SóProvas


ID
2795104
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à 23ª edição da Classificação Decimal de Dewey, analise as afirmativas a seguir.


I. Classificar uma obra exige a determinação do assunto, do foco disciplinar e, conforme o caso, da abordagem ou forma.

II. A hierarquia estrutural significa que todos os tópicos, com exceção das dez classes principais, são subordinados aos tópicos mais gerais acima deles e constituem parte integrante destes.

III. A regra de três preconiza que as obras sobre três ou mais assuntos, que sejam subdivisões de um assunto mais geral, devem ser classificadas no primeiro número mais elevado que inclua a todos, a menos que um dos assuntos seja mais abordado do que os outros.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O princípio norteador da CDD determina que um documento deva ser classificado na disciplina a que se destina, e não na disciplina da qual o trabalho deriva. Depois de definir o assunto, o classificador deve selecionar a disciplina apropriada ou campo de estudo do trabalho.

    A hierarquia estrutural significa que todos os tópicos (exceto os das classes principais) são parte do tópico acima deles. O corolário da força hierárquica é: o que se aplica ao todo também se aplica às partes.

    Classifique um documento com três ou mais assuntos que são subdivisões de um mesmo assunto no primeiro número geral que inclua todos eles (a menos que um dos assuntos seja tratado com mais profundidade do que os outros, aí será por ele a classificação). Essa regra é chamada a “regra de três”

  • A questão cobra do candidato o conhecimento de conhecimentos genéricos sobre as regras de uso da Classificação Decimal de Dewey e suas funcionalidades.

    A leitura atenta de cada uma das assertivas é suficiente para o candidato resolver esta questão. Abaixo, iremos identificar cada uma das características expressas nas assertivas.

    I. Esta assertiva fala de um dos princípios que norteiam a prática da classificação na CDD que é direcionada às necessidades do usuário. Uma mesma obra pode ser classificada de forma diferente em unidades de informação diferentes de acordo com sua função e seus usuários. Logo, a classificação deve considerar cada uma destas características da obra para garantir que obras de origens disciplinares diferentes mas que vão ser usadas em conjunto, sejam encontradas na mesma classificação ou em notações próximas. Por exemplo, um texto geral de um economista sobre as finanças de clubes de futebol pode ser classificado na notação de futebol em uma unidade de informação voltada para o esporte.  CORRETA.

    II. Esta característica estabelece as relações de todo-parte existentes entre os números. Por exemplo, as notações “750 Pintura" e “780 Música" estão dentro da classe “700 Artes". CORRETA.

    III. Esta característica também indica as relações de todo-parte da CDD. Se os assuntos compreendem um mesmo campo específico, entende-se que estes estão conectados por uma mesma raiz. Logo, para  garantir a síntese da classificação Por exemplo, um livro que trate da Geografia do Brasil (918.1), da Argentina (918.2) e do Uruguai (918.95) será classificado em Geografia da América do Sul (918). CORRETA.

    Uma dica para resolver mais rápido esse tipo de questão é ler primeiro as alternativas buscando quais assertivas aparecem menos vezes e começar a verificação das assertivas por ela. Neste caso, a assertiva III é aquela que aparece menos vezes na alternativa (C e E). Confirmamos que a assertiva III esta correta, logo, só uma destas duas alternativas está correta. A partir daí, se o candidato identificar que, por exemplo, a assertiva II está correta, a única escolha possível será a assertiva E. Em uma prova longa em que o candidato tem pouco tempo para a resolução das questões, esse tipo de técnica pode favorecer uma resolução rápida da questão.

    Gabarito do Professor: Resposta E
  • 4.11 A hierarquia estrutural [structural hierarchy] significa que todos os tópicos (excetuadas as dez classes principais) são subordinados aos tópicos mais gerais acima deles e constituem parte integrante destes. Também se confirma o corolário: tudo o que é válido em relação ao todo é válido em relação às partes. Esse importante conceito é às vezes chamado de força hierárquica [hierarchical force].

    5.1 Classificar uma obra com a CDD exige a determinação do assunto, do foco disciplinar e, conforme o caso, da abordagem ou forma.

    5.7 (D) Classifique as obras sobre três ou mais assuntos, todos os quais sejam subdivisões de um assunto mais geral, no primeiro número mais elevado que inclua a todos (a menos que um dos assuntos seja mais plenamente abordado do que os outros). Chama-se a isto regra de três [rule of three].

    Introdução à CDD.