SóProvas


ID
2795677
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Era uma vez um rei muito rico que só tinha uma filha. A moça era linda e muito alegre e, como o rei era viúvo, a filha era toda a sua vida. Num belo dia, não se sabe por quê, a linda princesa perdeu a alegria, passando a ser uma moça solitária e tristonha. (A Princesa Triste – Anônimo)


Uma narrativa traz sempre um fato narrativo inicial a partir do qual todos os outros fatos se sucedem; o fato narrativo inicial desse segmento narrativo é:

Alternativas
Comentários
  • A partir do momento em que a princesa perdeu a alegria, ela passou a ser uma moça solitária e tristonha. Desse modo, o fato narrativo inicial é a letra D, já que, a partir dele, outros fatos se sucedem. 

  • Fato narrativo inicial a partir do qual todos os outros fatos se sucedem;

    D)

    ( FATO NARRATIVO INICIAL) A linda princesa perdeu a alegria, ( OUTROS FATOS SE SUCEDEM) passando a ser uma moça solitária e tristonha.

  • Diferentemente do texto descritivo, o narrativo é aquele que trabalha o movimento, as ações se prolongam no tempo, sendo esta a característica principal. Narrar é contar uma história, baseando-se na ótica do narrador (aquele que conta), sobre uma ou mais ações de um personagem(ns), numa sequência temporal, em determinado lugar. A história pode ser imaginária (ficção) ou real (fato). Pode ser contada por alguém que é o pivô da história (narrador-personagem), ou por alguém que está testemunhando as ações (narrador-observador). Quando há o narrador personagem, há verbos ou pronomes em primeira pessoa do singular. Quando há narrador observador,

    há verbos e pronomes em terceira pessoa. (Décio Terror)

  • 76% de erros. A maioria marcou B. Esse gabarito é indefensável.


    Gab. D

  • Gabarito: C

    A partir do momento que a princesa perdeu a alegria a história começa a ficar interessante, pois devido a esse ato outros fatos irão acontecer.

  • 78,5% de erros. Ainda acho que é a B. É isso.

  • nunca vi questão parecida. Relendo o enunciado, marcaria B de novo; o fato apontado como resposta na realidade vai dar seguimento ao texto, e não ao segmento narrativo em análise.

  • Ainda penso ser " B" ..

  • Gbarito de uma pessoa normal LETRA B 

    GABARITO DA FGV  LETRA D

     

    Simples assim 

  • Também perco a alegria com essa banca

  • Vale repost do comentário do colega Márcio:

    "Fato narrativo inicial a partir do qual todos os outros fatos se sucedem;

    D)

    ( FATO NARRATIVO INICIAL) A linda princesa perdeu a alegria( OUTROS FATOS SE SUCEDEM) passando a ser uma moça solitária e tristonha."

  • Marquei B e não entendi até agora o gabarito....ai, ai....FGV

  • Dica que aprendi com a professora Aline Aurora:

    Verbos no pretérito imperfeito indicam descrição, já verbo no pretérito perfeito indica narração. 

    Para resolver a questão, deve-se buscar o primeiro verbo no pretérito perfeito, qual seja: "a linda princesa perdeu a alegria"

     

  • Sinceramente, parece que esse gabarito é para quem já está com ele na mão.

  • o rei SÒ tinha uma filha - para mim esse SÒ é um anúncio de muita intempérie....

  • Gente, vocês podem ficar com raiva da banca, do examinador, da injustiça do mundo ou tentar entender.

    Depois que vi a aula da Prof. Aline Aurora sobre gêneros textuais no youtube DE GRAÇA nunca mais errei esse tipo de questão.

    “Era uma vez um rei muito rico”.

    “[O rei] só tinha uma filha”.

    “A moça era linda e muito alegre”.

    tudo isso é descrição, está ambientando a história, e dá pra você perceber isso pelo uso dos verbos no pretérito imperfeito.

    Somente a partir de "..a linda princesa perdeu a alegria” que se inicia a narrativa, e dá pra concluir isso pela utilização do verbo no pretérito perfeito.

    Tipo Narrativo

    . Relato de acontecimentos em uma sucessão lógica

    . Sequência de ações

    . Presença de narrador (1ª ou 3ª pessoa)

    . Presença de personagens

    . Predominância de verbos no pretérito perfeito/advérbios

    Tipo Descritivo

    . Caracterização (retrato verbal) de pessoas, objetos, cenários, etc.

    . Pode descrever ações concomitantes

    . Aguçar os sentidos do leitor, impressionar

    . Predominância dos verbos no presente ou pretérito imperfeito e de adjetivos.

  • MELHOR COMENTÁRIO: Rafaela Ramacciotti

  • Só o Arthur pra acertar isso HAHA

  • Não tem como defender um gabarito com apenas 24% de acerto, e tirando aqueles que olham a reposta antes de marcar, eu digo que apenas uns 10% acertaram essa questão!
  • O entendimento das características de cada tipologia, auxilia nessa questão, mas claro que com bastante frieza pra realmente marcar.

    a)ERRADO, Era uma vez um rei muito rico”. -> Período descritivo pelo uso do pretérito imperfeito do indicativo/Fato descritivo inicial pelo qual se sucedem outras descrições ou se inicia um texto narrativo.

    b)ERRADO, "“[O rei] só tinha uma filha”. -> Período descritivo./Fato que descreve o que o rei possuía

    c)ERRADO, "“A moça era linda e muito alegre”./Descreve as características da filha do rei

    d)CORRETO, “...a linda princesa perdeu a alegria” -> Período narrativo pelo uso do pretérito perfeito/Fato narrativo inicial que marca o início da narrativa propriamente dita

    e)ERRADO, “...passando a ser uma moça solitária e tristonha”. -> Período narrativo marcado pelo uso de uma locução verbal com Verbo auxiliar no gerúndio + verbo principal na sua forma nominal/ O período marca uma consequência da ação passada seria o mesmo que "e passou a ser", denotando continuidade na narrativa. Ademais, sob aspectos gramaticais: "Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura, como: Eles estão chegando ao local combinado.". Posto isso, corrobora ao entendimento de que a alternativa está errada, já que não marca um fato inicial - como na alternativa anterior -, mas uma continuação como consequência de um marco inicial.

  • Acho engraçado demais a galera tentando achar uma justificativa pra uma questão sem pé nem cabeça.

  • Beh isso, num é a B) não?

  • "O fato narrativo inicial é identificado pelo uso do pretérito perfeito do indicativo. "

    • Livro: " Redação em construção" - Agostinho Dias Carneiro.
  • Puxa por que a FGV faz isso com os pobres concurseiros? se fosse pelos menos prova para matemáticos não diria nada! coisas muito intrinsecas, muito raciocineo lógico, nada a ver