-
gab D
-
Gab. D
Princípio da Proveniência (Respeito aos Fundos): Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
-
Gabarito: D
Alguns autores (Rousseau e Couture) consideram que o Princípio da Proveniência possui 2 vertentes.
A primeira relaciona-se ao princípio da proveniência propriamente dito, o qual faz a delimitação externa do fundo, ou seja, a estrutura produtora.
A segunda vertente relaciona-se ao princípio da ordem interna, o qual abrange a estrutura interna dada pelo produtor.
Fonte: Rousseau & Couture. Os Fundamentos da Disciplina Arquivística
-
GAB. D
se é relativo ao Princípio de Proveniência, associa diretamente a Estrutura Produtora.
-
O Princípio da Proveniência preconiza que os documentos produzidos por uma instituição devem ficar junto a ela, não podendo ser misturados com documentos de outras instituições.
Nesse sentido, a questão quer saber qual das alternativas engloba um fator importante durante o processamento técnico arquivístico levando em consideração que o princípio da proveniência é aplicado.
a) O valor probatório é uma característica dos documentos pertencentes ao arquivo permanente e não é um fator importante em relação ao princípio da proveniência. Errada.
b) A existência jurídica é importante para se identificar um fundo de arquivo. Entretanto, aqui já se sabe que há um fundo de arquivo, pois há uma instituição. Errada.
c) O volume do acervo é irrelevante diante do princípio da proveniência. Errada.
d) A estrutura produtora é importante diante do princípio da proveniência, pois é ela quem vai dizer se todos os documentos realmente pertencem aquele fundo, respeitando o princípio. Certa.
e) Natureza do suporte, ou suporte documental, melhor dizendo, é irrelevante diante do princípio da proveniência, pois ele é aplicado independente do suporte. Errada.
Gabarito do Professor: Letra D.
-
Uma questão que pode ajudar
Q783342 Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: TJ-AM Prova: FGV - 2013 - TJ-AM - Analista Judiciário - Arquivologia
Os elementos norteadores do procedimento de arranjo são considerados como sendo “a classificação dos documentos no âmbito dos arquivos permanentes”. Assinale a alternativa que os indica.
B) a estrutura e o funcionamento da administração.