SóProvas


ID
2795149
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Assinale a opção que indica o periódico que chegou a ser um dos mais importantes da imprensa brasileira no século XX, mas que nos anos 30, quando passou por uma reformulação na qual foram priorizados os anúncios, tornou-se conhecido como o “jornal das cozinheiras”.

Alternativas
Comentários
  • Vale a pena a leitura: História do Jornal do Brasil: concepção e trajetória até a primeira metade do século XX. https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/REVISTA%20ILUSTRADA.pdf

  • Jornal do Brasil - "Jornal das cozinheiras" (1930-1959)

    Já na década de 1930, o jornal sofria com a censura e com problemas econômicos. Em 1934, Pereira Carneiro nomeou José Pires do Rio como diretor-tesoureiro, e este promoveu uma série de reestruturações que fizeram o Jornal do Brasil dar menos enfoque ao conteúdo e mais enfoque aos anúncios, sobretudo aqueles de serviços domésticos, que abarrotavam as páginas levando o jornal a uma queda vertiginosa de qualidade e a ser apelidado de "jornal das cozinheiras". Para não sofrer ainda mais com a censura, principalmente depois do início do Estado Novo em 1937, o Jornal do Brasil teve que apoiar o novo regime, mantendo relações cordiais com o Departamento de Imprensa e Propaganda e apoiando as reformas trabalhistas e econômicas do presidente.

    Essa foi a fase de menor prestígio da história do jornal, que teve que se alinhar com os políticos governistas para se manter, tal como aconteceu nos seus primeiros anos de existência. O Jornal do Brasil perdeu também algumas de suas características marcantes, como as ilustrações, que foram substituídas pelas fotografias, e diminuiu seu papel de grande noticioso do país. Na década de 1950, o conde Pereira Carneiro se afasta do jornal por conta da sua saúde debilitada, vindo a falecer em 1954. O Jornal do Brasil então passa a ser de propriedade da sua esposa, a condessa Maurina Dunshee de Abranches Pereira Carneiro, que nomeia o seu genro, Nascimento Brito, o novo diretor-executivo do jornal.

    Wikipedia

  • "Com os classificados, o JB conseguiu estabilidade financeira (era o único jornal do Rio a atender esse mercado), mas foi gradativamente perdendo importância como órgão noticioso. Nessa época recebeu o apelido pejorativo de “o jornal das cozinheiras” porque era muito lido por pessoas que buscavam empregos, entre elas as cozinheiras" (LENE, p. 204)

    Fonte: JORNAIS CENTENÁRIOS DO BRASIL. HÉRICA LENE