, provatório, consulta,  uma  utilidade diferente daquela para a qual foi originalmente produzido).

     

    Gabarito letra: B

     

    Bons estudos.

     

  • 7. Valor primário e valor secundário dos documentos
    • valor primário (ou imediato, ou administrativo) – uso dos documentos pelo órgão de origem (produtor), baseando-se nos fins de sua criação.
    • valor secundário (ou permanente, ou de arquivo, ou mediato) – uso dos documentos pelo órgão produtor e por terceiros, baseando-se em fins diversos daqueles para os quais eles foram gerados. O documento é utilizado como fonte de pesquisa e informação.
    Comentário:
    Os documentos relacionados à origem e aos objetivos da instituição possuem valor secundário e, na terceira fase do ciclo vital, são de guarda permanente.
    Obs.: No capítulo referente à avaliação e destinação de documentos, voltaremos a falar sobre a valoração dos documentos.

    Dica de prova:

    As bancas organizadoras dos vários concursos públicos costumam elaborar questões mencionando os termos “valor primário e/ou secundário” dos documentos. Já sabemos que os documentos que estão nos arquivos correntes e intermediários possuem valor primário e os que estão nos arquivos permanentes possuem valor secundário. Portanto, concursandos, caso caia valor primário – pensem imediatamente nas duas primeiras idades. Se cair valor secundário – associem no ato aos arquivos de 3a idade (vide esquema mnemônico no 4, abaixo):

    Esquema mnemônico no 4

    arquivo corrente – valor primário

    arquivo intermediário – valor primário

    arquivo permanente – valor secundário

  • Gabarito: B

  • a utilidade inicial do documento é chamada de valor primário. Quando o documento cumpre as razões pelas quais foi criado, ou seja, perde o seu valor primário, ele pode adquirir ou não o valor secundário, que é a resposta da questão.

    Resposta: D

  • GABARITO: LETRA B

    Valor primário e valor secundário dos documentos:

    valor primário (ou imediato, ou administrativo) – uso dos documentos pelo órgão de origem (produtor), baseando-se nos fins de sua criação.

    valor secundário (ou permanente, ou de arquivo, ou mediato) – uso dos documentos pelo órgão produtor e por terceiros, baseando-se em fins diversos daqueles para os quais eles foram gerados. O documento é utilizado como fonte de pesquisa e informação.

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Os documentos arquivísticos são produzidos com fins administrativos, fiscais e legais. Esses fins compõem o seu valor primário. Podemos encontrar esses documentos nos arquivos correntes e intermediários, pois nessas duas fases os documentos ainda estão servindo à administração.

    Após o cumprimento dos prazos definidos pela tabela de temporalidade nos arquivos correntes e intermediários, os documentos  recebem a sua destinação final, que pode ser a eliminação ou o recolhimento para a guarda permanente.

    Caso os documentos tenham servido à administração e não possuam nenhum valor adicional, serão eliminados. Entretanto, caso os documentos tenham cumprido as razões pelas quais foram criados e adquiram características históricas, culturais, probatórias ou informativas, deverão ser recolhidos para os arquivos permanentes, pois possuem valor secundário.

    Então, os documentos nascem com valor primário, mas podem vir a adquirir um valor secundário, a depender de suas características. 

    a) O fato de o documento ter característica probatória é uma das possibilidades do documento possuir valor secundário. O documento ainda pode ser histórico, cultural e informativo. Portanto, não é uma alternativa suficiente. Errada.

    b) O valor secundário é adquirido pelo documento que cumpriu as funções pelas quais foi criado e, após o tempo correto, deve ser recolhido para o arquivo permanente, por possui características históricas, culturais, probatórias ou informativas. Certa.

    c) O valor primário é encontrado nos documentos que ainda estão servindo à administração. Errada.

    d) Não é uma característica inerente aos valores arquivísticos. Errada.

    e) Não é uma característica inerente aos valores arquivísticos. Errada.

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • VALOR DO ARQUIVO:

    Primario ou Secundario!

    Primario: ainda tem utilidade, ainda tem valor inicial ao qual foi produzido (corrente e intermediario)

    Secundario: ja perdeu o valor originario, serve so como historico, cultural, etc (permanente)