-
Essa questão trata do ciclo vital dos documentos. Para compreender melhor o ciclo vital, é preciso compreender que os documentos podem possuir dois valores distintos: o valor primário e o valor secundário.
O valor primário é o valor inicial dos documentos. Todo documento nasce com valor primário. É o valor administrativo, fiscal e legal (jurídico): a razão de existir do documento. O documento com este valor está cumprindo os propósitos administrativos para os quais foram criados.
Com o tempo, os documentos vão perdendo o seu valor primário, ou seja, vão sendo resolvidos. Quando o valor primário se extingue, o documento pode ter duas destinações: ou ele é eliminado, caso não adquira valor secundário; ou é recolhido à fase permanente (quando adquiriu valor secundário: valor histórico)
Os documentos com valor primário são aqueles que estão nas fases corrente e intermediária do ciclo vital dos documentos. A grande diferença é que, na fase corrente, o uso dos documentos é frequente e o seu valor primário é alto. Na fase intermediária, conforme disse a questão, o uso dos documentos é menos frequente e o seu valor primário é baixo.
Na fase permanente do ciclo, o valor do documento é o valor secundário.
-----
Thiago e Bruna
-
GABARITO - LETRA C
Arquivo Intermediário
-
Gente, muita atenção nas palavras mágicas, mesmo que você não tenha certeza, veja que ele fala em
POUCO FREQUENTE ou seja ARQUIVO INTERMEDIÁRIO.
-
Entendo que as alternativas "A" e "C" estão corretas.
DBTA
Arquivo Intermediário
1. Conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco freqüente, que aguarda destinação.
2. Arquivo responsável pelo arquivo intermediário. Também chamado pré-arquivo.
3. Depósito de arquivos intermediários.
-
Concordo com o Oscar Masato. A e C estão corretas.
Vejam como as três idades são citadas em meu livro(Arquivologia, do George Melo Rodrigues): arquivo corrente(1 idade ou setorial); arquivo intermediário(2 idade ou pré-arquivo) e arquivo permanente(3 idade ou histórico).
-
Gabarito: C
-
é a mesma sacada da questão anterior! Separe os pontos mais fáceis para fazer a identificação.
· -> documentos com uso pouco frequente = arquivo intermediário
· -> aguardando pelo cumprimento do valor primário = arquivo intermediário
Resposta: C
-
GABARITO: LETRA C
Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
Resposta: Arquivo intermediário
-
Teoria das Três Idades:
1 - Arquivo de primeira idade ou corrente: constituído de documentos com valor primário em curso ou consultado frequentemente;
2 - Arquivos de segunda idade ou intermediários: constituído de documentos que deixaram de ser frequentemente consultados; pouco frequente
3 - Arquivos de terceira idade ou permanente: constituído de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa, mas são conservados em razão de seu valor histórico.
-
Duas respostas, fui no pré arquivo. Se vier assim na prova?
-
Gab. C
Tbm concordo com os colegas de que na questão tem 2 alternativas corretas !
A unidade arquivística responsável pelo processamento técnico de documentos com uso pouco frequente, aguardando pelo cumprimento do valor primário estabelecido pelo instrumento de avaliação, no âmbito da gestão de documentos, é denominada
A
pré-arquivo.
Tbm chamado de arq. intermediário
B
arquivo setorial.
localização de arq. no setor produtor
C
arquivo intermediário.
Com menor uso comparado ao setor corrente
D
arquivo central.
Todos os arqs. são levados a um único setor resp. por guarda
E
serviço de arquivo.