SóProvas


ID
279562
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No que concerne aos direitos e às garantias fundamentais, julgue os
itens que se seguem.

São brasileiros natos aqueles nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que venham a residir no Brasil e optem, no período máximo de dois anos, pela nacionalidade brasileira.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA!

    SÃO NATOS:
    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que:
     
    1. sejam registrados em repartição brasileira competente; (NÃO PRECISAR OPTAR) OU
    2. venham a residir na República Federativa do Brasil E optem, pela nacionalidade brasileira
                - EM QUALQUER TEMPO,
                - DEPOIS DE ATINGIDA A MAIORIDADE.
  • São brasileiros natos aqueles nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que venham a residir no Brasil e optem, no período máximo de dois anos, pela nacionalidade brasileira.
          
      Constituição Federal de 1988: Art. 12. São brasileiros:
            I - natos:
            a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;
            b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;
            c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 54, de 2007)
  • Segue um mapa mental (clique para ampliar) para revisar o assunto Nacionalidade:

  • SÃO BRASILEIROS:

    OS NASCIDOS NO ESTRANGEIRO, DE PAI OU DE MÃE BRASILEIRA, DESDE QUE VENHAM A RESIDIR NA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E OPTEM, EM QUALQUER TEMPO, PELA NACIONALIDADE BRASILEIRA.

    RESP.= ERRADA

  • ART. 12, I, 'c' da CF
  • 02 ANOS, isso se refere à RADICAÇÃO PRECOCE
    Estrangeiro que vier para o Brasil até os 05 anos de idade, fixando residência, e após a maioridade poderá requerer, ATÉ 02 ANOS após a maioridade, a naturalização, perdendo este direito se não o exercer neste periodo.
  • No que concerne aos direitos e às garantias fundamentais, julgue os
    itens que se seguem.
    São brasileiros natos aqueles nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que venham a residir no Brasil e optem, no período máximo de dois anos, pela nacionalidade brasileira.

                 A questão retrata uma das hipóteses de aquisição da nacionalidade brasileira. Como regra geral prevista no art. 12, I, da CF/88, o Brasil, país de imigração, adotou o critério do ius solis. Essa regra, porém, é ATENUADA em diversas situações, ou "temperada" por outros critérios. como p. ex. ius sanguinis. Lembrar que o art. 12, I traz hipótese taxativa de previsão de aquisição da nacionalidade brasileira.
                Portanto, a questão trata de uma das exceções à regra do critério do ius solis, compreendendo, exatamente, à exceção do ius sanguinis mais opção confirmativa (art. 12, I "c", segunda parte) outra possibilidade de aquisição da nacionalidade brasileira, mantida pela EC n. 54/2007, decorre quando o filho de pai ou mãe brasileiros, que não estejam a serviço do Brasil, vier a residir no Brasil e optar, em qualquer tempodepois de atiginda a maioridade, pela nacionalidade brasileira. Trata-se da chamada nacionalidade potestativa, uma vez que a aquisição depende da exclusiva vontade do filho. 

  • http://3.bp.blogspot.com/-ztmqpw7_HrY/UFoTpYrs18I/AAAAAAAAA0k/d-YdpZ_ff5g/s1600/224.png
  • Brasileiro nato

    Pessoa nascida na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país ou nascida no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil, ou ainda, nascida no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que venha a residir na República Federativa do Brasil e opte, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira. Veja Art. 12 da Constituição Federal.

    (Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/topicos/298169/brasileiro-nato)

  • A questão erra ao mencionar "e optem no período máximo de dois anos, pela nacionalidade brasileira.", veja o conceito de forma correta em outra questão:

    Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Taquigrafia - Específicos Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Direitos da Nacionalidade ; 

    São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.

    GABARITO: CERTA.

  • ... e optem, a qualquer momento, após atingir a maioridade ....

  • São brasileiros natos:

    c- os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na RFB e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.

    (Artigo 12, I, c, CF)

  • optem DEPOIS DE ATINGIDA A MAIORIDADE, nao importa a idade.

  • APÓS a maioridade.

  • A qualquer tempo, depois de atingida a maioridade. 

  • "... em qualquer tempo.."

  •  

    São brasileiros natos aqueles nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que venham a residir no Brasil e optem após os 18 anos pela nacionalidade brasileira. 

  • A questão aborda a temática relacionada aos direitos de nacionalidade. Tendo em vista a disciplina constitucional acerca do assunto, é possível dizer que a assertiva está errada. Conforme a CF/88:

    Art. 12 – “São brasileiros: I - natos: [...] c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira".

    Gabarito do professor: assertiva errada.
  • É A QUALQUER TEMPO, DEPOIS DE ATINGIDA A MAIORIDADE NESTE CASO.

  • ERRADO

    Desde que optem em qualquer tempo, depois de atingir a maioridade.

    (2011/TJ-ES) São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. CERTO 

  • A qualquer tempo.

  • Como que a pessoa com 2 anos de idade vai optar??? Kkkk

  • com 2 anos a pessoa só opta pela chupeta.

  • Depois de atingida a maioridade.

    GAB.: E

  • Errada, não tem esse periodo ai de 2 anos não.

  • A qualquer tempo depois de atingida a maioridade. Que maioridade? Civil ou Penal? PENAL, ou seja, depois de completar 18 anos. Assim, é considerado brasileiro originalmente nato aquele nascido em solo estrangeiro, filho de brasileiros. Porém, esse direito personalíssimo depende de potestatividade do titular, caso contrário carece de eficácia.

  • A Lei de Migração, nos artigos 64, 68, 69 e 70, traz, ainda, duas outras hipóteses de aquisição da nacionalidade brasileira pela via ordinária: (i) a naturalização provisória e (ii) a naturalização especial. Vejamos cada uma dessas modalidades:

    (i) Naturalização provisória (art. 70, Lei n° 13.445/2017): é um caminho facilitado de naturalização que existe para:

  • Reescrita para tornar a questão correta: São brasileiros natos aqueles nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que venham a residir no Brasil e optem, a qualquer tempo depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.

  • Art. 12 – “São brasileiros: I - natos: [...] c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira".